O Negócio


dexterie

Recommended Posts

Hoje fui a um sitio a que costumo ir de vez em quando, mas hoje fui lá com mais calma e atenção. É uma loja de animais.

 

Para além dos comuns erros de terem cometas, orandas e demais peixes de água fria nas baterias em cascata das plantas, havia outras coisas bastante piores.

 

Imaginem uma espécie de estrado, feito em metal, com placas de xisto, onde as pessoas se passeiam em frente aos aquários. Imaginem que por baixo desse estrado há água (ou seria lama?!) com uma altura de cerca de 3 centímetros.

 

Já tinha reparado nesse estrado, mas sempre que ia à dita loja era antes de ir ao cinema ou para comprar algo que não peixes pois a confiança que tenho nela é muito baixa. Hoje olhei melhor pois, ao olhar para os aquários do nível inferior, deparei-me com um pedaço branco de qualquer coisa, na água debaixo do estrado. Era um colisa em avançado estado de decomposição. Começo a olhar melhor (e é então que começo a sentir o fantástico odor) e vejo outros peixes mortos. Um espectáculo deveras triste.

Começo então a olhar para o resto da loja. A oferta de globos é assombrosa: há para todos os tamanhos e preços. Há ainda copos de vidro pra Bettas. Saio dali e vou ver o resto da loja. Cães que não tinham nem água nem comida; porcos e com ar triste. Gatos com nós no pelo e cheios de remelas...

Estava já a preparar-me para sair da loja quando reparo que estava alguém a comprar peixes. Fico para assistir à estupidez de uma das empregadas:

 

1º - pega num saco e poe la dentro água da cascata das plantas (que está separa de todos os outros)

2º - anda de BALDE em balde à procura de uma rede

3º - apanha um escalar

4º - ATIRA-O para dentro do saco

5º - torna a mergulhar a rede, desta vez num aqua ao lado e tira de lá algo morto e destina-o ao lago da podridão que está por baixo do estrado.

 

Saí da loja e não volto a lá por os pés. Nem que seja para comprar lâmpadas.

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 110
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

Infelizmente não podemos considerar uma situação incomum, como poderás constatar fazendo uma pesquisa. A maior parte das petshop e até em algumas lojas especializadas vê-se atendimento e manutenção muito aquém das espectativas. Continuo a dizer que na maior parte dos casos é falta de formação, faz o seguinte, tu ou outros....pega numa lista de petshops e visita-as, pergunta em cada uma delas, se algum funcionario tem ou teve algum tipo de formação. Muito poucos serão os que te respondem positivamente. Falo até por mim que além de onde trabalho agora, já estive em outra petshop e a unica formação que se consegue é através da leitura dos folhetos das várias marcas ou, no caso de maior interesse, pesquisas na net. Não se tira culpa a funcionarios que se gostarem mesmo do que fazem, tentam informar-se mas acho que a grande responsabilidade é mesmo da gerencia que não selecciona por nível de conhecimento quem contrata e depois não se importa com a educação(talvez pudessemos chamar de profissionalização?!) dos funcionarios.

Enfim....Mais um triste relato....

 

 

Beijinhos,

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Infelizmente não podemos considerar uma situação incomum, como poderás constatar fazendo uma pesquisa. A maior parte das petshop e até em algumas lojas especializadas vê-se atendimento e manutenção muito aquém das espectativas. Continuo a dizer que na maior parte dos casos é falta de formação, faz o seguinte, tu ou outros....pega numa lista de petshops e visita-as, pergunta em cada uma delas, se algum funcionario tem ou teve algum tipo de formação. Muito poucos serão os que te respondem positivamente. Falo até por mim que além de onde trabalho agora, já estive em outra petshop e a unica formação que se consegue é através da leitura dos folhetos das várias marcas ou, no caso de maior interesse, pesquisas na net. Não se tira culpa a funcionarios que se gostarem mesmo do que fazem, tentam informar-se mas acho que a grande responsabilidade é mesmo da gerencia que não selecciona por nível de conhecimento quem contrata e depois não se importa com a educação(talvez pudessemos chamar de profissionalização?!) dos funcionarios.

Enfim....Mais um triste relato....

Beijinhos,

 

Eu sei que não é inédito, mas o "lago" dos mortos fez-me mesmo confusão. Aquilo até deve ser proibido! Para cheirar assim mal, imaginem a quantidade de bacterias que por la nao andariam...

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que um pouco de formação ou até mesmo auto-formação não custava nada a ninguém, só lhes fazia bem!!

 

Oshum fico feliz porr saber que há empregados de Pet-shop decididos como tu a terem um pouco de informação!

Posso perguntar-te em que loja trabalhas É em Odivelas? a minha namorada mora em Odivelas e disse-me bem de uma loja, mas não me lembro do nome!

 

Cumprimentos!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

"Eu sei que não é inédito, mas o "lago" dos mortos fez-me mesmo confusão. Aquilo até deve ser proibido! Para cheirar assim mal, imaginem a quantidade de bacterias que por la nao andariam..."

Sim, ha algo aí que não bate bem, se calhar no projecto inicial esse canal não serviria de deposito de peixes mortos. bigsmile

 

"Oshum fico feliz porr saber que há empregados de Pet-shop decididos como tu a terem um pouco de informação!

Posso perguntar-te em que loja trabalhas É em Odivelas? a minha namorada mora em Odivelas e disse-me bem de uma loja, mas não me lembro do nome!"

 

Desde já agradeço pelo que me parece um elogio...de qualquer forma não é apenas pela vertente profissional que eu me tento informar mas também por ter peixinhos em casa e se gostamos deles, só temos que os tratar o melhor possível. Sim, trabalho em Odivelas, no tão pragmático "Paraíso da Bicharada - Casa dos Discus" (passo a publicidade) não sei se será essa a loja mas se for, a tua namorada que vá la da parte da tarde - até ao fecho, é bom ouvir boas palavras de vez em quando :wink:

 

Beijinhos

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se aquela porcaria foi construída para ser depósito de mortos, não sei... Mas não acredito. Imagino aquilo nos dias de mais calor, ou então nos fins-de-semana, com dezenas de pessoas na loja a olhar pros peixes e a bater no vidros a dizer "ooh, tão lindo...ta a boiar!", com o cheiro a servir de substituto de música de fundo.

 

Pelo menos foi útil: agora, sempre que entrar numa loja, vou entrar com olhos de ver e com tempo.

 

A dita loja é bastante grande... Ai se eu pudesse mandar naquilo :snipersmile:

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ha algo aí que não bate bem, se calhar no projecto inicial esse canal não serviria de deposito de peixes mortos. :snipersmile:

Sem querer ser adivinho eu quase que diria que esse canal servirá para drenagem de águas, tanto eventualmente de TPA's, como água que respingue dos aquários quando se retiram peixes, etc , como até de drenagem de águas de lavar o chão da loja.

 

Em relação à situação referida só mesmo o lago dos mortos e o processo de apanhar e vender o peixe me parecem de facto coisas anormais e censuráveis.

 

Muito pessoal fala mal por causa dos peixes mortos em aquário e eu também era uma das pessoas que falava mal, mas agora o meu posicionamento é diferente, talvez por ter o privilégio de acompanhar o dia a dia de uma loja de animais.

A não ser que a loja se dedique a vender apenas peixes (e nesse caso o movimento é pequeno e dá para fazer de tudo) haver peixes mortos nos aquários é infelizmente normal.

 

Porquê? bom, para começar a qualidade geral dos peixes vendidos em Portugal é sofrível. Para garantir as melhores margens os peixes são comprados a exportadores asiáticos, chegando até nós bastante debilitados pela longa viagem a que foram sujeitos.

Por cá são acondicionados nos fornecedores à espera de serem despachados para as lojas. A maioria dos fornecedores tem um dia para entregas e o que acontece é sair um carro de manhã de Lisboa/Porto carregado com todas as encomendas que são para entregar nesse dia. Assim a maioria dos peixes podem passar bastantes horas fechados num pequeno saco em condições longe do ideal. Obviamente que depois deste tratamento os peixes não estarão nas melhores condições, pelo que desencadear de doenças e mortes no destino é quase certo e por vezes a um ritmo alarmante.

e

Na própria loja a forma de expor os peixes ao publico é relevante e às vezes as intenções são boas mas revelam-se prejudiciais aos bichos.

Na loja que conheço a opção de colocação dos discus para venda em bateria foi inicialmente no andar de baixo da bateria onde teriam mais espaço para nadar. Cedo se verificou que era a opção errada. Os discus tinham espaço para nadar sem duvida, mas o constante movimento das pessoas (o andar inferior da bateria fica ao nível das pernas de um adulto) deixava-os de tal modo stressados que estavam quase sempre escuros e encostados a um canto do aquário. A opção foi muda-los para o andar superior da bateria onde são menos incomodados.

 

Em relação ao pessoal. Bom, quando se ganha o ordenado mínimo nacional, que é o que a maioria das lojas paga, é difícil haver pessoal "especializado" ou motivado. A não ser que seja um estudante ou um apaixonado, na sua maioria os funcionários estão lá para ganhar o seu no fim do mês. Tratar peixes doentes? Limpar chão/aquários/jaulas? Limpar m***** de cão ou gato? Aprender o que se vende? Não consideram ser sua competência. O patrão poderá dar formação sim... mas se essa informação é apreendida ou não isso já é outra história.

Na loja que refiro quem lá está a trabalhar tem amor aos bichos ( trabalham com peixes, cães, pequenos mamíferos, repteis e aranhas) mas isso não é impeditivo que por exemplo morra um peixe no aquário e não fique por lá umas horas até ser possível alguém lá ir tirar o peixe ou que haja peixes não catalogados. Muitas vezes aviso o pessoal de lá, atenção que o peixe A ou B está doente , ou o aquário A ou B tem peixes mortos, mas por vezes é tanta gente na loja que é impossível largar os clientes para ir tirar um peixe morto ou mudar um peixe doente para um aquário de quarentena.

 

É por ter esta experiência em primeira mão que já não censuro um peixe morto no aquário ou um grupo de peixes doentes. Agora maus tratos, más condições, etc, acho que talvez sejam merecedoras de uma denuncia junto das autoridades competentes (será a ASAE agora? )

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ASAE é a autoridade administrativa nacional especializada no âmbito da segurança alimentar e da fiscalização económica.

 

Deste modo, é responsável pela avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, bem como pela disciplina do exercício das actividade económicas nos sectores alimentar e não alimentar, mediante a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora das mesmas.

Parece-me que talvez até sejam mesmo chamados ao assunto. É que as lojas de animais têm um conjunto de normas a cumprir que estão estipuladas na lei.

Se não forem eles a autoridade mais competente então será eventualmente a direcção geral de veterinária.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao referido fosso de águas perdidas, presenciei numa das vezes em que lá fui, uma cena interessante!

 

Uma das funcionárias, que me pareceu bastante inexperiente, vendeu peixes que me pareceram bastante incompatíveis e de dimensões que no futuro irão trazer transtorno ao cliente. Parecia que essa pessoa ia montar uma montra de peixes embalsamados pois, pelos vistos, aqueles peixes já iam substituir outros que tinham morrido... cheers De nada interessado em saber o pk das mortes, só interessava ter muiitos peixes...

 

Para além dessa confusão feita com os peixes, a funcionária ainda deixou saltar do copo que lá usam para separar os peixes que vão para o saco, dois peixes, já com alguns 7 cms de comprimento... "A verdadeira fuga para o cemitério!"

 

O certo é que eles não se dão ao trabalho de os ir lá buscar outra vez, e acho que é por isso que se vêm depois peixes mortos lá depositados... os peixes que vêm mortos, ou aqueles que morrem nos aquários são retirados, e não vão para o fosso!

 

Bem, isto foi apenas uma observação "in loco"! :wink:

Angel's Jungle - meu aquario 80cms escalares

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=439851

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao referido fosso de águas perdidas, presenciei numa das vezes em que lá fui, uma cena interessante!

 

Uma das funcionárias, que me pareceu bastante inexperiente, vendeu peixes que me pareceram bastante incompatíveis e de dimensões que no futuro irão trazer transtorno ao cliente. Parecia que essa pessoa ia montar uma montra de peixes embalsamados pois, pelos vistos, aqueles peixes já iam substituir outros que tinham morrido... :smilecolros: De nada interessado em saber o pk das mortes, só interessava ter muiitos peixes...

 

Para além dessa confusão feita com os peixes, a funcionária ainda deixou saltar do copo que lá usam para separar os peixes que vão para o saco, dois peixes, já com alguns 7 cms de comprimento... "A verdadeira fuga para o cemitério!"

 

O certo é que eles não se dão ao trabalho de os ir lá buscar outra vez, e acho que é por isso que se vêm depois peixes mortos lá depositados... os peixes que vêm mortos, ou aqueles que morrem nos aquários são retirados, e não vão para o fosso!

 

Bem, isto foi apenas uma observação "in loco"! 8)

 

 

Vão para o fosso sim. Não sei se a menina estava com pudor em passear o peixe morto pela loja ou o que era, mas que foi directo da bateria para o fosso, isso foi. Podem não ir todos (se fossem cheirava a metros...pra quantidade de peixes que por lá morre), mas pelo menos um teve esse funeral.

Editado por dexterie
DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de conhecer a loja em questão nunca reparei no fosso em questão, mas reparei nas péssimas condições em que são mantidos os peixes e restantes animais.

Os aquários de água doce são uma miséria. Os de água salgada então é melhor nem comentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de conhecer a loja em questão nunca reparei no fosso em questão, mas reparei nas péssimas condições em que são mantidos os peixes e restantes animais.

Os aquários de água doce são uma miséria. Os de água salgada então é melhor nem comentar.

 

Aquários de água salgada? Acho que é mais aquários de algas e mortandade salgada. Reparei neles também, mas como os meus conhecimentos de salgados são muito limitados, preferi nem os referir.

 

Só agora vi a zona de onde és. A loja é grande e teria potencial se fosse bem mantida. Vai até lá e aninha-te para veres os aqua da linha de baixo e sente o maravilhoso odor..

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pois é em relação a loja não sabes a melhor:

 

Nesse fosso já vi desde lagostins a camarões, peixes e caranguejos, todos vivos infelizmente.Deu vontade de apanha-los e leva-los para casa.

 

Independentemente da variedades de peixes que comprares vão todos para a mesma saca.

 

já vi peixes com ictio em estado avançado a serem deitados ao lixo vivos

 

Aquilo tem imensos aquários de quarentena nos bastidores mas todos inutilizados

 

Os discus nem se fala, até mete pena vê-los e ver quem os compra.

 

Nenhum dos empregados que por lá passou tem um mínimo de informação sobre aquários, peixes, plantas.

 

É triste ver uma loja assim, tem sempre no mínimo 3 peixes mortos por aquário, metem camarões com ciclideos que são dizimados em segundos e não fazem ambientarão dos peixes que chegam de viagem.

 

No verão metem ventoinhas tamanho é o "fedor" que a loja tem.

 

Só temos a lamentar quando vemos pessoas a comprar peixes quase mortos, em estado avançados de doenças e a levar espécies imcompativeis ou falsos casais etc...

 

PS:Prefiro comprar mais caro em lojas do tipo que chegamos a um aquário tocamos no vidro e os peixes atropelam-se, sem doenças e que inspiram confiança....o mal é dos que não percebem senão essa dita loja ja tinha fechado a muito...Temos que arranjar maneira de nos identificarmos para conhecer quem é ou não do forum.... :D

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquários de água salgada? Acho que é mais aquários de algas e mortandade salgada. Reparei neles também, mas como os meus conhecimentos de salgados são muito limitados, preferi nem os referir.

 

Eu também não renho grandes conhecimentos, mas tenho olhos na cara como tu.

Nós quando não sabemos vimos ao fórum e perguntamos o que fazer. O que se passa com os nossos animais.

Se os temos é para proporcionar as melhores condições possíveis.

Se não estamos dispostos a perder tempo e dinheiro com eles não os podemos ter. Não os devemos comprar.

 

Só agora vi a zona de onde és. A loja é grande e teria potencial se fosse bem mantida...

 

A loja é enorme. Excelente para os animais (Cães, gatos e pássaros), pois apesar de ser num shopping tem luz natural e tudo!

 

Nenhum dos empregados que por lá passou tem um mínimo de informação sobre aquários, peixes, plantas.

 

Não sabem nada de nada daquilo!

Mas isso não é justificação para tudo. Mas para pelo menos limpar as baterias penso que não é preciso ter um curso.

A água dos Discus deve ser mudada de ano a ano...

 

 

Temos que arranjar maneira de nos identificarmos para conhecer quem é ou não do forum.... :D

 

Temos que arranjar uns crachás!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não acham que seria bom e talvez, inclusive, uma chamada de atenção a loja ( caso alguem amigo, conhecido ou socio da mesma leia) sabermos o nome da loja?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa do crachá seria o máximo! LOL :P Já estou a ver o pessoal das lojas macabras a tremer só de nos ver entrar. :D

 

Já temos crachás. Eu até tenho 2, tamanho L, mas chamo-os de T-shirts do Fórum. Tem o peixe do aniversário do Fórum desenhado pelo Marc e tudo!!!! cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já temos crachás. Eu até tenho 2, tamanho L, mas chamo-os de T-shirts do Fórum. Tem o peixe do aniversário do Fórum desenhado pelo Marc e tudo!!!! cheers

 

>Boas

 

Pois o problema é mesmo vestir a camisola sempre que se vai a uma loja de animais...hehe...

 

Quanto ao nome da loja nem valia a pena falar nele porque mal se entra lá percebe-se logo....

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

LOLOL

 

conheço a dita loja! não vou lá há muito tempo, ganhei juizo bigsmile

 

digo-vos só que há vida no lago da morte! ou havia! ;) plecostomus... cheguei a ver pelo menos 2, foram parar la por acidente

 

essa loja é verdadeiramente medonha, pelo menos na parte da aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se tira culpa a funcionarios que se gostarem mesmo do que fazem, tentam informar-se mas acho que a grande responsabilidade é mesmo da gerencia que não selecciona por nível de conhecimento quem contrata e depois não se importa com a educação(talvez pudessemos chamar de profissionalização?!) dos funcionarios.

 

Profissionalização...

 

Aqui no forum somos todos profissionais da aquariofilia banana rock com curriculos invejaveis... ou não lol

 

Esse problema parte dos donos das lojas, em vez de darem aos empregados os folhetos que as marcas disponibilizam a falar bem delas mesmas, deviam aprender um pouco mais sobre a aquariofilia e não só... alem do mais um cliente que recebe uma boa informação da parte dos logistas volta sempre á "casa" mas por vezes isso nao aconteçe.

Na minha opiniao as petshops dão "barraca" porque vendem de tudo e mais alguma coisa e é claro que é dificil saber tudo sobre, gatos, caes, aquariofilia, passaros, repteis etc. Só a aquariofilia nas suas duas vertentes (Doce e Salgado) precisa de alguns anos de experiencia para que se possa finalmente perceber minimamente do assunto.

 

Abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

 

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem! fui lá ontem para tirar umas fotos! e trago novidades!

 

na verdade o lago da morte fervilha de vida!!

 

Pic_10979_17.jpg

 

não 1 nem 2 nem 3 mas sim 7 ramiezi (? salvo o erro)

 

e havia mais! ciclídios dos lagos africanos, um amarelo que andava a comer um peixe morto... e um azul electrico... e mais peixes por lá a nadar! montes de peixes mortos, inclusive uma carpa pequena com uns bons 10 cm...

 

tenho videos e mais fotos...

 

 

por incrivel que pareça os peixes debaixo do estrado estão bem mais coloridos que os das baterias... i wonder............. :(

 

pá, chocante! amanã faço telefonemas que hoje é feriado...

 

cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais