Discus Num Aquário Sem Tampas!


indian_joe

Recommended Posts

Boas,

 

 

Vou montar um aquário com 1500x500x500 com uma calha Aquaden (Rui Alves), e a minha dúvida reside no facto de colocar ou não tampas no áqua...

 

Em primeiro lugar se os discus têm o costume de dar uns Vôos para fora do áqua???

Em segundo vantagens e desvantagens de ter um áqua aberto???

 

Obrigado a todos desde já pelas respostas... :P

Cumprimentos,

José Graça

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José

Escolhi que o meu aqua fosse aberto por uma questão estética. Achos muito mais bonitos. Já ouvi falar em problemas de humidade... pó à tona da água... nunca tive nada disso... mas por acaso conheço quem tinha problemas com a humidade. Em relação aos peixes saltarem ou não... posso-te afirmar por experiência própria que já tive peixes suicidas, inclusive dois discus, um dos quais morreu e outro por sorte eu estava na sala e salvei-o. Estava quase para tapar o aqua quando percebi que afinal o problema era dos parâmentros da água... demasiado cobre e nitratos associados a pouc oxigenação, numa fase má do aqua, que deram origem ao problema. Assim que isso foi resolvido nunca mais tive "kamikazes" lá em casa...a não ser uma ou outra ampulária de longe a longe...que vão subindo e quando dão por elas já estão a fazer a curva!...mas n é por aí... :wink: Mantém-se aberto e nunca mais tive problemas!

Espero ter ajudado com o meu caso prático.

Abraço,

 

Marinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma rede de buracos largos, presa nos cantos, deve prevenir os suicidios e não deve cortar a luz...

É uma ideia... que pretendo por em pratica quando partir para um projecto semelhante!

 

Ab

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José,

 

Em tempos já tive a mesma duvida. O membro duarte36, aconcelhou-me que uma barra de vidro de 10cm no perimetro do aqua, resolveria o problema, no caso dos discus.

 

O que te posso dizer é que até agora nunca nenhum saltou(obrigado Duarte!). Tenho 9 em 150*60*60 desde à cerca de 1 ano.

Tambem nunca tive os problemas de humidade que o marinho refere... e o pó da superficie resolvi com uma especie de escumador para agua doce.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Editado por Luis Dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho, na minha modesta opinião, que foi o que me deram também quando fiz a mesma pergunta que tu.

 

:wink: Deves ter tampas no aquário, porque:

 

consegues reduzir a evaporação da água e muito (eu vejo pelos que tenho abertos e fechados)

 

Os dicus volta e meia e não é só uma questão de qualidade da água, pode haver um susto com qualquer coisa, uma camisola que tenhas, chegares muito rápido ao aquário, acenderes a luz da sala sem eles te verem, tudo o que possa ser normal para nós, serve para os assustar e destarem a nadar que nem uns loucos dentro do aquário, e se não tiver tampa é muito natural que saltem e puff.

 

Além disso, muitas das particulas em suspensão no ar, não conseguem entrar em contacto com a água (pó, ambientadores, insecticidas, ...)

 

Isto é só a minha opinião.

 

Abraços e boa sorte

Editado por MeMySelfAndI

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Havia por aqui à uns tempos um post de alguem que tinha um disco que tinha saltado por 4 cms de espaço...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas disponibilizadas e pela vossa experiência transmitida.... :puppydogeyes:

Eu na minha opinião um aquário destapado é mais bonito (mas isto é minha opinião), mas o MeMyselfAndI também aponta aqui o factor da evaporação no verão que se deve traduzir nuns litros valentes por dia, o que aproveitando serve para as TPAs que no verão passam a ser diárias, mas o preocupante seria tb o facto da ocorrência de humidade nas paredes e tecto adjaccentes. Penso que uma calha suspensa sobre o aquário quando este possui tampas estando a calha a alguns 15 de distância do Áqua em termos de difusão da luz, não sei se será o mais apropriado... e ainda contar com o factor de condensação na tampa do aquário que com as constantes mudanças de temperatura (Noite/Dia) começa a formar pequenas manchas que causam obstrução à passagem de luz (Fenómeno observado no meu aquário de 54L). E por último, mas muito importante a perda de peixes ;)... O que tenho constado no meu aqua de 54L que não tem tampa e uma calha feita por mim "DIY", quando encho em demasia o aqua, existem sempre uns Red's a tentarem a sua sorte no mundo exterior, uns consigo vê-los e volto a colocá-los no interior novamente (Aguentam bastante tempo cá fora, ás vezes penso que estão mortos devido ao seu aspecto e quando lhes toco mexem-se) e outros acabam por secar no exterior do aqua (Shrimps malucos) e já me saltaram tb 2 guppys cá para fora acabando por morrer...

 

Um abraço,

José Graça

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Havia por aqui à uns tempos um post de alguem que tinha um disco que tinha saltado por 4 cms de espaço...

 

 

Fui eu biggrin e voltou a suceder, mas eu estava lá e voltei a meter.

 

E não eram 4 mas 3cm!!!

 

Mas fica aqui a solução, como já aqui foi dito:

 

- Os discus saltam normalmente encostados aos vidros. Não como as trutas ou salmões. Encostam-se aos vidros e lá vão eles.

 

É resolvido com uma antepara largam nos vidros, pode ser perfeitamente as travas.

 

Isto aprendi com um brazileiro, ele colocava simplesmente esferovite encaixado, pq fazia muito calor e não podiam ter tampa.

 

Humidade eu tenho, mas só no inverno, locais mais frios e humidos como o Minho é um problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá duarte,

 

É resolvido com uma antepara largam nos vidros, pode ser perfeitamente as travas.

 

Quando te referes a travas, depreendo que estejas a falar das travessas francesas? Desculpa a minha ignorância.. :oops:

 

Um abraço,

José Graça

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso mesmo travas francesas :morning:

 

Acima de 120cm nos aquários são aconselhadas travas, por causa do vidro opalar e rebentar com a força da água.

 

Mas depois tem o inconveniente da limpesa dos vidros (colocar as mãos dentro) é mais chato, embora haja pessoal que diz bigsmile mãos dentro do aquário?

 

Eu limpo os meus assim, claro que se tem que ter os devidos cuidados de higiene.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alguém conhece alguém que possua um aqua com 1,5m sem travessas francesas???

 

Cumps,

José Graça

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ter travessas ou não depende da grossura do vidro. Se for suficientemente grosso não precisa de travessas. Há é pessoal que quando constroi aquarios gosta de ir aos limites dos materiais. Aconselho que metas travessas françesas.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão João, ainda por cima com crianças em casa, não vou correr riscos, embora as ache pouco estéticas...

Obrigado a todos pelas vossas respostas :smilecolros:

 

Cumps,

José Graça

Editado por indian_joe

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais