Ram's - Menino Ou Menina?


dvdme

Recommended Posts

Comprei hoje dois ramirezis para o meu aquario e esforcei-me para escolher acertadamente um macho e uma femea...será que acertei?

 

ram_1.jpg

 

Um deles...

 

ram_2.jpg

 

E o outro...

 

As fotos não estão grande coisa mas eles ainda estão meio tímidos...

Vou acrescentar só um promenor que me parece não ser visível na foto, o ram da primeira tem foto tem a barbatana dorsal mais alongada para trás que o ram da segunda.

 

 

 

Obrigado a todos pela ajuda.

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonitos, espero q tenhas tido sorte na obtenção do macho e femea... eu cá para mim bastava conseguir assim ramirezis tao bonitos e coloridos independentemente do sexo, mas só acho rams com pouca cor...

Cumprimentos

Rui Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonitos, espero q tenhas tido sorte na obtenção do macho e femea... eu cá para mim bastava conseguir assim ramirezis tao bonitos e coloridos independentemente do sexo, mas só acho rams com pouca cor...

 

Obrigado! Eles foram introduzidos abocado, ainda estão um pouco timididos mas já vão dando umas voltinhas pelo aquario! À pouco dei-lhes comer e eles não foram competir com os outros mas apanharam uns pedacinhos em baixo...

 

Em relação ao sexo deles....espero ter acertado. Primeiro pedi à mulher da loja mas quando me apecebi que ela me estava a despachar os piorzitos recusei a escolha dela e escolhi eu... Eu fui sobretudo pela mancha cor de rosa na barriga que li em inumeros sites ser caractristica da femea...mais uma vez espero ter acertado...mas vou esperar pela opinião de alguém que saiba mais que eu!

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parecem-me 2 femeas. A segunda é de certeza.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parecem-me 2 femeas. A segunda é de certeza.

 

A minha duvida era mais se a segunda era femea ou macho, o primeiro parece-me macho (apesar de, digo mais uma vez, não ter experiencia com ram's) porque apesar de não se ver na foto, a parte de trás do corpo dele tem um brilho azul, enquanto o segunda ram não tem.

Eu tentei tirar fotos mais decentes mas eles andam muito timidos e escondem-se quando eu me aproximo, mas se conseguir melhores irei po-las aqui.

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei hoje dois ramirezis para o meu aquario e esforcei-me para escolher acertadamente um macho e uma femea...será que acertei?

 

ram_1.jpg

 

Um deles...

 

ram_2.jpg

 

E o outro...

 

As fotos não estão grande coisa mas eles ainda estão meio tímidos...

Vou acrescentar só um promenor que me parece não ser visível na foto, o ram da primeira tem foto tem a barbatana dorsal mais alongada para trás que o ram da segunda.

Obrigado a todos pela ajuda.

David

Boas,a segunda com toda a certeza é uma femea e o primeiro ramirezi parece ser o macho porque tem menos intensa e a região do abdómen com uma cor rosada

bannerpublicitrio.jpg
Se quiseres ver o fórum clica na imagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas não tem espigão

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos mais uma vez...

 

Hoje consegui umas fotos melhor dos ramirezis, eles já se começam a desinibir mais e já não são se afastam quando eu me aproximo do vidro...

 

ram_1-1.jpg

 

ram_2-1.jpg

 

 

 

(A ordem é a mesma do primeiro post)

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirma-se: 2 gajas!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok então, parece que são mesmo duas meninas!

Aconselham-me introduzir um macho? É que pelo o que li não me parece boa ideia... e dois machos também não uma vez que o aqua é de 60L, mas gostava de ouvir a vossa opinião.

 

Já agora, eu tenho lido bastanto aqui no forum e na net sobre os ram's, mas como ainda assim, não foi suficiente para escolher bem um macho e uma femea, se quiserem dar um conselhos para manter em condições os ram's... força nisso!

 

 

Cumprimentos a todos,

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David.

 

Não introduzas mais nenhum peixe: são macho ( foto de cima) e fêmea ( foto de baixo)!

 

Quanto a serem casal, tens que esperar até que haja posturas férteis.

 

Essa variedade é uma mistura de balão com German Blue Ram, embora a fêmea tenha uma coloração um pouco estranha... Ela está com o ovopositor ligeiramente protruído, o que pode indicar uma postura para breve ou uma postura passada. Talvez daí também a sua coloração diferente...

 

Mais uma vez: não introduzas mais ramirezis, sob risco de dar problemas, especialmente quando o aquário só tem 60L.

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André.

 

O meu plano inicial era mesmo (e agora com a tua opiniao vai continuar a ser ainda com mais certeza) manter apenas dois.

Mas segundo me pareceu, a tua opinião é diferente das outras... a tua opinião é que são macho e femea?

 

Aproveito para por mais uma pergunta, eu penso que eles ainda são jovens, têm cerca de 4 a 4,5 cm...estou correcto?

 

E já agora, assim por alto as condições em que eles estão são as seguintes:

Temperatura de 26º, pH entre 6,5 e 6,8 (mas não devido a uma oscilação, a cor do teste é sempre a mesma mas é me dificil perceber qual a correspondencia.)

Alimentação, dou-lhes flocos, granulado e comida congelada que neste momento é artémia. Até agora eles têm comido.

O aquario é ligeiramente plantado e tem eu providenciei alguns esconderijos com as plantas e com as pedras...

Habitam no aquario também alguns tetras neon, caridinas japonicas, kuhlis, um otoscinclus e uma ampulária.

 

Mais uma vez obrigado a todos,

David

Editado por dvdme

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá David.

 

Sim, são macho e fêmea. A minha opinião é contrária à dos outros pois, ao contrário dos outros, eu não me limito a olhar apenas para uma característica, mas sim para um conjunto de características que já descrevi em posts passados e que descrevo cada vez que surgem dúvidas destas ( infelizmente, desta vez não o vou fazer pois é um pouco cansativo estar sempre a repetir a mesma coisa; deixo-te o link).

 

Eles são ainda jovens sim, mas com esse tamanho já são sexualmente activos. No entanto, ainda lhes falta ganhar mais corpo, nomeadamente na forma e dimensão das barbatanas. Dá-lhes uma boa alimentação e verás que o macho, particularmente, irá desenvolver as barbatanas dorsais, peitorais e anais, ficando muito bonito. Mas, como esses exemplares não são de uma única variedade mas sim fruto de 2 variedades, nunca se sabe...

 

De resto, as condições em que os mantens parecem-me boas, a não ser que tenhas peixes a mais das espécies que referiste...

Se quiseres ir avante com a criação, será mais complicado devido ao resto da fauna. Terias de ter peixes pacíficos, não predatórios, de modo a não comerem os ovos/alevins, isto, presumindo, que formarão um casal fértil. :silly:

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André.

 

Como acho que já disse lá para cima, antes de os comprar fiz umas leituras sobre os ram's e por acaso o teu texto desse link foi um dos que li e na loja tentei escolher um macho e uma femea sobretudo baseando-me na tua descrição. Agora quando respondes-te é que vi e associei...

Particularmente, as caractristicas que referiste no texto no outro post acerca das diferenças nas barbatanas e na forma corpo, foram as que me chamaram mais a atenção quando os comprei.

Só que quando os peixes estão de facto no nosso aquario, ainda mais para quem nunca tinha tido ram's, é outra coisa, as duvidas multiplicam-se...

 

A minha ideia é futuramente tentar a criação e ir gradualmente ficando só com os ramirezis e com a equipa de limpeza, mas é uma coisa para ir com calma...

 

Por acaso houve 3 peixes que me passaram, tenho também 3 pristellas, mas da experiencia que tenho, são dos peixes mais pacificos que já vi e até agora nem eles incomodaram os ram's nem os ram's a eles.

 

Obrigado por tudo, vou tentar manter os cuidados necessários para observar uma evolução positiva! :silly:

 

Cumprimentos,

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Olá,

 

Não leves a mal, mas com 15 anos de certeza que já tens alguns anos de escola nomeadamente lingua portugesa. Nós por cá tentamos manter uma escrita o mais correcta possível dentro do conhecimento de cada um, não apoiando a escrita tipo sms ou lá que é isso. Por isso, agradecemos que nas tuas próximas respostas a tópicos, faças um pequeno esforço e evites os K's e x's entre outros. Obrigado.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...