22litros... Meu Pequeno Mundo


Recommended Posts

Olá a todos tomei coragem de postar as fotos aqui depois e ver alguns pequenos aquários de recife e gostaria de compartilhar com todos o meu pequeno aquário que já fez dois anos em dezembro último.

Das dificuldades que eu tive com ele, na maioria fora causado por mim mesmo, já a estabilidade do mesmo sempre foi o que mais se manteve neste tempo de montado e não me dando nenhum trabalho com estes problemas...

Bom vamos as fotos vou tentar coloca-las e espero que abram para que possam apreciar o trabalho...

Aqui uma foto do início(com 4 meses de montado, não tenho fotos anteriores pois não dispunha de camera, desculpem), com poucos corais, "possiveis" de serem cultivados em pouco espaço e iluminação que fica dificil em tão pouco espaço...

1.jpg

Mas depois de alguns contratempos e "pragas", como aiptasias, tive que transferir para o maior os corais e retirei parte das rochas de cima para que tentasse retira-las com uma chave de fenda, de tantas que ficaram, algumas rochas não voltaram e ficou assim, ainda sujo porque as rochas atrapalhavam a limpeza...

2.jpg

E novamentente foi repovoado porque com a retirada das rochas a iluminação penetrou muito e até mesmo SPS´s foram possiveis de colocar...

3a.jpg

3.jpg

8.jpg

 

Em seguida tive acesso a outro tipo e iluminação as pequenas PL´s e antes da instalação coube um teste das mesmas...

4.jpg

E a instalação ficou assim...

5.jpg

E tive acesso a outro tipo de lãmpadas as Compactas de rosca que são de um tom actinico e ficou assim o conjunto...

nanosuperiorfn6.jpg

Com a implantação da nova iluminação o mesmo evoluiu...

A.jpg

E tudo cresceu muito...

D.jpg

J.jpg

I.jpg

B.jpg

 

Até que em dezembro devido a um acidente com Kalkwasser e quae acabou com todo o trabalho ficando assim...

destruionj5.jpg

Foi triste ver um trabalho pedido, mas com o apoio dos amigos e uma grande respirada troquei 6 litros de água, retirei os mortos e novamente a esperança de melhoras e em apenas 1 mês e meio voltou as boas e reiniciou sua melhora... e está assim agora...

Novos moradores foram adicionados e os que sobreviveram voltara com toa a força...

microphitalma.jpg

stuber.jpg

metlic.jpg

azul.jpg

tennus.jpg

metlic1.jpg

montipora.jpg

 

E por último o geral de tudo...

nanoaberto.jpg

mini-geral.jpg

 

É isso o impossível não é ter um pequeno aquário, e sim desistir antes que o mesmo nos dê a satisfação de todo o trabalho feito, ter valido a pena...

Um grande abraço a todos e ao Diogo Lopes que acompanho o seu aquáro desde que fez buracos em sua sala para o início de seu pojeto...

Espero que as fotos abram porque não conheço os meios ainda deste forum...

Abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta simplesmente fantastico, sao estes aquas pekenos k me dao vontade de me iniciar na agua salgado.....os meus sinceros parabens

 

Em minha opinião, o que mais atrapalha a se fazer um aquário neste porte, é apenas a impaciência do aquarista, e lembrar que para se ter os animais somente depois de muito tempo, e este tempo muitas vezes nem é tão longo assim, e mais uma vez é tomado pela impaciência de ver o projeto terminado, mas se você se aventurar a ter e tiver a paciência sempre terá ajuda para que obtenha sucesso...

 

Abraços

Editado por Eliziario Alexandrino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, e Gratz pelo teu aquario,eu tb vou fazer no meu um kalk espero que nao me aconteca o mesmo...~

bom eu tenho um sistema de soro vamos ver se resulta..

Olha podias me dar uma dica como fazes o teu kalk ? qual a quantidade que usas de kalk e de agua,agua de osmose ou da torneira?

E mais uma vez ta lindo para um aqua pequeno... o meu tb nao e grande e so the 60 litros.

 

Jose Amaral.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Amaral...

 

É bem facil você fazer o Kalkwasser, basta que pegue um recipente(garrafa) de dois litros e dissolva duas colheres pequenas, usadas para chá, na metade desta quantidade de água, de preferência gelada, e agite até que seu braçõ canse, e depois de feito isso adicione a outra quantidade de água até completar os dois litros.

 

Depois deixe descansar a mistura até que decante o pó não dissolvido, a água irá se tornar cristalina...

 

Desta quantidade, você terá que ver quanto o seu aquário evapora por dia, e usar apenas o liquido claro para a reposição, e pode retirar da garrafa para não correr o risco do pó entrar em contato com o sistema do aquário.

 

Depois disso use seu equipo para gotejar durante a noite e pronto, um modo seguro de adicionar o Kalk e vai ajudar muito o sistema... sem muito problema

 

A agua você poderá usar a da melhor qualidade que tiver, pode ser de deionizador ou recerse-osmose sem problemas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Eliziário.

 

Setup engraçado o teu! As primeiras fotos desiludem, mas o resultado final acaba por ficar muito bem conseguido.

 

Tens algum tipo de circulação atrás da RV? Não temes que se acumule por lá muita matéria orgânica que te poderá trazer problemas daqui por uns tempos?

 

Pelas fotografias parece que o aquário tem uma sump acopolada. Mete fotos disso. Também gosto de ver o esqueleto :lol:

 

muito obrigado, mas uma duvida mais eu tenho... posso fazer todos os dias ?

Sei que a noite o ph baixa, sera que posso todas as noites repor com kalk?

Vou usar osmose..vamos ver como corre.

 

Obrigado, Jose Amaral.

 

O kalkwasser deve ser feito todos os dias e ser adicionado como método de reposição. Se o teu sistema tem 60 litros, podes utilizar um sistema de soro para controlar o volume de kalkwasser que entra no aquário.

 

Se tiveres paciência e verificares que o pH baixa abruptamente, tenta diminuir a quantidade que repões durante o dia. A ideia de utilizar à noite é precisamente evitar as quebras no pH.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A última foto tá brutal, quase que não se vê rocha!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bom que estejam participando do tópico muito me deixa feliz com isso...

 

Duarte...

Devido ao ãngulo em relação a parede fico impossibilitado de tirar algumas fotos, as vou tentando dentro do possivél para que tentem visualizar o projeto...

 

Você perguntou a respeito de ficar detritos por trás das rochas... Bom, esta foi uma preocupação inicial que tive ao monta-lo e a bomba que vê na frente do display é posicionada de forma a corrente formada por esta, atinja justamente a parte trazeira do arranjo, e apesar da equipe de limpeza também atuar ali, o próprio fuxo não deixa que se acumule detritos por tráz...

fundo.jpg

Acredito que dê para ver na foto que mesmo depois de mais de dois anos não existe um acúmulo de sujeira sem que eu mesmo tenha feito qualquer sinfonamento trazeiro...

 

Como não é possivel tirar uma foto de trás, peguei a foto de um igual e que um colega está tentando montar, para mostrar um pouco da parte trazeira e sump...

dsc02049rb1.jpg

 

Eu fiz no meu um pequeno refúgio e ele seguiu a dica e fez o mesmo no dele deixando bem iguál a parte trazeira, os dois ficaram gêmeos depois da mudança...

 

Existe espaço para um skimmer, bomba de recalque, carvão... no dele como está ciclando, ainda colocou uma lá para auxiliar a limpeza da água mas neste local pode-se colocar o carvão caso queira, no meu eu coloco em saquinho que fica mais aproveitável...

 

Que bom que auxiliou o caso do Kalkwasser, obrigado...

 

Bernardo...

 

Realmente quase não se vê rochas é o resultado de três tipos de corais, os Metalic star Polips, o Carpet, e as Xênias Blue, eu só tenho a preocupação de retirar o exesso, no caso dos Metalics e Carpet, para que não ataquem as acróporas, e no caso das Xênias Blue não existe a necessidade porque são inofensivas pois não atacam e nem são atacadas por qualquer coral, e se reproduzem muito inclusive tomando o vidro...

Uma tentativa de mostrar como se propagam as Xênias Blue pelo vidro, e apenas tomo o cuidado para que não entrem atravéz da pequena bomba que ajusta o fluxo do aquário...

lateral.jpg

 

O mais interessante que apesar do seu crescimento não sufocam as acróporas que crescem sem o menor problema juntamente com as Xênias Brancas e as Blue...

Pessoalmente é um coral que aprecio muito justamente por preencher os espaços e ser inofensivo a outros...

Editado por Eliziario Alexandrino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eliazario, de facto, as primeiras fotos denotavam um aquário um pouco mal cuidado. Nas últimas fotos, está,............. brutal, no bom sentido. Se me permites um reparo, não gostei de ver o Betta, no frasquito ao lado do Aqua. Penso que um simples recipiente de vidro, não tem nada a ver com o habitat natural. Isto, é apenas uma opinião pessoal.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pa. desculpa la......

 

 

 

 

esse betta, esta dentro de um copo de agua a fazer o ke??????????

 

 

 

o akuario esta giro, mas tira dai esse betta e mete num aquario asserio, ou dá a alguem que quide dele bem, coisa que obviamente nao sabes fazer.

 

 

moderado. caro membro, mesmo abreviaturas a palavras menos próprias devem ser evitadas. PC

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

Bom quero que saibam que muito me alegra a participação de todos...

Mas no caso do beta que veem na foto, este já não o tenho a muito tempo, infelizmente a foto faz parte da História do aquário e esta não teria como não aparecer nas mesmas... Vejam que nas últimas fotos já não aparece o mesmo...

 

Ricardo...

 

O preenchimento dos espaços se deu pelo crescimento dos corais e isso o tempo se incubiu de o fazer... Infelizmente os animais crescem com o passar do tempo e acabam preenchendo os espaços... Hoje neste aquário faço apenas as rotinas normais de manutenção e apenas cuido para que não ocorram as guerras químicas, mas se crescerem demais, tenho outros dois aquários maiores os quais podem abriga-los...

geral3iq6.jpg

geralnovo.jpg

FechadoA.jpg

 

O menor ainda está em faze de acabamento porque veio da casa de um amigo mas já tem um ano e meio de montado...

 

Não recomendo que se faça um aquário nestas dimenções(do nano) sem que se tenha o suporte de outros para isso...

 

Gosto muito da franqueza de todos, porque assim fica muito mais facil de aprendermos com tudo...

Obrigado...

Editado por Eliziario Alexandrino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os teus aquarias estao lindos, mal posso esperar que o meu fica assim ...

Mas o meu só tem dois meses e ainda não tenho corais (mas vou ter ):snipersmile:.

È sempre bom falar com algem com anos de experiensia...pois eu tenho 2 meses de salgados banana rock

Bom Obrigado.

 

José Amaral.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Gostei dos aquas, principalmente do maior, está com um layout agradável, e tem uma boa homogeneidade de cores. Não é aquela mistura exagerada de cores, que cansam. Como por exemplo ter um vermelho, e depois a seguir ter já um verde, sem haver uma passagem entre as cores.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Amaral...

 

Apesar de eu mexer com marinhos a quase 30anos, toda vez que monto um, tenho a mesma sensação que você tem de achar ser inexperiente...

O tempo de hobby apenas nos dá uma segurança de montar um pequeno mundo destes com alguns critérios nesta montagem, mas não nos torna senhores de tudo, e por muitas vezes somos pegos de surpresa com variáveis que levam a desarranjos que nos arrancam os cabelos e o sucesso de uma montagem é dado muito mais vezes pela paciência do que muitas vezes pelo tempo de tudo...

 

Siga com calma que terá um lindo aquário e muita tranquilidade, ele vai dar a você e satisfação de ser um bom administrador...

 

Ricardo...

 

Obrigado este grande tem no total 570litros e está montado a 16 meses, ele faz muito sucesso nos colegas que vem aqui, pois todos querem saber como foi feito o recife central e acabam por achar que é apenas uma única pedra, foi meio demoraro dar o ambiente que tem hoje mas da bastante satisfação em te-lo montado assim, porque sempre pensam que tudo nesceu no aquário e não acreditam quem foram adicionados os animais ao poucos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.