O Que Faríam Com 160€ ?


Recommended Posts

Bem vindo ao meu novo tópico.

 

Quero aqui muito resumidamente dizer-vos o que se passa e apreciar as vossas sugestões, dizendo o que faríam com 100€!

 

Tenho um aquário (100(comp.)*40(alt)*30(larg) = 120 litros, montado a 12 dias com o seguinte layout (xisto e tronco):

http://img443.imageshack.us/img443/4466/1905072012rs6.jpg[/img][/url]

 

 

Tem um termostato eheim de 150W a funcionar bem que coloca actualmente a água a 28º, um filtro exterior que circula a água a 450 l/h (com resina, turfa, ceramica e esponja) e uma calha com 2 lampadas (30w+30w=60w) já velhas, de flora é o que está na fotografia e de fauna tem 2 coridoras e 2 ampulárias, de areão primeiro levou uma camada de substrato/adubo para plantas e seguidamente dois tipos de areão para fazer o "tal" efeito.

 

Há vários dias que faço TPA´s nos 4 primeiros de 20% e nestes 2 últimos dias de 50% e actualmente estou com:

temperatura:28º

pH=7,

amónia=0,

fosfatos= 0.2,

nitritos=0.6

nitratos=15

 

O objectivo é colocar: 4 discus, 12 tetras cardinais, 4 coris e as 2 ampulárias, pralém da flora.

 

Agora queria saber a vossa opinião no que apostar para já:

 

- iluminação: power glo? flora glo? live glo? ...

- filtro exterior: tenho a bomba eheim profissional II (1050 l/h) mas percisa do encaixe das mangueiras e das mangueiras = 58€

- flora: qual?

- fauna: qual?

- materiais filtrantes: quais?

- testes?

 

Estes podem ser umas das vossas escolhas, agora peço sugestões :|

 

Cumprimentos,

 

Filipe Ferreira

Filipe Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se queres mesmo discus, eu penso que no maximo teriam que ser 2. ja que tens dinheiro disponivel, vendes esse aquario e compras um maior. entao aposta num bom filtro. os discus precisam de boas aguas e espaço.

nao ajudei muito mas tentei. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para discus é um bocado pequeno. Porque não te viras para os ciclideos anões?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Sou da mesma opinião,esse aqua é muito pequeno para Discus.

 

Vendes esse aqua e com mais 100€ (se calhar nem tanto) compras um bem maior, depois é procurar no fórum por material em 2ª mão. Encontras muita coisa boa, em bom estado e muito mais barato.

 

É a minha opinião.....

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao meu novo tópico.

 

Quero aqui muito resumidamente dizer-vos o que se passa e apreciar as vossas sugestões, dizendo o que faríam com 100€!

 

Tenho um aquário (100(comp.)*40(alt)*30(larg) = 120 litros, montado a 12 dias com o seguinte layout (xisto e tronco):

http://img443.imageshack.us/img443/4466/1905072012rs6.jpg[/img][/url]

Tem um termostato eheim de 150W a funcionar bem que coloca actualmente a água a 28º, um filtro exterior que circula a água a 450 l/h (com resina, turfa, ceramica e esponja) e uma calha com 2 lampadas (30w+30w=60w) já velhas, de flora é o que está na fotografia e de fauna tem 2 coridoras e 2 ampulárias, de areão primeiro levou uma camada de substrato/adubo para plantas e seguidamente dois tipos de areão para fazer o "tal" efeito.

 

Há vários dias que faço TPA´s nos 4 primeiros de 20% e nestes 2 últimos dias de 50% e actualmente estou com:

temperatura:28º

pH=7,

amónia=0,

fosfatos= 0.2,

nitritos=0.6

nitratos=15

 

O objectivo é colocar: 4 discus, 12 tetras cardinais, 4 coris e as 2 ampulárias, pralém da flora.

 

Agora queria saber a vossa opinião no que apostar para já:

 

- iluminação: power glo? flora glo? live glo? ...

- filtro exterior: tenho a bomba eheim profissional II (1050 l/h) mas percisa do encaixe das mangueiras e das mangueiras = 58€

- flora: qual?

- fauna: qual?

- materiais filtrantes: quais?

- testes?

 

Estes podem ser umas das vossas escolhas, agora peço sugestões bigsmile

 

Cumprimentos,

 

Filipe Ferreira

 

 

Olá Filipe

 

 

que faria com 160 Euros? Hummmmmmm deixa lá pensar........ hummmmm Uma jantarada e convidavas-me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciclideos não gosto o que quero é mesmo discus, aliás já tive 3 e tenciono ter mais 3... E para já é impossível comprar outro aquário, principalmente por causa da mesa e da calha da luz. Se vendesse este, tinha uma bomba eheim profissional II que chega para um aqua de 1,5 metros e um termostato que também chega. O pior é mesmo a mesa que tem 1 metro e a calha das 2 luzes que também tem 1 metro :crazyeyes:

 

 

Relativamente aos parametros que coloquei o que acham que comece por fazer com estes 160€:

-iluminação: power glo? flora glo? live glo? ...

- filtro exterior: tenho a bomba eheim profissional II (1050 l/h) mas percisa do encaixe das mangueiras e das mangueiras = 58€

- flora: qual?

- fauna: qual?

- materiais filtrantes: quais?

- testes?

- osmose ?

 

Cumprimentos

 

Filipe

Filipe Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso, mete-os no mealheiro e quando tiveres mais €, compras tudo ao mesmo tempo.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certeza que precisas de Osmose Inversa?

 

Na minha opinião, Osmose Inversa só compensa se quiseres fazer criação e em grande escala, aí sim é necessário estabilizar o PH muito em baixo e em muita quantidade de água.

 

Caso contrário, se o problema for só baixar o PH tens outras maneiras bem mais económicas como turfa, CO2 (no caso de teres plantas, e com Discus é aconselhável), troncos e podes sempre recorrer a misturar água da torneira com água dos garrafões. Se o teu aqua for de 200L não precisas tantos garrafões como isso...É o que eu vou começar a fazer pois quero ter Discus selvagens em breve.

 

Corrijam-me se tiver dito algum disparate!

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a temperatura a 28º/29º e provavelmente por isso as plantas (algumas) nao estão a aguentar. Vou optar por comprar 2 lampadas, a bomba e se calhar injecção de CO2. O que acham?

 

É melhor comprar do que fazer em casa não concordam?

Filipe Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que me pode estar a subir o pH ?

 

Eu faço uma troca de água (tpa=50%) passado meia hora o pH está a 6,8 / 7, passado dois dias está a 7,6. O que pode estar a provocar isto?

 

O areão não tem calcario, só tenho xisto e uma raiz como decoração, pralem das plantas, no filtro tenho ceramica, turfa, resinas e outro tipo de ceranica,acho (esferas).

 

O que acham ?

Filipe Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bom... €160 já dá para alguma coisa engraçada, mas não faz milagres.

 

Ciclídeos dizes que não gostas, mas conhecerás bem o género?! Não me parece, até porque os Discus também são cilcídeos... seja como for 4 discus adultos em 120 litros da 30 litros por individuo e ainda queres por mais carga biológica. Um aquário como o que dealizaste não cabe nessas medidas, pelo que ou arranjas outro aquário, ou mudas de ideias, ou pode ser que tenhas sorte... tenho dúvidas!

 

Quanto à utilização de CO2 em aquas de discus não se pode dizer que seja o mais aconselhado pelos maiores peritos, faze-lo também implica ou equipamento que não cabe no teu orçamento, ou muita experiência que também não pareces ter.

 

Os discus são, efectivamente, peixes muito bonitos e que eu aprecio bastante e que, não mantenho, porque ainda não tenho condições para tal... e acredita que as minhas são bem melhores que as tuas à partida.

 

A minha sugestão é que não sejas demasiado célere nas tuas opções e que passeies uns dias por este fórum enquanto o aquário acaba de ciclar. biggrin

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...