Aiptasia


Pedro Pacheco

Recommended Posts

Caro Fernando,

 

Obg pelo relato, mas uma ou duas questão deixam-me apreensivo:

1ª - que tipo de pólipos andava ele a debicar pelo areão?

2ª - não o aclimataste a comer comida congelada antes de ir para o aqua (costumam gostar de mysis, artémia, larva vermelha, etc)? Tens corais, sabelas, etc ?

Eu tive um durante cerca de 2-3 anos, que comia tudo o que acima referi. Mas na altura não tinha aqua de recife, apenas de peixes.

Hoje, já não tenho dúvidas que ele coma aiptasia; a minha questão é se ele não come mais nada, depois da aiptasia acabar...

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando,

 

Este peixe é de facto fantástico. Os Chelmon assim como outros peixes adoram Artemia, parece-me a comida ideal para habituá-lo a comer comida morta congelada. Caso o Chelmon esteja reticente quanto à comida inerte podes também recorrer a náuplios de Artemia que são muito ricos nutritivamente. Em breve vou colocar neste tópico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=14974 umas fotografias de como faço a eclosão dos cistos (ovos) de artemia cá em casa. Aproveito para te perguntar há quanto tempo tens o aquário montado?

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo João Monteiro.

 

Desde já peço desculpa pelo meu engano pois não são pólipos que eu queria dizer mas sim espirógrafos que ele debicava nas rochas (estavam cheias disto) assim como duas sabelas que eu tinha e que deixaram de abrir. No areão ele come todos os bichinhos que aparecem (não sei como se chamam mas perecem pulgas e lagartas vermelhas). Devido a praga de aiptásias que me atormenta desde Abril/2004, 5 meses depois do início da montagem optei por não adicionar qualquer coral.

Não tive alternativa para aclimatizar o Chelmon para começar a comer congelados portanto foi directamente para o tanque. Vou experimentar as tuas sugestões e darei noticias. Desculpa se não respondi a tua questão mas com este comentário que fiz sobre o Chelmon quis apenas demonstrar o meu fascínio por este peixe.

 

Ricardo, tenho o aquário montado há apenas um ano. Aguardo pelo teu tópico sobre a eclosão dos ovos de artemia.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Caro Fernando,

Agora fui eu que estive fora (no bem-bom do nordeste brasileiro, roam-se de inveja, eheh) pelo que só agora te posso responder.

O teu relato confirma uma das minhas suspeitas: espirógrafos e sabelas... é com eles. Continuo com dúvidas em relação a alguns tipos de zoanthus.

Em suma...ainda hesito

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só para informar que me enchi de coragem e eliminei a colónia de aiptasias que tinha encrustada no meio de uma caulastrea, já há bastante tempo, como tenho vindo a informar.

Depois de 3 L. seticaudatas e 2 L. wurdemannis que so vi no dia em que entraram no aquário (continuando sempre a ver - e bem - as ditas 8 aiptasias que tinha no meio da caulastrea, a crescer muito saudáveis), usei o processo da chave de fendas quente.

Para quem não esteja familiarizado com o mesmo, aquece-se uma chave de fenda no bico do fogão e depois de estar bem quentinha é só tocar com a mesma nas aiptasias que elas derretem (literalmente). A operação aqui era complicada porque tinha que apontar muito bem para não tocar nos pólipos e, confesso, não tenho grande jetinho de mãos.

Mas, enfim, apaguei a luz para o coral recolher os pólipos, tirei-o para fora, apontei e... tzzzzzz. Derreti as oito.

Neste momento, já não tenho nenhuma aiptasia visível, embora deva ter bastantes escondidas. Como os também não vejo os Lysmatas, podem ser que andem entretidos com elas...

Abraços

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá pessoal.

 

A minha experiencia com as aiptasias é curta, mas para já penso que tenha resolvido o problema.

Depois de ter introduzido 2 L. seticaudatas e 2 L. wurdemannis , as aiptasias continuaram lá pavidas e serenas, durante 15 dias mais ou menos. Até que resolvi adicionar um Chelmon Rostratus. Depois de alguns dias deixei de ver as ditas cujas, pois fiquei muito feliz...

quanto ao chelmon para ja está a adaptar-se relativamente bem, melhor que eu esperava.

 

Antonio Rodrigues

155_135.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Aqui vai uma solução.

 

Há uma espécie de peixe (Chelmon rostratus) que é bom a controlar essa paraga! Se precisarem visitem a página em baixo e verão o que dizem:

 

http://www.liveaquaria.com/product/prod_di....cfm?pcatid=212

 

Este peixe merece alguma atenção, pois pode tornar dificil de manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Os camarões são estes:

Lysmata wurdemanni

Rhynchocinetidae sp

 

Atenção: li num artigo de uma revista de aquariofilia que só os Lysmata wurdemanni comem as aiptásias...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

eu também introduzi um wurdemani e o gajo gosta bem mais das artémias que dou aos outros peixes do que das aiptasias. Já lá está há 2 meses e a aiptasia continua a rir-se para mim.

 

O camarão é muito engraçado mas não é eficaz no combate a esta praga.

 

Infelizmente o meu aqua só tem 70x40x40cm e portantop é muito pequeno para um chelmon

 

d

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de ter morto as minhas aiptasias com o metodo do vinagre o Lysmata amboinensis foi direito a elas comeu tudo o que restava. incrivel, mas quando estavam vivas nao lhes tocava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

Como podem ter visto, dei uma solução para a aiptasia (Chelmon rostratus). Esta espécie destingue-se do Lysmata wurdemanni por conseguir comer as aiptasias maiores. Quanto ao Lysmata, este só come as mais pequenas! Eu tenho um Lysmata porque já tive aiptasia, mas como eu tratava dela mal aparecia, ainda pequena, quando itroduzi o Lysmata ele não teve problemas em controlar de imediato esta praga! Eu faria o mesmo que o SENNA no caso das aiptasias serem grandes e o Lysmata não querer nada com elas, mas em vez de vinagre seria Kalk. Assim davamos uma ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais