Tapete Riccia - Com Foto - Deixar Com Que Altura?


aquapego

Recommended Posts

Boas !

 

DSC01849.jpg

 

 

 

Este tapete está agora com cerca de 5cm de altura. Com que altura se deve cortar e com que altura deve ficar após poda?

É que estou com receio de cortar demasiado e depois adeus tapete/Riccia.

 

Obrigado

 

Carlos Salgueiro.

 

Editado pela Moderação. Colocação das tags correctas para visulização da foto firectamente no tópico. LF

Editado por Luís Fortunato

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, deixa-me perguntar-te que tipo de riccia é:

 

Riccia dwarf ou Riccia fluitans (a normal)?

 

Se fôr Riccia fluitans, apesar de já ser um bocado elevado, podes deixá-la estar assim, mas não a deixes crescer muito mais pois as folhas interiores vão deixar de receber luz, acabando por apodrecer.

 

Se fôr a Riccia dwarf, então já devias ter cortado isso há algum tempo...

 

Eu, pessoalmente gosto da riccia não muito curta, mas devido ao facto anteriormente anunciado, é imperativo podá-la com alguma frequência.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Primeiro de tudo, deixa-me perguntar-te que tipo de riccia é:

 

Riccia dwarf ou Riccia fluitans (a normal)?

 

Se fôr Riccia fluitans, apesar de já ser um bocado elevado, podes deixá-la estar assim, mas não a deixes crescer muito mais pois as folhas interiores vão deixar de receber luz, acabando por apodrecer.

 

Se fôr a Riccia dwarf, então já devias ter cortado isso há algum tempo...

 

Eu, pessoalmente gosto da riccia não muito curta, mas devido ao facto anteriormente anunciado, é imperativo podá-la com alguma frequência.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

 

Olá Luís!

 

A Riccia é a Fluitans, portanto deixo-o com cerca de 5 cm de altura. Ok? Depois é tipo cortar relva à tesoura claro...

 

Obrigado pela tua ajuda

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso tá óptimo, como é que fixaste tanta riccia ao fundo?

 

 

Boas!

 

Não é difícil, só precisas ter um pouco de paciência. No meu caso foi com placas dos filtros de fundo que se usavam antigamente, às quais juntei o tule (tecido tipo rede fina). Este tecido reveste as placas que têm cerca de 13 X 13 cm e é atado com fio de nylon deixando dois lados não atados para colocar a Riccia. Depois de espalhada a Riccia (não em monte) é tempo de atar os dois restantes lados. Finalmente é enterrar no substracto.

Também há quem faça com rede metálica fina, fazendo tipo umas gaiolas com o formato que se deseje. Eu sinceramente fiz com as placas plásticas porque tive receio que houvesse oxidação a médio/longo prazo. As placas que usei também têm o seu inconveniente, que é serem demasiado leves e se o substracto não apertar ligeiramente têm tendência a soltar-se e vir à superfìcie. Mas nada que não se resolva com uns xistos em cima das pontas das placas. Estes xistos são revestidos também com a Riccia dando algum relevo ao tepete.

 

DSC01694.jpg

 

Cumprimentos

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não é difícil, só precisas ter um pouco de paciência. No meu caso foi com placas dos filtros de fundo que se usavam antigamente, às quais juntei o tule (tecido tipo rede fina). Este tecido reveste as placas que têm cerca de 13 X 13 cm e é atado com fio de nylon deixando dois lados não atados para colocar a Riccia. Depois de espalhada a Riccia (não em monte) é tempo de atar os dois restantes lados. Finalmente é enterrar no substracto.

Também há quem faça com rede metálica fina, fazendo tipo umas gaiolas com o formato que se deseje. Eu sinceramente fiz com as placas plásticas porque tive receio que houvesse oxidação a médio/longo prazo. As placas que usei também têm o seu inconveniente, que é serem demasiado leves e se o substracto não apertar ligeiramente têm tendência a soltar-se e vir à superfìcie. Mas nada que não se resolva com uns xistos em cima das pontas das placas. Estes xistos são revestidos também com a Riccia dando algum relevo ao tepete.

 

DSC01694.jpg

 

Cumprimentos

 

Carlos Salgueiro.

 

 

Parabens , tens aì um trabalho de alto nivel .....eu agora ando a tentar "agarrar " anubias Barteri aos meus troncos....cada um comasua cruz.

 

um abraço .

 

Liberdade Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens , tens aì um trabalho de alto nivel .....eu agora ando a tentar "agarrar " anubias Barteri aos meus troncos....cada um comasua cruz.

 

um abraço .

 

Liberdade Soares

 

 

Boas!

 

Um gajo mete-se em cada uma...! Mas eu tenho também 4 Anubias Barteri var. Nana que coloquei em troncos, mas devia tê-las fixado com fio de nylon em vez de linha castanha. Conclusão: como são plantas de crescimento mais lento, as raízes ainda não se fixaram convenientemente e por sorte não saíram do lugar, mas a linha já foi...

Assim que puder coloco fotos, apesar de eu não gostar dos troncos que tenho, mas foi o que se arranjou por estas tristes bandas.

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais