Aquecimento Durante A Noite


Wampyro

Recommended Posts

Ñ sei qual é a melhor zona para meter este topico, mas esta parece-me a mais correcta!

 

Pois bem, tou com um problema que em varios anos de aquariofilismo nunca me aconteceu :S

 

Um dos meus aquarios de tanganikas durante a noite a temperatura sobe dos 26º aos 29,5º, é estranho pq qd as luzes se ligam é qd a temperatura começa a descer :S

 

Alguem me pode explicar o que é que pode estar a provocar isto? É que custa-me a acreditar que seja o termo, pq para isso ele subia sempre a temperatura e não só durante a noite :S

 

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Ñ sei qual é a melhor zona para meter este topico, mas esta parece-me a mais correcta!

 

Pois bem, tou com um problema que em varios anos de aquariofilismo nunca me aconteceu :S

 

Um dos meus aquarios de tanganikas durante a noite a temperatura sobe dos 26º aos 29,5º, é estranho pq qd as luzes se ligam é qd a temperatura começa a descer :S

 

Alguem me pode explicar o que é que pode estar a provocar isto? É que custa-me a acreditar que seja o termo, pq para isso ele subia sempre a temperatura e não só durante a noite :S

 

 

Obrigado!

tenta mudar de termostato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta ligar em tomadas de parede diferentes.

 

Poderá ser de teres tanta coisa ligada na mesma tomada o termostato não estar a funcionar a 100 % devido a não ter a energia toda para trabalhar a 100%. Quando as luzes desligam libertam corrente para o termostato funcionar a 100 %.

 

Não sei mas se calhar estou para aqui a dizer barbaridades mas é a minha teoria e seria bom experimentares o que eu te disse, se isto não resultar o termostáto não deve estar bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta ligar em tomadas de parede diferentes.

 

Poderá ser de teres tanta coisa ligada na mesma tomada o termostato não estar a funcionar a 100 % devido a não ter a energia toda para trabalhar a 100%. Quando as luzes desligam libertam corrente para o termostato funcionar a 100 %.

 

Não sei mas se calhar estou para aqui a dizer barbaridades mas é a minha teoria e seria bom experimentares o que eu te disse, se isto não resultar o termostáto não deve estar bom.

 

parece-me a solução mais indicada. a resistencia é certamente o dispositivo que come mais amperagem da corrente electrica, e vai ser o 1º a sofrer caso nao haja "papinha para ele".

 

outra solução que normalmete resulta é: se tiveres todos os equipamentos ligados a uma extensão tripla (daquelas com um cabo e na outra ponta com 3 ou + tomadas femea), começa a ligar os que tem maior potencia junto do cabo e nao na ponta. costuma resultar e previne aquecimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

outra solução que normalmete resulta é: se tiveres todos os equipamentos ligados a uma extensão tripla (daquelas com um cabo e na outra ponta com 3 ou + tomadas femea), começa a ligar os que tem maior potencia junto do cabo e nao na ponta. costuma resultar e previne aquecimentos.

 

Eu não concordo bem com o que disseram... A electrecidade não se comporta assim! A corrente é distribuida uniformente (não literalmente no caso do aquario pois cada dispositivo tem o seu consumo) basta fazer a experiencia: Se se ligar um arreio de LED's ou de lampadas iguais a uma bateria, elas vão baixando a intensidade luminosa uniformemente. A primeira não fica com mais luz que a ultima. Pode prevenir o aquecimento da ficha tripla sim porque o maior consumo será feito na primeira ficha e não passa tanta corrente pela ficha...mas passa sempre pelo cabo! E isto não quer dizer que, se se ligar o aparelho que gaste mais corrente no fim da ficha, a corrente não lá chegue! Porque chega...

 

Experimenta ligar em tomadas de parede diferentes.

 

Poderá ser de teres tanta coisa ligada na mesma tomada o termostato não estar a funcionar a 100 % devido a não ter a energia toda para trabalhar a 100%. Quando as luzes desligam libertam corrente para o termostato funcionar a 100 %.

 

Também não concordo muito com isto... Primeiro porque ligar a outra tomada, a unica diferença que faz é reduzir a corrente que passa no cabo da ficha tripla. Não vai aumentar a corrente disponivel! Não se esqueçam que a corrente que chega à tomada A é a mesma que chega à tomada B... Não há X amperes disponiveis em cada tomada, há X amperes disponiveis para o circuito da casa (que engloba todas as tomadas, iluminação, e por aí).

Um termostato de 100W não chega a gastar meio ampere ( P=VI; 100W = 220V x I; 100W / 220V = 0,45A ) portanto mesmo um de 200W não chega ao ampere.

Segundo, se o termostato precisa-se de mais corrente que a disponivel, isso ia sobrecarregar o circuito e o dijuntor disparava. Na electrecidade o que impõe o consumo é o aparelho...se não em vez de às vezes nas nossas casa os dijuntores dispararem as coisas simplesmente não trabalhavam. (esta ultima frase...digamos que as coisas não literalmente assim, mas para este caso serve...)

 

Mais, um termostato dos nossos aquarios, ou trabalha a 100% ou não trabalha ... (Por assim dizer...isto claro, assumindo que ele está de "boa saude") E isto porquê, porque a potência dele depende do valor resistência em do aquecedor e da voltagem. Ambas estas grandesas são constantes. A voltagem nas nossas casas é sempre 220V e a resistência do aquecedor não varia.

Por outras palavras:

P = V^2 / R; como V e R não variam à partida, a potência é sempre a mesma...

 

A energia que a EDP disponibiliza para as nossas casas (a chamada baixa tensão normal) pode ir de 1,15kVA até 41,4kVA dependendo do contracto, segundo vi agora no site da EDP... Isto que dizer que a potência disponibilizada vai de 1150W até 41400W, querendo dizer que a corrente disponvél vai de 5,2A até 188,2A.

Duvido que haja casas com o minimo...eu diria que a maioria deve andar no meio termo, portanto a corrente na tomada é suficiente para que tudo trabalhe bem.

 

Sinceramente na minha opinião essas explicações não são válidas...

Estou só a partilhar a minha opinião, não pretendo inicar aqui uma discução ou desvalorizar a opinião dos outros membros!

 

 

 

Cumprimentos,

David

Editado por dvdme

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

Eu não concordo bem com o que disseram... A electrecidade não se comporta assim! A corrente é distribuida uniformente (não literalmente no caso do aquario pois cada dispositivo tem o seu consumo) basta fazer a experiencia: Se se ligar um arreio de LED's ou de lampadas iguais a uma bateria, elas vão baixando a intensidade luminosa uniformemente. A primeira não fica com mais luz que a ultima. Pode prevenir o aquecimento da ficha tripla sim porque o maior consumo será feito na primeira ficha e não passa tanta corrente pela ficha...mas passa sempre pelo cabo! E isto não quer dizer que, se se ligar o aparelho que gaste mais corrente no fim da ficha, a corrente não lá chegue! Porque chega...

Também não concordo muito com isto... Primeiro porque ligar a outra tomada, a unica diferença que faz é reduzir a corrente que passa no cabo da ficha tripla. Não vai aumentar a corrente disponivel! Não se esqueçam que a corrente que chega à tomada A é a mesma que chega à tomada B... Não há X amperes disponiveis em cada tomada, há X amperes disponiveis para o circuito da casa (que engloba todas as tomadas, iluminação, e por aí).

Um termostato de 100W não chega a gastar meio ampere ( P=VI; 100W = 220V x I; 100W / 220V = 0,45A ) portanto mesmo um de 200W não chega ao ampere.

Segundo, se o termostato precisa-se de mais corrente que a disponivel, isso ia sobrecarregar o circuito e o dijuntor disparava. Na electrecidade o que impõe o consumo é o aparelho...se não em vez de às vezes nas nossas casa os dijuntores dispararem as coisas simplesmente não trabalhavam. (esta ultima frase...digamos que as coisas não literalmente assim, mas para este caso serve...)

 

Mais, um termostato dos nossos aquarios, ou trabalha a 100% ou não trabalha ... (Por assim dizer...isto claro, assumindo que ele está de "boa saude") E isto porquê, porque a potência dele depende do valor resistência em do aquecedor e da voltagem. Ambas estas grandesas são constantes. A voltagem nas nossas casas é sempre 220V e a resistência do aquecedor não varia.

Por outras palavras:

P = V^2 / R; como V e R não variam à partida, a potência é sempre a mesma...

 

A energia que a EDP disponibiliza para as nossas casas (a chamada baixa tensão normal) pode ir de 1,15kVA até 41,4kVA dependendo do contracto, segundo vi agora no site da EDP... Isto que dizer que a potência disponibilizada vai de 1150W até 41400W, querendo dizer que a corrente disponvél vai de 5,2A até 188,2A.

Duvido que haja casas com o minimo...eu diria que a maioria deve andar no meio termo, portanto a corrente na tomada é suficiente para que tudo trabalhe bem.

 

Sinceramente na minha opinião essas explicações não são válidas...

Estou só a partilhar a minha opinião, não pretendo inicar aqui uma discução ou desvalorizar a opinião dos outros membros!

Cumprimentos,

David

 

 

ok.. eu aprendi mais um bocadinho.

mas e que tal explicar porque é que o aquario do rapaz aquece durante a noite??

 

em relação á ordem de ligação dos equipamentos do mais potente para o mais fraco (a contar da entrada de corrente na tripla), experimenta usar extensões chinesas e depois diz-me alguma coisa. ja queimei mais que muitas e a partir do momento em que utilizei este método, tem sido "a regra de ouro" para mim.

o que estou a tentar dizer é que algumas extensões nao tem a capacidade de deixar passar os electroes tao bem como outras ou mesmo como o resto da instalação electrica da casa.

 

Um abraço

André

Editado por drizzt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ñ sei qual é a melhor zona para meter este topico, mas esta parece-me a mais correcta!

 

Pois bem, tou com um problema que em varios anos de aquariofilismo nunca me aconteceu :S

 

Um dos meus aquarios de tanganikas durante a noite a temperatura sobe dos 26º aos 29,5º, é estranho pq qd as luzes se ligam é qd a temperatura começa a descer :S

 

Alguem me pode explicar o que é que pode estar a provocar isto? É que custa-me a acreditar que seja o termo, pq para isso ele subia sempre a temperatura e não só durante a noite :S

Obrigado!

 

Boas!

 

Numa tentativa de ajuda, gostava que colocasses o setup do teu aqua

 

- medidas (CxLxA)

- +/- os Litros reais

- Pot. Aquecedor (W)

- Caudal do filtro/bomba e potência

- Iluminação (W)

- Horário de iluminação

- Indica se é aberto ou fechado

 

- CO2, sim/não se sim como tá ligado.

 

isto tudo porque:

A electrecidade não se comporta assim! A corrente é distribuida uniformente . . .

Concordo plenamente. . . . mas desde que uma vez desmontei uma ficha tripla chinesa, onde indicava no exterior: MAX 3500W e estava ligada com fios praí de 0.25 mm^2. . . nunca mais comprei nada nos chinocas sempre que tenho de comprar uma tripla, procuro uma que possa desmontar.

 

Um pormenor que era bom que assim fosse e que pagamos para que seja assim é:

A voltagem nas nossas casas é sempre 220V . . . .

 

De lei a EDP pode fornecer energia com uma tensão que varie +/- 5 % da tensão nominal (220 V).

O que é certo é que já se queimaram electrodomésticos cá em casa que o fulano do arranjo disse:

" foi um pico de corrente", claro que ele pode estar a mentir, mas como o arranjo era em garantia, não me importei muito. . .

 

Voltando ao teu problema.

 

Sugeria que tomasses nota da temperatura de hora em hora , e comparasses rigorosamente com o tempo da iluminação.

Era importante ter algumas medições de noite.

Bom bom era poderes ter também leituras da tensão (Volts) em casa, pra isso precisas de um multimetro de preferência digital.

 

É pah, tou praqui a supor razões, mas que é estranho é.

 

Comentem

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que o dvdme diz parece-me correcto, mas o comentário do drizzt em relação a equipamento eléctrico com problemas também pode ter alguma influência! A sugestão do ric-santos não é má; aliás, o melhor de tudo seria teres um multímetro, e medires a corrente e tensão no termoestato, com as luzes apagadas e desligadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Completamente de acordo em relação ao multimetro. Se nos podemos apoiar em alguma coisa para tirarmos conclusoes, sao nos resultados práticos e nada mais acertado do que usar o equipamento certo para isso. banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá todos,

 

ok.. eu aprendi mais um bocadinho.

mas e que tal explicar porque é que o aquario do rapaz aquece durante a noite??

 

Era essa a intenção! :)

Claro que tudo o que eu disse tem em conta está tudo ok com o ciurcuito electrico e com o termostato...

Eu não disse nada em relação ao problema do rapaz porque não me me ocorreu nada...

 

em relação á ordem de ligação dos equipamentos do mais potente para o mais fraco (a contar da entrada de corrente na tripla), experimenta usar extensões chinesas e depois diz-me alguma coisa. ja queimei mais que muitas e a partir do momento em que utilizei este método, tem sido "a regra de ouro" para mim.

 

Sim, alias eu evito usar extensões dos chinocas porque já sei como a coisas são... como o ric-santos disse, se aquilo tem um fio de 0,25mm ... Há uma formula também para calcular a area do fio em função da corrente mas eu não me lembro... Mas com toda a certeza 0,25mm é um valor baixissimo.

 

o que estou a tentar dizer é que algumas extensões nao tem a capacidade de deixar passar os electroes tao bem como outras ou mesmo como o resto da instalação electrica da casa.

Pois, penso que foi mais ou menos o que eu disse por outras palavras: "Pode prevenir o aquecimento da ficha tripla sim porque o maior consumo será feito na primeira ficha e não passa tanta corrente pela ficha..." E se os fios dentro da ficha são de 0,25mm...faz todo o sentido.

 

De lei a EDP pode fornecer energia com uma tensão que varie +/- 5 % da tensão nominal (220 V).

 

Eu aqui por acaso falhei. Na teoria é 220V, na practica de formos medir, de à uns anos para cá, é 230V. Isto tem a ver com um problema técnico qualquer que já me explicaram mas eu já não me lembro... De qualquer forma +/- 5% é aí +/- 11V...não é suficiente para avariar coisas por picos de tensão. Quando eles acontecem são valores mais elevados .. e sim estragam as coisas!!

Por isso é que quando eu tiver uma casa minha ponho um estabilizador de corrente à entrada do quadro...problema resolvido.

 

o que o dvdme diz parece-me correcto, mas o comentário do drizzt em relação a equipamento eléctrico com problemas também pode ter alguma influência! A sugestão do ric-santos não é má; aliás, o melhor de tudo seria teres um multímetro, e medires a corrente e tensão no termoestato, com as luzes apagadas e desligadas.

 

Concordo, equipamento electico com problemas é sempre um explicação plausivél!

Eu era para ter falado do multimetro mas depois passou-me...

Se for possivel fazeres umas medições:

Da tensão, é só meter as ponteiras na ficha, deves ter uma leitura na ordem dos 230V.

Da resistência do termostato, é encostar as ponteiras à ficha do termostato com ele desligado.

A corrente já é mais complicada de medir, tinha que se ter um perno da ficha do termostato ligado à tomada e entre o outro perno e a tomada por as ponteiras do multimetro...já é algo mais sujeito a apanhar esticões.

 

Acho que nunca é demais dizer cuidado com a electrecidade!

 

Por fim, devias seguir a seguestão do ric-santos e meter aí o setup...

 

 

Cumprimentos a todos,

David

David.

Posted Image

Tesla Motors

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Wampyro, temos noticias? :puppydogeyes:

 

 

Boas Wampyro!

 

Queria apenas dar a minha opinião sobre algumas coisas que se disseram. Então é assim: se a tua casa tem menos de 15 anos e a instalação eléctrica foi feita por um "electricista", penso que não terás nenhuma fase sobrecarregada. A EDP disponibiliza sim senhor 230V, mas por vezes no fim da linha de um PT (posto transformação) já não estão os 230V e às vezes nem os 200. A margem da EDP por acaso são de 10% e não 5% (segundo informação de funcionários da EDP). Contudo mesmo os 200V não era razão para descida tão acentuada da temperatura. Em minha casa à 2 anos atrás tive montes de problemas com um ar condicionado que às vezes nem arrancava!!! Sabes quantos volts chegavam a minha casa nas horas de grande consumo? Cheguei a ter horas seguidas um multímetro ligado a uma tomada e a registar valores: 166V. Com estes valores era impossível trabalhar o que quer que fosse. Felizmente hoje estão cá os 230V e às vezes mais, mas nas horas de "ponta" tipo 19/20 horas, por vezes ainda vai aos 200V. Mas estamos só com conversas da treta desculpa a expressão. Compra um multimetro mesmo desses baratos que custa entre 5 e 10 euros e mede os valores da tua casa em tomadas diferentes e em horas diferentes do dia. Se estiver tudo bem então substitui o termostato/aquecedor. É que há uma questão que passou ao lado:o teu aquecedor não estará mesmo " à pele " para a capacidade do aquário? E agora questionas: então por qu é que à noite aquece? À noite os Volts são aos pontapés em qualquer lado, são as horas de vazio da EDP. CONCLUSÃO: O multímetro resolve os se's!! Mas nos dias que correm também já não acredito que não tenhas potência e volts em casa. MAS...!

Só mais uma coisa, desliga o quadro ou os disjuntores das tomadas e vê a secção do cabo da tomada onde tens o aquário. Se fôr de 2,5mm, mais uma vez compra o multímetro, se não tiveres pelo menos 210 V nas horas de maior consumo, contacta a linha EDP. Eles resolvem de certeza, mas faz a reclamação por escrito.

 

Um Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais