Pre Filtro De CarvÃo Activado - Reciclagem?


Recommended Posts

Eu uso dois pré-filtros de 10" com carvão activado para remover o cloro da agua logo à saída do contador.

O Cloro evapora-se em contacto com o ar. Será que se nós fervermos o carvão activado e depois o passar-mos pelo forno, para secar bem, podemos reutiliza-lo nos filtros?

Alguém já experimentou este procedimento.

 

Obrigado.

 

Logisburg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Eu uso dois pré-filtros de 10" com carvão activado para remover o cloro da agua logo à saída do contador.

O Cloro evapora-se em contacto com o ar. Será que se nós fervermos o carvão activado e depois o passar-mos pelo forno, para secar bem, podemos reutiliza-lo nos filtros?

Alguém já experimentou este procedimento.

 

Obrigado.

 

Logisburg

 

 

Já estou a testar a solução há cerca de dois meses e até agora, está a funcionar muito bem, utilizo regularmente o teste de Cloro e sempre a Zero.

 

Logisburg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim o carvão é reutilizável se for bem tratado.

O funcionamento é bastante simples. As partículas têm milhões de microporos com apenas alguns nanometros de tamanho. Esse tamanho é aproximadamente o tamanho da maior parte das moléculas e por isso o carvão activado "sequestra" essas moléculas e retira-as da água, processo chamado de adsorção.

Para voltar a reutilizá-lo só se tem de mudar as condições do ambiente, para que as moleculas adsorvidas sejam libertadas. No caso do cloro, é possível que o aumento de temperatura limpe o carvão.

Mas o facto do cloro estar a 0, não quer dizer que o carvão esteja a funcionar. Mesmo em aquários sem carvão activado o cloro liberta-se relativamente rápido por evaporação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso dois pré-filtros de 10" com carvão activado para remover o cloro da agua logo à saída do contador.

O Cloro evapora-se em contacto com o ar. Será que se nós fervermos o carvão activado e depois o passar-mos pelo forno, para secar bem, podemos reutiliza-lo nos filtros?

Alguém já experimentou este procedimento.

 

Obrigado.

 

Logisburg

 

 

Olá LORISBURG

Apesar de o cloro se encontrar muitas vezes em estado líquido ou até sólido (sobretudo para piscinas), o cloro não deixa de ser um gás. É por isso mesmo que este se "evapora" com alguma facilidade. Eu apenas retiro a água directamente da torneira e deixo "repousar" 24 horas para as TPA's.

Já agora, nas minhas criações de Discus, e sempre que utilizei carvão, tive surtos de Hexamita (ainda que possa ser coincidência)

Ainda acrescento que na minha opinião o carvão não só retira da água o cloro como muitos mais elementos que podem ser essenciais aos nossos peixes.

Um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá LORISBURG

Apesar de o cloro se encontrar muitas vezes em estado líquido ou até sólido (sobretudo para piscinas), o cloro não deixa de ser um gás. É por isso mesmo que este se "evapora" com alguma facilidade. Eu apenas retiro a água directamente da torneira e deixo "repousar" 24 horas para as TPA's.

Já agora, nas minhas criações de Discus, e sempre que utilizei carvão, tive surtos de Hexamita (ainda que possa ser coincidência)

Ainda acrescento que na minha opinião o carvão não só retira da água o cloro como muitos mais elementos que podem ser essenciais aos nossos peixes.

Um abraço e boa sorte

Viva Miguel Santos,

 

Eu estou a usar um sistema DIY para as TPA's em que a agua vai para o aqua directamente da rede, vem dai a necessidade do carvão activado.

Não estou a usar o carvão no filtro do aqua, é só na TPA.

Até agora, cinco meses com discos "só" tive que fazer tratamento uma vez, um deles deixou de comer e outro conseguia-se ver as veias pelo lado de fora da boca, tratamento com Flagyl e tudo 5*. Mas acho que fui eu o culpado, podia ter-me saido mais caro, introduzi cardinais, não deviam estar bons, de trinta, sobreviveram 4. Nunca mais facilitei, plantas ou peixes, passa tudo pela quarentena.

 

Um abraço e obrigado.

 

Logisburg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o carvão é reutilizável se for bem tratado.

O funcionamento é bastante simples. As partículas têm milhões de microporos com apenas alguns nanometros de tamanho. Esse tamanho é aproximadamente o tamanho da maior parte das moléculas e por isso o carvão activado "sequestra" essas moléculas e retira-as da água, processo chamado de adsorção.

Para voltar a reutilizá-lo só se tem de mudar as condições do ambiente, para que as moleculas adsorvidas sejam libertadas. No caso do cloro, é possível que o aumento de temperatura limpe o carvão.

Mas o facto do cloro estar a 0, não quer dizer que o carvão esteja a funcionar. Mesmo em aquários sem carvão activado o cloro liberta-se relativamente rápido por evaporação

 

Na realidade, pelas minhas experiências estou a chegar á mesma conclusão que tu avanças. O carvão reutilizado dura praticamente o mesmo tempo que o novo.

Eu estou a fazer o teste a agua que sai dos pre-filtros, não é na agua do aqua. Tambem fiz o teste a agua da rede para ver se o teste estava bom. Deu cloro na agua da rede, não muito mas ficou amarelo(teste sera CL).

Nem que seja para limpar eventuais bacterias que contaminem o carvão, ponho-o em agua a ferver durante quinze minutos e de seguida vai num tabuleiro a secar para o forno durante meia hora.

 

Um abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá.

Embora erradamente, ao longo dos tempos foi-se ficando com a ideia de que este sub-forum foi criado para se tirar duvidas à cerca da construção caseira de tudo quanto diga respeito à aquariofilia. Foi-se tornando tão enraizado que até nós, equipe de moderação, deixamos de ligar a tal facto.

Mas de quando em quando, convem alertar que para topicos deste tipo existe já um subforum, que é o EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS E MANUTENÇÃO . Este serve exclusivamente para quem constroi, colocar aqui os seus projectos, eventualmente apoiado com fotos, de modo a mostar como fez. Duvidas ácerca de como se faz, é no já referido subforúm.

Desta forma,

Topico movido.

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.