Material 'fezóide' De Pomacea Alimenta Alevins


Recommended Posts

Os foristas mais assíduos e atentos poderão ter reparado num post que coloquei na procura, pedindo encarecidamente 'restos' de comida para alevins de Hasemania nana recém-nascidos.ver aqui

Após receber algumas, aliás, uma proposta altruísta que, por minha culpa (falta de tempo), não foi concretizada, optei por testar uma teoria com a qual já me havia cruzado há uns anos, quando criava escalares (e outros ovíparos muito mais pequenos).

 

Entre outros que agora não tenho à mão, neste site - http://www.drpez.com/drcol163.htm (procurem a palavra 'infusorio') - podemos encontrar um dado interessante.

No tubo digestivo dos caracóis do género Pomacea desenvolvem-se infusorios que poderão ser ingeridos pelos alevins mais pequenos.

 

Assim, quando os (cinco) alevins começaram a nadar (cerca de 3/4 dias depois da eclosão) coloquei no recipiente um daqueles caracóis.

 

Foi um erro! A água começou a turvar rapidamente (recipiente muito pequeno, 'tripa' muito grande :) )

 

Solução: troquei quase toda a água do púcaro e, em vez dos caracois propriamente ditos, comecei a colocar duas vezes por dia uns pedaços dos seus dejectos.

 

Hoje os alevins ainda estão todos (cinco) vivos e já passaram 5 dias desde que deverão ter começado a comer. (8 dias de vida)

Não me parece que sobrevivessem tanto tempo sem comer, por isso julgo poder concluir que a teoria está (até ao momento) comprovada.

 

Resta-me uma dúvida: por quanto tempo o material fezóide chegará para alimentar aqueles 5? A ver vamos....

 

PS - já agora ficam a saber que tenciono fazer uma nova tentativa de indução da reprodução daqueles peixes nos próximos dias (talvez mais uma semana, para preparar bem o casal)

Editado por bio_nikon
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para criar infusorios sem ter preocupação absolutamente nenhuma e tendo em conta a pouca quantidade de alevins nada mais facil que introduzir musgo.No musgo vão criar-se infusorios.Nem é preciso se preocupar mais.Há maneiras faceis de criar infusorios em grandes quantidades que é ferver alfaces secas, ou palha e deixar a agua até ficar com a temperatura ambiente e passado 1 dia ou 2 pode-se dar dessa agua em conta gotas....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais