Tuberculose Piscicola


Paul

Recommended Posts

Boas,

 

Não há mesmo nenhuma cura para esta doença? Ja perdi uns 4 ou 5 peixes, e apesar de os isolar logo que detecto a doença, e de mudar metade da agua do aquario, n me parece que tenha feito efeito.

 

Já perdi os meus dois platys, dois guppies e hoje perdi um nariz de bebado!

 

se alguem tiver alguma pista para este misterio...

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tuberculose piscicola?

Nunca ouvi falar, mas a humana é causada pelo mycobacterium tuberculosis. É uma bactéria ácido/álcool resistente de tratamento dificil. Normalmente usa-se um conjunto de isoniazida, ethambutol, pirazinamida, e rifampina durante um período de 6 meses.

Podes tentar só com um destes antibióticos (visto poder haver pouca resistência aos antibioticos já que não há hipótese de ser a mesma estirpe que a da tuberculose humana) mas não garanto resultados e não sei os efeitos secundários quando aplicados aos peixes (a rifampina que parece-me ser a mais eficaz). experimenta só com um e se resultar aplica nos outros.

 

Mas não te posso dar garantias... só digo o que sei em relação à humana.

Nunca experimentei nenhum desses antibioticos em peixes nem conheço nenhum estudo desse tipo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

tens a certeza que é tuberculose?

 

Pelas pesquisas que fiz (li um topico acerca de doenças aki no forum) e pelos sintomas dos peixes, foi o que me pareceu! Mas vamos la a ver, em todos eles se notava uma respiração ofegante, a barriga achatada e dificuldades de "equilibrio", pela explicação nesse topico, pareceu me tratar-se desta doença! Outra coisa que me levou a essa conclusão foi o facto de ter afectado especies relativamente diferentes!!!

 

axas que podera ser outra doença?

 

abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tuberculose piscicola?

Nunca ouvi falar, mas a humana é causada pelo mycobacterium tuberculosis. É uma bactéria ácido/álcool resistente de tratamento dificil. Normalmente usa-se um conjunto de isoniazida, ethambutol, pirazinamida, e rifampina durante um período de 6 meses.

Podes tentar só com um destes antibióticos (visto poder haver pouca resistência aos antibioticos já que não há hipótese de ser a mesma estirpe que a da tuberculose humana) mas não garanto resultados e não sei os efeitos secundários quando aplicados aos peixes (a rifampina que parece-me ser a mais eficaz). experimenta só com um e se resultar aplica nos outros.

 

Mas não te posso dar garantias... só digo o que sei em relação à humana.

Nunca experimentei nenhum desses antibioticos em peixes nem conheço nenhum estudo desse tipo.

 

Cumprimentos

 

De facto até poderia funcionar, e agradeço o teu esforço, o problema e que o desenvolvimento desta doença (pelo que tenho notado) é rapidissimo! No caso do bebado passou se uma noite desde que notei que estava doente, ate o ter encontrado morto!! Havera alguma estirpe da doença que tenha um desenvolvimento tão rapido?? Algum desses antibioticos funcionara melhor com essa estirpe, caso sela exista?

 

abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ou neste caso más

caso isso seja mesmo tuberculose não querendo ser agoiro mas a minha opinião e não passa disso mesmo é:

 

convem que pratiques a eutanásia nos peixes todos e os deites fora não para a sanita mas para o caixote do lixo ou de preferencia enterra-os num buraco após efectuares esta operação drastica e caso queiras voltar a usar o mesmo aqua comvem que o desinfectes com pramanganato de potassio não voltes a usar nada que tenha estado dentro desse aqua sem ser desinfectado com pramanganato

 

 

no entanto e como tenho certa duvida se será tuberculose vê se consegues pôr uma foto de um dos peixes porque eventualmente poderás ter por ai um ataque bacteriano ou parasitário em larga escala o que neste caso poderá ter remédio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho estranho um ataque de tuberculose...

 

Puseste alguma coisa no aqua que trouxeste de algum rio ou assim?

 

Se realmente se confirmar a tuberculose, todos os peixes vão morrer - quer pela doença, quer através da decisão dificil da eutanasia - e nunac te esqueças de desinfectar o aqua e TUDO o que usares em contacto com a água. bigsmile

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Primeiro de tudo tenho de te agradecer porque ao ler este post tive de ir buscar uns apontamentos de uma disciplina que tive no meu curso que vão ficar mais à mão, just in case...

 

A única coisa que encontrei parecida com a tal tuberculose foi a pseudotuberculose ou pasteurelose causada pela bactéria Photobacterium damsela subspécie piscicida (só por este nome vê-se logo que não é boa coisa)...

 

Mas como estes apontamentos são mais virados para a aquacultura, que é um mundo um bocado diferente da aquariofilia, não sei se será a isso que te referes!

 

Pela descrição que fizeste da sintomatologia não me parece que seja esta a doença, de qualquer maneira deixo-te aquí o tratamento para ela indicado:

  • Cloranfenicol
  • Ampicilina
  • Oxitetraciclina

No entanto deixa-me avisar-te que esta bactéria tem transmissão horizontal e vertical, quer isto dizer que, além de poder permanecer na água num estado viável mas "dormente", se tiveres ovos também estão contaminados e têm de ser eliminados!

 

De qualquer maneira deixa-me reafirmar que, pelos sintomas, não me parece que seja esta a doença, só a coloquei por ser o mais aproximado que encontrei com o nome de tuberculose...

 

Espero ter ajudado!

 

Boa sorte

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho estranho um ataque de tuberculose...

 

Puseste alguma coisa no aqua que trouxeste de algum rio ou assim?

 

Se realmente se confirmar a tuberculose, todos os peixes vão morrer - quer pela doença, quer através da decisão dificil da eutanasia - e nunac te esqueças de desinfectar o aqua e TUDO o que usares em contacto com a água. :snipersmile:

 

De facto é estranho, porque já tenho o aquario a uns meses, e tudo o que la pus foi comprado numa loja e devidamente tratado! Isto tudo começou a acontecer depois de eu ter tido que mudar de casa! A unica explicação que eu vejo é que terá sido devido a isso! Ou então não é essa a doença, mas os sintomas coincidem!

 

Vou tentar por umas fotos, mas neste momento não tenho nenhum peixe doente!

 

K situação!!!!!

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Primeiro de tudo tenho de te agradecer porque ao ler este post tive de ir buscar uns apontamentos de uma disciplina que tive no meu curso que vão ficar mais à mão, just in case...

 

A única coisa que encontrei parecida com a tal tuberculose foi a pseudotuberculose ou pasteurelose causada pela bactéria Photobacterium damsela subspécie piscicida (só por este nome vê-se logo que não é boa coisa)...

 

Mas como estes apontamentos são mais virados para a aquacultura, que é um mundo um bocado diferente da aquariofilia, não sei se será a isso que te referes!

 

Pela descrição que fizeste da sintomatologia não me parece que seja esta a doença, de qualquer maneira deixo-te aquí o tratamento para ela indicado:

  • Cloranfenicol
  • Ampicilina
  • Oxitetraciclina

No entanto deixa-me avisar-te que esta bactéria tem transmissão horizontal e vertical, quer isto dizer que, além de poder permanecer na água num estado viável mas "dormente", se tiveres ovos também estão contaminados e têm de ser eliminados!

 

De qualquer maneira deixa-me reafirmar que, pelos sintomas, não me parece que seja esta a doença, só a coloquei por ser o mais aproximado que encontrei com o nome de tuberculose...

 

Espero ter ajudado!

 

Boa sorte

 

Antes de mais muito obrigado pela ajuda!! Vou registar a tua ideia! De qualquer modo vou continuar a investigar mais doenças e estar atento a eventuais novos sintomas!

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que me disseste não acredito ser nenhum tipo de mycobacterium (responsável por doenças como a tuberculose ou a lepra). Segundo o que li os peixes adoecem e morrem rapidamente. Ora no caso dos mycobacterium estes são de crescimento extremamente lento. Nos humanos o periodo de incubação é de vários meses e a doença é de curso muito arrastado. Mesmo numa cultura em laboratório teremos de esperar várias semanas até vermos desenvolvimento da bactéria.

 

Se já tiveres usado antibioticos dos que se vendem nas lojas de animais e não tiveres tido resultado então talvez seja melhor aumentares a temperatura da água para os 28-29ºC, (se tiveres algum peixe preferido isola-o noutro aquário) e ires fazendo muitas TPAS. Se eles continuarem a morrer uns após os outros, então é melhor perderes o amor aos peixes....

Retira tudo o que tens no aquário, ferve/desinfecta e volta a fazer tudo do inicio....

 

 

Se ainda não tentaste os antibioticos das lojas então compra o de maior espectro que encontrares e aplica nos peixes todos. Não apliques só no doente.

Em principio eles devem parar de morrer.

Eu no teu caso "despia" o aquario e desinfectava todo o material---- (cuidado depois com os picos de amónia).

E antes de aplicares o antibiotico faz uma TPA de 60% ou mais.

 

Espero ter ajudado. É um bocado tratamento de choque, mas se a bactéria é assim tão contagiosa e actua tão rápido acho que é o melhor que tens a fazer.

Espero ter ajudado.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"TUBERCULOSE

 

Esta doença é simplesmente uma das mais temidas, pode acabar com um aquário inteiro caso não diagnosticado rapidamente, o peixe fica magro, com falta de apetite, destruição das nadadeiras, deformação da coluna, nado obliquo, o peixe fica desgovernado, Até o momento não se tem cura, devemos sacrificar o peixe sem dó, pois a doença pode ser transmitida facilmente pela alimentação e pode-se correr o risco de perder o aquário. "

 

in http://www.geocities.com/aquabrazil/doencas.htm

 

 

"Tuberculose ou barriga seca

 

Causada por um bacilo chamado Mycobacterium sp., é uma das doenças mais graves em aquariofilia, pois pode dizimar toda a população de um aquário.

O animal infectado fica apático, perde apetite, apresenta destruição das nadadeiras, deformações na coluna, abdome dilatado, nado desorientado e lesões nas escamas.

O tratamento para a tuberculose é caro (geralmente com antibióticos) e nem sempre eficaz, recomendando-se, então, eliminar todos os peixes do aquário e fazer a desinfecção do mesmo.

A prevenção é a chave para evitar a tuberculose: mantenha a higiene das instalações, evite superpopulação e nunca deixe de fazer a quarentena, ao introduzir novos moradores em seu aquário."

 

in http://www.petsite.com.br/pxsaude.asp

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um...

 

"Tuberculosis

 

Symptoms: Emaciation, hollow belly, possibly sores.

 

Tuberculosis is caused by the bacterium Mycobacterium piscium. Fish infected with tuberculosis may become hollow bellied, pale, show skin ulcers and frayed fins, and loss of appetite. Yellowish or darker nodules may appear on the body or eyes. The main cause for this disease appears to be over crowding in unkempt conditions.

There is no known treatment for this disease. The best thing to do is destroy the infected fish and, if unkempt conditions or over crowding is the suspected cause, correct the condition. It is apparently possible for humans to contract this disease, though very rarely, so I would recommend caution when dealing with it."

 

in http://animal-world.com/encyclo/fresh/info...tm#Tuberculosis

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tudo começou depois de fazeres uma mudança, os peixes podem estar a sucumbir (por exemplo) devido ao stress envolvido. Um peixe "stressado" tem um sistema imunitário debilitado, e são alvo fácil para parasitas, bactérias, virus, etc. oportunistas.

 

Nessa caso, a sucessão de tratamentos -também causadores de stress- seriam a machadada final... sobretudo se não fizerem nada pela causa das mortes súbitas.

 

 

 

Mas indo ao que importa:

 

Tens feito testes à água?

Os peixes estão ofegantes à superfície, ou letárgicos no fundo?

As barbatanas estão intactas, mesmo naqueles que perdeste?

Notas natação irregular ou desorientada?

Tens carvão activado no filtro?

Tens uma rotina de TPAs adequada?

O aquário: está sobre populado? Quantos litros e quantos peixes tens?

 

 

 

É que imagino que (para além da hipótese do stress) tenhas perdido o ciclo nitrificante aquando da mudança, e queria testar a possibilidade de uma intoxicação por amónia.

 

Outra hipótese é uma intoxicação química qualquer.

 

Acho mais provável do que tuberculose, mas convém sabermos todos estes detalhes que te pergunto para termos uma ideia mais rigorosa e realista, porque assim são só "bitaites". :smilecolros:

 

 

 

Abraço.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, queria aqui agradecer a todos pela disponibilidade e amabilidade!! Tem sido impecaveis!

 

Agora responder as questoes:

 

 

 

"TUBERCULOSE

 

Esta doença é simplesmente uma das mais temidas, pode acabar com um aquário inteiro caso não diagnosticado rapidamente, o peixe fica magro, com falta de apetite, destruição das nadadeiras, deformação da coluna, nado obliquo, o peixe fica desgovernado, Até o momento não se tem cura, devemos sacrificar o peixe sem dó, pois a doença pode ser transmitida facilmente pela alimentação e pode-se correr o risco de perder o aquário. "

 

in http://www.geocities.com/aquabrazil/doencas.htm

"Tuberculose ou barriga seca

 

Causada por um bacilo chamado Mycobacterium sp., é uma das doenças mais graves em aquariofilia, pois pode dizimar toda a população de um aquário.

O animal infectado fica apático, perde apetite, apresenta destruição das nadadeiras, deformações na coluna, abdome dilatado, nado desorientado e lesões nas escamas.

O tratamento para a tuberculose é caro (geralmente com antibióticos) e nem sempre eficaz, recomendando-se, então, eliminar todos os peixes do aquário e fazer a desinfecção do mesmo.

A prevenção é a chave para evitar a tuberculose: mantenha a higiene das instalações, evite superpopulação e nunca deixe de fazer a quarentena, ao introduzir novos moradores em seu aquário."

 

in http://www.petsite.com.br/pxsaude.asp

 

 

De facto os sintomas que me apresentaste coincidem, apesar de ja ter visto tds esses sintomas, não estavam presentes em todos os peixes ao mesmo tempo!! Um dos guppies, ficou com a coluna toda torta (90º) apesar de não ter perdido o apetite, ficou com a barriga achatada, e não conseguia nadar em condições (mostrava-se bastante desorientado). Apesar de não ter notado nenhuma lesao nas escamas, o peixe perdeu de facto toda a cor (era um macho). Tambem me morreu uma femea, que por sua vez perdeu o apetite e deixou de conseguir nadar! Alem disso tb tinha a barriga achatada! O nariz de bebado foi o caso mais rapido, adoeceu e morreu no espaço de 24h, apresentado os mesmos sintomas dos outros dois peixes, alem de ter respiração muito ofegante!

 

Desconfio que seja mesmo esta doença!! ;):(

 

Se tudo começou depois de fazeres uma mudança, os peixes podem estar a sucumbir (por exemplo) devido ao stress envolvido. Um peixe "stressado" tem um sistema imunitário debilitado, e são alvo fácil para parasitas, bactérias, virus, etc. oportunistas.

 

Nessa caso, a sucessão de tratamentos -também causadores de stress- seriam a machadada final... sobretudo se não fizerem nada pela causa das mortes súbitas.

Mas indo ao que importa:

 

Tens feito testes à água?

Os peixes estão ofegantes à superfície, ou letárgicos no fundo?

As barbatanas estão intactas, mesmo naqueles que perdeste?

Notas natação irregular ou desorientada?

Tens carvão activado no filtro?

Tens uma rotina de TPAs adequada?

O aquário: está sobre populado? Quantos litros e quantos peixes tens?

É que imagino que (para além da hipótese do stress) tenhas perdido o ciclo nitrificante aquando da mudança, e queria testar a possibilidade de uma intoxicação por amónia.

 

Outra hipótese é uma intoxicação química qualquer.

 

Acho mais provável do que tuberculose, mas convém sabermos todos estes detalhes que te pergunto para termos uma ideia mais rigorosa e realista, porque assim são só "bitaites". :)

Abraço.

 

Relativamente as tuas perguntas,

 

Não tenho feito testes à agua (tenho de ir comprar mais mas os € apertam kdo se estuda longe de casa!!!) por isso de facto não sei como estao os valores neste momento

Costumo fazer tpa uma vez por semana, substituindo 10% da agua, ultimamente tenho feito cada 2 dias (algas!!!!!)!

Os peixes que adoecem apresentam se efectivamente desorientados e com nataçao irregular, mas nunca os vi nem letargicos no fundo nem ofegantes à superficie, a mesma coisa quanto as barbatanas

O meu filtro nao tem carvao activado, e tenho de facto o aquario superpovoado (3 narizes de bebado, 7 neons, um limpa vidros, e uns cerca de 25 alevinos de guppies, que de alevinos ja nao têm nada, e que ando a tentar vender/dar mas n tenho csgdo - tudo isto num aquario de 30 litros!!) isto tudo aliado ao facto de me terem começado a aparecer algas no akuario leva me a krer que podera ser bastante valida a tua ideia da intoxicação por amonia!! apesar de os peixes apresentarem efectivamente os sintomas todos da tuberculose!

 

Sendo assim que testes me aconselhas a comprar? (Visto que não csgo comprar todos os testes existentes!!)

 

Eu vou dando noticias!!

 

Mais uma vez MUITO obrigado pela vossa ajuda

 

abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Recorri de novo aos meus apontamentos porque tinha ideia de já ter lido alguma coisa sobre contaminações que deformavam a coluna! A diferença é que desta vez alarguei um pouco a minha pesquisa e incluí parasitoses (antes só tinha visto bacterioses)!

 

A única coisa que encontrei relacionava-se com uma parasitose causada por mixosporídeos, que são parasitas que afectam tanto peixes marinhos como de água doce, sendo conhecidas 453 espécies (agora já devem ser mais porque os apontamentos já são antigos)!

 

Mais uma vez a descrição que tenho é relacionada com aquacultura, neste caso de truta, por isso a transposição para este caso pode não estar correcta, mas cá ficam os sintomas...

 

"O Myxobolus cerebralis é o agente da whirling disease (ou mixosomose dos alevins de salmonídeos), afectando o tecido cartilagíneo da cabeça e coluna vertebral, isto é, antes da ossificação esquelética. O parasita segrega enzimas proteolíticas que digerem a cartilagem, conduzindo a uma ossificação defeituosa nos sobreviventes que por isso ficam tortos, marrecos, sem pedunculo caudal."

 

Há aquí algumas coisas que não batem muito certo, tanto por ficarem sem pedunculo caudal (mas não sei se será em 100% dos casos ou só em alguns) como pela digestão ser prévia à ossificação (não sei se o guppy deformado seria muito jovem mas, por outro lado, a digestão pode já ter acontecido nele há algum tempo e com a ossificação posterior se ter notado a parasitose...).

 

Novamente espero estra a ajudar e não a confundir...

 

Boa sorte!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais