Aqua De 120


Recommended Posts

Boas tardes....

 

 

Andei a procura inicialmente no menu pesquisa e no google e sinceramente, já me estou a passar, lol

Bom, o meu aqua actualmente apenas tem um lampada tubo, o que como é normal, apesar de eu estar a tentar montar um plantado, é como fazer um castelo de areia com a maré a encher...

Este fim de semana vou por mãos a obra e vou fazer uma calha DIY para o meu aqua...

 

Agora a minha dúvida é a seguinte, pelo que li, a relação geral (não 100% garantida) é que deve ser 1 W/L, sendo o meu aqua de 240l (120x40x50) então tenho que colocar iluminação que dê no total 240w???

Que tipos de lampada aconcelham para o meu caso? um holofote das obras de 1000w?!?!

Tou a pensar em comprar as lampadas ao membro Ramirezi...

 

 

Peço desculpa por mais um topico e por ser grande...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De que temperatura?! (k)

 

Existe alguma referencia que as diferencie?

 

Ou é tudo igual...

 

olha que normalmente, pelo que dizem é 0.5w/l para começar

 

isto de 1w/l já é á pró,

 

podes optar pela qualidade da luz em vez da quantidade de luz....

 

fk bem

..:: Carlos Amorim ::..

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um tópico que foi respondido 2304943049 vezes, mas ok, seja

 

Em aquários grandes, a relação quantidade de luz pode ser menor do que 1W/litro. Aliás, em todos os aquas pode, mas isso é outra conversa. Se no teu arranjares maneira de colocar uns 180/200 Watts ficas mais que servido e a ver vamos se tens depois mão para isso, no CO2, fertilizações e afins.

 

Que lampadas aconselham:

 

- 2 HQI de 100 Watts

- 6 t8 do tamanho do aqua (ou o mais próximo possivel)

- 6 t5 do tamanho do aqua (ou o mais próximo possivel)

- 4 pc's de 55 Watts

 

 

Como vês, há várias hipoteses, que vão do mais barato (t8) ao mais gastador em termos de luz (Hqi)

 

Temperatura, depende das lampadas que escolheres, porque nem todas têem as mesmas temperaturas. MAs com 6 t5's, era meter umas 3/4 de 6400K, 1 de 10000K e 1/2 de 4400K. Mas tudo depende de muitas coisas.

 

Só um aparte, porque eu sou um chatinho e até já fui acusado de gostar de confusões, mas postares ás 14:41 e meia hora depois achares que já devias ter um porradão de respostas, não é bom...

 

Inté e espero ter ajudado.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Alguem me sabe explicar qual a melhor forma?

 

Começas pela localização do tanque , tem luz natural indirecta ou não ... ? isto muda a tal formula. Eu pessoalmente não decidi segui-la , mas sim testando , baseado nas 12 horas de luz tropicos , comprei uma lãmpada de 18 JBL tropic , e outra JBL Natur , uma para simular a intensidade de luz dos tropicos (peixes mais saudáveis e cores naturais) . (não a tanga de cores rosadas de algumas lãmpadas , chamadas de gro-lux) a Natur como lógico que é é para plantas o seu espcectro , para já ainda tá na forja , mas o meu novo Aqua tem 120x40x60 , 12 horas é o tempo de luz , se tiver que aumentar das duas de 18w com estes espectros , logo vejo os resultados na prática , poderei ainda colocar outra para a beleza das cores dos peixes assim aumento os W/l de água mas apenas com esse objectivo que o espectro é identico ás gro-luz , além disso como vou querer zonas mais escuras para algumas especies que pusso no comunitário , a luz que desejo é esta mesmo , logo verei os resultados na prática nos sitios do Aqua que forem plantados com plantas mais exigentes de luz , sim porque elas também há as que a luz pode ser "filtrada" por outras plantas mais altas robustas etc, e a luz para elas tem de ser menos intensa , por isso a formula que se lixe , nada melhor que a experiencia de cada um , ah um pormenor faltou , eu tenho alguma luz indireta no meu comunitário .... por isso a formula não chega .... espero que ajude , apenas ficou a minha experiencia.

 

Um abraço,

 

José Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:blush: pois.... é que tou com vontade de acabar de uma vez por todas com esta dificuldade com as plantas.... Peço desculpa, posso ter sido um pouco chatito!!! bang

 

Tenho CO2 caseiro e fertilizante misturado com o areão... apenas falta uma luz em condições para ter uma selva :P

 

 

Obrigado pela resposta.... agora sim, esclarecido, mãos a obra!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começas pela localização do tanque , tem luz natural indirecta ou não ... ? isto muda a tal formula. Eu pessoalmente não decidi segui-la , mas sim testando , baseado nas 12 horas de luz tropicos , comprei uma lãmpada de 18 JBL tropic , e outra JBL Natur , uma para simular a intensidade de luz dos tropicos (peixes mais saudáveis e cores naturais) . (não a tanga de cores rosadas de algumas lãmpadas , chamadas de gro-lux) a Natur como lógico que é é para plantas o seu espcectro , para já ainda tá na forja , mas o meu novo Aqua tem 120x40x60 , 12 horas é o tempo de luz , se tiver que aumentar das duas de 18w com estes espectros , logo vejo os resultados na prática , poderei ainda colocar outra para a beleza das cores dos peixes assim aumento os W/l de água mas apenas com esse objectivo que o espectro é identico ás gro-luz , além disso como vou querer zonas mais escuras para algumas especies que pusso no comunitário , a luz que desejo é esta mesmo , logo verei os resultados na prática nos sitios do Aqua que forem plantados com plantas mais exigentes de luz , sim porque elas também há as que a luz pode ser "filtrada" por outras plantas mais altas robustas etc, e a luz para elas tem de ser menos intensa , por isso a formula que se lixe , nada melhor que a experiencia de cada um , ah um pormenor faltou , eu tenho alguma luz indireta no meu comunitário .... por isso a formula não chega .... espero que ajude , apenas ficou a minha experiencia.

 

Um abraço,

 

José Palma

 

 

Sim, a minha situação é quase directa, tenho uma janela com cortinas, mas o aquario está enconstado a parede de lado para a janela...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só uma nota:

 

- 2 HQI de 100 Watts

Não existem HQI's de 100W, mas sim de 70, 150, 250W, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De que temperatura?! (k)

 

Existe alguma referencia que as diferencie?

 

Ou é tudo igual...

 

No meu caso as pc são de 7400k (vinham com a calha) o que confere um crescimento rapidos das plantas mas tambem (infelismente) de algas.

Podes contudo colocar pc´s proproas para plantado, peixes ou coral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só uma nota:

Não existem HQI's de 100W, mas sim de 70, 150, 250W, etc...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Esta não sabia... Olha que coisa!

 

Então caso eu quisesse meter HQI's no meu, ou era 1x150 ou 3x70... Olha qu'esta!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só que as HQI's são mais caras..... certo?!

 

Alguem sabe qual o preço das HQI's de 150?! mais ou menos...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53753 - Lâmpadas HQI de água doce.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=57589 - Projectores HQI

 

Ambos do Patrocinador do Fórum Aquaeden.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.