Discus...


Recommended Posts

Tenho de pensar muito bem... pois como sou estudante, já é complicado para mim gastar dinheiro nos Discus, quanto mais em Portagens e gasolina :blush:

Pá... um discu em loja fica-te na casa dos 30€ aqui para esta zona centro e a qualidade como te disse é sofrível.

Os do João por exemplo estão a 15€ cada, mas há mais criadores aqui no tópico... podem é não ter de momento bichos para vender.

Os 15€ de diferença de um discu pagam uma viagem de comboio ou de expresso a Lisboa para os ires buscar :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 89
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Pá... um discu em loja fica-te na casa dos 30€ aqui para esta zona centro e a qualidade como te disse é sofrível.

Os do João por exemplo estão a 15€ cada, mas há mais criadores aqui no tópico... podem é não ter de momento bichos para vender.

Os 15€ de diferença de um discu pagam uma viagem de comboio ou de expresso a Lisboa para os ires buscar :blush:

é tudo isso nas contas e ter o prazer de conhecer o nosso amigo JOÃO

que é um dos nossos GURUS aqui na matéria e um tipo 5*************

e ainda mais ver os progenitores dos que irias comprar que são com cada

solha que vai lá vai por tudo isso acho que vale mesmo a pena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas vossas respostas... a vossa ajuda foi bastante preciosa...

 

No entanto, confesso-vos que dando uma olhada pelos outros tópicos aqui do fórum fiquei com "medo" de ter discus.

 

Por mais que os ache fantásticos, fiquei com medo dos cuidados que tenho de ter com eles.

 

A começar pelo meu aquário, que pelo que li em tópicos semelhantes é pequeno (180L)...

 

... Passando pelo filtro (é interno) (o aquário é da Juwel) ... A filtrar tenho o filtro branco normal, a esponja verde, turfa, cerâmica e a esponja azul...

 

Depois os cuidados a ter com a alimentação.... saio de manhã cedo de casa para ir para a Universidade e só chego já perto desta hora...

 

 

... Muitas Tpas... embora consiga compreender o porquê, o que é certo é que o meu aquário mudando a água de 15 em 15 dias, apresenta sempre nitratos, nitritos e amónia a zero...

 

... depois disto tudo fiquei um bocado desanimado :)

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás na altura certa para tomares decisões sem te arrependeres.

 

Gostas dos discus mas tens duvidas se terás o tempo e a dedicação necessárias. Na tua situação eu pensaria bem se de facto me iria aventurar nos discus, porque quando queremos ter peixes de qualquer espécie devemos ter a certeza que estamos preparados para os cuidados que eles vão precisar.

 

Se achas que não tens hipotese de os manter em condições, será preferivel escolheres uma outra espécie que te agrade e para a qual tenhas disponibilidade e quem sabe mais tarde quando terminares a universidade e começares a trabalhar , já não tenhas outra disponibilidade.

Eu pelo menos funciono assim. Há uma série de peixes que adoraria ter, mas de momento não posso cuidar deles com a atenção que necessitam e por esse motivo, vou aprendendo sobre a espécie e quando um dia tiver condições já poderei arrancar :drinking:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes perfeitamente ter discos e e alimentá-los duas vezes ao dia. quando sais de casa e quando chegas

Quanto às tpa's sabes que é uma coisa que mal tenhas um tempinho tens de a fazer, e acredita eu tb não tenho tempo e chego tarde a casa, mas por vezes lá faço o esforlço e faço a tpa semanal

uma tpa demora num aquario desse tamnho 35 minutos com aspiração de fundo, faz-se num isntante.

 

Olha os meus discos andam gordos e alegres

 

 

Cada faz o que pode, sabes é que tens de perder tempo com eles, principalemente ao fds, não tens de estar sempre a olhar para eles, só se ter tornares viciados, que é caso de todos e quando chegas a casa ficas fixado no aquário. ntretanto vai juntando umas massas para comprares um tanque à séria.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes perfeitamente ter discos e e alimentá-los duas vezes ao dia. quando sais de casa e quando chegas

Quanto às tpa's sabes que é uma coisa que mal tenhas um tempinho tens de a fazer, e acredita eu tb não tenho tempo e chego tarde a casa, mas por vezes lá faço o esforlço e faço a tpa semanal

uma tpa demora num aquario desse tamnho 35 minutos com aspiração de fundo, faz-se num isntante.

 

Olha os meus discos andam gordos e alegres

Cada faz o que pode, sabes é que tens de perder tempo com eles, principalemente ao fds, não tens de estar sempre a olhar para eles, só se ter tornares viciados, que é caso de todos e quando chegas a casa ficas fixado no aquário. ntretanto vai juntando umas massas para comprares um tanque à séria.

 

Abraço

 

Este que tenho com todo o material, areão, plantas, rochas, troncos, filtragem etc etc ficou-me quase em 500€ :drinking: Estou feito então. Mas confesso que adoraria ter um aquário bastante maior :) :D O problema são mesmo os preços :)

 

Em relação ao sistema de filtragem, é aceitável ou nem por isso? Claro que sei que um filtro externo é do melhor que há, a questão é que também é caro e vida de estudante é díficil :D Este filtro dará para alguma coisa ?

 

Obrigado mais uma vez

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este que tenho com todo o material, areão, plantas, rochas, troncos, filtragem etc etc ficou-me quase em 500€ bigsmile Estou feito então. Mas confesso que adoraria ter um aquário bastante maior :) :) O problema são mesmo os preços :!:

 

Em relação ao sistema de filtragem, é aceitável ou nem por isso? Claro que sei que um filtro externo é do melhor que há, a questão é que também é caro e vida de estudante é díficil :) Este filtro dará para alguma coisa ?

 

Obrigado mais uma vez

 

 

Eu tenho num aquário de 220 litros, dois filtros um 2213 e fluval 304, é a melhor maneira de evitar dissabores com esses peixinhos, porque é uma filtragem muito superior à necessária, e ainda permite que possas intervir nos filtros alternadamente sem rebentares com a filtragem biológica toda, o que normalmente dá a zar.

 

Quanto ao filtro um eheim é o melhor que há, dos clássicos de preferência, porque são os melhores para os discos. são como os mercedes, bons e andam sempre.

Para discos é o melhor, se soubesse só tinha eheims mas uma pessoa normalmente só descobre depois de ter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho num aquário de 220 litros, dois filtros um 2213 e fluval 304, é a melhor maneira de evitar dissabores com esses peixinhos, porque é uma filtragem muito superior à necessária, e ainda permite que possas intervir nos filtros alternadamente sem rebentares com a filtragem biológica toda, o que normalmente dá a zar.

 

Quanto ao filtro um eheim é o melhor que há, dos clássicos de preferência, porque são os melhores para os discos. são como os mercedes, bons e andam sempre.

Para discos é o melhor, se soubesse só tinha eheims mas uma pessoa normalmente só descobre depois de ter.

 

 

Pois, também já me disseram que sim... quando tiver um aquário sem filtro interno vou pensar nisso... talvez se conseguir que mais tarde me deêm algum dinheiro por este, compre um aquário maior, ou mande fazer à medida e depois compre um desses filtros.

 

Por enquanto terei de ficar mesmo com este aquário e com este filtro bigsmile

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva HUGO

o tamanho desse aquario depende da quantidade de discus

que queiras ai meter como é obvio não dá pra muitos

quanto ao material que existe no mercado eu

pessoalmente tanbém prefiro eheim

tenho um aquario eheim prof

filtro eheim 2229 seco humido

o que chega perfeitamente para este aquario

e cá em casa a maior parte do que tenho é tudo

EHIEM

isto é a minha opinião muito pessoal não quer dizer

que as outras marcas não sejam tão boas quanto esta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva HUGO

o tamanho desse aquario depende da quantidade de discus

que queiras ai meter como é obvio não dá pra muitos

quanto ao material que existe no mercado eu

pessoalmente tanbém prefiro eheim

tenho um aquario eheim prof

filtro eheim 2229 seco humido

o que chega perfeitamente para este aquario

e cá em casa a maior parte do que tenho é tudo

EHIEM

isto é a minha opinião muito pessoal não quer dizer

que as outras marcas não sejam tão boas quanto esta

 

Obrigado!

 

De facto parece ser a melhor solução, mas enquanto tiver este aquário vou manter mesmo o filtro interno.

 

Mais tarde, quanto tiver dinheiro para comprar um bastante maior, irei adquirir um filtro dessa marca... espero que os Discus se aguentem nestas condições bigsmile

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite a todos!

 

Estive aqui a dar uma vista de olhos pelo Fórum e cheguei à conclusão que às tantas será mesmo boa ideia comprar um filtro externo.

 

O meu aquário actual tem 160L... mas futuramente estou a pensar em adquirir um maior e queria que o filtro que vou comprar desse para usar nesse aquário. (Ainda não sei de quanto irá ser, mas provavelmente de uns 450 / 500litros).

 

Que marca / modelo me aconselham? (Sera, Eheim, Fluval...)

 

E onde me aconselham a comprar?

 

Estive aqui a ver no ebay e são muito mais baratos lá... e como sou estudante... bem, já sabem :sleeping:

 

Obrigado pela vossa ajuda.

 

Cumprimentos.

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Finalmente adquiri os meus Discus.

 

São 2 Pigeon Blood (queria marlboro, mas não encontrei :Fade-color )

 

Gostaria de saber se há algum tipo de cuidados especiais que deva ter agora com eles, nomeadamente desparasitação, etc etc.

 

Comprei-os ontem ao final da tarde.

 

Comida para eles, tenho aqui flocos e uma papa cuja receita tirei daqui do forum. O que devo dar 1º? Disseram-me que se lhes começar a dar papa não vão querer outra coisa...

 

 

Já agora setup do aquário:

 

180L

Filtro Interno de Esponja (a bomba tem um difusor de O2 que faz alguma corrente...)

Filtro Externo Fluval 404

PH 6.5

Dureza 2

Amónia 0

Nitratos 0

Nitritos 0

 

 

Com os Discus tenho 30Néons, 4 corydoras e 2 ancistrus.

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Dá-lhes papa, flocos, granulado e bichinhos de àgua salgada (artémia, krill).

Se são pequenos alimenta-os várias vezes ao dia e MUDA ÀGUA, MUITA ÀGUA.

E chega.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Dá-lhes papa, flocos, granulado e bichinhos de àgua salgada (artémia, krill).

Se são pequenos alimenta-os várias vezes ao dia e MUDA ÀGUA, MUITA ÀGUA.

E chega.

JPM

 

Ok João, vou experimentar a ver que tal se dão...

 

Ainda estão muito medrosos, escondidos num canto do aquário, mas já sei que é normal :)

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

águinha , muita águinha, e comida de qualidade

Flocos, granulado, papa, artemia e krill

 

se não comerem limpa o fundo passados cerca de 1 hora hora e meia( pode ser que entretanto pastem do fundo), para não ficara comida a poluir

 

se teimarem em não comer , tenta larva de mosquito vermelha , não é o melhor , mas resulta sempre

Editado por joao costa

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

águinha , muita águinha, e comida de qualidade

Flocos, granulado, papa, artemia e krill

 

se não comerem limpa o fundo passados cerca de 1 hora hora e meia( pode ser que entretanto pastem do fundo), para não ficara comida a poluir

 

se teimarem em não comer , tenta larva de mosquito vermelha , não é o melhor , mas resulta sempre

 

Ok João!!!

 

Obrigado pela vossa preciosa ajuda, mais uma vez!

 

Abraços!

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de comprar mais um Discu... ou melhor... acabei de o salvar.

 

Estava numas condições bastante más... e acho, não tenho a certeza, que vem doente...

 

Presumo, que tenha aquela doença dos buracos na cabeça, embora ainda não tenha 100% certeza.

 

Como posso confirmar o diagnóstico e tratá-lo?

 

Obrigado!!!

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNCA se compra um discu doente.......

Tens aquario de quarentena?????

 

Cometes-te um grande erro

se tem buraco na cabeça está carregado de hexamita ou spironucleus, e tem carencias vitaminicas e minerais......

 

Cometes-te uma loucura

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNCA se compra um discu doente.......

Tens aquario de quarentena?????

 

Cometes-te um grande erro

se tem buraco na cabeça está carregado de hexamita ou spironucleus, e tem carencias vitaminicas e minerais......

 

Cometes-te uma loucura

 

 

 

Pois eu sei que sim, mas o bicho ia acabar por morrer ali anyway, ainda por cima é muito bonito.

 

Como posso confirmar se está doente e caso seja Hexamita, tratá-lo?

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNCA MAS NUNCA se compra um discus que se suspeite doente.

Ao tentares salvar o "gajo" estás a arriscar a vida dos outros 2.

Agora oberva-o bem, tenta pô-lo a comer oferecendo diversidade de alimentos e caso não resulte prepara-te para agir.

De uma forma comoda, compra o medicamento da ESHA, HEXAMITA e segue as instruções.

Boa sorte.

JPM

 

Ps-> Recorda que 1 vez é um erro mais vezes é :) .... :)

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNCA MAS NUNCA se compra um discus que se suspeite doente.

Ao tentares salvar o "gajo" estás a arriscar a vida dos outros 2.

Agora oberva-o bem, tenta pô-lo a comer oferecendo diversidade de alimentos e caso não resulte prepara-te para agir.

De uma forma comoda, compra o medicamento da ESHA, HEXAMITA e segue as instruções.

Boa sorte.

JPM

 

Ps-> Recorda que 1 vez é um erro mais vezes é :) .... :)

 

 

Obrigado João... vou tentar ter a certeza se ele está doente ou não... tentei dar-lhes flocos aos 3, mas parece-me que não quiseram comer... vou tentar a papa...

 

Mais uma pergunta, João... esse remédio da Esha, não há a venda em Portugal, pois não?

Editado por Hugo Félix

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há sim , em lojas de aquariofilia.....

se não encontrares, tens de fazer flagyl( compra-se na farmacia)

1 comp para 50lt de água

dois tratamentos por dia intervalados de tpa durante 3 dias

 

O gajo tem Buracos na cabeça??? está magro??? as fezes são esbranquiçadas????

 

tens aquario hospital??????

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há sim , em lojas de aquariofilia.....

se não encontrares, tens de fazer flagyl( compra-se na farmacia)

1 comp para 50lt de água

dois tratamentos por dia intervalados de tpa durante 3 dias

 

O gajo tem Buracos na cabeça??? está magro??? as fezes são esbranquiçadas????

 

tens aquario hospital??????

 

Obrigado pela resposta João,

 

Já mandei vir o Hexamita...

 

O Discu não está magro... tem umas manchas pequenas na cabeça, mas acho que não são buracos.

As fezes ainda não vi.

 

Ele nada com os outros, mas agora está "deitado" à superfície do aquário... :)

 

Não, por enquanto ainda não tenho aquário hospital :)

 

Pronto, foi um erro de principiante... :)

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais