Black Land Aka Guppy Land (actualização)


antmarques

Recommended Posts

Boas a todos!

 

Venho apresentar o meu segundo aquário... um pequeno cantinho plantado que criei para os meus guppies. Como pretendo desmontar o meu aquário principal (120L) para montar um maior (em principio amazónico para escalares) decidi pelo menos manter os guppies e alevins (que acho fantásticos :blush: Assim, decidi aproveitar um aquário de 50cm que tinha arrumado e fazer uma espécie de plantado. A primeira montagem não correu bem porque fiz um pequeno rio com areia de silica que não resultou pois misturou-se com o areão :wacko: Além disso tive uma praga de algas tipo teia de aranha... conclusão: desfiz tudo e voltei a montar sem rio e com mais plantas e em outra disposição.

 

Fica aqui o setup:

 

Montagem: 03/2007

 

Dimensão: 50x25x30

 

Volume: 37,5L

 

Iluminação: Sensen Aquariums Single Tube Lamp Hdd 500 1x36w PL (7/h)

 

Filtragem: Filtro Externo Aqua Clear 20 (380 L/h regulável)

 

Aquecimento: Aquecedor Aquamatic Plus 75W

 

Substracto: Sera Floredepot (2,5kg) / Areão preto (2/3mm) +/- 4kg

 

Fauna: 6 Guppies (Poecilia reticulata) 2 fêmeas e 4 juvenis (machos serão transferidos em breve de outro aquário) / 1 ancistrus / 6 camarões Red Cherry / nº indeterminado de Caracóis desconhecidos

 

Alimentação: Sera Vipan / Sera San / Sera FD Larvas Vermelhas / Sera Viformo / Tetramin Baby / Sera Activant (1xsemana aquando da muda de água)

 

Flora: 1 Cladophora aegagropila / 5 Alternanthera reineckii ''rosefolia'' / 4 Bacopa australis / 6 Ceratophyllum demersum / 2 Ceratopteris thalictroides / 6 Hydrocotyle leucocephala / 10 Egeria densa / 2 porções de Vesicularia dubyana

 

Fertilização: Semanal com fertilizante da Tropica / adição 2/3 vezes por semana de potássio / co2 caseiro

 

Decoração: Algumas conchas mais para subir o ph que propriamente para decoração

 

Manutenção: TPA´s semanais de 20% da água acondicionada com acondicionador da Tropica e Sera Nitrivec / verificação semanal mais aprofundada das plantas com eventual poda / limpeza mensal do filtro

 

Parâmetros: pH – 7 / Nitratos (NO3) – 12,5 mg/L / Amónia (NH4) – 0 / Temperatura: 26º

 

e já agora as fotos: (uma nota uma é com fundo e outra sem... digam a que parece melhor. Sem fundo dá-me a impressão de ficar mais despido mas por outro lado dá uma sensação de amplitude e fica com mais claridade por oposição ao areão preto. As fotos também distam cerca de uma semana ou duas uma da outra)

 

Pic_11878_3.jpg

 

Pic_11878_4.jpg

 

Pic_11878_5.jpg

 

Pic_11878_8.jpg

 

Pic_11878_6.jpg

 

 

Ficam algumas questões:

Sou sincero, não ficou bem como pretendia... parece-me algo desorganizado e acho que logo de inicio coloquei plantas grandes demais para o tamanho do aquário. Também o principal objectivo foi proporcionar uma boa casa para os guppies e com refugios para os alevins. Daí não ter decorações, para maximizar o volume do aquário e o número de plantas. Que acham?

A bola de algas também secalhar vai sair... estava a pensar colocar ali à frente um pouco de cuba ou algo do género...

A escolha da leococephala para o centro também não sei até que ponto foi feliz por ser uma planta pouco compacta...

 

Bom, fico à espera das vossas sugestões e comentários :)

 

Abraços

Editado por antmarques

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então pessoal nem uma ajudita :)

 

Nem que seja para dizer que não vale um chavelho banana rock

 

Entretanto deixo duas pequenas fotos...

 

Pic_11878_2.jpg

 

Pic_11878_7.jpg

 

Aguardo um comentáriozito que seja :)

 

Abraços!

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem pessoalmente axo que o aquario nao ta muito natural secalhar por causa daquela bola de algas que nem sei o nome :blush: , mas para criaçao de guppies ta bom, muita vegetaçao para os alvins se esconderem. Axo que um aquario fica sempre melhor com um fundo mas nao gostei muito do fundo branco, talvez algo mais escuro um azul ou preto mas isso ja depende do teu gosto pessoal.

Boa sorte com os guppies biggrin ..nao deve ser dificil eles gostam de ramboia :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as plantas parecem-me bem, apesar de estarem a precisar de uma poda valente :shock:

 

tambem acho que se ve muito as raizes das plantas traseiras, tenta meter troncos ou pedras a esconder as raizes

 

a cladophora tambem nao gosto muito, e ate rouba muitos nitritos as outras plantas. talvez te tenham dito que sao boas para a criaçao porque os guppies se escondem nelas como me disseram a mim uma vez e fico eu a olhar para aquilo e a pensar "a nao ser que tenham uma faca para cortar isto nao sei como entram"

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que me perdoes a liberdade de ter pegado numa das tuas macros e ter passado por um reductor de ruído:

 

pic118782filteredou2.jpg

 

O "Noise Ninja" é nosso amigo :) Isso e um "Unsharp Mask" em qq editor de imagem... Especialmente quando as fotos são tiradas com câmaras "não tão boas"!

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

 

P.S.: Queremos fotos dos guppies :D

Editado por Bytter
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários...

 

Pedro_Catarino: concordo contigo, a bola de algas vai sair, é desproporcional e de facto dá um aspecto pouco natural. Coloquei-a pelos red cherries principalmente mas eles divertem-se no musgo e na ceratophilum demersum. Já coloquei um fundo que na minha opinião está bem porreiro com um tronco maciço mas acaba por não se ver muito com as plantas...

 

silver_fox: as plantas de facto estão bem e crescem a olhos vistos. Foi um dos requisitos quando as escolhi. A leucocephala no entanto tem abrandado e começa a apresentar umas folhas meio amareladas e até com buracos... penso que seja falta de ferro. As outras quase que precisavam de ser podadas todos os dias :) Relativamente às rochas ou troncos, estou um pouco reticente. Os troncos porque baixam o ph e eu tendo já co2 vejo-me "à nora" para conseguir manter o ph no mínimo a 7 para os guppies. As rochas porque ocupam volume de aquário que ja não é muito grande :( Vou ver a melhor maneira... estava era mesmo à espera que a bacopa ficasse mais densa e formasse uma espécie de barreira...

 

Bytter: Não há problema :) de facto a foto ficou bem melhor. Foi precisamente por causa de um unsharp mask no photoshop que ela ficou com aquele grão todo. A máquina até nem é má, a questão é que só tem iso até 400 e em interiores ganha muito grão... Noise Ninja? Não conhecia... vou ver fazê-lo meu amigo também :blush:

 

Bom, relativamente ao aquário os próximos passos passam por retirar a bola de algas e possivelmente no fim de semana transferir mais guppies e dar uma valente poda :)

 

Depois coloco actualizações.

 

Abraços

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava era mesmo à espera que a bacopa ficasse mais densa e formasse uma espécie de barreira...

e uma boa soluçao tambem :blush: vai podando para ela ganahar rebentos laterais

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas a todos!

 

Deixo uma pequena actualização do Guppy Land :arrow:

 

Alterações principais:

 

Tirei a Cladophora aegagropila e coloquei uns pés de eleocaris acicularis. A fertilização de fósforo passou a ser diária no sentido de evitar buracos nas folhas. Vamos a ver.... A adição de co2 passou a ser feita por um difusor da nutrafin.

Em termos de fauna os guppies aumentaram exponencialmente, pois todos os que tinha passaram para este aquário. No entanto, estou algo apreensivo pela sobrepopulação e por isso agora faço duas TPA´s por semana. Os red cherries passaram de seis para três :P

 

Pic_11878_14.jpg

 

Já agora deixo também uma foto dos meus guppies :arrow:

 

Pic_11878_13.jpg

 

Abraços

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Olá a todos!

 

Venho dar conta de algumas alterações que fiz no meu "harém" de guppies. Resolvi fazer algumas alterações a nível de layout, nada de muito elaborado, pois gosto do estilo meio desorganizado que ele tem...

 

A nível de fauna, neste momento só tem guppies e os caracóis physa que por lá continuam.

 

Em termos de flora, as alterações foram mais substanciais e então tenho neste momento:

 

Alternanthera reineckii ''lilacina''

Bacopa australis

Ceratopteris thalictroides

Hydrocotyle leucocephala

Hygrophila Polisperma

Vesicularia dubyana

 

Então aqui está ele...

 

DSCF3830-2.jpg

 

 

DSCF3832-2.jpg

 

 

Também deixo aqui o patriarca guppie. O primeiro macho que tive e que ainda resiste e portanto merece a homenagem :(

 

DSCF3805-2.jpg

 

Abraços

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe, já agora quantos guppy tens?

 

Boas

 

Obrigado pelo comentário :D Sinceramente não os consigo contar :P Esta semana "despachei alguns" neste momento devem andar pelos 20, mas só meia dúzia de adultos.

 

Abraços

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.