Reprodução do Neolamprologus Brichardi


Visitante

Recommended Posts

Olá!

 

Possuo o que penso ser um lindo casal de Brichardis num aquário de 60 litros (Pelo menos um deles não tem as pontas das barbatanas dorsal e anal pontigudas).

 

Aprontei umas cavernas, uns recantos e umas sombras para eles viveram nas rochas já que eles se reproduzem em cavernas.

 

Já alguem reproduziu brichardis? É fácil ou dificil? (as informações que obtive são contraditórias). E depois do casal feito demoram muito a desovar? E será que os brichardi machos arranjam par facilmente ou são esquisitos com as damas?

E qual o tempo de incubação dos ovos?

 

Obrigado

Esta espécie é muito bonita.

 

Sam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens a certeza de que são um casal? o formato das barbatanas não é uma distinção muito fiável. A diferença de tamanho entre macho e femea e o formato da cabeça do macho são pistas mais seguras. Caso sejam mesmo um casal, é apenas uma questão de esperar e observar o seu comportamento. Trata-se de uma espécie relativamente fácil de procriar. Podes ver mais informações aqui:

 

http://www.africancichlids.net/Tanganyika/...hardi/index.htm

 

http://www.cichlid-forum.com/photogallery/

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

 

Eu já fiz várias criações de Brishardi's. A distinção dos sexos nestes peixes é dificil, mesmo a nível das barbatanas dorsal e anal. O formato da cabeça é uma boa pista mas só se nota quando os peixes já são adultos.

Eu fiz criação no meu aqua comunitário, na altura com companhias também do Malawi e sempre consegui salvar parte dos alevins. Os pais são bons defensores.

Os meus faziam criações consecutivas aproximadamente de 2 em 2, 3 em 3 semanas. Começaram aí com uns 30 alevins e agora andavam pelos 60.

O meu casal escolhia sempre um pote de barro que tinha no aqua, e à volta desse pote afastavam toda a areia, criando um buraco até ao fundo do aqua.

Eu tenho estado a falar no passado, porque a minha femea morreu, apos ter saltado para fora de água quando estava num algidar aquando de uma limpeza geral ao aqua.... mas já comprei outra... pelo menos assim parece. Comprei uma femea tendo dezenas delas de criação, mas é de evitar criações entre parentes directos devido a problemas genéticos, tenta fazer o mesmo.

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Nunca tive experiências em reproduzir Brichardis mas gostaria de te relatar algo que tenho presenciado.

 

Existe uma loja onde costumo ir que num aquario de bateria onde estão o casal de brichardis, um tropheus, ocellatus e synodontis multipuntactus neste momento têm bastantes alevins nascidos lá!

 

No entanto como referi não tenho qualquer experiência mas pelo que me relatam os funcionários não existiu nenhum cuidado especial.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas :D

 

Não conheço (ainda) bem a espécie mas creio ser um casal de Brichardis já que a forma da cabeça é diferente. Porém, um dos peixes ainda não é adulto o que pode confudir-me quanto aos sexos. ALém disso, julgo serem um casal já que ainda não observei quaisquer atitudes de defesa de território. E este aspecto é tanto mais determinante por o meu aquário ter apenas 60 litros (limpos). Sei que os machos são territoriais... por isso mais um motivo para pensar que tenho um par.

Também li que eles se reproduzem com facilidade. Comprei até um pó especial para os ciclideos de África Oriental que coloca os valores da dureza e do PH ideiais para os Brichardis. Por isso tenho muita expectativa na sua criação. Mal posso esperar :?.

É pena estar a colocar a pressão nos peixes, eles hão-de sentir e não procriar ( estou a brincar).

 

Pois vou aguardar pelas próximas semanas. Estou a contar que na mudança parcial de água desperte os instintos dos meus peixes.

Ah, o meu aquário está a finalizar o ciclo do azoto. Isso pode ter influência negativa na tendência À desova?

 

Cumprimentos

 

Puer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Se ainda estás a finalizar o ciclo do azoto não deverias ainda ter colocado os peixes :D . O buffer que utilizas para aumentar o pH e a dureza também cria alguma instabilidade dos parâmetros da água enquanto não conseguires estabilizar.

 

Penso que estes dois factores retardarão a eventual criação dado que os peixes ainda não se encontram nas condições ideiais...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

Como o Shiva disse nao devias ter colocado os peixes antes de teres o aquario ciclado. Quanto ao PH cuidado com as alteracoes porque se forem muito bruscas podes matar os peixes.

 

Tambem deves ter cuidado com as mudas de agua. Eu tenho estado a usar bicarbonato de sodio na agua que vou colocar no aquario de modo a aproximar o PH a agua que esta no aquario (o buffer tambem serve embora seja muito mais caro) e tenho tido o cuidado de colocar um termostato para aquecer a agua a mesma temperatura (isto tudo antes de colocar a agua no aquario).

 

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...