Luzes Economizadoras


Recommended Posts

Boa noite

 

tenho uma duvida e gostaria que alguem me esclarece-se tenho visto ai muita gente a colocar lampadas economizadoras mas que ao fim ao cabo poem os mesmos watts que aqueles que as lampadas referem e não ao que correspondem.

 

a minha duvida é: se eu tenho um aqua de 240l qual e a solução em termos de lampadas economizadoras, se uma lampada Economizadora de 11W equivale a 60W das normais para 240l tenho que por só quatro (1W por Litro), ou (claro que e ridiculo) para atingir os 240W teria que pôr 22 lampadas economizadoras de 11W isto para cumprir 1W por litro (claro que neste caso colocava lampadas mais fortes), porque se for assim ao fim ao cabo não estamos a economizar nada.

 

 

Obrigado

Luis Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís.

 

As chamadas lampadas economizadoras referem a sua potencia, em Watts. Assim, quando dizem que têm 15 watts, por exemplo, são quinze watts que ela tem. Não mais, nem menos. 15.

 

O que se refere, nas embalagens, e terá algo de publicitario, é que esses 15 watts correspondem a 80 (acho que é mais ou menos isso) watts, mas nas lampadas de filamentos, aquelas antigas de bolbo e filamento incandescente, cujo rendimento era ( e é),muito baixo, transformando grande parte da energia recebida em calor, dsperdiçando-a (a energia), e não em luz, que é o que se pretende.

 

Ora, como esse tipo de lampada não é usado em aquariofilia, e como até as de menor rendimento utilizadas (creio serem as fluorescentes t8, de um modo geral, embora hajam lampadas destas muito boas, com um indice de eficiencia superior a 90%), estão a anos luz das tais de filamento incandescente, nunca se poderá dizer, cá para os nossos lados, que os 15 w de uma economizadora corresponde a mais do esses mesmos 15 w.

 

Cumps

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TEnho no aqua pequeno (a ver se ponho fotos) uma lampada das "economizadoras" mas não é normal. É uma das que se enrolam sobre si mesmas. Corresponde a 25 Watts verdadeiros (125 falsos) e não liberta calor.

 

Para aquas pequenos até acho que é uma boa solução. Tem é de se procurar bem as coisas...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, as ditas lâmpadas economizadoras não passam de simples lâmpadas fluorescentes compactas. Quando falam de economia é em relação ás lâmpadas incandescentes. Uma lâmpada fluorescente de 20W emite o mesmo fluxo luminoso que uma incandescente de 100W o que dá uma poupança de energia. Para o nosso caso em concreto (aquariofilistas) uma lâmpada fluorescente compacta ou não tem o mesmo gasto energético variando a temperatura de cor de lâmpada para lâmpada, importando o lugar onde a vamos por se tivermos espaço para uma grande ou para uma pequena.

Editado por ivan albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No caso concreto das lâmpadas economizadoras servem ou não para a aquarofilia?nesta altura ando num dilema entre escolher lâmpadas florescentes ou lâmpadas economizadoras , isto porque estou a construir uma calha e a minha duvida é o que escolher , sendo que as lampadas florescentes podes escolher o espectro , e nas lâmpadas economizadoras conseguimos juntar mais watts num curto espaço.

Alguém consegue me ajudar.

Peço desculpa ao autor do tópico estar a colocar a questão.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José.

 

No caso concreto das lâmpadas economizadoras servem ou não para a aquarofilia?nesta altura ando num dilema entre escolher lâmpadas florescentes ou lâmpadas economizadoras , isto porque estou a construir uma calha e a minha duvida é o que escolher , sendo que as lampadas florescentes podes escolher o espectro , e nas lâmpadas economizadoras conseguimos juntar mais watts num curto espaço.

A pergunta mais importante é, o que queres colocar no aquário, em termos de plantas, e qual a litragem e dimensões do aquário?

 

A partir daí, as hipóteses podem ser muitas, consoante o que o teu bolso diga...

 

Em termos de montagem, as economizadoras podem ser as mais fáceis, mas a minha opinião é que em termos de distribuição da luz não serão as melhores. Ou temos bastantes lâmpadas a colmatar os sítios dos casquilhos e suportes, ou então a distribuição da luz nunca será tão boa/uniforme como usando uma lâmpada que preencha a totalidade, ou grande parte do comprimento do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José.

A pergunta mais importante é, o que queres colocar no aquário, em termos de plantas, e qual a litragem e dimensões do aquário?

 

A partir daí, as hipóteses podem ser muitas, consoante o que o teu bolso diga...

 

Em termos de montagem, as economizadoras podem ser as mais fáceis, mas a minha opinião é que em termos de distribuição da luz não serão as melhores. Ou temos bastantes lâmpadas a colmatar os sítios dos casquilhos e suportes, ou então a distribuição da luz nunca será tão boa/uniforme como usando uma lâmpada que preencha a totalidade, ou grande parte do comprimento do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luís,

 

A sitaução é a seguinte , estou a montar um aqua que têm cerca de 130 litros brutos , para manter as plantas com a regra 1w/1 lt teria que ter cerca de 140 watts , agora a questão , como posso ter 140watts ? se as lampadas se o máximo que consigo é ter 30 watts por lampada? as dimensões do aquário são 1.00x0.40x0.40.

Como a calha foi construida por mim acho que a solução passa por colocar várias economizadoras.

Agora um pergunta de algibeira , só consigo lampadas com o máximo de 30watts para esta dimensão? ou existem com mais potência? porque tenho um aqua de 300 litros que já trazia uma calha 3x30 watts , isto significa muito pouca luz para as plantas, como posso dar mais luz?

 

Abraço e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José.

 

Para essa litragem e dimensões, o que aconselho é:

 

4*36W PLL ou 4*39W T5 HO, se bem que iria mais rapidamente para as T5, pois o comprimento total do vidro é superior. Ou seja, cada PLL de 36W tem à volta de 37-38 cm de vidro da lâmpada, enquanto que as T5 HO de 39W têm só em vidro, pouco menos que 84 cm.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José.

 

Para essa litragem e dimensões, o que aconselho é:

 

4*36W PLL ou 4*39W T5 HO, se bem que iria mais rapidamente para as T5, pois o comprimento total do vidro é superior. Ou seja, cada PLL de 36W tem à volta de 37-38 cm de vidro da lâmpada, enquanto que as T5 HO de 39W têm só em vidro, pouco menos que 84 cm.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas Luís,

 

Um sitio onde possa comprar esse tipo de lampadas?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.