Filtro Uv 15 Watts Com Tubos Pvc


Recommended Posts

Viva Davs!

A referência da lâmpada é só esta?

Quais as marcas que têem este tipo de lâmpada?

Desculpa o questionário... estas lâmpadas UVC 15w em termos de tamanho (comprimento) são mais pequenas que as lâmpadas fluorescentes de 18w?

Um abraço e agradeço desde já a ideia do DIY

 

Zé Manuel

 

 

Boas

 

Referência completa - " Philips TUV 15W G15T8 UV-C Long Life".

Há também de "marca branca" mas quiemam mais rápido.

Tamanho é de 43,6 cm, 45,2cm se contarmos com os pinos. Diâmetro é de 26mm.

Não é preciso agradecer. No que for preciso estou cá para ajudar.

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

onde é que compraste a lampada UV? e quanto custou?

 

essas lampadas são as vulgo luz negra?

 

 

Boas

 

Lâmpada podes comprar aqui . O preço está lá indicado.

 

Lâmpada negra e lâmpada UV - Germicida não têm nada a ver uma com a outra. Agora se quiseres fazer uma discoteca subaquática a conversa é outra!!

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

VÊ se esta também serve, é de 8w, acho que funciona na mesma, ora vê:

 

http://www.amidata.es/cgi-bin/bv/rswww/sea...e&Nr=avl:pt

 

 

é que destas tenho duas em casa, e vê só o preço na farnell, 5*.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

VÊ se esta também serve, é de 8w, acho que funciona na mesma, ora vê:

 

http://www.amidata.es/cgi-bin/bv/rswww/sea...e&Nr=avl:pt

é que destas tenho duas em casa, e vê só o preço na farnell, 5*.

 

 

Boas

 

Não consegui ver o link, dá erro... Fiquei com a impressão que a tal lâmpada serve para a construção de fotolitos das placas de circuito impresso! Se fôr esse tipo de lâmpada não acho que seja a mais aconselhável para isso. A gama de raios UV que irradia são totalmente diferentes. Para a construção de filtro UV para água, a lâmpada deve ser UV-C, também conhecida por germicida. Posso estar redondamente enganado em relação à tal lâmpada, mas como disse, dá erro ao clicar no link...

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lampada é esta http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q...Google&meta=

 

a que está no segundo item, parece que é apenas para insecticidas, não dá para isso né? Deve ser a tal para atrair insectos, ora bolas logo agora que eu estava pronto para construir duas. Mas já agora confirmas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Lâmpadas UV há muitas. Para aquilo que quremos, tem de ser UV-C ou germicida. Não vale a pena andar a inventar com outro tipo de lâmpadas UV. O aspecto de uma lâmpada UV, para o filtro dos aquários é do tipo da foto abaixo:

 

uv001.jpg

 

O tubo é transparente, não tem nada que enganar. O preço é realmente um dos condicionantes. É cara!

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essas penso que não, pois são insecticidas.

Mas a Amidata-RS tem umas que dão, são para gravar EPROMS, penso que são de 3W.

Agora não sei se a potência chega.

 

 

Boas

 

Essas tais das Eproms, julgo que dêem para o efeito, mas não são para gravar, são para apagar! Se deixares uma Eprom destapada, ao Sol durante um dia, ela não se grava! Os dados são apagados! :)

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Essas tais das Eproms, julgo que dêem para o efeito, mas não são para gravar, são para apagar! Se deixares uma Eprom destapada, ao Sol durante um dia, ela não se grava! Os dados são apagados! bigsmile

 

Cumps.

 

Davs

 

tens razão, sao as de gravar.

 

para apagar penso que são neons, estive a ver isso hoje.

 

acho que vou aproveitar 1 de 1 aparelho que já não é usado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

comprei a pouco tempo uma UV ( :drinking: absoluta falta de jeito para DYI) e a lampada é uma 36W mas no formato PC. isso faz com q o aparelho tenha 1/2 metro de comprimento em vez do habitual metro para esta potencia de lampada. investiguem os interessados em fazer UVs potentes mas que teem pouco espaço.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei a pouco tempo uma UV ( :drinking: absoluta falta de jeito para DYI) e a lampada é uma 36W mas no formato PC. isso faz com q o aparelho tenha 1/2 metro de comprimento em vez do habitual metro para esta potencia de lampada. investiguem os interessados em fazer UVs potentes mas que teem pouco espaço.

 

 

Boas

 

Esse UV de meio metro é bom para os lagos! Num aquário,só se o mesmo for de uma grande capacidade, aí acima de 1000 litros! 36 Watts num áqua "pequeno", é desperdício... mas como diz o outro, mais vale a mais que em falta!

 

Cumps

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos, particularmente ao Davs.

 

 

Antes de mais, parabéns pelo teu projecto.

 

 

Como referi num outro tópico, adquiri uma lâmpada UV de 55w para fazer um sistema de UV, claro! A questão é que não consigo arranjar balastros de 55w (as casas estão todas fechadas em Agosto). Além disso, disseram-me que os balastros agora são todos electrónicos. É verdade? Eu, sinceramente, não acredito. Se for esse o caso, o balastro é mais caro que a lâmpada.

 

 

Alguém me sabe dizer alguma coisa?

 

 

Abraço e obrigado,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como referi num outro tópico, adquiri uma lâmpada UV de 55w para fazer um sistema de UV, claro! A questão é que não consigo arranjar balastros de 55w (as casas estão todas fechadas em Agosto). Além disso, disseram-me que os balastros agora são todos electrónicos. É verdade? Eu, sinceramente, não acredito. Se for esse o caso, o balastro é mais caro que a lâmpada.

 

 

Em relação aos balastros, mesmo havendo dos "normais", os chamados de "reactância", é sempre preferível os electrónicos! Além de pouparam bastante energia, dão uma maior durabilidade à lâmpada propriamente dita. Não há aquele piscar, característico dos normais, com arrancador. Embora sejam mais caros, os electrónicos, a médio/longo prazo tornam-se mais económicos. Uma lâmpada com balastro electrónico durante cerca de 4 vezes mais que a mesma lâmpada com o balastro normal! Tenho na minha "oficina" no meu local de trabalho uma calha de iluminação com duas lâmpadas de 54 Watts, uma com balastro normal e outra com electrónico. A que está ligada ao balastro normal, já substituí 3 vezes! Ou seja, já vai na quarta lâmpada. A que está ligado ao electrónico está agora a "perder" um pouco, nas pontas, o seu poder de iluminação. Estou a falar de uma calha de iluminação dessas normais, não de aquário, que deve ser acesa umas 20 vezes por dia, ou mais! "Implementei" esse sistema em 2002, data da última grande remodelação que a loja sofreu, ou seja 5 anos! Há 5 anos que aquela lâmpada está a funcionar, sem problema. Claro está que uma lâmpada UV, embora continua a dar a "luz" azul característica, ao fim de sensivelmente 6000 horas, 3000 para alguns, deixa de ter eficácia. Pelo sim pelo não, é trocá-las de ano a ano!

Já vai longo o "desabafo" mas acho que assim não ficam dúvida.

 

Cumps

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Davs.

 

 

Muito obrigado pela resposta mais que esclarecedora.

 

De facto tenho conhecimento dessa grande diferença entre os balastros, mas queria ouvir o que a carteira sente: "compra dos normais que fazem o mesmo efeito". Mas pronto, vai ser um DIY a fugir para o carote, mas que tenho a certeza que fico muito melhor servido!! Vai ficar no total por uns 100, 110€ talvez, o que mesmo asism não é nada mau para um sistema UV de 55w ;)

 

 

Obrigado mais uma vez,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olá Davs.

Muito obrigado pela resposta mais que esclarecedora.

 

De facto tenho conhecimento dessa grande diferença entre os balastros, mas queria ouvir o que a carteira sente: "compra dos normais que fazem o mesmo efeito". Mas pronto, vai ser um DIY a fugir para o carote, mas que tenho a certeza que fico muito melhor servido!! Vai ficar no total por uns 100, 110€ talvez, o que mesmo asism não é nada mau para um sistema UV de 55w bigsmile

Obrigado mais uma vez,

Vitor Melo

já andaste com esse projecto de 55W? e tens a manga de quartzo de tamanho adequado? é que em qualquer UV de qualquer potencia é perigoso fazer sem a manga mas uma 55W deve mesmo aquecer a sério e o risco de choque termico e daí lampada rebentada é maior ainda...

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Peninha.

 

 

Não adquiri a manga de quartzo. Sinceramente nem procurei pois conheço o valor delas e se optasse por isso, bom, lá se ia o conceito DIY. Espero não ter problemas por não usar a dita manga!

 

 

Conheces alguém que tenha tido problemas? De facto a lâmpada deve aquecer um bocado, mas com tanta água a passar por lá, o mais certo é aquecer a água sem danificar a lâmpada. Pelo menos penso/espero eu. A lâmpada é para ficar ligada algumas horas por dia, não mais de 6 e, sendo balastro electrónico, posso fazê-la ligar e desligar durante alguns periodos de tempo, mesmo que isso diminua a eficiência do sistema (apenas quero o UV para queimar microalgas e não para esterilização da água).

 

 

Assim que possível coloco umas fotos do sistema UV.

 

 

 

Abraço e obrigado,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

ola. estou a pensar em começar agora o meu filtro uv de 15 w mas de um modo um bocado diferente deste, vou isolar so os bornes das pontas da lampada e deixar esta dentro de um tubo de pvc de 50 que passa dentro do meu filtro.

 

 

depois deste tempo todo gostava que alguem que tem isto montado me assegurasse que isto funciona e ainda ninguem rebentou a lampada com o tempo sem ser por choques termicos????

 

cumps

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

eu sei que isto está mais que enterrado, vendo a data do ultimo post mas.......... será que me podem ajudar ?? Não consigo entender como se fixa a parte dos "Bucins" nos topos dos T´s!!!

 

Passei pelo Leroi e não me conseguiram ajudar a encontrar os "Bucins", não tem outro nome?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Também há quem lhes chame passa-cabos.

 

No Leroy estão na zona das tubagens eléctricas, calhas técnicas ligadores e afins...

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais