Killis E Ovos


Miguel.RS

Recommended Posts

  • Replies 195
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

As minhas calhas de iluminação não estão incorporadas na tampa. Se puseres a mão em cima da tampa, directamente por cima das lâmpadas estará mais quente.

É ai que deves por.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ppl deramm 3 ovos questoes: onde os por o que preciso e isso tudo abraços

 

Viva

 

Se calhar era mais fácil responder-te se nos informasses de que espécie se trata.

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então... quer dizer... que vou ter com comprar uma calha com luz... sim.. porque o futuro aquario para os meus killis... tem tudu menos lampada... visto oxigenação e filtração e aquecimento serem desnecessários agora a lampada para os ovos é que é um pouco pior...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então... quer dizer... que vou ter com comprar uma calha com luz... sim.. porque o futuro aquario para os meus killis... tem tudu menos lampada... visto oxigenação e filtração e aquecimento serem desnecessários agora a lampada para os ovos é que é um pouco pior...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então... quer dizer... que vou ter com comprar uma calha com luz... sim.. porque o futuro aquario para os meus killis... tem tudu menos lampada... visto oxigenação e filtração e aquecimento serem desnecessários agora a lampada para os ovos é que é um pouco pior...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por dentro de um recipiente com cerca de 2 dedos de água, ou então podes colocar em turfa e esperares uns 15 dias ou 3 semanas, mas aí tens de verificar os ovos frequentemente para que vejas se estão prontos a eclodir ou não.

Eu ecludo os meus num recipiente com água. Adiciono umas gotas de Fungol para evitar que funguem e espero.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são ovos de f.n'suka

 

Como já te explicaram mais ou menos o que fazer e como te estás a iniciar neste hobby permite-me corrigir uma pequena coisa... habitua-te desde já a dar os nomes correctos aos peixes (é provável que quem tos tenha dado se tenha esquecido): Fundulopanchax gardneri Nsukka.

 

Parece uma mariquice, mas à medida que fores avançando no hobby vais ver que não é.

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

N'sukka (ou lá como se escreve) em turfa? :shock:

 

Não digo que não seja bom, que evite que os ovos funguem, etc..., banha da cobra...

 

Mas os meus eclodiam em água com pH da ordem de 7.2-7.4...

Aliás, prova disso é que mantenho um alevim dessa espécie, que é totalmente herbívoro :lol: O ovo dele deve ter ficado agarrado no musgo de java que transladei mais tarde, para um aquário de camarões. Esse alevim eclodiu numa caixa de 5 litros, com muitos nitratos e fosfatos, temperatura de 27 graus e areação da bomba de ar... nada mais. E apenas tem tido contacto com imensas plantas. Nunca provou qualquer espécie de comida sem serem verduras.

Está num plantado, onde não dou comida a ninguém. Ou se vinga nos infusórios, ou então não sei...

Já tem cerca de 1 mês, e conta com o módico tamanho de 1 cm 8)

Acho que o gajo manda vir pizzas de fora... só pode :P

 

E quem diz N'sukka, diz Akure...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N'sukka (ou lá como se escreve) em turfa? :shock:

 

Muita gente faz isso. Colecta os ovos das MOP e em vez de os colocar em água usa turfa e coloca os ovos em cima da turfa.

Como sabes tens turfas com diferentes pH. Basta procurares num centro de jardinagem.

Quanto mais baixo o pH, mais ácido ela contem, assim mais sorte terás evitando a formação de fungos.

Não quer dizer que seja um método fiavel a 100% que não o é, mas há quem faça a incubação de ovos de não anuais em turfa.

Tal como há quem faça incubação de anuais em água, somente em água...

 

Infusorios não são plantas. São seres unicelulares.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É tão banha da cobra incubar ovos de F. gardneri em turfa que eu incubo todos os meus ovos de F. nigerianus "Jos Plateau" nela. E todos os meus Rivulus. E garanto-te que se não fosse assim se calhar teria perdido mais ovos do que aqueles que perco.

 

Os F. gardneri são semi-anuais... tens de contar com pelo menos 5 semanas de icubação. Dentro de água correm muitos riscos de apanharem fungos. De facto a maior parte dos criadores de Fundulopanchax e afins utilizam água para os incubarem... e com sucesso... mas como dizia alguém na TV há uns anos atrás "Não negue uma ciência que à partida desconhece!".

 

Há um mês atrás atirei para dentro de um aquário uns 20 ovos de uma espécie de Rivulus. Dentro do aquário apenas tenho musgo de Java. Vejo lá 5 peixes a nadar... é claro que uma andorinha não faz a Primavera! :lol:

 

Eu coloco turfa fervida bem húmida e bem lavada em taças de plástico. Por cima da turfa coloco um disco de algodão e coloco os ovos por cima deste. Observo na prefeição o seu desenvolvimento, os ovos que ficam brancos, muito poucos fungam e quando estão prontos a molhar é só colocar dentro de água.

 

Se este método é de estranhar o que não dizer daqueles que utilizam areia para posturas de peixes anuais!!! :shock:

 

Saraiva.f: vais ter que ser tu com a experiência que vais ganhando que vais descobrir qual o melhor método para ti.

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Infusorios não são plantas. São seres unicelulares.

E alguém disse que eram? Acho que tu melhor que ninguém, deves saber que eu sei o que são infusórios...

 

Nunca provou qualquer espécie de comida sem serem verduras.

(...)

Ou se vinga nos infusórios, ou então não sei...

Com isto não quero dizer que infusórios são plantas...

Mas que os infusórios aparecem nas plantas... se não, então ensinaste-me mal :lol:

 

É tão banha da cobra incubar ovos de F. gardneri em turfa que eu incubo todos os meus ovos de F. nigerianus "Jos Plateau" nela. E todos os meus Rivulus. E garanto-te que se não fosse assim se calhar teria perdido mais ovos do que aqueles que perco.

Acho que me interpretaste mal...

Eu não sou nenhum entendido em Killies, nem serei...

 

Apenas sou apreciador. A minha experiência com killies durou cerca de 3 meses. Obtive muitos ovos (Akure e N'sukka). Óbvio que compreendo que a turfa seja boa para evitar fungos. Não digo o contrário. Apenas achei "desnecessário" para o peixe que é, que pelo que sei, e pude experimentar são muito prolíferos... Eu em média, colectava 100 ovos por semana do meu casal de Akure. Fartei-me de guardar ovos. Dava-os aos tetras como comida...

 

Óbvio que dependendo do casal, mais fácil ou difícil será colectar ovos. Mas pelo que li e me aconselharam, estas espécies que mencionei, são bastante prolíficas...

 

E eu, dava-me bem com o simples molhar em água. Como vocês dizem, se calhar teria uma percentagem muito maior de ovos saudáveis, se usasse turfa... aliás, nunca disse o contrário...

 

Na minha terra, "banha da cobra" significa que tem mil e um usos... Não que é um placebo (que funcione ou não)... :P

 

Mas se ainda estás incrédulo com as minhas palavras:

 

Não digo que não seja bom, que evite que os ovos funguem, etc..., banha da cobra...

 

Mas os meus eclodiam em água com pH da ordem de 7.2-7.4...

Mas lá está... lá por os meus se darem bem assim, não quer dizer que funcione com todos os ovos de N'sukka ou Akure... :shock:

 

Espero ter esclarecido qualquer dúvida sobre a minha intervenção...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esclarecidissimo da minha parte.

Uma das coisas interessantes dos killis é isso mesmo. Aquilo que funciona contigo, pode não funcionar comigo e tu conheces muito bem a minha "colecção". Eu tenho muito pouco sucesso em incubações em turfa e safo-me muito bem em incubá-los só em água.

O Ricardo pelos vistos safa-se melhor com a turfa. Lá está isto varia de um para outro.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Olá.

 

Na minha terra, "banha da cobra" significa que tem mil e um usos... Não que é um placebo (que funcione ou não)... :lol:  

 

Mas se ainda estás incrédulo com as minhas palavras:

 

Não digo que não seja bom, que evite que os ovos funguem, etc..., banha da cobra...

 

Por mim está esclarecido... foi mesmo uma questão de interpretação... é que "banha da cobra" para os meus lados é algo que se vende e que não vale a garrafa em que está embalado... ou seja, não presta!

 

Também não sou nenhum expert... vou dando uns toques! :P Mas tenho aprendido muito com os erros que cometo, por isso gosto de por vezes meter uma "cavaquita na fogueira" de forma que os outros não cometam os mesmos erros que eu! :shock:

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tens a certeza que o gardneri “herbívoro” só come salada?.....não tens

no plantado outros habitantes que se estejam a reproduzir?

Pois... é curioso.

Só tenho dois SAE (com comprimentos da ordem dos 5 cm) e caracóis.

A menos que o peixe consiga alimentar-se de caracóis pequenos... :D

 

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais