A Casa Dos Discus


Windrider

Recommended Posts

Olá.

Não se dá pelo tempo a passar, mas já lá vão 3 meses desde a montagem.

É tempo de uma pequena retroespectiva.

Dia 1:

1br.jpg

Dia 21:

21br.jpg

Dia 42:

42br.jpg

Dia 77:

77br.jpg

O aqua agora está uma miséria, cheio de filamentosas, á conta das quais já dei uma poda radical ao plantio.

Vamos a ver se com potássio levo a coisa ao sítio.

É estranho, porque os nutrientes até estão equilibrados.

Curiosamente, a rotala sp green parece que parou de crescer e de deitar aquela folhinhas verdinhas com a intensidade que era habitual.

Em contraponto, a ludwigia arcuata, que não andava nem desandava, de repente deu um pulo.

A linmophila, em contraponto, cresce que é uma coisa estúpida.

Algum dos senhores Plantadores-Mor pode dar-me a esmola de uma opinião acerca disto?

Abraços

PBL

 

 

Olá

 

 

Não costumo comentar plantados porque nao tou uito dentro do assunto, mas posso dizer que o teu é dos melhores que ja ou o melhor, pela razão de a organizaçao das plantas bastante natural. limitas te a fazer podas e deixa las crescer acho que isso ajudou muito, em contrario em alguns casso há plantados bastante ou demasiado organizados e o posiiçao das plantas bastante pouco natural, mas tu fizeste bem colocaste as plantas que querias e deixaste crescer naturalmente. parabens. Quase dá vontade pedir te uma foto de alta resoluçao e fazer disso um poster para o mmeu quarto. :P

 

 

P.S. acho que tambem conseguiste jogar muito bem com os tipos de folhagem que tens ai, e elominaçao tambem favorece uma vez que as plantas nao ficam com um verde demasiado claro como em certos aquas.. Bem enfim posso dizer muita coisa aqui, mas o melhor é mesmo o natural que isso parrece

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 302
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá:

Aqui está uma fotografia de hoje:

_2__AQUA20070916br.jpg

Este mês e meio não foi fácil.

Perdi 3 peixes por causa dos parasitas e continuo a bater-me com as filamentosas.

Já esteve completamente limpo à custa do Flourish Excel, mas a verdade é que passadas duas semanas voltaram em força e lá estão a impestar tudo.

Não há maneira de conseguir equilibrar os nitratos e os fosfatos de modo consistente.

Estou novamente a atacar com Flourish e, lá para a semana que vem, vão desaparecer.

Mas é só um remédio.

Seja como for não vou desistir.

Tem de haver uma solução para este problema.

Neste momento, estou a experimentar reduzir as TPA para 3 vezes por semana e estou a fertilizar apenas com potássio e o Tropica Plantnutrition+.

Vamos a ver o que acontece.

Entretanto, por causa das filamentosas, fiz uma poda radical nos primeiros dias de Agosto.

Quando vim de férias, mudei uma pedra que tinha do lado direito que estava completamente escondida pela rotala e coloquei-a à frente.

Replantei com rotala a área de implantação do calhau e, por via disso, está aquele buraco no meio do arbusto direito. Lá para o mês que vem fica tapado.

No extremo direito tinha eleocharis misturada com a HC.

Não estava a gostar do efeito e saquei a primeira.

Claro que a HC veio junta e tive de replantar aquele espaço, que ainda é um bom meio metro.

Foi pena, porque o tapete da HC estava formado e muito bonito.

Mas lá cresce.

Tenho um bocado bom a flutuar e estou a plantar um pouco todos os dias para preencher as falhas e facilitar a cobertura.

De resto, não há mais novidades.

Ando à procura de uns discus azuis, mas não está nada fácil arranjar.

Até para isso é preciso paciência.

Como os plantadores-mor foram todos de férias posso sempre mandar a minha calinada

Já te ocorreu que com o aumento da massa vegetal, também aumenta o consumo de nutrientes? micros por exemplo?

Era falta de ferro, Zeneo.

Comecei a meter a o problema ficou resolvido.

Obrigado pela sugestão de qualquer modo.

achei uma coisa muito inetressante: a pedra maior está coberta em cima de algas ou algum musgo?

tanto algas ou musgo deram-lhe um aspecto espectacular, muito natural....

São algas, sim senhor.

E também acho que ficam bem.

Obrigado pelo cumprimento.

e que tal uma actualização num dos aquas de discus meus favoritos do forum???

Aqui está ela, William.

Como podes ver, as filamentosas estão a estragar o panorama, mas é o que se arranja.

Fico muito orgulhoso em saber que gostas assim do meu algário.

Quase dá vontade pedir te uma foto de alta resoluçao e fazer disso um poster para o mmeu quarto

Obrigado, Jorge Bento.

No blog as fotos estão em alta resolução.

Serve-te delas para o que entenderes.

Mas não faças essa asneira.

Há por aí coisas bem mais bonitas para esse efeito.

Um abraço a todos e obrigado pelos vossos comentários.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta realmente fantastico....... bowdownbowdownbowdown

 

e quanto as algas n te preocupes, ando com o mesmo problema ha um tempao! n ha meio de equilibrar os fosfatos com os nitratos....neste momento no meu ate as ampularias têm algas!!!!! cabecaduracabecadura

mas ja esteve pior ;)

continua o bom trabalho!

 

abraço

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Só uma coisinha o lado esquerdo ta meio vazio, poe la umas plantas com tons vermelhos como tens atras da pedra e isso fica muito bem, serve apenas para equilibrar a imagem, senao o focus ta muito á esquerda

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, aqui estão os peixotos que o Duarte Guerra me arranjou:

AQUA20070922-br.jpg

Em pormenor:

IMG_5082br.jpg

Já agora, um dos bichos à cata de red´s:

IMG_5022.jpg

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro.

Sigo, como deves calcular, a evolução deste teu aquario de perto. E nunca arranjo uma desculpa para escrever algo diferente do que escrevi da 1ª vez: Excelente.

 

Um abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um cardume de Discus desse tamanho vai ficar divinal quando estiverem grandes

 

:P

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Agora com um cardume de Discos o áqua fica sem dúvida muito diferente!

Se permites tenho 2 conselhos para te dar, 1º limpa urgentemente os vidros laterais senão daqui por algum tempo vai ser missão impossivel. 2º poda algumas plantas onde as algas estejam mais concentradas, uma vez que elas começam a propagar são mais dificeis de eliminar.

 

De resto é deixar evoluir, embora agora com mais uns tantos discos as coisas serão sempre a multiplicar... se antes o plantado era dificil de manter devido às oscilações dos parametros, agora com mais discos as coisas tornam-se ainda mais complicadas! Desejo-te boa sorte, mais tarde vais entender o porquê de eu ter removido muitas das plantas que tinha no meu plantado com discos... Se calhar, neste momento já o sabes... Não é que não se possa viver com "elas", apenas é complicado eliminá-las e quando se julga que estão controladas, "elas" voltam com mais força!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se não tens os problemas de que fala o Filipe... :)

Ele é um pessimista! :)

Então e o Flourish Excel existe para quê?

Hum!?

Já se sabe que é complicado.

Senão fosse não tinha graça.

Estou a experimentar uma nova técnica para controlar Nitratos e Fosfatos.

Passa pelo seguinte: num quadro convencional, a fertilização faz-se pela adição dos nutrientes.

Com discos, a carga poluidora torna muito difícil manter o equilíbrio por esta via, ocorrendo picos de nitratos e de fosfatos de forma desfasada.

Nesses picos, a solução é a velhinha TPA, até reduzir os picos, voltando-se depois a fertilizar, até equilbrar novamente os parâmetros nos níveis ideiais.

Enquanto o pau vai e vem, surje o alguedo.

Comecei a pensar numa solução alternativa, que os puristas acharão seguramente mal, mas que parece estar a dar resultado: as resinas.

O método que estou a aplicar, consiste em manter um controlo dos parâmetros de 3 em 3 dias.

Mas se observe um salto de um dos valores, vai a correspondente resina para o XP2, por 24 ou 48 horas.

Parece que está a dar resultado, mas ainda é muito cedo.

E passei a adicionar Flourish uma vez por semana.

Vamos a ver.

Abraços.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Venho mais uma vez pedir-vos o favor de um conselho.

No lado esquerdo do meu aqua, na parte frontal, tinha alguma tenellus à mistura com a HC.

Não gostava nada do efeito e, vai daí, decidi arrancar a tenellus.

Fruto da minha inexperiência e porque os runner's da dita estavam muito espalhados pelo meio da HC, esta levantou quase toda no 1/4 esquerdo, pelo que fui forçado a replantá-la toda nessa secção.

Acontece porém que uns bons 30 cm que ficaram para o lado direito, começaram a aboular e verifiquei que, apesar de estarem presos nas pontas, têm a parte central levantada, como, aliás, é visível na fotografia, encontrando-se as raízes destacadas do solo.

AQUA20070922-br1.jpg

Sucede que estou a experimentar colocar a espátula em cima, a ver se, em 10 ou 15 dias, as raízes voltam a fixar ao substracto, mas tenho muitas dúvidas que resulte.

A pergunta é: vale a pena experimentar, ou levanto já aquela secção toda e volto a plantar?

Custa-me um bocado, porque aquilo está já tudo preenchido e bem bonito, mas se tiver que ser, será.

Obrigado desde já pelos vossos contributos.

Um abraço.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se colocares um material q permita a passagem da luz até ás plantas resolves esse problema, sem teres de replantar, agora se colocares um material opaco a planta ñ se vai desenvolver, nem fixar as raizes...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se colocares um material q permita a passagem da luz até ás plantas resolves esse problema, sem teres de replantar, agora se colocares um material opaco a planta ñ se vai desenvolver, nem fixar as raizes...

Cumps

Obrigado pela sugestão, Bruno.

Creio, todavia, ter encontrado a solução ideal, lembrança da minha mulher: ganchos.

Há uns da JBL, próprios para fixar plantas.

Apliquei três, e o tapete voltou ao sítio.

Quase não se notam e com o tempo ficam cobertos pela própria HC.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei a pensar numa solução alternativa, que os puristas acharão seguramente mal, mas que parece estar a dar resultado: as resinas.

O método que estou a aplicar, consiste em manter um controlo dos parâmetros de 3 em 3 dias.

Mas se observe um salto de um dos valores, vai a correspondente resina para o XP2, por 24 ou 48 horas.

Parece que está a dar resultado, mas ainda é muito cedo.

E passei a adicionar Flourish uma vez por semana.

Vamos a ver.

Abraços.

PBL

 

Em tempos experimentei dessas resinas para remover fosfatos, e os resultados só começaram a aparecer muitos dias depois. Se contigo resulta, óptimo help

 

Tens ainda outra hipótese. Porque não utilizar uma planta que consuma esses nitratos e fosfatos mais rápidamente? Assim, essa planta faz talvez melhor trabalho que as resinas. A Heteranthera zosterifolia é para mim uma das mais bonitas plantas de aquário e que traria esse efeito. Não sei bem porquê, neste fórum de à uns tempos para cá todos criticam a utilização dessa planta e ela desapareceu quase por completo dos layouts apresentados, acho que é mais um efeito de "maria vai com as outras" mas enfim... no teu aquário sem dúvida que ficaria muito bem.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zé Cruz, já te respondo. Por agora ficam só os últimos retratos:

 

20070930BR.jpg

 

IMG_5235BR.jpg

 

IMG_5190ED.jpg

 

IMG_5215ED.jpg

 

IMG_5424ED.jpg

 

IMG_5457BR.jpg

 

IMG_5261ED.jpg

 

IMG_5293BR.jpg

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem tudo é mau, essa Limnophila está a adorar os fosfatos a mais :rolleyes:

Eheheheheheh.

É verdade, sim senhor, mas parece que começei a atinar com a coisa.

O alguedo foi à vida com o Flourish Excel e também parece que com os fosfatos mais altos não reaparecem, pelo menos de um dia para o outro, como acontecia antes.

 

Em tempos experimentei dessas resinas para remover fosfatos, e os resultados só começaram a aparecer muitos dias depois. Se contigo resulta, óptimo

Eu uso o Sera Phosvesc.

Dois pacotes no XP2 para 600l.

Aquilo funciona.

Baixa 1mg/l em 24 a 48h.

Medido com rigor, em várias ocasiões.

 

Porque não utilizar uma planta que consuma esses nitratos e fosfatos mais rápidamente? Assim, essa planta faz talvez melhor trabalho que as resinas. A Heteranthera zosterifolia é para mim uma das mais bonitas plantas de aquário e que traria esse efeito

É curioso dizeres isso.

A HZ tinha sido precisamente a minha primeira opção para o lugar da Limnophila.

Não arranjei na altura e ficou assim

Mas ela tanto "mama" os fosfatos, como os nitratos.

E eu tenho os nitratos sempre entre os 5 e os 10 mg por litro.

O desiquilíbrio é nos fosfatos que, ou estam a zero, e aparecem as filamentosas pretas nas plantas, ou sobem muito e surjem as verdes, sobretudo nos vidros.

Com as resinas a coisa tem estado mais certinha.

É questão de as sacar quando aquilo começa a baixar e meter quando começa a subir.

Dá resultado.

Pelo menos comigo.

 

Obrigado pela sugestão, de qualquer modo.

Um abraço.

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tinha visto o este teu aquario á uns bons dias... mas so agora é que ganhei coragem para deixar aqui o meu comentário..Alem do aquario ser maravilhoso as fotos tambem o sao... Grande aquariofilista e grande fotografo! Parabens

É o aquario mais espectacular que eu ja vi!!! Vai me dar trabalho mas quero um igual!

Felicidades

Editado por Red Oscar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.