Novato - Primeiros Peixes E Plantas


BigDevil

Recommended Posts

Boa tarde.

Devo dizer que sou um autentico grunho. Tenho um aquario de 60 cm, desde há cerca de dois anos, vou comprando peixes, conforme gosto e conforme as cores, (normalmente pergunto nas lojas se eles se dão bem, se eu quiser comprar dizem-me que sim). E nunca tive grandes preocupações quanto ao aquario, deconhecimento, é claro que a taxa de mortalidade é elevada. Foi devido ao facto de querer colocar algumas plantas naturais (as minhas sao de palstico), que fiz uma pesquisa na net e descobri este útil forum. Agora as duvidas:

 

Que tipo de plantas e quantidades me aconselham?

Que tipo de peixes e quantidades de cada me aconselham, para o tamanho do meu aquário?

(devo dizer que actualmente tenho tres guppys, um macho e duas fêmeas e seis neons e um limpa fundos, dos primeiros gupys e neons, é dos que mais gosto)

Que luz devo ter? (acho que actualmente sao cerca de tres horas dia).

 

Que lojas aconselham, Qualidade-preço.

 

Agradeço desde ja a vossa preciosa ajuda.

Obrigado

Editado por BigDevil
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Devo dizer que sou um autentico grunho. Tenho um aquario de 60 cm, desde há cerca de dois anos, vou comprando peixes, conforme gosto e conforme as cores, (normalmente pergunto nas lojas se eles se dão bem, se eu quiser comprar dizem-me que sim). E nunca tive grandes preocupações quanto ao aquario, deconhecimento, é claro que a taxa de mortalidade é elevada. Foi devido ao facto de querer colocar algumas plantas naturais (as minhas sao de palstico), que fiz uma pesquisa na net e descobri este útil forum. Agora as duvidas:

 

Que tipo de plantas e quantidades me aconselham?

Que tipo de peixes e quantidades de cada me aconselham, para o tamanho do meu aquário?

(devo dizer que actualmente tenho tres guppys, um macho e duas fêmeas e seis neons e um limpa fundos, dos primeiros gupys e neons, é dos que mais gosto)

Que luz devo ter? (acho que actualmente sao cerca de tres horas dia).

 

Que lojas aconselham, Qualidade-preço.

 

Agradeço desde ja a vossa preciosa ajuda.

Obrigado

 

Boas bigdevil.

Bem vindo ao forum. Realmente este forum é exelente.

Eu tenho 2 aquas de 60cm. Vamos por partes entao:

1º Aconcelho-te plantas de facil manutençao. Aqui no forum se fores a secçao de plantas encontras bastantes dados sobre elas. Depois é escolheres ao teu gosto.

2º Tipo de peixes, bem ja que gosttas de neos e guppies, como eu, aconcelho-te a meteres platys,espadas,tetras,mollys. Sao giros e nao se comem uns aos outros. Nao te esqueças que nao deves por muitos peixes. Existe uma regra que é 1cm de peixe para 1litro de agua. Ou seja, ves quanto mede cada peixe, exemplo guppy 5cm, somas o comprimento de todos e tem d ser menos que a litragem do teu aqua. Para medires a litragem: (compr. * largura * altura )/1000. mas nao te esquecas que isso da-te a litragem bruta, depois metes areao, pedras, os litros vao diminuir.

3º A luz, eu no meu tenho 10horas, tambem nao sei se é muito ou pouco. mas em relaçao em potencia da lampada, acho que 55W ja chegavam. Mas claro que tens de jogar com a quantidade de plantas e o seu grau de exigencia. A umas que pedem mais luz que outras. Depois tens o respetivo CO2, e substrato.Eu uso apenas CO2 e 55W de luz.

 

Depois tens o resto, que é controle da agua. Ou seja, medires PH,AMONIA,NITRATOs, DUREZA... existem testes para isso tudo.

 

Em relaçao a lojas, tens de dizer que zona és.

Espero ter ajudado.

cumps

Editado por mulato
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens boas lojas em Lisboa na zona de benfica: a Aquaplante por exemplo é uma óptima loja! Mas penso que das mais caras. Se fizeres um search aqui no fórum por "lojas Lisboa" encontras alguns tópicos sobre o assunto, assim como a localização!

 

Quanto aos peixes que meteres no aquário não te esqueças de investigar sobre cada espécie.. porque cada espécie tem valores de pH e de temperaturas diferentes.. os Neons por exemplo gostam de pH mais ácido e os guppys por sua vez gostam de pH Neutro a Alcalino.. é só fazeres uma pesquisa aqui no fórum com as tuas dúvidas que quase de certeza que vais axar resposta!

 

Cps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relaçao aos neons e guppies, consegues ter as duas especies no mesmo aqua. o guppie gosta realmente de um meio mais alcalino e os neos mais acido. Mas da perfeitamente para teres as duas juntas, eu tenho e estao exelentes. Basta controlares o ph e teres sempre Ph 7.

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não assustem o moço com a historia do pH, porque normalmente isso dá em colocarem aditivos pa baixar/aumentar o mesmo, o que vai faze-lo gastar rios de dinheiro e criar muitas complicações.

 

Em termos de peixes faz uma pesquisa na net sobre cada espécie que decidas colocar, o melhor é ires a loja habitual e veres que espécies há, chegas a casa e vês na net quais se ajustam. Eu sinceramente não confio muito nos lojistas porque a maior parte diz-me sempre que o pH bom é o "normal" e percebem pouco daquilo. Plantas vais ao site www.tropica.com e fazes uma advanced search, preenches os espaços que quiseres para teres um leque vasto de plantas à escolha, anotas os nomes que mais gostas e vês disponibilidades em lojas. Mas antes disso aconselho-te o subforum de plantas e lê os artigos que estão nos inamovíveis.

 

Cumps e boa sorte.

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não assustem o moço com a historia do pH, porque normalmente isso dá em colocarem aditivos pa baixar/aumentar o mesmo, o que vai faze-lo gastar rios de dinheiro e criar muitas complicações.

 

Eu para controlar o PH nao uso adictivos. Sou contra isso. Consigo controlar o PH com CO2 ou com as TPAs.

A agua da minha zona ronda os 7.6, Mas para remediar isso, vou comprar garrafoes de agua penacova, que tem ph 5.1.DEpois consigo controlar com o CO2, meto mais para cima, mais para baixo.vou medindo o ph,antes de desligar ou ligar as luzes,etc.Nada de quimicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tambem sou da opnião de deixares o ph descansado podias era secalhar pensar em trocar os neons por cardinais que já aceitam a agua pro guppys e sempre são mais resistente mas de qualquer maneira não deves ter problemas de maior visto os peixes hoje em dia já estarem preparados para um ph de 7

 

boa sorte com os peixes

 

 

hasta um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.