Lá Entro Eu Nos Salgados


Recommended Posts

Bem, lá tirei fotos. Antes de mais nada, apenas a água, aqua e rochas é para manter.

A localização, a calha e a quantidade de água disponível, é tudo provisório.

Data da montagem, é mais ou menos perto de 18 ou 17 de Abril. Foi algures nessa semana...

 

Para já, o aqua está nos arrumos, leva com luz solar por cima e pela frente, que atravessa as telhas transparentes e as janelas foscas. Está em cima da minha bancada de trabalho, debaixo de uma estrutura de 150cm x 50cm que veio com o meu aqua grande. A ver se o meu camarada da empresa vai lá buscar o raio da estrutura ou se a corto com a rebarbadeira e levo ao Ecoponto...já estou farto de a ter ali à espera do novo dono.

 

Geral do bicho. Especial atenção às barras de persianas, componente especial da minha calha, apoiada em suportes de alumínio. :? Mas as barras de persiana resultam, é fácil colocar mais lâmpadas, basta colocar mais barras, são brancas para reflectir melhor, são de plástico, nada de metal perto do aqua. :(

 

foto1.jpg

 

 

Geral, mais a direito, para se ver bem que tenho rocha viva a mais. :silly: Rocha de um aqua desmontado, salvo erro, mais de 1 ano de uso. Veio cheia de alga coralina e um monte de bicharada agarrada. Até mexilhões tem, mas acho que estão mortos. Muitos pedragulhos, apenas um compridão e uns pedaços mais pequenitos. A bomba à direita é de 800Lt/h, provisória. Tive de lhe pôr uma "boca" para desviar a corrente para o vidro, no lado esquerdo do aqua, a areia tinha fugido.

 

foto2.jpg

 

 

Os meus 2 supostos Zoanthus miniatura, 1 dos 3 caracóis da praia, alguedo verde lindo.

 

foto3.jpg

 

 

Zoom das lâmpadas, escumador DIY, seguindo o esquema da lenitita. Espuma que se farta, o desgraçado!!! E é só uma pedra difusora das normais, ainda não chegaram as de madeira.

 

foto4.jpg

 

 

Balastros aparafusados a barras de persianas.

 

foto5.jpg

 

 

Minha grande Sump. Do lado direito, está a minha bomba de teste. Ainda não tenho a bomba definitiva. Também ainda me falta acabar a tampa da sump e montar as tubagens de retorno.

 

foto6.jpg

 

 

Esqueci-me de tirar foto à "overflow-box".

A minha ideia é retirar água à superfície com a "box", entrar na sump, bater em cima de fragmentos de Rocha Viva ou em Bioballs (qual é o melhor????), escumador, divisórias-mata-bolhas, refúgio pequenito, bomba de retorno, entrada no aqua por tubos de 1/2'', um tubo em cada canto do aqua, para fazer a corrente.

 

Entre a entrada da água e o escumador, também tem espaço para Rocha. Pouco, mas tem.

No refúgio, estou a pensar colocar areia de coral, rocha viva, alga Caulerpa, a nossa "alface do mar" e ver se aparece lá bichezas e plâncton, para os habitantes do aqua.

 

Futuramente:

Luz por cima da Sump para alimentar as algas, com foto-período diferente do aqua, para fazer tampão ao pH.

Tampa na sump feita de acrilico transparente.

Calha do meu aqua de 60cm de água doce, modificada para 2 lampadas de 18w actinicas; 2 PC, ou 4 PC ou 1 de 18w Daylight.

O aqua vai ficar tapado, com ventiladores na zona das lampadas e ventiladores para a superfície da água.

 

De notar que acho mais piada a corais do que a peixes. Nota-se as preferências, no meu aqua de água doce acho mais piada às plantas do que aos peixes... :mrgreen:

Se calhar é por se mexerem muito.

 

Agora, dúvidas:

- Ando a fazer TPAs com água do mar, 10Lt por semana. Devo manter, que quantidade e frequência de TPAs é melhor?

- Na entrada da água na sump, a água deve bater em Rocha viva ou em Bioballs? Qual é o melhor?

- O refúgio ali, boa ideia, asneira, mais valia estar quieto?

- Iluminação, qual a melhor configuração (2 de 18w actinicas, e 2 PC, ou 4 PC ou 1 de 18w Daylight)?

- Quando posso pôr companhia para os caracóis, assim nassários, camarões, eremitas...é que não tenho testes nenhuns, apenas testes de pH, Fosfatos, Nitratos e Ferro, mas são de água doce, nem sei se servem para salgados. De amónia e Nitritos, nunca tive e não faço tenções de comprar.

 

Para já chega, depois pergunto mais coisas. :mrgreen:

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Agora, dúvidas:

- Ando a fazer TPAs com água do mar, 10Lt por semana. Devo manter, que quantidade e frequência de TPAs é melhor?

- Na entrada da água na sump, a água deve bater em Rocha viva ou em Bioballs? Qual é o melhor?

- O refúgio ali, boa ideia, asneira, mais valia estar quieto?

- Iluminação, qual a melhor configuração (2 de 18w actinicas, e 2 PC, ou 4 PC ou 1 de 18w Daylight)?

- Quando posso pôr companhia para os caracóis, assim nassários, camarões, eremitas...é que não tenho testes nenhuns, apenas testes de pH, Fosfatos, Nitratos e Ferro, mas são de água doce, nem sei se servem para salgados. De amónia e Nitritos, nunca tive e não faço tenções de comprar.

 

Para já chega, depois pergunto mais coisas. :(

 

Para já, parabens pela engenhoca, esta brutal. Nunca tinha pensado em estores para fazer uma calha....

 

e sim são zoanthus

 

As duvidas..

 

Tpa´s, 10%-20% semanal.

Na entrada de agua mete rocha. Não metas bioballs em lado nenhum. Enquanto as rochas transformam-te directamente a amonia em no3 com as biobolls tens o ciclo completo, coisa que os corais não gostam muito.

Refugio, para mim só superior. Em baixo vai acumular muito lixo que vem do aquario.

a iluminação não percebi bem...

Podes meter já. Alias com essa rocha, até peixes podes meter. A rocha pelo que dizes ta mais que ciclada e com tanta....

Testes tambem não tenho e governo-me bem sem eles..

 

vai postando

 

abraço

Editado por Luis Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Bem-Vindo oficialmente ao lado dos salgados :P

 

Grandes engenhocas que vao praí, uma pessoa tem que se safar como pode. Eu como não tenho grande jeito para essas coisas, tenho que me safar de outra forma.

A tua rocha tá bastante bonita, cheia de coralina, só é mesmo pena o layout, tá com as rochas amontoadas. Mas depois quando mudares o aqua de sítio, dás um jeito a isso cheers

 

Vai colocando actualizações.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para complementar o que já foi escrito anteriormente.

 

O refúgio na sump tem também a desvantagem de grande parte da microvida que por lá se cria, ser destruída aquando da passagem pela bomba de retorno. Se queres fazer algo estilo refúgio podes sempre colocar caulerpa ou caetomorpha para ajudar na exportação de fosfatos.

 

Os testes de doce servem bem para os salgados por isso podes utilizar sem problema.

 

Como estás a pensar fazer a reposição? E quando tencionas começar a adicionar Kalkwasser?

 

Os balastros em cima das barras das persianas não é um pouco perigoso? Ou esses não aquecem muito?

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao mundo dos salgados...

 

Ainda bem que a dica do escumador valeu a pena...

 

Está bom, dá só um jeitinho na disposição da rocha (na minha opinião)...

 

Julgo que já podes por ermitas e outros desse género, são muito bons para a limpeza das algas....

Editado por lenitita

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ah...ja passaste po Dark Side biggrin , tás lixado!!!

 

A tua bomba espero que vá a caminho amanhã ou no maximo quarta pelos CTT. Desculpa o tal atraso tão inconveniente....

De resto, com calma isso vai lá, quero é ve-lo quando estiver no sitio definitivo, aí tem que levar um jeito nessas rochas.

 

Bom progresso!!! Conta com a minha ajuda no que precisares.

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já, parabens pela engenhoca, esta brutal. Nunca tinha pensado em estores para fazer uma calha....

e sim são zoanthus

As duvidas..

Tpa´s, 10%-20% semanal.

Na entrada de agua mete rocha. Não metas bioballs em lado nenhum. Enquanto as rochas transformam-te directamente a amonia em no3 com as biobolls tens o ciclo completo, coisa que os corais não gostam muito.

Refugio, para mim só superior. Em baixo vai acumular muito lixo que vem do aquario.

a iluminação não percebi bem...

Podes meter já. Alias com essa rocha, até peixes podes meter. A rocha pelo que dizes ta mais que ciclada e com tanta....

Testes tambem não tenho e governo-me bem sem eles..

 

Os estores calhou. Tenho suplentes nos arrumos, por causa dos estores (persianas, cá no Norte) que tenho em todas as janelas. Quando pensei em montar o Nano, fui aos arrumos, a ver onde o ia pôr. Olhei, vi os estores. "Giro, encaixadas, parece uma calha. Olha, uma calha DIY!!!!" biggrin

Bem, rocha viva então. Obrigado, estava na dúvida.

Mantenho as TPAs assim sempre, ou diminuo????

Zoanthus, fixe, não me enganei.

A iluminação, estava a pensar fazer:

- 2 lampadas de 18w actinicas e 2 PC

- ou lampadas de 18w actinicas e 4 PC

- ou lampadas de 18w actinicas e 1 de 18w Daylight.

Qual a melhor configuração?

 

Para iluminar a sump, por causa das Macro-algas, ia pôr 2 PC brancas. Ia, e vou, a não ser que me digam que é má ideia.

Daqui a uns dias, vou buscar eremitas então.

Peixes, tem tempo. Vai levar com 2 Ocellaris, assim bonititos lá mais para a frente, o meu moço já queria desses à que tempos, no aqua de água doce...será que posso pôr 1 Gobio também? 3 peixes que não cresçem muito, devia dar, não?

Para quem já teve um aqua de 150cm na sala, 2 meses, só com água e poucas plantas, não tenho pressa para pôr bicharada no nano.

 

 

A tua rocha tá bastante bonita, cheia de coralina, só é mesmo pena o layout, tá com as rochas amontoadas. Mas depois quando mudares o aqua de sítio, dás um jeito a isso :wink:

 

Rocha a mais, dá nisto, tinha de caber no aqua, fosse como fosse...daí a sump, vai para lá os pedaços menores. Estive para despachar algumas, mas ponho na Sump. Estava a contar com rocha mais pesada, dava menos pedaços. Mas aquela é muito porosa, leve que se farta.

DIY, é questão de práctica. Faço coisas mais difíceis, na empresa. A maior parte das vezes, nem sei o que estou a fazer quando estou a trabalhar.... :P

 

 

 

O refúgio na sump tem também a desvantagem de grande parte da microvida que por lá se cria, ser destruída aquando da passagem pela bomba de retorno. Se queres fazer algo estilo refúgio podes sempre colocar caulerpa ou caetomorpha para ajudar na exportação de fosfatos.

Os testes de doce servem bem para os salgados por isso podes utilizar sem problema.

Como estás a pensar fazer a reposição? E quando tencionas começar a adicionar Kalkwasser?

Os balastros em cima das barras das persianas não é um pouco perigoso? Ou esses não aquecem muito?

 

Bem, ponho alguedo então. Consumem nutrientes e fica bonito. Gosto de plantitas...Estou mais inclinado para “Spaghetti” Chaetomorfa ou Graciliera. http://www.reefforum.net/view.php?pg=algaseref2

Poupo nos testes novos, fixe.

Reposição, esperava não fazer ou fazer o minimo possível, mas vou usar a Sump para isso. Vou engendrar depois um DIY qualquer para não ter de fazer manualmente.

Kalk, o meu camarada da Exoreef ainda não tem o sistema de Osmose ligado, depois vou lá comprar a água. Se bem que kalkwassser percebo, sistema pinga-pinga, ainda não percebi bem. Muito me farto de ler mas ainda não atingi. Tenho de encontrar um esquema em funcionamento disto, ainda não percebi muito bem o pinga-pinga.

Os balastros não se percebe bem, mas estão bem longe da calha, pousados numa mesa, aparafusados a 2 pedaços pequenos de estores. Além de calha, servem como apoios de coisas...muitas utilidades!!!

 

 

 

Ainda bem que a dica do escumador valeu a pena...

Está bom, dá só um jeitinho na disposição da rocha (na minha opinião)...

Julgo que já podes por ermitas e outros desse género, são muito bons para a limpeza das algas....

Escuma e tudo, mas falta as difusoras de madeira para sair mais lixo.

Rocha está só ao molhe, depois tento melhor. Se bem que nunca empilhei rocha viva...

O alguedo é lindo, mais natural. Para já estão lá os 3 caracóis, mais uns dias e ponho eremitas

 

 

Boas,

Sérgio, desculpa desiludir-te, mas, essa calha de iluminação, não consegue ser tão feia como a minha. nyah

Acho que já devería estar a adicionar o Kalk. Outra coisa que reparei, é que o aquário tem uma tampa. Isto, não facilita em nada as trocas gasosas. Ainda por cima, vais colocar, também, tampa na sump. Força com isso.

 

Bolas, pensei que te ganhava com a calha...

kalk não devia ser só por causa dos corais??? É que só lá tenho 2 zoanthus pequenitos e algumas esponjas.

As tampas, é para diminuir a evaporação. Não gosto de água nas paredes e tectos.

Trocas gasosas, espero que os ventiladores na tampa resolvam. Se não, a difusora no escumador e ligações de ar à bomba, deve resultar. Acho eu... Em último caso, difusoras na sump, resultam?

 

 

Já agora, o escumador..

pelo que dá para ver na foto, as bolhas são transparentes e a agua no copo tb é transparente, se for assim, não esta a fazer muito. A agua deve ser escura e a cheirar bue mal....

 

Da última vez que limpei o copo, tinha água amarelada. Mas tens razão, olhei para fotos de escumadores e o meu tá fraquinho---->>> http://www.reefforum.net/showthread.php?t=2273&page=3

A última foto é um escumador de garrafa e caixa de cds, como o meu.

A ver se com a difusora de madeira resolve.

 

 

A tua bomba espero que vá a caminho amanhã ou no maximo quarta pelos CTT. Desculpa o tal atraso tão inconveniente....

De resto, com calma isso vai lá, quero é ve-lo quando estiver no sitio definitivo, aí tem que levar um jeito nessas rochas.

Bom progresso!!! Conta com a minha ajuda no que precisares.

 

Espero que chegue rápido, começa a fazer falta. Já ajudas com a bomba, vai ficar a matar.

 

 

E acabei as tubagens de retorno da bomba e a tampa da Sump.

Vou ver hoje se não me enganei nas medidas e colocar as tubagens no aqua, a ver se gosto da estética daquilo. Se me cheirar a arranjos em cima do joelho, desmonto e faço outra vez. Sou meio tinhoso no que faço.

 

A sump está à 2 dias em testes de fugas, cheia de água até à rolha. Para já, tudo porreiro.

 

Vai faltar a tampa do aqua, com a iluminação e os ventiladores. Tenho de pensar bem como vou adaptar a tampa que já tenho, do meu aqua de 60cm de água doce.

 

Na Bioaquaria tem sempre uns artigos porreiros sobre água salgada, bem bom aquilo. Eu até agora saltava essa parte, só me interessava água doce.

 

Já escolhi a minha prenda de anos, no site Amazon:

518RXBCAFZL._AA240_.jpg

 

ou então, este:

51QY64J80QL._BO2,204,203,200_PIsitb-dp-500-arrow,TopRight,45,-64_OU01_AA240_SH20_.jpg

 

Já agora, fundo para o aqua? Daqueles plásticos azuis? Ou Preto? Ou este:

foto1.jpg

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

ganda testamento as 6 da matina. Hora de acordar ou deitar?

 

Tpa´s, mantem sempre. Para alem do escumador, a tpa é o teu melhor amigo, só depois é que vem o cão biggrin

 

Qual vai ser as medidas do novo?

 

dependendo da medida eu ia para lampadas de 18w actinicas e 4 PC. No fundo, o maximo de iluminação.

 

Macro algas na sump é boa ideia. Mete a Chaetomorfa.

 

O kalk ajuda a establizar isso desde do inicio. PAra alem do mais, a alga coralina esta a consumir carbonatos e calcio desde do inicio...

O sistema pinga pinga n é complicado. È simplesmente um bidom ou garrafão onde tens a mistura de kalk e que deita o conteudo pinga a pinga.Normalmente usa-se aquelas coisas do soro.

 

Quanto a livros, o 1º ja li, e recomendo!!!

 

O fundo, prefiro todo uniforme ou preto ou azul, mas tambem não te preocupes demasiado com isso. Passado uns tempos, já so ves alga coralina.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ganda testamento as 6 da matina. Hora de acordar ou deitar?

Por acaso, hora de trabalhar....turno da noite.....tentei responder a todos, daí o post enorme. Era falta de educação minha, esquecer-me de alguém, já que tantos vieram dar dicas. Desde já, obrigado, assim fica mais fácil.

 

 

Qual vai ser as medidas do novo?

medidas - comp x larg x alt

Aqua - 60 x 30 x 35

Sump - 26 x 26 x 53

 

 

dependendo da medida eu ia para lampadas de 18w actinicas e 4 PC. No fundo, o maximo de iluminação.

Lâmpadas de 18 w e 4 PC então, pelos vistos, luz nunca é demais.

 

 

Macro algas na sump é boa ideia. Mete a Chaetomorfa.

Fixe. Vou ter de procurar, a ver quem me arranja disso.

 

 

O kalk ajuda a establizar isso desde do inicio. PAra alem do mais, a alga coralina esta a consumir carbonatos e calcio desde do inicio...

O sistema pinga pinga n é complicado. È simplesmente um bidom ou garrafão onde tens a mistura de kalk e que deita o conteudo pinga a pinga.Normalmente usa-se aquelas coisas do soro.

Já andei à procura de sistemas de soro para fazer CO2 quimico para meu aqua de água doce, mas não encontrei. Corri umas poucas de fármacias, na altura.

Ainda em Outubro fui operado a um joelho, gastei soro que me fartei e nem me lembrei de pedir às enfermeiras os meus sistemas de soro usados. :morning:

Alguma alma caridosa me envia disso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sergio.

 

Vou ver se arranjo por aqui, se encontrar, mando com a bomba.

 

Beijinho

 

Se mandares a bomba e encontrares os estranguladores de soro (ou o sistema de soro completo), já só vai faltar a alga Chaetomorfa e os burriés, nassários, eremitas...

 

Alguém tem alga Chaetomorfa que me possa enviar? :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bomba que é uma beleza.

Estive a fazer um silenciador para abafar o ruido de queda de água no tubo de queda para a sump. A ver se a silicone seca e amanhã ponho o dia todo a trabalhar.

Está a ficar na hora de mudar o salgado para o sitio definitivo.

Já tenho a bomba de 2500Lt/h e o sistema de soro (obrigado Xana!!!!), só me falta arranjar a água de Osmose. Já corri umas poucas de lojas, e nada. Vou a mais algumas e começar a chatear membros aqui do fórum, que moram perto de mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bomba que é uma beleza.

Estive a fazer um silenciador para abafar o ruido de queda de água no tubo de queda para a sump. A ver se a silicone seca e amanhã ponho o dia todo a trabalhar.

Está a ficar na hora de mudar o salgado para o sitio definitivo.

Já tenho a bomba de 2500Lt/h e o sistema de soro (obrigado Xana!!!!), só me falta arranjar a água de Osmose. Já corri umas poucas de lojas, e nada. Vou a mais algumas e começar a chatear membros aqui do fórum, que moram perto de mim.

Se fosses de perto...arranjava osmose na boa!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:arrow:

Ainda bem que serviu!

 

Tou a ver que vamos ter que te roubar a Teresa por uns minutinhos numa tarde antes de ela ir para cima, assim levas o escalar assassino(& Cia, caso me arranjem pretos) e talvez o Pedro tenha um tempito para te mandar aguinha. Que vos parece?

 

Beijocas

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe, deixem-me perguntar à minha moça. Acho que ela esta 6feira vem de comboio (ou seria de camioneta?).

 

Não estou lá muito contente com o barulho de queda de água na sump. Nem na overflow-box, já agora.

Se elimino o barulho de vez, o caudal diminui e a bomba faz o aqua transbordar. Se deixo ficar o barulho, o caudal fica porreiro mas eu subo pelas paredes (além de me começar a dar vontade fazer um xixizinho...) Terei de testar outras soluções.

 

Tipo isto:

http://www.rl180reef.com/frames.htm

http://ozreef.org/diy_plans/water_movement...e_stockman.html

http://ozreef.org/diy_plans/water_movement..._minimiser.html

 

Mais cenas nos próximos capítulos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe, deixem-me perguntar à minha moça. Acho que ela esta 6feira vem de comboio (ou seria de camioneta?).

 

Não estou lá muito contente com o barulho de queda de água na sump. Nem na overflow-box, já agora.

Se elimino o barulho de vez, o caudal diminui e a bomba faz o aqua transbordar. Se deixo ficar o barulho, o caudal fica porreiro mas eu subo pelas paredes (além de me começar a dar vontade fazer um xixizinho...) Terei de testar outras soluções.

 

Tipo isto:

http://www.rl180reef.com/frames.htm

http://ozreef.org/diy_plans/water_movement...e_stockman.html

http://ozreef.org/diy_plans/water_movement..._minimiser.html

 

Mais cenas nos próximos capítulos.

 

eu no meu uso um durso. Não faz barulho.

 

Pena que o escumador faz uma barulheira....

Editado por Luis Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fartei-me!!!! Enchi o saco!!! Arre para o barulho!!!

Tentei o durso, não aguentei o barulho. Quando quase conseguia, começava a transbordar o aqua. Não tenho mais pachorra.

 

Decidi-me, furos no vidro traseiro do aqua e uma overflow-box interna. Do tipo que o octopus tinha num post dele, um que tinha um "pente" feito com calha técnica.

Vou acabar de desmontar o meu aqua de 60cm de água doce e furar o vidro. Vou demorar a ter o sistema pronto da maneira como quero, mas tenho tempo, o aqua vai ciclando.

 

JÁ TENHO 4 ZOANTHUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aquilo está a espalhar-se bem, bem fixe.

 

Mais episódios dentro de instantes...

 

 

EDIT: enquanto estive a mudar a Rocha viva para a sump e a fazer novo layout no aqua, notei vários mexilhões pequenitos, bem coloridos. No meio da rocha, encontrei 2 caranguejos pequenitos, deixei-os no aqua, é mais bichos a passear. Devem ter vindo na RV e andaram escondidos este tempo todo.

Tinha na RV duas espécies de minhocas, com a parte traseira mais gorda. Não sabia o que era, em caso de dúvida, acabei com elas. Não encontrei fotos delas na net, e aquela frente em forma de tubo que esticava, não me inspirava confiança.

 

EDIT2: Fotos mais recentes. Ainda não está como quero, mas para lá caminha.

 

Meus lindos zoanthus:

 

foto8.jpg

 

 

E uma geral. À direita, escumador esquisito que encontrei, vamos a ver se resulta. À esquerda e ao centro, 2 pedaços de RV com algas, vão ficar na sump, um dia destes:

 

foto7.jpg

 

Gosto bastante deste layout. 2 montes de cada lado e 1 pedragulho ao centro, perto do vidro de trás. Layout cheio de buracos e declives. Depois de "plantar" corais ali, deve ficar engraçado.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem à 1h da manhã, fiz testes.

pH - 8,5

Nitratos - 5mg/Lt

Fosfatos - 0

Densidade - 1.025

 

Lá foi 2LT de kalkwasser durante a noite. Água destilada e uma colher de chá meio cheia de kalk. Não arranjo Osmose tão cedo, vai mesmo destilada, até arranjar Osmose. Já li que não se deve usar destilada, mas também já li quem usa sem problemas. Vamos a ver o que acontece.

Falhei foi na quantidade. O aqua verteu....não tenho evaporação de jeito, lá vou ter de tirar 1Lt de água do aqua antes de adicionar 1Lt de kalkwasser.

Já testei foi 3 tipos de escumadores, não sai lixo. Também, só tenho a equipe de limpeza (2 eremitas, 1 nassário e 1 nassarito) e algas. Não estou a alimentar com nada. Não devia começar a pôr granulado, ao menos para os limpadores terem comida, além do alguedo?

 

E já agora, posso pôr comida como a que dou aos peixes de água doce? Tenho 2 granulados para ciclideos, dáfnias, flocos, larvas de mosquito vermelhas secas, tubifex, artémia congelada, papa-feita-em-casa, congelada também, vermes de grindal, microvermes, tenébrios da farinha. Disto, posso usar alguma coisa? Ou tem mesmo de ser paparoca específica para salgados? Pergunta besta, mas não encontrei respostas em lado nenhum... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

tens de ter cuidado com o kalk. Isso é para despejar no pinga pinga, não em quantidade industrial. Realmente estranhei o teu PH tão alto, ainda por cima de manha.

 

O escumador não tem nada para escumar, claro que não tira nada de jeito!!

 

Sim,. podes por alguma comida.

 

Eu tenho dado comida para discos que tinha cá!!!

 

Ahh, e esse layout ainda pode ser melhorado, acho eu. Quanto as minhocas provalvelmente nem fariam mal. Já os carangueijos nem sempre são de confiança.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha que 1h da manhã, é meio da noite...

Fiz os testes a essa hora, depois pus em cima do aqua a garrafa de 2,5Lt de 7-Up a pingar 2 Lt de kalkwasser, toda a noite.

Sei é que a meio da manhã tinha o chão molhado, por ter o aqua cheio demais.

Ainda só testei a salinidade a meio do dia de ontem, 1.023. Não vi o pH por falta de tempo.

 

Pois, os caranguejos são pequenotes e só se desmontar o aqua é que os encontro, não os vejo.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.