Socorro! Um Polvo No Nano-reef


PST

Recommended Posts

Hoje de manhã estava a tirar um bocado de macroalgas (chaetomorpha) do meu nano de 52 litros e dei de caras com um...POLVO!!! Tem o corpo listado, preto e branco, pelo que é de certeza tropical. A cabeça não deve chegar a um centímetro, mas contando com os tentáculos , se estivesse todo esticado, teria um diâmetro de 6/7 centtímetros.

 

Juro que isto não é treta! Não tenho dúvidas nenhumas do que é: quando o destapei acidentalmente, ficou completamente exposto, e depois vi-o a mexer-se rapidamente para se esconder. Faço pesca-submarina e sei reconhecer um polvo dentro de água. Não era uma estrela do mar nem nada do género.

 

Já sei que não vou poder deixá-lo no nano. A minha dúvida é: o que fazer? Desmontar o aquário todo para o apanhar? Deixá-lo crescer uns tempos e depois arranjar-lhe uma casa nova? Ligar para o Oceanário? Aceitam-se todas as sugestões. Para já, vou tentar fotografá-lo.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas como foi aí parar?

eu n sou dos salgados, mas agora deixaste me curioso, posta ai as fotos, se conseguires, e boa sorte.....

uma sugestao, arranja-lhe uma casa para ele...esse polvo fica logo com uma historia engraçada para contar

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje de manhã estava a tirar um bocado de macroalgas (chaetomorpha) do meu nano de 52 litros e dei de caras com um...POLVO!!! Tem o corpo listado, preto e branco, pelo que é de certeza tropical. A cabeça não deve chegar a um centímetro, mas contando com os tentáculos , se estivesse todo esticado, teria um diâmetro de 6/7 centtímetros.

 

Juro que isto não é treta! Não tenho dúvidas nenhumas do que é: quando o destapei acidentalmente, ficou completamente exposto, e depois vi-o a mexer-se rapidamente para se esconder. Faço pesca-submarina e sei reconhecer um polvo dentro de água. Não era uma estrela do mar nem nada do género.

 

Já sei que não vou poder deixá-lo no nano. A minha dúvida é: o que fazer? Desmontar o aquário todo para o apanhar? Deixá-lo crescer uns tempos e depois arranjar-lhe uma casa nova? Ligar para o Oceanário? Aceitam-se todas as sugestões. Para já, vou tentar fotografá-lo.

Boas!

 

Bem, acho que não existem polvos herbivoros, por isso ou é omnivoro/carnivoro.....e o que come ele? Peixe! Sabes o que significa, né?

Provavelmente veio em alguma rocha viva!

Gostava de fotografar o bicho, o que dizes?

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem, acho que não existem polvos herbivoros, por isso ou é omnivoro/carnivoro.....e o que come ele? Peixe! Sabes o que significa, né?

Provavelmente veio em alguma rocha viva!

Gostava de fotografar o bicho, o que dizes?

 

Abraços,

Pedro.

 

 

Olá Pedro, sde o quiseres vir fotografar és benvindo. Vamos é ter de andar à pesca, porque o bicho pode estar escondido em dezenas de reentrâncias diferentes. A única RV que introduzi recentemente foi um pequeno bocado, onde vinha um sarcophyton. Como o coral estava num aquário grande, com dezenas de peças, é provavel que o polvo tenha vindo numa delas...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o kiseres apanhar, faz uma armadilha com entrada em funil com uma caragueijo la deintro(vivo) que vais ver que no outro dia de manha ele ta la dentro... faz com uma garrafa de 1.5l e uso o gargalo com entrada em funil...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o kiseres apanhar, faz uma armadilha com entrada em funil com uma caragueijo la deintro(vivo) que vais ver que no outro dia de manha ele ta la dentro... faz com uma garrafa de 1.5l e uso o gargalo com entrada em funil...

 

 

Olá Pinguim,

 

agradeço as dicas, mas têm de ser adaptadas: é que o polvo é minúsculo e o aquário só tem 60 centímetros. Talvez com uma garrafa de 20 cl e um camarãozinho de Espnho? :(

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não posso deixar passar em claro. O Bicho, é branco com anéis azuis. Não lhe toques. É extremamente venenoso. Uma bicada do bicho e.............. é muito cedo para ires encaixotado para o cemitério. Tenta apanhá-lo com um caranguejo preso a um fio de pesca e mete-o na Sump, se tiveres. Convém tapar a Sump, para ele não fugir. Como disse, em caso algum, lhe toques com as mãos. Se ele te morder, estás lixado. No estado selvagem e adulto, não vai muito além dos 10 cm`s. A toxina que utiliza, é a Tetradotoxina, extremamente letal. É uma toxina que paraliza os músculos, nomeadamente, cardíacos e pulmonares.

Aqui fica im Link, com o animal, lindo, mas, letal:

http://curlygirl.no.sapo.pt/cefalopodes.htm

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em princípio, o que aí tens, é isto :

imge15651.jpg

 

images.jpg

 

octopus_blue_ring.jpg

 

Abraço,

Paulo

 

Boas,

 

A primeira foto, sobretudo, é muito parecida com o que vi. Também já me ocorreu a hipótese de o bicho ser venenoso, dada a sua mais do que provável origem tropical, mas achas que um polvo tão pequenino pode ser perigoso?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, de novo,

se não tiveres condições para o manteres, faz um preço. Eu fico com ele. Tenho um aqua, parado que já foi de Cefalópodes. Conheço bem a espécie. Podes sempre visitá-lo quando quiseres.

Abraço,

Paulo ( Octopus ), bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira foto, sobretudo, é muito parecida com o que vi. Também já me ocorreu a hipótese de o bicho ser venenoso, dada a sua mais do que provável origem tropical, mas achas que um polvo tão pequenino pode ser perigoso?

 

Não é perigoso. É perigosíssimo. Não te esqueças, que uma das cobras mais venenosas e mortíferas, não ultrapassa os 25 cm e a grossura de um lápis. É a víbora verde dos coqueiros. Não julgues os animais pelo tamanho. As baleias são enormes, e, já nadei junto delas sem me molestarem. Um simples polvinho, pode matar-te.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, de novo,

se não tiveres condições para o manteres, faz um preço. Eu fico com ele. Tenho um aqua, parado que já foi de Cefalópodes. Conheço bem a espécie. Podes sempre visitá-lo quando quiseres.

Abraço,

Paulo ( Octopus ), bigsmile

 

 

Boas, de certeza que não vou ficar com ele num nano, por isso podemos falar. Em todo o caso, não estava a pensar vendê-lo mas dá-lo a alguém (loja ou particular) que tenha as condições para o manter. Se tiveres um coralzito para a troca, melhor. Mas primeiro, a grande tarefa! Pescá-lo :roll: .

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é perigoso. É perigosíssimo. Não te esqueças, que uma das cobras mais venenosas e mortíferas, não ultrapassa os 25 cm e a grossura de um lápis. É a víbora verde dos coqueiros. Não julgues os animais pelo tamanho. As baleias são enormes, e, já nadei junto delas sem me molestarem. Um simples polvinho, pode matar-te.

Abraço,

Paulo

 

 

Chiça!!! Só de pensar que estive com os dedos a milímetros do gajo já me estão a dar cãibras!!! bigsmile

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chiça!!! Só de pensar que estive com os dedos a milímetros do gajo já me estão a dar cãibras!!! bigsmile

 

Só o simples toque na pele, não tem problema. O problema, é se o agarras e ele te morde com aquela boquinha em forma de bico de papagaio. É aí que te injecta a tetradotoxina. Até mesmo o polvo comum da nossa costa, o " Octopus Vulgaris ", apesar de não ser venenoso, não queiras ser mordido por um. Cicatriz para toda a vida. Felizmente, nunca fui mordodo por nenhum. Fiquei-me por uma dentada de tubarão azul. Nove pontos numa mão e as cicatrizes para mostrar a quem quiser ver.

 

Boas, de certeza que não vou ficar com ele num nano, por isso podemos falar. Em todo o caso, não estava a pensar vendê-lo mas dá-lo a alguém (loja ou particular) que tenha as condições para o manter. Se tiveres um coralzito para a troca, melhor. Mas primeiro, a grande tarefa! Pescá-lo .

 

Uma muda de coral, arranja-se, inedependentemente de ficar com o bicho, ou não. Sou um alucinado com polvos. pergunta ao Pedro Conceição. Daí, o meu Nick : Octopus. Se de facto não queres ficar com ele, eu tenho muito gosto em guardá-lo e tratar bem dele.

Quanto a pescá-lo...................... não é assim tão fácil. A garrafa com o gargalo invertido, não resulta. Ele entra, petisca e sai. Polvo, passa por buracos que nem te passam pela cabeça. A melhor solução é atraí-lo com um pequeno caranguejo, camarão, preso a um fio de pesca, retirar muito lentamente, enquanto está agarrado e meter num Tupperware já com àgua do aqua. Se vieres no Sábado ao jantar, podemos combinar a captura e levas logo uma muda de Sinulária.

Abraço,

Paulo

 

PS- Se tens um polvo vivo no aqua, tenho que te dar os meus parabéns. Os Cefalópodes, são muito exigentes com a qualidade da àgua, nomeadamente, a amónia e os nitratos. Se ele está vivo, é porque tens uma qualidade de àgua muito boa.

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS- Se tens um polvo vivo no aqua, tenho que te dar os meus parabéns. Os Cefalópodes, são muito exigentes com a qualidade da àgua, nomeadamente, a amónia e os nitratos. Se ele está vivo, é porque tens uma qualidade de àgua muito boa.

 

 

Pois...quanto a isso não sei. Tenho feito a minha dose de disparates. Acho que o bicho teve mais a sorte de chegar lá num bom momento...Não sei se viste a descrição anterior, mas trata-se de um nano-reef, só com 52 litros.

 

Em relação à captura/entrega do bicho terá que se ver melhor, porque este fim-de-semana não vou estar em casa.

Editado por PST

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A entrega do bicho, por mim, tem tempo. Como disse noutro Tópico, o " Onde anda o octopus ", o bicho já tem nome: Octopussy. Levas a muda quando quiseres, e,...................... por favor, deixa-me ficar com o polvinho. Se assim decidires, não imaginas o quanto me fazes feliz. Quanto ao tratamento que ele vai ter, podes crer que vai ser inquilino VIP.

Não sei se viste a descrição anterior, mas trata-se de um nano-reef, só com 52 litros.

Achas que 240 litros chegam ???????

Abraço,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brrrrr.... Se é dos que estou a pensar, eu acho que nem me aproximava do aquário! Já vi programas sobre essa espécie e digamos que não fiquei muito contente...

 

Mas seja como for, parabéns pela qualidade da água! Para ele ter sobrevivido aí é porque tens boa água.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O octupus gosta mesmo de polvos...numa captura de hermitas, só porque viu um, tentou agarrar e na poça onde estavam um monte de hermitas fez com que o polvo solta-se a tints e os hermitas escaparam!!!! :bad-words:

O que vale é que haviam muito noutras poças! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu polvo , em principio ,é um Mimic Octopus - http://en.wikipedia.org/wiki/Mimic_Octopus ; http://www.thecephalopodpage.org/mimic.php.

 

É um animal extremamente raro, recentemente descoberto . para teres uma ideia , o numero avistado até hoje cifra-se em dezenas e não em centenas ou milhares. Eu tive a sorte de ver um enquanto mergulhava na Malasia e para verem a raraidade , posso dizer que um dos guias de mergulho que mergulhava naquele local há 10 anos 2 vezes por dia nunca tinha visto um.

Se se confirmar era muito interessante dares esse polvo para o oceanário para que o pudessem exibir. É uma raridade. Fica à tua consciençia .

Não é venenoso , mas é tão inteligente que imita vários outros animais marinho venenosos.

Cump.

Rui

Editado por Rui Ferreira de Almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se soubesses a proveniencia da rocha viva podia ser mais facil decobrir a especie do polvo se for proveniente da Australia aposta num polvo-de-aneis-azuis

 

Não há rocha viva da Australia no mercado! Apenas da Indonesia, Fidji e Caraíbas.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais