Novo Setup - 370 Litros Tanganyika (actualização 14 Junho 08)


Recommended Posts

Boas a todos,

 

Como diz o tópico, penso que é desta que vou concretizar uma ideia de há já uns 3 anos... montar um novo aquário dedicado ao Lago Tanganyica :twisted: contudo e apesar de muito ter lido, estudado e analisado, permanecem muitas dúvidas pelo que solicito a vossa preciosa e mui estimada ajuda :mrgreen:

 

O aquário está encomendado e terá como principais caracterísiticas as seguintes:

 

Aquário e Iluminação

Comprimento: 1,5 metros

Largura: 0,45 metros

Altura: 0,55 metros

Volume total: 370 litros aproximadamente

Iluminação: 2 x 36W T8 Fluorescentes

 

1ª Questão - Sendo que o aquário vem preparado para receber 2 lampadas T8 de 36W e uma vez que não pretendo ter luz muito forte, penso ser suficiente esta opção. Agora no que concerne à escolha das lampadas é que residem as dúvidas. Quais as lampadas que melhor realçarão as cores dos peixes e que tornarão o aquário mais agradável a quem o vê? Daylight? Ocean Power (arcadia?!)? Sun Power (arcadia?!)? Actínica?

 

Decoração e Parâmetros da Água

Pois bem, a minha água (rede pública) sai da torneira com pH de 7 e KH de 3! Tenho, portanto, que conseguir aumentar ambos os parâmetros. Para o efeito, penso que o melhor seja fazê-lo tendo em conta a decoração do aquário.

Deste modo estava a pensar no seguinte:

Substracto: Areia da Praia (tenho toneladas e toneladas mesmo aqui à porta de casa à minha espera). Na minha zona a areia da praia é composta essencialmente por sílica que pouco ou nenhum efeito terá naqueles dois parâmetros!

Decoração: Rochas calcárias. Estas terão, penso eu de que, um efeito positivo nos parâmetros em causa.

 

2ª Questão - Serão as rochas, por si só, suficientes para me subirem o pH e a dureza para os parâmetros necessários ou terei que investir mais alguns €uros em areia de coral ou aragonite? O que me recomendam?

 

3ª Questão - Partindo do princípio que consigo atingir os parâmetros necessários, será que as TPA's periódicas previstas (20% semana) com água da rede vão fazer flutuar significativamente os referidos parâmetros ou deverei pré acondicionar a água das TPA's?

 

Equipamento

Uma vez que o investimento no aquário ainda vai ter algum peso, no que concerne ao equipamento não me poderei esticar muito (a compra do aquário tem como contrapartida a troca de cortinas e carpetes em casa cabecadura ). Por isso o que está previsto é o seguinte:

Aquecimento: dois aquecedores de 150 W num total de 300W (como tenho aquecimento no Inverno, penso não ser uma variável muito crítica).

Filtragem: recorrendo ao equipamento já existente o que está planeado é a utilização em conjunto de dois filtros exteriores um Eheim Classic 2213 (440 l/h) e um Hydor Prime 10 (300 l/h), num total de 740 l/h)

Movimentação de água: possibilidade de instalar um bomba submersível ou power head

 

4ª Questão - Serão os dois filtros previstos suficientes? Se não, qual a filtragem aconselhada?

 

5ª Questão - Como planeio instalar os dois filtros (partindo do pressuposto que serão suficientes) como deverá ser efectuada a sua instalação? Cruzada (entrada de água de um de um lado do aquário e saída do outro lado e vice versa) ou em paralelo (as duas entradas de água do mesmo lado e as duas saídas do outro lado)?

 

6ª Questão - Fará algum sentido utilizar materiais nos filtros que permitam aumentar o pH e KH da água (conchas esmagadas, ...)?

 

7ª Questão - No que concerne à movimentação da água, pensava utilizar bombas submersíveis fracas (160 a 200 l/h) para evitar o aparecimento de zonas mortas no aquário pois este é muito comprido. Faz sentido? Se sim, como e onde deverão ser instaladas?

 

8ª Questão - Não sendo o orçamento muito generoso e caso a filtragem prevista não seja suficiente, poderá a mesma ser complementada com um filtro interno?

 

 

Fauna

 

Este é um dos aspectos mais críticos pois a minha experiência com estes peixes é absolutamente zero!! Contudo, depois de muita análise pensei no seguinte conjunto.

 

Peixes de águas superficiais: 8 a 10 Cyprichromis Leptosoma (Utinta) Informação ou

8 a 10 Paracyprochromis Nigripinnis (Chituta) Informação

 

Peixes de Rochas: 2 ou 3 Julidochromis Ornatus ou Transcriptus ou outros ainda não sei quais e aceito sugestões fundamentadas

2 ou 3 Neolamprologus Leleupi Informação

2 Altolamprologus Calvus Informação Black / Informação Yellow

 

Shell Dwellers: Uma colónia. Não sei por quais optar; Lamprologus Brevis ou Lamprologus Ocellatus (Gold) ou Lamprologus Similis dos mais comuns. Gostava de ouvir as vossas opiniões.

 

Agora as dúvidas:

 

9ª Questão - Fará algum sentido misturar as duas espécies indicadas nas águas superficiais, Cyprichromis e Paracyprichromis? O aquário com 1,5 metros permitirá?

 

10ª Questão - No caso dos Rock Dweller (peixes de rocha) será possível manter os Julidochromis e os Leleupi neste aquário, considerando duas zonas disitintas e bem afastadas de rochas? E que numero de colcocar de cada um (como não é fácil distinguir os sexos terei que arriscar certo?)?

 

11ª Questão - Os Calvus poderão funcionar um pouco como "controladores de população" como não são muito agressivos penso que não será problemático, mas não sei se faz sentido ter 2. O que acham?

 

12ª Questão - No que concerne aos Shell Dwellers. Uma colónia ou duas colónias? De quais? Quantos considerar para compra inicialmente?

 

13ª Questão - Face à dimensão do aquário, fará algum sentido considerar a introdução de outros peixes? Tipo Eretmodus Cyanosticus? ou algum do género Ophthalmotilapia?

 

14ª Questão - Equipa de manutenção / limpeza. O que considerar?

 

15ª Questão - Considerando a especificiadade dos Tropheus, será de todo impossível manter um ou dois Tropheus num aquário como este?

 

 

Estou absolutamente aberto a todas as opiniões e ou críticas construtivas e que me possam ajudar a estruturar este meu projecto, por isso espero pelas opiniões de todos.

 

Desculpem o testamento, mas prefiro perguntar agora do que queixar-me depois :mrgreen:

 

Obrigado a todos e um abraço,

 

João Nuno Cruz

Editado por João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 171
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Decoração e Parâmetros da Água

Pois bem, a minha água (rede pública) sai da torneira com pH de 7 e KH de 3! Tenho, portanto, que conseguir aumentar ambos os parâmetros. Para o efeito, penso que o melhor seja fazê-lo tendo em conta a decoração do aquário.

Deste modo estava a pensar no seguinte:

Substracto: Areia da Praia (tenho toneladas e toneladas mesmo aqui à porta de casa à minha espera). Na minha zona a areia da praia é composta essencialmente por sílica que pouco ou nenhum efeito terá naqueles dois parâmetros!

Decoração: Rochas calcárias. Estas terão, penso eu de que, um efeito positivo nos parâmetros em causa.

2ª Questão - Serão as rochas, por si só, suficientes para me subirem o pH e a dureza para os parâmetros necessários ou terei que investir mais alguns €uros em areia de coral ou aragonite? O que me recomendam?

3ª Questão - Partindo do princípio que consigo atingir os parâmetros necessários, será que as TPA's periódicas previstas (20% semana) com água da rede vão fazer flutuar significativamente os referidos parâmetros ou deverei pré acondicionar a água das TPA's?

 

Aqui podes fazer um buffet com sal marinho, bicabornato de sódio e sulfato de magnésio. Isto porque o Bicabornato de sódio ajuda a subir o Ph e o sulfato de magnésio a aumentar as durezas da agua, o sal ajuda. Por cada colher de bicabornato e de sal, colocas 2 colheres de sulfato.

Depois em cada TAP´s, por cada 30 litros de agua colocas 1 colher do buffet, mas para começares e como são 330 litros reais,mais ou menos, deverás já começar com o buffet ( tipo 11 colheres)

 

Equipamento[/b]

Uma vez que o investimento no aquário ainda vai ter algum peso, no que concerne ao equipamento não me poderei esticar muito (a compra do aquário tem como contrapartida a troca de cortinas e carpetes em casa :evilbat: ). Por isso o que está previsto é o seguinte:

Aquecimento: dois aquecedores de 150 W num total de 300W (como tenho aquecimento no Inverno, penso não ser uma variável muito crítica).

Filtragem: recorrendo ao equipamento já existente o que está planeado é a utilização em conjunto de dois filtros exteriores um Eheim Classic 2213 (440 l/h) e um Hydor Prime 10 (300 l/h), num total de 740 l/h)

Movimentação de água: possibilidade de instalar um bomba submersível ou power head]

 

Aqui se conseguires mais filtragem melhor, tipo 4 ou 5 vezes o volume do aqua por hora.

 

 

6ª Questão - Fará algum sentido utilizar materiais nos filtros que permitam aumentar o pH e KH da água (conchas esmagadas, ...)?

Não será necessario com o buffet

 

 

Este é um dos aspectos mais críticos pois a minha experiência com estes peixes é absolutamente zero!! Contudo, depois de muita análise pensei no seguinte conjunto.

 

Peixes de águas superficiais: 8 a 10 Cyprichromis Leptosoma (Utinta) Informação ou

8 a 10 Paracyprochromis Nigripinnis (Chituta) Informação

 

Peixes de Rochas: 2 ou 3 Julidochromis Ornatus ou Transcriptus ou outros ainda não sei quais e aceito sugestões fundamentadas

2 ou 3 Neolamprologus Leleupi Informação

2 Altolamprologus Calvus Informação Black / Informação Yellow

 

Shell Dwellers: Uma colónia. Não sei por quais optar; Lamprologus Brevis ou Lamprologus Ocellatus (Gold) ou Lamprologus Similis dos mais comuns. Gostava de ouvir as vossas opiniões.

 

Agora as dúvidas:

 

9ª Questão - Fará algum sentido misturar as duas espécies indicadas nas águas superficiais, Cyprichromis e Paracyprichromis? O aquário com 1,5 metros permitirá?

 

Desde que não sejam em grandes quantidades de cada especie

 

10ª Questão - No caso dos Rock Dweller (peixes de rocha) será possível manter os Julidochromis e os Leleupi neste aquário, considerando duas zonas disitintas e bem afastadas de rochas? E que numero de colcocar de cada um (como não é fácil distinguir os sexos terei que arriscar certo?)?

 

11ª Questão - Os Calvus poderão funcionar um pouco como "controladores de população" como não são muito agressivos penso que não será problemático, mas não sei se faz sentido ter 2. O que acham?

 

12ª Questão - No que concerne aos Shell Dwellers. Uma colónia ou duas colónias? De quais? Quantos considerar para compra inicialmente?

 

Atenção que vão ser muitos peixes a habitar a zona inferior do aqua e os Calvus vão ser predadores inclusivamente para os Shell Dwellers adultos

 

13ª Questão - Face à dimensão do aquário, fará algum sentido considerar a introdução de outros peixes? Tipo Eretmodus Cyanosticus? ou algum do género Ophthalmotilapia?

Não se justifica a não ser que optes por estes e retires outros.

 

14ª Questão - Equipa de manutenção / limpeza. O que considerar?

Neritinas e Pomaceas - caracois

 

15ª Questão - Considerando a especificiadade dos Tropheus, será de todo impossível manter um ou dois Tropheus num aquário como este?

É sempre possivel, mas atenção as outras especies que pretendes colocar.

Dica:

Cypris ou entao Paracypris ou os dois.

Uma especie de peixes de rochas, ai opta pela que mais gostas, mas atenção aos Calvus.

Shell Dwellers só se não colocares os calvus, mas se puderes opta pelos Eretmodus que são menos vulgares.

Tropheus é possivel, mas atenção a alimentação deles e é um peixe de "cardume"

Editado por nelson mangana

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... parece que o meu testamento assustou 95 dos 96 visitantes do tópico, obrigado desde já ao nelson mangana pelas respostas. cabecadura

 

Não querendo, de todo, por em causa a opinião do nelson gostaria, contudo, de obter outras opiniões, afinal foi para isso que abri o tópico, por isso malta vamos lá a ajudar aqui este vosso colega. bang

 

Passemos à análise:

 

Aqui podes fazer um buffet com sal marinho, bicabornato de sódio e sulfato de magnésio. Isto porque o Bicabornato de sódio ajuda a subir o Ph e o sulfato de magnésio a aumentar as durezas da agua, o sal ajuda. Por cada colher de bicabornato e de sal, colocas 2 colheres de sulfato.

Depois em cada TAP´s, por cada 30 litros de agua colocas 1 colher do buffet, mas para começares e como são 330 litros reais,mais ou menos, deverás já começar com o buffet ( tipo 11 colheres)

 

Gostaria de evitar a utilização de buffers, mas pelos vistos terei mesmo que o fazer. Rochas e areão não são suficientes?

No caso do buffer que indicas duas questões. Essa fórmula tem alguma base de conhecimento ou utillizas como indicado? Onde se arranja o Sulfato de Magnésio?

 

No que concerne à filtragem, queria mesmo evitar comprar um filtro novo. Sei que 2 vezes o volume do aquário não será muito, mas o aquário também não terá muita população (pelo menos no início). Um filtro interno não ajudaria?

 

No que toca à população, quando referes que poderei juntar cypris e paracypris alertas e bem para as quantidades e no final deixas como dica optar por um deles apenas. Misturando, se não for muito crítico que quantidade de cada deverei colocar?

 

10ª Questão - No caso dos Rock Dweller (peixes de rocha) será possível manter os Julidochromis e os Leleupi neste aquário, considerando duas zonas disitintas e bem afastadas de rochas? E que numero de colcocar de cada um (como não é fácil distinguir os sexos terei que arriscar certo?)?

 

11ª Questão - Os Calvus poderão funcionar um pouco como "controladores de população" como não são muito agressivos penso que não será problemático, mas não sei se faz sentido ter 2. O que acham?

 

12ª Questão - No que concerne aos Shell Dwellers. Uma colónia ou duas colónias? De quais? Quantos considerar para compra inicialmente?

 

Atenção que vão ser muitos peixes a habitar a zona inferior do aqua e os Calvus vão ser predadores inclusivamente para os Shell Dwellers adultos

 

13ª Questão - Face à dimensão do aquário, fará algum sentido considerar a introdução de outros peixes? Tipo Eretmodus Cyanosticus? ou algum do género Ophthalmotilapia?

Não se justifica a não ser que optes por estes e retires outros.

 

Ok! Mas retirar quais? Os Eretmodus são incubadores bucais, mas confesso que não sei que tipo de habitat preferem. Rochas? Areia?

 

No caso das Ophthalmotilapias, sendo "peixes de areia" poderão criar problemas com os rock dwellers certo?

 

15ª Questão - Considerando a especificiadade dos Tropheus, será de todo impossível manter um ou dois Tropheus num aquário como este?

É sempre possivel, mas atenção as outras especies que pretendes colocar.

Dica:

Cypris ou entao Paracypris ou os dois.

Uma especie de peixes de rochas, ai opta pela que mais gostas, mas atenção aos Calvus.

Shell Dwellers só se não colocares os calvus, mas se puderes opta pelos Eretmodus que são menos vulgares.

Tropheus é possivel, mas atenção a alimentação deles e é um peixe de "cardume"

 

 

Pois a questão dos Tropheus é crítica considerando a sua alimentação, mas o mesmo acotece com os eretmodus, certo?

 

Quando referes para ter atenção às outras espécies a que te referias especificamente?

 

Pelo que percebo ou só jullies ou só leleupis!! Isso é uma decisão dificil! Não darão mesmo os dois?

 

Quanto aos Shell dwellers, quais aconselhas? (beleza, comportamento, reprodução,...)

 

Pensando em Tropheus e sendo estes um peixe de cardume, quantos poderia considerar?

 

 

Entretanto surgiram mais umas dúvidas que ontem não coloquei.

 

1 - Deverei por algo no fundo do aquário para proteger o vidro? O quê?

2 - As rochas deverão ser só apoiadas umas nas outras ou coladas?

3 - As conchas. Desconheço as dimensões normais das Neothauma utilizadas pelos shell para além de que são caras e dificeis de encontrar. Descobri estas alternativas, mas tenho duvidas quanto ao seu tamanho:

 

shell3legua9.th.jpgshell2legco8.th.jpgshell1legrf9.th.jpg

 

Obrigado mais uma vez e venham de lá essas opiniões.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Não querendo, de todo, por em causa a opinião do nelson gostaria, contudo, de obter outras opiniões, afinal foi para isso que abri o tópico, por isso malta vamos lá a ajudar aqui este vosso colega. bigsmile

Afinal estamos cá para isso e é preferivel varias opiniões do que uma apenas :P

Vamos ver com calma e tentar ser o mais claro possivel

Passemos à análise:

Gostaria de evitar a utilização de buffers, mas pelos vistos terei mesmo que o fazer. Rochas e areão não são suficientes?

No caso do buffer que indicas duas questões. Essa fórmula tem alguma base de conhecimento ou utillizas como indicado? Onde se arranja o Sulfato de Magnésio?

Se calhar não vais conseguir aumentar as dureza e Ph como é desejavel ;)

O sulfato arranjas numa farmacia e sim eu utilizo isso nos meus aquarios.

 

No que concerne à filtragem, queria mesmo evitar comprar um filtro novo. Sei que 2 vezes o volume do aquário não será muito, mas o aquário também não terá muita população (pelo menos no início). Um filtro interno não ajudaria?

Claro que ajuda eu tenho um interno e um externo. Mas aposta num interno com potencia em l/h. Um bom por exemplo, Fluval 4 plus

 

No que toca à população, quando referes que poderei juntar cypris e paracypris alertas e bem para as quantidades e no final deixas como dica optar por um deles apenas. Misturando, se não for muito crítico que quantidade de cada deverei colocar?

Podes colocar os dois ao mesmo tempo, tipo 5 de cada ou entao optar por uma especie e colocar mais quantidade. Atenção que os paracypris vivem mais junto as rochas do que os cypris. Colocar mais femeas do que macho, tipo 1M para 2F.

 

Ok! Mas retirar quais? Os Eretmodus são incubadores bucais, mas confesso que não sei que tipo de habitat preferem. Rochas? Areia?

As duas partes areia e rocha.

 

No caso das Ophthalmotilapias, sendo "peixes de areia" poderão criar problemas com os rock dwellers certo?

... e não só, porque é mais um peixe que atinge um tamanho consideravel. Na minha opinião deve escolher primeiro as especies que queres colocar para depois o pessoal te poder ajudar. É possivel colocar todas as especies, mas nem todas juntas :? Porque assim não teras um equilibrio no aquario para o bem estar dos peixes.

 

Pois a questão dos Tropheus é crítica considerando a sua alimentação, mas o mesmo acotece com os eretmodus, certo?

Certo

 

Quando referes para ter atenção às outras espécies a que te referias especificamente?

Pelo que percebo ou só jullies ou só leleupis!! Isso é uma decisão dificil! Não darão mesmo os dois?

Podes colocar ambos sem grande problema.

 

Quanto aos Shell dwellers, quais aconselhas? (beleza, comportamento, reprodução,...)

Aí está um problema de escolha, porque a nivel de reprodução e vivencia existem dois tipos os que criam colonias e os que vivem em pares.

 

Pensando em Tropheus e sendo estes um peixe de cardume, quantos poderia considerar?

10 no maximo

 

Entretanto surgiram mais umas dúvidas que ontem não coloquei.

 

1 - Deverei por algo no fundo do aquário para proteger o vidro? O quê?

2 - As rochas deverão ser só apoiadas umas nas outras ou coladas?

3 - As conchas. Desconheço as dimensões normais das Neothauma utilizadas pelos shell para além de que são caras e dificeis de encontrar. Descobri estas alternativas, mas tenho duvidas quanto ao seu tamanho:

 

shell3legua9.th.jpgshell2legco8.th.jpgshell1legrf9.th.jpg

 

Obrigado mais uma vez e venham de lá essas opiniões.

 

Ponto 1 - esferovite

Ponto 2- As duas maneiras dão, porque os tangas não são peixes de escavar muito a areia, logo a questão de derrocada e reduzida. Mas podes optar por cola-las com silicone.

Ponto 3 - Estas que mostras são boas e se calhar mais baratas do que as Neothauma, mas teras de ver se os shell´s cabem nelas.

 

Espero ter sido mais claro. Mas vais ter de fazer um estudo das especies que preferes, porque não as podes colocar a todas ao mesmo tempo ;)

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais uma vez obrigado nelson pelas respostas.

 

Então vamos lá ver se percebi a coisa! :)

 

Se calhar não vais conseguir aumentar as dureza e Ph como é desejavel :(

O sulfato arranjas numa farmacia e sim eu utilizo isso nos meus aquarios.

 

Ok, rendido! Utilização de um buffer será fundamental. Agora essa fórmula que indicas não variará de acordo com as caracterísiticas "normais" da água? Ou é uma fórmula universal?

 

QUOTENo que toca à população, quando referes que poderei juntar cypris e paracypris alertas e bem para as quantidades e no final deixas como dica optar por um deles apenas. Misturando, se não for muito crítico que quantidade de cada deverei colocar?

Podes colocar os dois ao mesmo tempo, tipo 5 de cada ou entao optar por uma especie e colocar mais quantidade. Atenção que os paracypris vivem mais junto as rochas do que os cypris. Colocar mais femeas do que macho, tipo 1M para 2F.

 

Pois, aqui continuo sem saber o que fazer. Por um lado agrada-me a ideia de ter um cardume denso de uma das espécies ai uns 10-12 peixes, mas por outro lado com dois "meios cardumes" da cada uma das espécies fico com maior diversidade de peixes. Assunto a amadurecer nyah

 

Do ponto de vista da experiência própria de cada um o que aconselhariam a optar? Pelos Cyprichromis Leptosoma ou pelos Paracyprichromis nigripinnis? Ou outros semelhantes?

 

QUOTEQuanto aos Shell dwellers, quais aconselhas? (beleza, comportamento, reprodução,...)

Aí está um problema de escolha, porque a nivel de reprodução e vivencia existem dois tipos os que criam colonias e os que vivem em pares.

 

Pois, por isso mesmo peço as vossas opiniões, face à dimensão do aquário o que será preferível? Quais são os mais interessantes em termos estéticos e de comportamento?

 

QUOTEPensando em Tropheus e sendo estes um peixe de cardume, quantos poderia considerar?

10 no maximo

 

Pronto, agora é que foi... spammer esse número que indicas pressupõe que o tanque será só de Tropheus, certo? Ou pressupõe a existência de outros companheiros?

 

Ponto 1 - esferovite

Ponto 2- As duas maneiras dão, porque os tangas não são peixes de escavar muito a areia, logo a questão de derrocada e reduzida. Mas podes optar por cola-las com silicone.

Ponto 3 - Estas que mostras são boas e se calhar mais baratas do que as Neothauma, mas teras de ver se os shell´s cabem nelas.

 

Quanto ao ponto 1, referia-me a proteger o vidro pelo interior. O esferovite não se vai deteriorar com o tempo dentro de água?

 

Quanto às conchas, por não saber as dimensões habituais das Neathauma é que colcoquei as cotas nas fotos, se calhar não viste mas se clicares nas fotos podes ampliar e ver as cotas. Resumidamente a branca tem cerca de 5 cm e uma "entrada" com 2 cm e a castanha tem cerca de 6 cm e uma entrada com 2,5 cm.

 

Espero ter sido mais claro. Mas vais ter de fazer um estudo das especies que preferes, porque não as podes colocar a todas ao mesmo tempo ;)

 

Foste bastante mais claro. Obrigado.

 

Quanto às espécies, mantenho a minha ideia original:

1 - Cardume de Cyprichromis

2 - Calvus Black (1 ou 2 não sei se possível)

3 - Jullis (não sei exactamente quais nem em que quantidade, 2, 3, 4???)

4 - Leleupis (não sei que quantidade)

5 - Uma colónia / par de shell dwellers (não sei ainda quais)

 

Contudo, e por isso peço as várias opiniões gostaria, eventualmente, e se não for de todo mau, de poder colocar mais uma ou outra espécie, por isso referi os Eretmodus, as Ophthalmotilapias ou mesmo os Tropheus 8) , ou dividir o cardume de Cypris a meio e colocar os Paracypris

 

Aguardo as vossas opiniões com ansiedade.

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprimento: 1,5 metros

Largura: 0,45 metros

Altura: 0,55 metros

Volume total: 370 litros aproximadamente

 

15ª Questão - Considerando a especificiadade dos Tropheus, será de todo impossível manter um ou dois Tropheus num aquário como este?

 

Viva,

 

Nesse aquário eu considerava uma colónia de 15 tropheus.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Nesse aquário eu considerava uma colónia de 15 tropheus.

 

Um abraço

 

 

Boas NunoC,

 

Obrigado pela tua participação. Quando colcoquei essa questão era na perspectiva da "eventual" convivência dos Tropheus com os outros peixes e não na perspectiva de um aquário exclusivamente destinado a Tropheus.

 

A tua resposta aponta, penso eu, para a segunda opção o que não me agrada particularmente.

 

Corrige-me se estiver errado.

 

Um abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, rendido! Utilização de um buffer será fundamental. Agora essa fórmula que indicas não variará de acordo com as caracterísiticas "normais" da água? Ou é uma fórmula universal?

A minha agua sai quase com os teus parametros, logo podes escolher essa formula.

 

Do ponto de vista da experiência própria de cada um o que aconselhariam a optar? Pelos Cyprichromis Leptosoma ou pelos Paracyprichromis nigripinnis? Ou outros semelhantes?

Pois, por isso mesmo peço as vossas opiniões, face à dimensão do aquário o que será preferível? Quais são os mais interessantes em termos estéticos e de comportamento?

Podes colocar os dois sem problemas. São ambos muito bonitos.

 

Pronto, agora é que foi... :wacko: esse número que indicas pressupõe que o tanque será só de Tropheus, certo? Ou pressupõe a existência de outros companheiros?

Podes colocar tropheus e cypris sem problemas porque enquanto uns (cypris) são de "superfiice" os tropheus já são de meia agua/fundo com rochas

 

Quanto ao ponto 1, referia-me a proteger o vidro pelo interior. O esferovite não se vai deteriorar com o tempo dentro de água?

Não.

 

 

Quanto às espécies, mantenho a minha ideia original:

1 - Cardume de Cyprichromis

2 - Calvus Black (1 ou 2 não sei se possível)

3 - Jullis (não sei exactamente quais nem em que quantidade, 2, 3, 4???)

4 - Leleupis (não sei que quantidade)

5 - Uma colónia / par de shell dwellers (não sei ainda quais)

 

Nesta tua ideia apenas te alerto para as especies (muitas) para fundo e rochas. Calvus/Julis/Leleupis e ainda mais uns conhicolas.

Uma opinião minha para não teres um aquario monoespecie.

6 Cypris - 2M + 4F

8/10 Tropheus - 2M + 6/8F

1 casal de Eretmodus

1 colonia de conchicolas - Multis ou similis

Mas é a minha opinião :smilecolros:

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais obrigado aos participantes... mas isto está a mostrar-se mais complicado do que eu supunha inicialmente :)

 

Uma opinião minha para não teres um aquario monoespecie.

6 Cypris - 2M + 4F

8/10 Tropheus - 2M + 6/8F

1 casal de Eretmodus

1 colonia de conchicolas - Multis ou similis

Mas é a minha opinião #musica

 

Obrigado pela sugestão nelson, mas não achas que terei problemas com os Tropheus e Eretmodus em função dos seus hábitos alimentares? A opção é alimentar os Cypris e os Shell só com "alfaces"? :?:

 

 

Estou cada vez mais confuso acerca da população a introduzir, quanto mais leio e analiso pior!! bang

 

O layout que tinha pensado seria algo deste género:

 

layoutbp0.jpg

 

Nas zonas de rochas ficariam os Jullies (ainda não sei quais) e os Leleupi. Por lá andariam também 1 ou 2 Calvus Black.

 

Na zona de conchas os Shell Dwellers (também ainda não sei quais).

 

Por cima desta gente toda, andariam os Cypris ou os Paracypris ou ambos :wink:

 

Entretanto, apaixonei-me por estes meninos! Callochromis pleurospilus (Kabogo), mas pelo que li, o aquário deveria ficar por conta deles, certo?

 

Quanto aos Tropheus, que aprecio bastante, estou apreensivo devido às diferentes necessidades alimentares e não me apetecia ter só tropheus! Alguém tem experiência em manter Tropheus com peixes que não são herbivoros?

 

Continuo ainda sem saber que tipo de lampadas serão mais adequadas.

 

Do mesmo modo, serão as conchas que indico indicadas? Muito grandes? Muito pequenas? :wacko:

 

Obrigado a todos, um abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais obrigado aos participantes... mas isto está a mostrar-se mais complicado do que eu supunha inicialmente #musica

Obrigado pela sugestão nelson, mas não achas que terei problemas com os Tropheus e Eretmodus em função dos seus hábitos alimentares? A opção é alimentar os Cypris e os Shell só com "alfaces"? :?:

Estou cada vez mais confuso acerca da população a introduzir, quanto mais leio e analiso pior!! bang

O layout que tinha pensado seria algo deste género:

layoutbp0.jpg

Nas zonas de rochas ficariam os Jullies (ainda não sei quais) e os Leleupi. Por lá andariam também 1 ou 2 Calvus Black.

Na zona de conchas os Shell Dwellers (também ainda não sei quais).

Por cima desta gente toda, andariam os Cypris ou os Paracypris ou ambos :wacko:

Entretanto, apaixonei-me por estes meninos! Callochromis pleurospilus (Kabogo), mas pelo que li, o aquário deveria ficar por conta deles, certo?

Quanto aos Tropheus, que aprecio bastante, estou apreensivo devido às diferentes necessidades alimentares e não me apetecia ter só tropheus! Alguém tem experiência em manter Tropheus com peixes que não são herbivoros?

Continuo ainda sem saber que tipo de lampadas serão mais adequadas.

Do mesmo modo, serão as conchas que indico indicadas? Muito grandes? Muito pequenas? :)

Obrigado a todos, um abraço,

João Nuno Cruz

Bem então é assim:

Quanto ao que te propoes, os calvus vão comer os conchicolas e todas as crias que nascerem la. É um predador nato :wink: Uns que poderão dar lutas são os ocelatus :?:

Quanto aos tropheus e eretmodus, sendo a alimentação deles diferentes dos outros, não quer dizer que os outros não comam o que eles comem, retirando os Calvus. E sim muita gente os mantem com outros, inclusivamente eu os vou manter com Julis, Punks e ocellatus.

Quanto aos Callochromis devera ser dificil arranjares, mas tenta.

Quanto a iluminação, é aquela que mais gostares, isto porque eles não precisam de muita luz e como se calhar não vais ter muitas plantas, não precisas de muitos Watts.

Relativamente às conchas, são muito boas, colocas de umas e de outras (tamanhos) e tens o problema resolvido

Abraço

Editado por nelson mangana

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Mais uma vez obrigado. Começo a pensar seriamente não meter os calvus :cry: que é um peixe que adoro!!

 

Que grande baralhação que vai nesta cabeça.

 

Com Tropheus nada de jullies ou leleupis?

 

Já agora o que são punks?

 

Abraço,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Tenho andado um bocado ausente de forums por motivos pessoais por isso só agora te respondo. Aviso-te já que algumas coisas são meras opiniões pessoais e que não deves de forma alguma ver como obrigações :bad-words:

 

 

1ª Questão - Sendo que o aquário vem preparado para receber 2 lampadas T8 de 36W e uma vez que pretendo ter luz muito forte, penso ser suficiente esta opção. Agora no que concerne à escolha das lampadas é que residem as dúvidas. Quais as lampadas que melhor realçarão as cores dos peixes e que tornarão o aquário mais agradável a quem o vê? Daylight? Ocean Power (arcadia?!)? Sun Power (arcadia?!)? Actínica?

Os tanganika como sabes não são propriamente ricos em plantas pelo que a iluminação é mais para ver os peixes.

Pessoalmente prefiro lampadas daylight, mas há pessoal que tenha actinicas. Os peixes não se importam muito, mas eu por exemplo não gosto muito de ver o tom azulado na água e prefiro mesmo as dayligh. Até porque ficam mais baratas :lol:

 

Decoração e Parâmetros da Água

Pois bem, a minha água (rede pública) sai da torneira com pH de 7 e KH de 3! Tenho, portanto, que conseguir aumentar ambos os parâmetros. Para o efeito, penso que o melhor seja fazê-lo tendo em conta a decoração do aquário.

Deste modo estava a pensar no seguinte:

Substracto: Areia da Praia (tenho toneladas e toneladas mesmo aqui à porta de casa à minha espera). Na minha zona a areia da praia é composta essencialmente por sílica que pouco ou nenhum efeito terá naqueles dois parâmetros!

Decoração: Rochas calcárias. Estas terão, penso eu de que, um efeito positivo nos parâmetros em causa.

 

2ª Questão - Serão as rochas, por si só, suficientes para me subirem o pH e a dureza para os parâmetros necessários ou terei que investir mais alguns €uros em areia de coral ou aragonite? O que me recomendam?

 

3ª Questão - Partindo do princípio que consigo atingir os parâmetros necessários, será que as TPA's periódicas previstas (20% semana) com água da rede vão fazer flutuar significativamente os referidos parâmetros ou deverei pré acondicionar a água das TPA's?

Pois esses parâmetros de água são curtos para tanganika onde queres atingir valores superiores. A areia de praia apesar da silica também tem restos de conchas e isso aumenta-te o ph sem grandes problemas. As rochas calcárias ajudam mas não fazem maravilhas.

De qualquer das formas deves prever a utilização de um buffer caseiro tipo o que o Nelson te indicou. Encontras diversas receitas, normalmente todas elas à base de sal (há quem use o de cozinha, normal), bicarbonato de sódio e sulfato de magnésio.

As concentrações variam normalmente em função das águas mas é seguro usar uma receita padrão porque cada um destes componentes tem uma capacidade limitada de mexer com os KH e GH (Nelson, nenhum altera o ph... alteram é o kh que por arrastamento altera o ph)

Eu no teu lugar montaria o aquário com a areia de praia e calcários e depois veria o valor de ph ao fim de uma semana, e a queda numa TPA. Depois decides se precisas de buffer em todas as tpa's ou só uma vez por outra.

 

Equipamento

Aquecimento: dois aquecedores de 150 W num total de 300W (como tenho aquecimento no Inverno, penso não ser uma variável muito crítica).

Filtragem: recorrendo ao equipamento já existente o que está planeado é a utilização em conjunto de dois filtros exteriores um Eheim Classic 2213 (440 l/h) e um Hydor Prime 10 (300 l/h), num total de 740 l/h)

Movimentação de água: possibilidade de instalar um bomba submersível ou power head

 

4ª Questão - Serão os dois filtros previstos suficientes? Se não, qual a filtragem aconselhada?

 

5ª Questão - Como planeio instalar os dois filtros (partindo do pressuposto que serão suficientes) como deverá ser efectuada a sua instalação? Cruzada (entrada de água de um de um lado do aquário e saída do outro lado e vice versa) ou em paralelo (as duas entradas de água do mesmo lado e as duas saídas do outro lado)?

 

6ª Questão - Fará algum sentido utilizar materiais nos filtros que permitam aumentar o pH e KH da água (conchas esmagadas, ...)?

 

7ª Questão - No que concerne à movimentação da água, pensava utilizar bombas submersíveis fracas (160 a 200 l/h) para evitar o aparecimento de zonas mortas no aquário pois este é muito comprido. Faz sentido? Se sim, como e onde deverão ser instaladas?

 

8ª Questão - Não sendo o orçamento muito generoso e caso a filtragem prevista não seja suficiente, poderá a mesma ser complementada com um filtro interno?

Os aquecedores chegam bem.

Já os filtros são curtos. Para agora e se todos os peixes forem pequenos servem, mas mais tarde vais precisar de mais potencia porque os tanganika querem água muito limpa (em ph acima de 8 os 0,25mg/l de amónia que são inocentes noutros aquários tornam-se letais). Eu no meu aquário tanganika (450L) uso 2 filtros externos de 1000L/h e um interno de 1000L/h

A movimentação da água depende das espécies mas no geral os tanganikas gostam de alguma corrente pelo que os filtros é melhor que "soprem" todos para o mesmo lado :)

 

Em relação à fauna:

 

Agora as dúvidas:

 

9ª Questão - Fará algum sentido misturar as duas espécies indicadas nas águas superficiais, Cyprichromis e Paracyprichromis? O aquário com 1,5 metros permitirá?

 

10ª Questão - No caso dos Rock Dweller (peixes de rocha) será possível manter os Julidochromis e os Leleupi neste aquário, considerando duas zonas disitintas e bem afastadas de rochas? E que numero de colcocar de cada um (como não é fácil distinguir os sexos terei que arriscar certo?)?

 

11ª Questão - Os Calvus poderão funcionar um pouco como "controladores de população" como não são muito agressivos penso que não será problemático, mas não sei se faz sentido ter 2. O que acham?

 

12ª Questão - No que concerne aos Shell Dwellers. Uma colónia ou duas colónias? De quais? Quantos considerar para compra inicialmente?

 

13ª Questão - Face à dimensão do aquário, fará algum sentido considerar a introdução de outros peixes? Tipo Eretmodus Cyanosticus? ou algum do género Ophthalmotilapia?

 

14ª Questão - Equipa de manutenção / limpeza. O que considerar?

 

15ª Questão - Considerando a especificiadade dos Tropheus, será de todo impossível manter um ou dois Tropheus num aquário como este?

Estou absolutamente aberto a todas as opiniões e ou críticas construtivas e que me possam ajudar a estruturar este meu projecto, por isso espero pelas opiniões de todos.

Começando...

 

Paracypris e cypris não te vou dar a certeza mas penso que hibridam. Logo será melhor teres apenas um deles. 10 parece-me um valor decente.

 

Julies e leleupis no mesmo aquário sim. Precisas de providenciar espaço para ambas as espécies, ou seja zonas de rocha que possam usar.

 

Os calvus podem controlar bem. O problema é que calvus+julies+leleupis devem fazer uma limpeza total em qualquer alevin no aquário. No que concerne à predação de conchiculas adultos não creio. Há relatos de julies matarem conchiculas para poderem comer os alevins mas cada peixe é um peixe.

 

Shellies podes meter os brevis ou os ocellatus. Os similis, considerando as outras espécies são uma má opção. Entre brevis e ocellatus escolhe apenas um deles. são espécies agressivas e colocar os 2 no mesmo aquário pode dar asneira.

 

Colocar mais peixes eu diria que não. Tens peixes de superfície, tens peixes de rocha e meia água e tens peixes de fundo. Outras espécies só virão disputar território. Os eretmodus são peixes de fundo e herbivoros...

 

Quanto aos tropheus não é impossivel, mas para teres 2 ou 3 vais ter de forçar os restantes a comer "verde". E na minha opinião com 2 ou 3 tropheus perde-se a grande parte da beleza deles.

 

 

Tens agora um dilema. Já disseste que não queres um mono especie. Eu dou-te duas opiniões:

 

A- cypris ou paracypris na superficie ; julies+leleupi+calvus na meia água e rochas ; brevis ou ocelattus no chão.

B - Cypris ou paracypris na superficie; tropheus na meia água ; Julies ou leleupis nas rochas ; eretmodus ou brevis ou ocelattus no fundo.

 

Com tropheus já tive julies. O único problema é as julies mamarem os alevins de tropheu e reproduzirem-se que nem coelhos :)

 

Por fim, não são punks... são puncts (que depois evoluiu para punks) e refere-se a neolamprologus caudopuntactos um conchicula ligeiramente maior :)

Ahh as conchas que mostras servem. Se forem brevis ou ocelattus ou punks terás de escolher as maiores.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(Nelson, nenhum altera o ph... alteram é o kh que por arrastamento altera o ph)

Sim de facto tens toda a razão Nuno, pequeno lapso meu :)

Eu no teu lugar montaria o aquário com a areia de praia e calcários e depois veria o valor de ph ao fim de uma semana, e a queda numa TPA. Depois decides se precisas de buffer em todas as tpa's ou só uma vez por outra.

Realmente deveras experimentar e ver, se não der os valores indicados, então usa o buffer. Mas se atingir uns valores proximos dos aconselhados, então não deveras adicionar nada, porque mais vale valor fixos do que depois haver quedas dos mesmos.

 

Em relação à fauna:

Começando...

 

Paracypris e cypris não te vou dar a certeza mas penso que hibridam. Logo será melhor teres apenas um deles. 10 parece-me um valor decente.

 

Julies e leleupis no mesmo aquário sim. Precisas de providenciar espaço para ambas as espécies, ou seja zonas de rocha que possam usar.

 

Os calvus podem controlar bem. O problema é que calvus+julies+leleupis devem fazer uma limpeza total em qualquer alevin no aquário. No que concerne à predação de conchiculas adultos não creio. Há relatos de julies matarem conchiculas para poderem comer os alevins mas cada peixe é um peixe.

 

Shellies podes meter os brevis ou os ocellatus. Os similis, considerando as outras espécies são uma má opção. Entre brevis e ocellatus escolhe apenas um deles. são espécies agressivas e colocar os 2 no mesmo aquário pode dar asneira.

 

Colocar mais peixes eu diria que não. Tens peixes de superfície, tens peixes de rocha e meia água e tens peixes de fundo. Outras espécies só virão disputar território. Os eretmodus são peixes de fundo e herbivoros...

 

Quanto aos tropheus não é impossivel, mas para teres 2 ou 3 vais ter de forçar os restantes a comer "verde". E na minha opinião com 2 ou 3 tropheus perde-se a grande parte da beleza deles.

Tens agora um dilema. Já disseste que não queres um mono especie. Eu dou-te duas opiniões:

 

A- cypris ou paracypris na superficie ; julies+leleupi+calvus na meia água e rochas ; brevis ou ocelattus no chão.

B - Cypris ou paracypris na superficie; tropheus na meia água ; Julies ou leleupis nas rochas ; eretmodus ou brevis ou ocelattus no fundo.

 

Com tropheus já tive julies. O único problema é as julies mamarem os alevins de tropheu e reproduzirem-se que nem coelhos :)

 

Por fim, não são punks... são puncts (que depois evoluiu para punks) e refere-se a neolamprologus caudopuntactos um conchicula ligeiramente maior :)

Ahh as conchas que mostras servem. Se forem brevis ou ocelattus ou punks terás de escolher as maiores.

 

Nuno desconhecia a hibridação dos cypris com os paracypris, isto porque há muito pessoal que os mantem e nunca ouvi relatos de hibridos, mas tudo e possivel :bad-words:

Bem João acho que está quase tudo respondido e desculpa a abreviatura dos caudopuntactos :lol:

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno desconhecia a hibridação dos cypris com os paracypris, isto porque há muito pessoal que os mantem e nunca ouvi relatos de hibridos, mas tudo e possivel :bad-words:

E tinhas razão para desconhecer... Já foi verificar e de facto cipris e paracipris não hibridam (isto fiando no que dizem os sites da especialidade). Isso pode acontecer é entre cipris "convencionais" e os jumbo.

 

No entanto é desaconselhada a mistura das duas espécies (cipri e paracipri) porque os paracipri ficam "envergonhados" e perdem a sua coloração magnifica.

 

As minhas desculpas pelo lapso e fica a correcção.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tinhas razão para desconhecer... Já foi verificar e de facto cipris e paracipris não hibridam (isto fiando no que dizem os sites da especialidade). Isso pode acontecer é entre cipris "convencionais" e os jumbo.

No entanto é desaconselhada a mistura das duas espécies (cipri e paracipri) porque os paracipri ficam "envergonhados" e perdem a sua coloração magnifica.

Isso sim entre cypris podera haver hibridação :blush:

Realmente é desaconselhado as duas especies no mesmo aquario mas mesmo assim há gente que os mantem e os reproduz sem dificuldade, mas cada caso é um caso :roll:

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas intervenções... as coisas começam a ficar mais claras e começo a ter uma linha mais definida contudo, e há sempre um mas, restam uma ou outra questão para tentar chegar a um consenso final.

 

Das várias opiniões quanto à população do aquário apenas retirei duas conclusões certas:

 

1ª - A colocação de um cardume de 8 a 10 Cyprichromis ou Paracyprichromis é pacífica.

2ª - A colocação de uma espécie de Shell Dwellers é pacífica.

 

O resto é que não está muito fácil. Mas vamos por partes.

 

1º - Gostava de ter jullies ou leleupi, de preferências os dois, mas se tiver que optar só por um, então prefiro as Jullies. Neste caso, que espécie é mais aconselhável? E em que quantidades?

 

2º - Só convirá prescindir de um deles se optar por colocar alguns Tropheus, certo?

 

3º - No caso de colocar Tropheus, ideia que também me agrada, colocam-se outras questões. Não haverá problema em dar "alface" e "grelo" sem qualquer "bife" aos outros? :)

 

4º - Um cardume de Tropheus terá que ser todo da mesma espécie? ie Só Duboisi ou só Moori ou só sp. ou pode ser um "Tropheu Mix"?

 

5º - A eventual colocação dos Eretmodus ou mesmo dos Tanagnicodus implica a remoção dos conchículas?

 

Assim poderia pensar numa alteração da minha ideia inicial, para poder ficar algo deste género:

 

Superfície: Cardume de Cypris ou Paracypris (acho que prefiro os primeiros) 8 a 10

 

Rochas: Jullies. Quantas? Que espécie(s)?

 

Meia Água: Tropheus 8 a 10

 

Rocha / Areia: Eretmodus ou Tanaganicodus (casal?!, é fácil sexar estes meninos?)

 

Areia / Conchas: Colónia de Multies/Similis/ ou par de Ocelatus/Brevis ou mesmo uns Meleagris (mas estes são muito dificeis de arranjar!)

 

Condicionantes:

 

Aumentar a filtragem do aquário para cerca de 1200 litros/hora (externo(s)) e talvez um filtro interno para ajudar

Alimentar toda a "gente" a "couves".

 

 

Então? O que acham? Estou mais perto de um consenso ou ainda nem por isso? :?

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º - Gostava de ter jullies ou leleupi, de preferências os dois, mas se tiver que optar só por um, então prefiro as Jullies. Neste caso, que espécie é mais aconselhável? E em que quantidades?

Para o teu aquário arriscaria a dizer que qualquer espécie serve, desde que gostes dela. A meteres julies e leleupis eu colocaria um casal de cada.

2º - Só convirá prescindir de um deles se optar por colocar alguns Tropheus, certo?

Retiras um tipo se colocares tropheus porque os tropheus cobrem todos os niveis do aquário e precisam das rochas para criação e com os leleupi e as julies poderia haver alguma competição por território.

 

3º - No caso de colocar Tropheus, ideia que também me agrada, colocam-se outras questões. Não haverá problema em dar "alface" e "grelo" sem qualquer "bife" aos outros? :)

A spirulina que é a alimentação base dos tropheus é altamente proteica pelo que os outros peixes não ficam propriamente mal nutridos. E podes dar aos tropheus a chamada comida staple, ou seja comida base. Os meus são selvagens e adoram sera Vipan por exemplo, que é uma comida genérica.

 

4º - Um cardume de Tropheus terá que ser todo da mesma espécie? ie Só Duboisi ou só Moori ou só sp. ou pode ser um "Tropheu Mix"?

Um cardume tropheus mix só se o aquário for exclusivamente de tropheus no meu entender. Os tropheus são interessantes pelo comportamento de cardume e teres 2 ou 3 peixes de cada espécie é curto. Meteres 2 cardumes de 10 tropheus por exemplo limita-te fortemente os restantes companheiros de aquário para evitar sobrelotação.

 

5º - A eventual colocação dos Eretmodus ou mesmo dos Tanagnicodus implica a remoção dos conchículas?

Não necessariamente, embora ambas as espécies venham a disputar o fundo com os conchiculas. Depende dos conchiculas diria eu.

 

Superfície: Cardume de Cypris ou Paracypris (acho que prefiro os primeiros) 8 a 10

 

Rochas: Jullies. Quantas? Que espécie(s)?

 

Meia Água: Tropheus 8 a 10

 

Rocha / Areia: Eretmodus ou Tanaganicodus (casal?!, é fácil sexar estes meninos?)

 

Areia / Conchas: Colónia de Multies/Similis/ ou par de Ocelatus/Brevis ou mesmo uns Meleagris (mas estes são muito dificeis de arranjar!)

 

Condicionantes:

 

Aumentar a filtragem do aquário para cerca de 1200 litros/hora (externo(s)) e talvez um filtro interno para ajudar

Alimentar toda a "gente" a "couves".

Então? O que acham? Estou mais perto de um consenso ou ainda nem por isso? :?

superficie: paracypris. Especialmente os blue neon que são lindos! (paracyprichromis nigripinnis)

rochas: Julies/leleupis (depende dos tropheus escolher, por causa das cores)

Meia água (na realidade o aquário inteiro) : 10 tropheus. (sp black, duboisi ou moori. sp red e brichardi serão mais de evitar)

Areia: ocelatus/brevis/eretmodus/tanganicodus. Qualquer um destes, apenas um tipo para evitar que compitam pelo espaço.

 

Alimentar a "couves" como já escrevi anteriormente não é problema. Podes dar por exemplo Vipan e todos os peixes ficam bem alimentados.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora mais uma vez boas a todos,

 

Decididamente as ideias começam a ficar mais consolidadas e começo a ver a luz ao fundo do túnel (ou no Fundo do Lago :) ).

 

No caso dos peixes de superfície, penso que optarei mesmo pela Cyprichromis pois pelo que percebi são verdadeiros peixes de águas livres e não precisam de uma "casa". Pelo contrário os Paracyprichromis gostma muito de ter um recanto / "casa" nas rochas para defesa, fuga e descanso. Assim será mais um peixe a querer ocupar a zona de rochas ainda que só de vez em quando.

 

Nas rochas ficarão só mesmo as Jullies e neste caso particular Jullidochromis Regani Kipili. Quantas deverei introduzir?

 

Depois um cardume de 8-10 Tropheus. Estou a estudar os que mais me agradam.

 

Finalmente e se calhar arriscando um pouco, par de Brevis ou Ocelatus Gold e Eretmodus.

 

Para limpeza adicional pensei numas neritinas e talvez um Gyrinocheilus Aymonieri que está lá em casa há pelo menos 4 anos e tem uns bons 12-13 cm.

 

Vamos lá a ajudar, falta pouco para chegar a consenso final.

 

Abraços e obrigado,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois bem... o aquário chegou uma semana antes do tempo e já está cá em casa no local onde vai ficar :P

 

Esta antecipação gerou em mim uma forte necessidade de começar a preparar tudo para a instalação bang não há paciência...

 

Coloquei já umas pedras (amanhã vou apanhar areia à Praia) no local e da forma como pretendo o layout do aquário.

Faltam ainda algumas pedras para o lado esquerdo, mas já não consigo arranjar iguais às que tenho, por isso tenho nesse lado uma pequena pedra amostra do lá poderei pôr.

 

O fundo do aquário vai ser forrado com vinil preto. Só! Já não há orçamento para fundos 3D (e não tenho jeito nenhum para DIY) :x

 

No que respeita à filtragem, que era outro problema, adquiri um filtro externo Sera Fil 1300 que faz 1300 l/h que irá funcionar com o Eheim 2213 de 440 l/h, perfazendo um total de 1740 l/h, acho que assim já será suficiente. Certo?

 

Agora tenho que pensar mais seriamente na fauna. Não obtive qualquer cometário ao meu último post...

 

No caso dos peixes de superfície, penso que optarei mesmo pela Cyprichromis pois pelo que percebi são verdadeiros peixes de águas livres e não precisam de uma "casa". Pelo contrário os Paracyprichromis gostma muito de ter um recanto / "casa" nas rochas para defesa, fuga e descanso. Assim será mais um peixe a querer ocupar a zona de rochas ainda que só de vez em quando.

 

Nas rochas ficarão só mesmo as Jullies e neste caso particular Jullidochromis Regani Kipili. Quantas deverei introduzir?

 

Depois um cardume de 8-10 Tropheus. Estou a estudar os que mais me agradam.

 

Finalmente e se calhar arriscando um pouco, par de Brevis ou Ocelatus Gold e Eretmodus.

 

Para limpeza adicional pensei numas neritinas e talvez um Gyrinocheilus Aymonieri que está lá em casa há pelo menos 4 anos e tem uns bons 12-13 cm.

 

Não sei se foi por estar ok ou por vos ter chocado a todos :?

 

Entretando e no que concerne aos Shell Dweller, hoje vi uns que me parecem não ser muito comuns, achei-os bastante engraçados mas o preço era um pouco proibitivo para peixes tão pequenos, eram os Neolamprologus ornatipinnis, alguém os teve ou tem? O que podem dizer sobre eles?

 

No mesmo local vi uns Tropheus fantásticos, mas sobre os quais não encontro grande informação, Tropheus Kaiser!! Informações?!

 

Bem... mas vamos a umas fotos do aquário e ao primeiro esboço do layout para as vossas críticas e opiniões:

 

Geral

p6020011vv6.jpg

 

Outra Geral

p6020010so7.jpg

 

As rochas do lado direito

p6020013es1.jpg

 

Mais em pormenor

p6020012cr8.jpg

 

Ainda noutra perspectiva

p6020017wq3.jpg

 

Perspectiva do lado direito

p6020014zj8.jpg

 

Perspectiva do lado esquerdo

p6020016qa1.jpg

 

 

Fico a aguardar a vossa ajuda preciosa, pois é a primeira vez que me meto numa aventura destas e preciso mesmo de quem sabe!

 

Abraços e obrigado,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João!

Não obtiveste nenhuma resposta porque, digo eu, tens que ser tu a escolher, mas na minha opinião é uma boa fauna.

Quanto aos shells eu iria para os Ocelatus Gold e sim se arranjares uns Eretmodus. Neolamprologus ornatipinnis julgo serem parecidos aos ocelatus a nivel de comportamento, mas confirma.

A equipa de limpeza ok mas eu retirava o Gyrinocheilus Aymonieri por nao ter nada a ver com tangas.

Quanto aos julis deveras colocar uns 5 ate formar um casal e depois mandas os outros embora.

A filtragem esta muito melhor e ja é suficiente.

Tropheus Kaiser - Tropheus sp ikola kaiser, muito bonitos.

Quanto ao aquario coloca a areia e colocas as rochas para ver o efeito. Realmente é pena não teres mais umas rochas dessas mas se calhar teras de as espalhar pelo aquario. Lembra-te Tropheus/Julis/Eretmodus gostam de rochas :P

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João

 

So uma pergunta, não sei se alguem ja a fez

 

Gostaria de saber se tem alguma isolação entre o fundo do aqua e as pedras,

 

se não aconseilhe-te a faze-lo

 

Um abraço

 

pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Pois é... com o aquário já em casa só dá vontade de começar a mexer e ver tudo montado eh eh eh!!!

 

Não obtiveste nenhuma resposta porque, digo eu, tens que ser tu a escolher, mas na minha opinião é uma boa fauna.

 

Pois eu sei... mas gosto sempre de ouvir as vossas opiniões para ter a certeza de que não estou a cometer uma grande burrada e depois bowdown

 

Quanto aos shells eu iria para os Ocelatus Gold e sim se arranjares uns Eretmodus. Neolamprologus ornatipinnis julgo serem parecidos aos ocelatus a nivel de comportamento, mas confirma.

A equipa de limpeza ok mas eu retirava o Gyrinocheilus Aymonieri por nao ter nada a ver com tangas.

Quanto aos julis deveras colocar uns 5 ate formar um casal e depois mandas os outros embora.

 

Achei mesmo piada aos ornatipinnis. Vou ver o que faço enquanto o aquário não fica pronto a ser "habitado".

 

Ok, o Gyrinocheilus Aymonieri não faz, definitivamente, parte do Tanganyika mas sempre ajudava. Contudo, concordo contigo.

 

No que concerne aos Kaiser, eram mesmo fantásticos. Constumam aparecer com frequência no comércio?

 

Quanto ao aquario coloca a areia e colocas as rochas para ver o efeito. Realmente é pena não teres mais umas rochas dessas mas se calhar teras de as espalhar pelo aquario. Lembra-te Tropheus/Julis/Eretmodus gostam de rochas help

 

Sim, como disse falta compor o lado esquerdo e que vai levar mais rochas, mas só não vão ser iguais às que lá estão, vou tentar, ainda hoje, fazer uma simulação do layout definitivo.

 

Gostaria de saber se tem alguma isolação entre o fundo do aqua e as pedras,

 

se não aconseilhe-te a faze-lo

 

É assim... ainda não tem, mas vai ter :wink: , uma placa de esferovite. Apenas coloquei as pedras para ver o efeito.

 

Agora mais uma questão (sim... nunca mais acabam). Ciclagem.

 

Não será no imediato, pois ainda tenho que acabar o layout, encher e ver como evoluem os parâmetros da água, mas terei que, mais dia menos dia, começar a ciclar o aquário. Para isso gostaría de utilizar peixes que depois venham a ficar no aquário. A questão é: Quais os mais adequados? Talvez os Jullies?!

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, o Gyrinocheilus Aymonieri não faz, definitivamente, parte do Tanganyika mas sempre ajudava. Contudo, concordo contigo.

Mas acho que não vais precisar porque tens os troheus que gostam de algas bowdown

No que concerne aos Kaiser, eram mesmo fantásticos. Constumam aparecer com frequência no comércio?

Pelo que sei eles vão aparecendo embora...devas aproveitar quando eles aparecem.

Agora mais uma questão (sim... nunca mais acabam). Ciclagem.

Não será no imediato, pois ainda tenho que acabar o layout, encher e ver como evoluem os parâmetros da água, mas terei que, mais dia menos dia, começar a ciclar o aquário. Para isso gostaría de utilizar peixes que depois venham a ficar no aquário. A questão é: Quais os mais adequados? Talvez os Jullies?!

Eu no teu lugar colocava os filtros a trabalhar e de vez enquando deitava alimento no aquario (alimentar peixes inexistentes), isto porque é sempre um risco colocar peixes num aquario que ainda não tenha bactérias. O alimento a decompor-se ajuda a criar "alimento" para criar bacterias.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi joão... isso do aquário chegar mais cedo dá logo a volta a tudo, não é?

 

Em relação às escolhas de fauna de facto os CAE não são necessários, só iriam competir com os tropheus.

Os ornatipinnis sei quem os tenha e diz que são umas pestinhas, atacam tudo.

 

Tropheus Kaiser não existem. Se a loja não sabe classificar os tropheus que tem não será uma boa escolha para os comprares, porque mais tarde se quizeres aumentar a colónia estás tramado.

E depois há duas espécies de tropheus que são considerados no comercio como tropheus Kaiser, sendo recolhidos em pontos diferentes. Se os meteres juntos no mesmo aquário eles hibridam sem qualquer problemas e o resultante é ainda um kaiser mas se calhar perde as caracteristicas que fazem dele um peixe bonito.

E antes de te decidires por qualquer espécie de tropheus vê todas as opções de mercado porque quanto a mim existem espécies bem mais bonitas nos tropheus sem ser os kaiser (que já agora têm como nome cientifico tropheus sp "ikola").

 

Em relação à ciclagem... comida para dentro e pronto. Aproveitas o tempo extra para decidires bem o que queres sem pressas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem amigos, não fazem ideia como este post tem sido interessante e importante para mim.

 

Estou no inicio de montar um aqua de ciclídeos africanos.

 

Já tenho o aqua (120x40x50=240lts) e pouco mais.

 

Quero fazer um biotopo, e ainda estou indeciso em qual (Tanganyka ou Malawi).

 

A propósito vou abrir um post, e continuar a seguir diariamente este.

 

Obg.

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais