## Made In Mangualde ##29-03-08


Recommended Posts

  • Replies 280
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá!

 

Co2 a bombar com força e umas mollies a passarem fome em principio resolvem isso

 

tb ja tinha pensado nisso. mas estive a rever os valores e tenho os nitratos a 0 e os fosfatos bues de altos, para cima de 10 mg/l. que achas?

vou tratar das mollies. abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens fosfatos altos além dumas tpa's valentes, insiste no potassio. Tenta adicionar 20ppm e vê como vai ficando o fosfato!

Com as lampadas novas a iluminação melhorou, ou manteve-se?

Já agora, as lampadas que tinhas são as Ch Lighting F39T5/HG-BIO ?? Que iluminação tens neste momento?

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal. em relação à iluminação tem:

2 x 39 w t5 com LT 39w - 960 HQ Biolight vinham de origem

2 x 39 w t5 com osram HO uma com 6500k e outra com 4200k adquiridas ao ramirezzi.

 

Notei uma diferença na iluminação claro, existe pearling, mas n como eu desejaria, mas tb se deve a uma camada tipo gordura que o aqua ganhou e que está a ser dificil de tirar.

Quanto à fertilização vou subir a injecção de co2 e aumentar o potássio claro para tentar dar cabo das filamentosas.

nada que com paciência n se consiga, poderei tb localmente utilizar agua oxigenada para queimar as filamentosas, mas 1º vou fazer umas valentes tpa's e rever a fertilização.

abraços

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. obrigado pelo coment, estou a adicionar diariamente seachem fertilizante(5 ml), seachem iron (5 ml), seachem potassium(10 ml), seachem nitrogen(3 ml), seachem phosphorous(6 ml). como me foi aconselhado aumentei a quantidade de potassio de 10 ml para 20 ml, subi o co2 e fiz uma tpa de 70%.

Não sei de todo se estou a fazer bem as fertilizações, se porventura não o estiver a fazer digam pfv.

Abraço

Aqui fica a foto de hoje:

DSC00682.jpg

 

_________________________

Bruno Bastos :crazyeyes:

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Se usas produtos da seachem, a melhor solução para acabar com essas filamentosas é sem dúvida o Fluorish Excel.

 

Cuidado com esse Co2, isso está mesmo com o turbo ligado ;)

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adiciona tambem nitratos pois as plantas tambem carecem deles e so assim completras o NPK (Nitratos-Potassio-Fosfatos) por esta ordem mais nitratos menos um bocado de potassio menos um bom pedaço de fosfatos ...

 

Boas

 

O que dizes está completamente errado.O ciclo pela qual as plantas consomem os macros é KPN Potássio, fosfatos, nitratos.E o Potássio é que deve estar em maiores quantidades....

 

Bruno: Se tens fosfatos a mais porque continuas a adicionar?Se fizeste mudança de agua de 70% e tinhas fosfatos acima de 10 mg/l continuas a ter fosfatos a mais.O CO2 convém estar estável e não andar sempre a reduzir e aumentar.Retira todas as algas que conseguíres com pinça, ou corta mesmo a folha afectada, adiciona bastante potássio e tenta manter os fosfatos abaixo de 2 mg/l.Fauna também pode ser solução, como uns SAE´s juvenis e uns caridinas japonicos.Paciência pois são das algas mais lentas e difíceis de erradicar.Boa Sorte e qualquer coisa avisa....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O que dizes está completamente errado.O ciclo pela qual as plantas consomem os macros é KPN Potássio, fosfatos, nitratos.E o Potássio é que deve estar em maiores quantidades....

 

Bruno: Se tens fosfatos a mais porque continuas a adicionar?Se fizeste mudança de agua de 70% e tinhas fosfatos acima de 10 mg/l continuas a ter fosfatos a mais.O CO2 convém estar estável e não andar sempre a reduzir e aumentar.Retira todas as algas que conseguíres com pinça, ou corta mesmo a folha afectada, adiciona bastante potássio e tenta manter os fosfatos abaixo de 2 mg/l.Fauna também pode ser solução, como uns SAE´s juvenis e uns caridinas japonicos.Paciência pois são das algas mais lentas e difíceis de erradicar.Boa Sorte e qualquer coisa avisa....

 

Quanto aos conselhos nas fertilizações e adição de limpadores não tenho nada a acrescentar, a meu ver está tudo correcto. Nem tinha reparado que o Bruno continuava a adicionar fosfatos.

 

Quanto ao co2 já discordo, à excepção da fauna, não vejo outra razão porque não se poderá aumentar ou diminuir consoante as necessidades. Se o aquário estivesse estabilizado, aí já seria outra conversa, mas se se altera a adição dos outros nutrientes, porque não poderá alterar também a adição de Co2? Em conjunto com a luz é um nutriente tão ou mais importante que todos os outros, tem um papel muito importante no fomento da absorção dos outros. Sem ele,os outros nutrientes são consumidos mais devagar. Tem sido discutido também, que ao contrário da luz, muitas das algas que aparecem não se dão lá muito bem com quantidades elevadas de Co2. No caso especifico, essa será uma das que mais sofrem com isso. Tenho feito algumas experiencias com o Excel, que é uma fonte de carbono alternativa ao Co2 e têm tido bons resultados contra esse tipo de algas.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Zeneo: Até concordo na parte do excel pois já o usei à bastante tempo com bons resultados.Quanto ao CO2 não concordo por uma simples razão, acho exagerado a quantidade de CO2 que o Bruno esta a usar e quanto mais estável melhor, pois essas algas também aparecem quando o CO2 não é estável, além disso depois desta quantidade exagerada de CO2 quando o Bruno baixar (depois de desaparecerem as algas) as algas vão reaparecer.Aumentar o CO2 sim mas exageradamente não acho boa ideia....Já agora cuidado com o Excel....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Zeneo: Até concordo na parte do excel pois já o usei à bastante tempo com bons resultados.Quanto ao CO2 não concordo por uma simples razão, acho exagerado a quantidade de CO2 que o Bruno esta a usar e quanto mais estável melhor, pois essas algas também aparecem quando o CO2 não é estável, além disso depois desta quantidade exagerada de CO2 quando o Bruno baixar (depois de desaparecerem as algas) as algas vão reaparecer.Aumentar o CO2 sim mas exageradamente não acho boa ideia....Já agora cuidado com o Excel....

 

bom dia pessoal.

cabecadura - em relação ao co2 acho que exagerei um pouco, vou tentar baixar mas manter num valor mais elevado do que estava.

biggrin - em relação a fertilização ontem nem fiz depois de realizar a tpa, vou tentar retirar a mão o que conseguir e vou tentar arranjar mais uns sae's pois so tenho 3, tb tenho 3 caridinas que fazem um belo trabalho e um sem numero de red's, mas acho que nestas situações o melhor será acertar a fertilização.

bigsmile - vou aumentar o potassio e manter o resto da fertilização para ver como reage o aqua. depois logo se vê.

abraço e obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito sinceramente e por tudo aquilo que já testei a nível de co2, uma concentração acima de 15-20 ppm é desperdiçar co2, a não ser que seja uma medida de tratamento de choque para algas ou afins.

Mas, não se pode olhar só para os níveis de co2, pois este faz parte de uma cadeia de factores que não podemos desprezar. A duração do foto período, a intensidade do mesmo, os níveis de fertilização são todos eles factores que alteram a necessidade de mais ou menos co2.

 

Quanto a comedores de algas, tirando camarões e otos, considero os restantes totalmente dispensáveis, pois vai sempre chegar a uma altura em que os "rapazes" são se tornam homens e incomodam mais do que aquilo que realmente limpam.

Editado por nos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que dizes está completamente errado.O ciclo pela qual as plantas consomem os macros é KPN Potássio, fosfatos, nitratos.E o Potássio é que deve estar em maiores quantidades....

 

bom...

acho que querias dizer NPK...

é por esta ordem que são consumidos os macro-nutrientes...

à razão pela qual todos estão relacionados e dependentes entre eles...

 

Níveis aceitaveis de nutrientes:

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

 

com isto não quer dizer que o K lá por ter niveis mais elevados

que o NO3 seja o 1º a ser consumido...

 

cumps

Manu33.

____________________________

bloggerwv3.jpg

http://wwwmanu33.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Olá Manu, concordo com tudo o que dizes excepto nisto...

Acho que numa fase inicial é muito importante ter os fosfatos a rondar a 2ppm por causa das raízes...mas isto é a minha opinião.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos......

 

Tenho acompanhado este tópico mas ainda n tinha colodado a minha opinião sobre o mesmo.

Gosto da forma simples como está colocado o "pouco hardscape". A disposição e côr das plantas que escolheste tb me parece adquada e tens tudo para fazer um aquário muito bonito.

 

Como não li o tópico todo nem os comentário de todos os intervenientes posso eventualmente repetir algo,mas fica aqui a minha opinião.

 

1º E, para que toda a gente perceba de uma vez por todas, o arranque de um aquário, é sempre mais ou menos problemático,

consoante se aproveite ou não a existência de um filtro já ciclado.

 

Isto é: uma coisa é arrancar um aqua com um filtro por ciclar. Esperar ele fazer o ciclo todo etc, esperar que o solo de alguma forma tb esteja algo maturado c a presença de algumas bactérias....e ao fim dum mesito, mais coisa menos coisa as alguitasssss pumbaaaa ai estão ....e EM FORÇA...

 

Outra coisa é: arrancar com o filtro já bem cicladinho o que faz com que o nossa preocupação com as algas não desapareça mas se torne menos incomodativa, porque algas num arranque ninguem se livra.......VENHA AQUI O PRIMEIRO AFIRMAR COM PROVAS ISSO.

 

2º Depois do arranque nunca se deve fertilizar, pelo menos durante o 1º mês(leia-se, que isto é fictício), isto consoante o solo seja mais ou menos fértil.

Porquê?... e isto partindo do principio que temos um solo bem "à maneira", temos que têr em conta que ele está a libertar para a coluna de água uma quantidade de nutrientes bem maior que aquela que as plantas conseguem consumir, e mesmo que elas quisessem não tinham forma de o conseguir pois todo o seu sistema de raizes se está a formar e a adptar ao próprio solo e ás caracteristicas do mesmo....

 

3ºAs trocas de água são nesta altura a coisainha mais importante do vosso aquário, não as podem descurar e por vezes chegam a ser necessárias trocas todos os dias e que chegam a ser de 50% do volume do aqua.

Não à que dar volta a isto, e quem insistir no contrário leva uma coça do alguedo que vai nas horas.....

 

 

4ºDurante este tempo de arranque temos que ter em atenção à relação Luz/Co2.

Como estão interligados, a relação entre ambos é de relatividade, isto é, se Há muita luz, é necessária a entrada de mais

Co2, e vice versa. Ora se um aqua está a caminhar lentamente para a sua estabilização se qquer destes factores estiver desiquilibrado em relação ao outro só vai beneficiar o alguedo.

Há que dar atenção ao tipo de lampadas, ao espectro que temos, e quantidade de horas a dar ao aqua, pois tudo isto relacionado com a quantidade de CO2 que injectamos, vai influenciar um futuro promissor ou um gasto na nossa carteira.

 

 

5ºNo arranque, e por experiência própria e como ja poderam ter lido de mais users, a fertilização quando começa, tem em atenção as deficiências que nos estam eventualemente as plantas a demonstrar, nas basicamente começa por potassio e ferro.

Fosfatos e nitratos, assim como micronutrientes depende da nossa "leitura visual" e leitura dos niveis existentes na água.

 

 

Depois do aqua estabilizado é meia bola e força.

 

Espero ter ajudado e não complicado.

 

1 ABRAÇO

O MEU BLOG AQUÁTICO......> http://aquascapingstyle.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

do pouco que sei isso costuma ser falta de potássio e de maturação do aqua. 2/3 SAE's dão cabo disso da noite para o dia.

 

Toda a gente passa por essas algas, até o Luis Rodrigues e o Bernardo gordo...

 

 

 

Reparei agora que isto tinha uma 2ª página e que o meu comentário não tem nada a ver... Sorry! :blush:

Editado por Ricardo Diogo

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Novamente.

Depois de algumas indecisões e alguma falta de paciência eis que já se notam algumas evoluções, as algas ainda continuam presentes, mas as plantas estão a ficar mais verdes e nota-se um evidente crescimento. aumentei o co2 e o potássio e tenho feito tpa's de 70% de 3 em 3 dias. bem aqui ficam as fotos.

Uma geral:

DSC00687.jpg

DSC00688.jpg

Ainda algumas algas mas com a iluminação nova está tudo a melhorar:

DSC00690.jpg

 

abraços para a malta subaquática

____________________________

Bruno Bastos banana rock

:wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Deixa-me felicitar-te por este teu Aqua diferente de todos os outros e com muita imaginação da tua parte.

 

Fiquei bastante surpreendido com o facto de teres posto a relação w/l numa baixa fasquia e com tão bons resultados, será que consegues obter os lumens de cada lâmpada para teres uma ideia de Lumens/litro, que é o que realmente interessa ao aquariofilista, quanto á temperatura, 6.0+6.0+6.5+4.2, é isto não é? aposta em 10.0 em troca de uma 6.0, para te dar mais brilho.

 

Gostei também do Equilibrio e escolha das plantas para os seus determinados postos, muito boa escolha mesmo, já agora podias referência-las, pois há algumas que fico com dúvidas.

 

A Bacopa (penso que é ela), está espectacular do lado esquerdo pois é uma planta que disfarça e muito bem as descidas e mudanças de zonas, quanto ao lado direito vamos ver como ela se comporta.

 

Quanto ás algas que tens, que eu não as chamo de filamentosas (para mim as filamentosas são os cabelos de velha), sim é os Fosfatos em alta, eu estou com as mesmas e ontem fui medir e antes de fazer a fertilização diária e estava com (N-5.0mg/l) - (P-2.5mg/l)-(K-???) (ainda não tenho medidor...), o cO2 estava muito alto 37mg/l, a quanto tens o teu?

Concordo perfeitamente com o nos, no que diz respeito a desperdicio de cO2.

 

Vá Bruno, força com esse GRANDE AQUA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Deixa-me felicitar-te por este teu Aqua diferente de todos os outros e com muita imaginação da tua parte.

 

Fiquei bastante surpreendido com o facto de teres posto a relação w/l numa baixa fasquia e com tão bons resultados, será que consegues obter os lumens de cada lâmpada para teres uma ideia de Lumens/litro, que é o que realmente interessa ao aquariofilista, quanto á temperatura, 6.0+6.0+6.5+4.2, é isto não é? aposta em 10.0 em troca de uma 6.0, para te dar mais brilho.

 

Gostei também do Equilibrio e escolha das plantas para os seus determinados postos, muito boa escolha mesmo, já agora podias referência-las, pois há algumas que fico com dúvidas.

 

A Bacopa (penso que é ela), está espectacular do lado esquerdo pois é uma planta que disfarça e muito bem as descidas e mudanças de zonas, quanto ao lado direito vamos ver como ela se comporta.

 

Quanto ás algas que tens, que eu não as chamo de filamentosas (para mim as filamentosas são os cabelos de velha), sim é os Fosfatos em alta, eu estou com as mesmas e ontem fui medir e antes de fazer a fertilização diária e estava com (N-5.0mg/l) - (P-2.5mg/l)-(K-???) (ainda não tenho medidor...), o cO2 estava muito alto 37mg/l, a quanto tens o teu?

Concordo perfeitamente com o nos, no que diz respeito a desperdicio de cO2.

 

Vá Bruno, força com esse GRANDE AQUA

 

Boas.

Em relação À iluminação, Já esta mudada, tenho 2 de 10.000k, 1 de 6500 e uma de 4200 la pelo meio, seguindo a ordem está: 6.5-10.0-4.2-10.0.

Em relação ao volume versus iluminação deve dar 0,6. em realção a temperatura optei por 25 graus pois estamos quase no verão e assim e mais fácil de controlar. Em relação a bacopa, não é, do lado esquerdo tens a HZ, a Ludwigia repens 'Rubin', Lysimachia nummularia 'Aurea' e a Hemianthus micranthemoides. penso que estarás a referir-te a ludwigia repens. quanto às algas filamentosas(cabelos de velha), já estão melhores, principalmente na "cuba", penso que com o tempo e com a maturação do aqua elas irão desaparecer. já medi os fosfatos e ainda estão elevadíssimos, nem vou postar os valores!!! o co2 está a 2 bolhas por segundo, penso que esta normal.

Ainda faltam 2 plantas para acabar o aqua, são a Cyperus helferi e a Eleocharis acicularis. depois só uns troncos pelo meio que tenho de ver onde os vou meter.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em relação À iluminação, Já esta mudada, tenho 2 de 10.000k, 1 de 6500 e uma de 4200 la pelo meio, seguindo a ordem está: 6.5-10.0-4.2-10.0.

Em relação ao volume versus iluminação deve dar 0,6. em realção a temperatura optei por 25 graus pois estamos quase no verão e assim e mais fácil de controlar. Em relação a bacopa, não é, do lado esquerdo tens a HZ, a Ludwigia repens 'Rubin', Lysimachia nummularia 'Aurea' e a Hemianthus micranthemoides. penso que estarás a referir-te a ludwigia repens. quanto às algas filamentosas(cabelos de velha), já estão melhores, principalmente na "cuba", penso que com o tempo e com a maturação do aqua elas irão desaparecer. já medi os fosfatos e ainda estão elevadíssimos, nem vou postar os valores!!! o co2 está a 2 bolhas por segundo, penso que esta normal.

Ainda faltam 2 plantas para acabar o aqua, são a Cyperus helferi e a Eleocharis acicularis. depois só uns troncos pelo meio que tenho de ver onde os vou meter.

abraço

 

Ai sim, com essa iluminação deve estar mesmo muito bom.

Sim, também tenho o meu a 25º, acho que é o certo para acondicionar as várias plantas que queremos ter.

 

Não, a planta que eu referia como Bacopa é a Lysimachia nummularia 'Aurea' , tá visto que vamos ter que fazer umas trocas :drinking:

 

Imagino os Fosfatos... :)

 

2 bolhas por segundo é muito vago, mede as mg/l, calculo que já o sabes mas para quem não sabe e lê o tópico, mede-se o pH e o Kh depois fazemos a intercepção na tabela e temos as mg/l de cO2.

 

Aproveito para deixar aqui um link com a tabela http://www.aquarionline.com.br/portal/noti...talhe.asp?ID=30

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse método está muito longe de ser credível.

 

O melhor que se consegue a um baixo preço é com um indicador de co2 e uma referencia de KH de acordo com as concentrações que queremos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EXELENTE !!!! PARABENS...

 

Só daqui mais motivos tive e ideias como preparar o meu proximo Áqua muito lindo e exempelarr. Para mim foram mais infos e ideias com que especies recomeçar!!!!!

 

 

:P

Editado por Bigas

Fala comigo sem restrições !!!

Speaks with me without restrictions !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.