Saturação Do Substrato


n3O

Recommended Posts

Boas

 

A minha questão prende-se com o tempo que decorre até se saturar um substrato, passo a explicar o caso concreto:

 

O meu aqua tem um ano e seis meses e tem como substrato (eu era iniciado nisto) Turfa, fundo especial para plantados e areão da hagen

 

Neste momento continua a desenvolver as plantas e os peixes não se queixam mas vejo as pessoas a desmontar os aquas de vez em quando e eu nunca o fiz.

 

Portanto é benéfico demontar o aquário e mudar areão ou nem por isso ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Ontem o meu aquário fez 400 dias. Na minha opinião, se plantas e peixes estão bem, não mudes nada.

 

Na maioria de substractos férteis os Nutrientes ficam gastos ao fim de mais ou menos 6 meses, mas a decomposição de matéria orgânica providencia a maior parte de nutrientes que as plantas necessitam. Outros nutrientes podem ser juntados ao aquário com fertilização líguida ou com pastilhas de substractos. Isto só se houver necessidade - isso depende de vários factores. Qualidade da água, quantidade de Plantas e Peixes e Qualidade da Comida dos Peixes.

 

Existe a possibilidade de se depositarem metais pesados num substracto velho. Imagina que a tua água da torneira tráz mais cobre do que as plantas conseguem absorver. Esse excedente pode acabar por se depositar no substracto criando assim uma fonte de toxicidade para os peixes. Trocas Parciais de Água diminuem, em regra geral a quantidade de substâncias potencialmente perigosas na coluna de água. digo em regra geral porque é possível que a própria água da torneira constitua uma fonte de metais pesados. (Mas é pouco provável se tiveres uma canalização moderna - antigamente muitos canos eram de cobre)

 

Uma boa solução para manter o substracto a funcionar é um aquecedor de substracto. Um Fio termico colocado por baixo do substracto que o aquece. Deste modo, como a água aquecida tende a subir, o Substracto é sempre irregado por água nova que "limpa" o substracto e não deixa que nele se depositem bolsas venenosas de substâncias tóxicas.

 

O melhor indicador que tens no aquário para os níveis de toxicidade, são os peixes. Os primeiros sinais de intoxicação é uma lentidão a reagir e apanhar a comida.

 

Espero que isto ajude alguma coisa.

 

Abraço, Marc07

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais