Tipos De Lampadas


Recommended Posts

Boas tardes....

 

Tenho uma duvida, que penso que ainda não consegui ficar esclarecido noutros topicos...

 

Para um aquario plantado que tipo de lampadas devo usar?!

Para um aquario plantado que potencia de lampadas devo usar?!

 

Existe alguma relação entre litragem do aquario e a potencia?!

 

 

Actualmente o meu aquario apenas tem uma lampada :roll: o que acho que não é muito bom, ou melhor, não é de todo aconselhavel....

 

Qual a vossa opinião para poder melhorar as minhas plantas?! :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:P va la pessoal, preciso mesmo de ajuda, montei ontem o aqua e a lampada que tenho actualmente penso que não é adequada...

Gostava de saber o que devo utilizar em concreto para começar a fazer a calha....

 

 

:roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se pesquisares um bocado até consegues nadar no tao grande numero de respostas que iras obter

 

 

Varia conforme o tipo de plantas que queres manter.. mas normalmente varia entre 0,5 a 1 watt por litro (plantas rasteira exigem maior iluminaçao)

quanto ao tempo vai de 8 a 12 horas diarias... a temperatura de cor (conforme o tipo de aquario a criar e a cor que lhe queres dar) normalmente sera por volta dos 6500 kelvins (mais ou menos a temperatura de cor do sol.

Quanto mais kelvins tiver mais branca sera luz quanto menos mais amarela sera, tudo depende do que quiseres

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao, quantos mais kelvins, ou quanto maios o valor kelvins for, melhor é para as plantas, certo?!? actualmente, tenho um relogio que permite 8h de luz seguidas...

 

 

 

entao qualquer lampada serve?! quanto mais branca for, melhor e??

 

 

Já vi numa loja de aquariofilia, varios tipos de lampada, apesar de ser do mesmo tamanho... bigsmile

 

:microwave: esta materia estou completamente fora.....

 

 

 

Obrigado, desde ja.... biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diz-nos o setup do aquario (co2 fertilizantes etc) e quais as plantas a manter

Editado por andrecardoso

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, o setup é o seguinte: 120x40x50, CO2 caseiro, tenho apenas um fertilizante misturado com o areao que sinceramente não sei o nome ( banana rock )...

 

 

vai sei dificil... :shock:

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o mais importante! que tipo de plantas queres manter (estás a pensar montar um plantado? semi plantado ?)

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! :)

 

Para a relação watt/litro eu uso esta calculadora:

http://www.fitchfamily.com/lighting.html

 

É que a relação não é proporcional: varia com a litragem.

 

Em relação aos kelvin: eles correspondem à temperatura da luz: a sua cor! À volta dos 6400ºk é o mais adequado para plantas.

 

Mas, como têm dito, o mais importante é perceber que plantas te interessam, para adequar a potência às suas necessidades. As estimativas do link que te deixei correspondem às escolhas do Amano, que geralmente implicam plantas exigentes no que diz respeito à iluminação.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aqua de 150cm, com mais ou menos 350Lt úteis, tenho iluminação de 5x 58w (1 aquarelle (Philips), 2 Fluora (Philips), 2 Philips 965) + Moonlight com 8 leds azuis

 

Eu andei a pesquisar por aqui, sites da net, foruns brasileiros e americanos, site da Philips e no site do aquaeben...http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/artigos.htm

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aqua de 240l e nesse "simulador" deu-me indicação para 152w, o que quase de certeza não tenho.... apenas tenho uma lampada... mas nao tenho dados acerca da mesma... Tenho que tirar referencias e colocar aqui, para uma maior ajuda...

 

O que eu pretendo é o seguinte, um plantado agora e quando mudar de casa (está para breve), montar dois aquas, um de 60cm e este de 120cm....

 

 

Mas obg pela ajuda de todos, já sei que em termos de iluminação isto não está nada bem.... :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.