Ajuda para inicio em salgados


MIX

Recommended Posts

Comprar um suporte e uma luz HQI de 150 watts deve ficar por uma pequena fortuna, não?  
Oi... nem por isso. Cada vez estao mais baratos !!

 

eu sei que isso depende do que se mete lá dentro mas...

 

Exacto... para alem disso, se quiseres aproveitar bem so uma HQI, coloca num aquario tipo 80 * 60 * 50 ou algo que nao ultrapasse os 90 cm de comprimento. :roll:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Boa dica!

 

Uma outra coisa, estive a ver vossa Biblia (The Modern Coral Reef Aquarium Vol.1 de Svein Fossa e Alf Nilsen) e fiquei estupido. O livro custava quase 20 contos :D Por acaso não se arranja isso por ai mais barato?é que com esse dinheiro quase monto um salgado ( tou a brincar )

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas mesmo assim estamos a falar de quantos euros?é que tenho de ver bem isso... e eu nunca comprei nada pela internet ( mas quero experimentar :D ) Não se conseguirá através de uma FNAC ou assim?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

Antes de isso (Fossa Nielson) compra o livro do Bonerman... e muito mais barato e e muito bom. :D

Fica-te por uns 35 euros no maximo... de qualquer das maneiras nao precisas de os comprar ja. :wink:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ajudava se me desses o titulo do livro :) estou a brincar não leves a mal. Também não estou com muita pressa porque eu não vou montar um salgado nos tempos mais proximos ( o orçamento está fininho ). Mas de certeza que um dia vou montar um, e grande, até lá vou-me instruindo... sem stress.

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Sr. Marco Madeira, então mas o livro do borneman não é um pouco avançado/específico demais?

Eu sinceramente não o li mas pelo que folheei fiquei com a ideia que era mais específico sobre os cuidados e manutenção de corais em cativeiro.

Será que fala com a mesma profundidade que o fossa e nilsen sobre a montagem e práticas de manutenção sobre os aquas de recife?

De qualquer das maneiras esse é um livro que pretendo comprar....

Já agora tenho a certeza que já vi o livro do fossa à venda por preços na casa dos setentas €... garanto que vale bem o investimento.

De qualquer das maneiras (estou-me a repetir :) ) neste fórum existe toda a informação necessária para montar um aquário de recife com sucesso.

Para quem percebe inglês, há também os fóruns americanos e portais dos respectivos fóruns onde existem imensos artigos para iniciados e para os mais avançados. No entanto um livro é sempre um livro mas há muita gente que anda nisto há muitos anos e que não tem nenhum.

 

A l e x a n d r e (ex-manklit)

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Sr. Marco Madeira, então mas o livro do borneman não é um pouco avançado/específico demais?  
de qualquer das maneiras nao precisas de os comprar ja....

foi o que escrevi ó Sr, Dr. Alexandre !! :D

 

De qualquer das maneiras (estou-me a repetir  ) neste fórum existe toda a informação necessária para montar um aquário de recife com sucesso.  

Para quem percebe inglês, há também os fóruns americanos e portais dos respectivos fóruns onde existem imensos artigos para iniciados e para os mais avançados. No entanto um livro é sempre um livro mas há muita gente que anda nisto há muitos anos e que não tem nenhum.

 

Exactamente !! Tudo dito !! :)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhor que um livro são mesmo voçes todos que para além de saberem o suficiente tem conhecimento da realidade Portuguesa e isso é sempre melhor! Mas um livro é sempre um livro... mas por 90 euros?Já era...

 

Vou pesquisar mais um pouco sobre salgados.

 

P.S. Devia haver uma secção para as montagens passo a passo!assim comparavam-se as ideias e além disso era informação de fácil acesso para novatos :)

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.S. Devia haver uma secção para as montagens passo a passo!assim comparavam-se as ideias e além disso era informação de fácil acesso para novatos

 

Como já disse aqui anteriormente, está em estudo essa possibilidade. É só preciso haver alguma disponibilidade de tempo por parte de todos, o que nem sempre é fácil... :?:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Aproveitando a boleia... tenho mais uma pergunta para o Marco, ou para os outros que possam ajudar.

 

Pelas dicas que deste tomando como exemplo um aqua de 60, falaste em TPAs de 10% e reposição da água evaporada com água mineral "7 fontes" no caso. Então e o sal, onde é que entra nisto tudo? Se fôr sempre adicionando água doce... não estou a perceber :(

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo bem contigho Prates?

 

Não percebi muito bem a tua pergunta, mas acho que já tens a resposta na própria pergunta :(

 

Uma coisa são TPA, onde retirar água salgada e colocas água salgada, como é evidente.

 

Outra coisa é repor a água evaporada e aí, como só evapora água doce, só se repõe água doce. Aliás como só evapora H2o (água pura) só deveria entrar H2O, o que mesmo com RI/DI não é fácil e é por isso que as algas vão aparecendo ;) (ou também por isso...)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi...

existem dois tipos diferentes de adicionar agua...

 

tens a agua de reposicao, ou seja, e a agua doce que tem de se voltar a por no aquario devido evaporacao de agua diaria.

 

e tens as TPA's (trocas parciais de agua) que sao as trocas semanais ou mensais ou semestrais que sao as trocas de agua salgada...

 

agora, para a agua de reposicao usas 7 fontes com kalk...

na TPA's colocas 7 fontes com densidade identica a do aquario..

 

no entanto e sempre preferivel agua de osmose. Com 7 fontes, vais criar algumas condicoes para as algas, e nesse caso, aconcelho-te macro-algas, kalk, equipa de limpeza etc... :(

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ok! Tinha entendido mal a 1ª explicação do Marco. Não estava a ver como é que se repunha a água salgada... bastava ter pensado um pouco :(

 

Obrigado aos dois!

 

Viva Hugo... desde a última vez que falámos, que o bichinho andava por cá, apesar de adormecido... acho que está a acordar ;) ... mas é apenas fase de estudo, não vai ser para já! Não há pressas!

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo! Pressas são inimigas da razão como se costuma dizer. E se isto em Aquariofilia doce tem uma abrangência muito maior em reefs, atinge proporções inimagináveis.

 

Com calma, vai pensado no que queres, quando queres gastar, etc, etc, etc.

 

Qualquer coisa já sabes :(

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais