Problemas Com A Iluminação


Recommended Posts

Ora bem, isto é um problema q já me pressegue há uns anos.. Desde q comprei o aquário, isto é. :)

 

A lâmpada do meu aquário não é como as outras, e o q eu antes achava piada tem-se revelado um senhor problema, porque:

- Não encontro lâmpadas apropriadas para aquariofilia q sirvam neste aquário;

- A luz não é suficiente e, como podem ver, as plantas não sobrevivem (especialmente as mais baixas).

 

Já consultei casas da especialidade, mas ninguém parece ter solução.. O aquário não está numa zona muito iluminada, por isso as plantas apenas recebem a luz artificial. Além do mais, comparada a outros aquários, a luz do meu é muito amarelada, q não favorece nem os peixes nem as plantas..

 

Terei de comprar outro? Ou haverá outra solução?

 

Aqui ficam as fotos do dito:

 

peixes%20014.jpg

 

peixes%20015.jpg

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- Não encontro lâmpadas apropriadas para aquariofilia q sirvam neste aquário;

As lampâdas que se usam nos aquários são lâmpadas "normais", vendidas pelos normais fabricantes (osram, philips, etc, etc). Tens é que arranjar uma lâmpada que a tua calha aceite, se disseres que calha tens, talvez te ajudem.

 

- A luz não é suficiente e, como podem ver, as plantas não sobrevivem (especialmente as mais baixas).

Quantos watts tem a luz, e quantos litros tem o aquário?

 

... Além do mais, comparada a outros aquários, a luz do meu é muito amarelada, q não favorece nem os peixes nem as plantas...

Isso deve-se ao facto de teres uma luz de temperatura baixa (deve ser 2400 kelvins), ve este site

 

um abraço

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampâdas que se usam nos aquários são lâmpadas "normais", vendidas pelos normais fabricantes (osram, philips, etc, etc). Tens é que arranjar uma lâmpada que a tua calha aceite, se disseres que calha tens, talvez te ajudem.

Quantos watts tem a luz, e quantos litros tem o aquário?

 

 

Isso deve-se ao facto de teres uma luz de temperatura baixa (deve ser 2400 kelvins), ve este site

 

um abraço

 

 

Ora bem, a lâmpada q tenho agora diz q tem 12W, 220-240V, 120mA e depois uns números q eu não consigo ler bem, mas são qq coisa tipo 60/80 Hz. Junto anexo algumas fotos da lâmpada em questão para verificarem q não é igual às outras utilizadas em aquariofilia, pelo menos as mais comuns..

O aquário é de cerca de 80 litros.

 

(desfocou um bocado, mas foi à pressa)

peixes%20016.jpg

 

peixes%20017.jpg

Fishies go blue blue blue

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

O que tu ai tens é a chamada lâmpada economizador, ou seja, uma lâmpada fluorescente com casquilho, para substituir as lâmpadas incandescentes (isto pelo que vi na foto).

 

Lâmpadas para aquário com esse casquilho acho que não há (já existe de tudo um pouco, mas....).

 

O que talvez possas fazer é comprar uma lâmpada desse tipo, mais forte e de luz branca, o que te irá dar maior luminosidade mas não sei se será apropriada para as plantas, pode ser que mais alguém ou alguém mais experiente te possa dar mais alguma ajuda.

 

Boa sorte...

 

ERLENMEYER

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Existem lâmpadas dessas com temperturas de côr mais altas (daylight).

 

Eu creio que isso é um casquilho E14, certo? Dos mais finos...

 

No AKI existem umas da Digilamp (??) daylight. Mas o tubo é um pouco "amaricado" (ok... muito mesmo).

 

Não me lembro da potência destas que falo, mas creio que são menos potentes.

 

Lâmpadas daylight de casquilho E14 (fino) com os tubos de vidro normais, até agora ainda só vi à venda em lojas dos chineses.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu creio que isso é um casquilho E14, certo? Dos mais finos...

 

Peço desculpa, luis, mas pelas fotos parecem-me de casquilho grosso (E qualquer coisa que não sei), e essas encontram-se por todo o lado.

 

Quanto à temperatura de cor, não me manifesto, pois pouco percebo de tal assunto.

 

Cumps.

 

ERLENMEYER

ERLENMEYER

...and everything is Chemistry

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Peço desculpa, luis, mas pelas fotos parecem-me de casquilho grosso (E qualquer coisa que não sei), e essas encontram-se por todo o lado.

Fui procurar... e de 12W, da Osram só as há com casquilho E27 (grosso), por isso é como tu dizes...

 

As de casquilho E27 daylight são muito mais fáceis de arranjar. Vai ao AKI também, e compra um pack de 3 de 20W cada (vê se cabem) por €5.

 

Obrigado pela dica erlenmeyer.

 

Quanto à Temperatura de côr, essa que o Sumatra tem é uma Lumilux Interna de 2700 K, com côr extremamente amarelada como se pode ver nas fotos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for de casquilho fino, de facto com a temperatura de cor certa só nos chinocas, :microwave:

Se for de casquilho largo, o que não faltam são lâmpadas cold daylight, à volta dos 6500ºK :wink: é só procurar.

 

Na verdade, a tua calha até é uma sorte, pois permite-te mais potência bastando trocar a lâmpada... as calhas convencionais com lâmpadas tubulares não têm essa flexibilidade.

Editado por Tiago do Vale

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.