Info Sobre Botias Palhaço


Recommended Posts

Boas

 

Tou com uns probleminhas com os caracois, e já andei a pesquisar e vi que de facto os Botia Palhaço são uma excelente escolha, são sociaveis etc ....mas...crescem bastante e o meu aquario é de 50 cm (32 litros) Ainda para mais tb já sei que nao gostam de estar sozinhos, necessitaria de 2. Acham que se comprar pequeninos (cerca de 3 cm) os posso por, e quando eles forem maiorzinhos arranjo um novo lar maior para eles, ou estou a prejudicar-lhes o crescimento?

 

Tambem tenho outro problema. Tenho como planta de fundo a hemianthus "cuba", ou seja, planta fácil de se desprender. Alguem ja teve botias com esta planta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu n o faria tendo essa planta...ele vai revirar tudo o k puder...tenta o metodo da alface

 

 

hummm tá certo. é que já li vários comentarios que a alface não é um metodo infalivel.

 

Já agora, tendo esta planta, que peixes para "equipa de limpeza" aconselham? já sei que as corys tb não são lá muito boas pa esta planta

Editado por bernardosales
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas a questão de soltarem as plantas julgo que continue né. Que peixes aconselham?

 

 

Boas.

 

Tenho dois bótias paquistaneses e estaõ constantemente a arrancar as plantas... parecem que "têm" prazer nisso. A técnica da alface semper ajuda! Durante vários dias és capaz de apnhar uns quantos desses caracolitos, mas voltam sempre...

 

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a técnica da alface? Boa sorte.... Não sei quem teve tal ideia de tal mas depressa se chega à conclusão de que será mais fácil e rápido apanhá-los à mão ou com o camaroeiro.

Quanto aos Botia: o meu recusa-se a comer caracóis. Mas também não me agrada isolar o bicho e deixá-lo à fome durante uns dias para o incentivar a terminar a praga.

Sinto-me tentado usar a técnica da pilha de 9 volts que li no fórum mas parece ser sádica.

No que diz respeito às armadilhas à venda, elas funcionam.... com caracóis grandes! Por outras palavras, é desperdiçar dinheiro.

RL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos Botia: o meu recusa-se a comer caracóis. Mas também não me agrada isolar o bicho e deixá-lo à fome durante uns dias para o incentivar a terminar a praga.

 

Eu tenho dois, com cerca de 8cm e nenhum deles come caracois.

A única solução será mesmo deixá-los passar fome, mas na minha opinião acho um método cruel.

Se temos os peixes é para os alimentar a proporcionar as melhores condições possíveis em cativeiro.

Plantas de tapete e palhaços nem pensar. Os meus nos primeiros dias andavam entretidos com outras coisas e não me passaram cartão à glosso, mas quando descobriram os prazeres da jardinagem banana rock foi até ao fim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas a questão de soltarem as plantas julgo que continue né. Que peixes aconselham?

 

Olá! Também tenho bótias, 4 botias palhaço, e realmente é verdade, não convêm ter botias e plantas sensiveis. No teu caso, nem corys convem, portanto "das duas uma", ou apostas nos caracois, Pomacea Bridgessi, ou então e talvez o melhor será comprares umas caridinas japonicas. Eu aconselho, o Takashi Amano aconselha, e acho que toda a gente que os tem os aconselha para limpar o aquario. Além de que são muito cuidadosos com as plantas e de certeza que não irão arruinar as plantas!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva!!!!

 

Já tive um problema grave de caracóis no meu aquário...

 

Cada dia que passava eram cada vez mais: nos vidros, nas plantas, dentro do filtro....

 

Habitualmente esborrachava-os contra o vidro (quando conseguia) e deixava que os peixes depois os comessem...

 

É claro que este método era completamente errado, pois o ritmo de reprodução era muito grande...

 

Consegui ver-me livre dos caracois comprando três bótias palhaços que realmente fizeram um bom trabalho....

 

Efectivamente estão a crescer muito, já devem ter perto de uns 10-11 cm e segundo sei ainda vão crescer mais...

 

Para aquários pequenos não é uma solução!!!!!

 

O método da alface nunca cheguei a tentar, posi quando já estava desesperada comprei os bótias.

 

Por outro lado tenho a impressão que os bótias gostam de dar umas dentadinhas nas plantas, tenho uma anúbia completamente ratada e sinceramente desconfia dos bótias.

 

Em relação aos caracóis foram eficazes!!!!!

 

M. João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tive uma praga de caracóis e só consegui livar-me deles aplicando o "eSHa Gastropex - Aquatic Snail Treatment" (os meus 2 bótias não querem saber de caracóis!). No fim do tratamento eram só cascas dos ditos no fundo do aqua.

Ana Paula

<!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><!-- isHtml:1 --><span style='font-family: Comic Sans MS'>Paula Castanheira</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentem as armadilhas....

É preciso muita paciência mas é o melhor quer para a qualidade da água quer para a estabilidade do aq.

Muitos dos produtos para matar os ditos não são eficazes para os ovos que muitas das vezes estão dentro dos filtros e também podem ser muito prejudiciais para a restante fauna....é tudo uma questão de tempo até os danados voltarem a aparecer...

Neste momento também tenho uma praga num dos aquários mas aos poucos está controlada.

Não é preciso gastar dinheiro em armadilhas, apenas ser um pouco criativo; eu, p exemplo, uso queles vasos terracota pequeninos que vêm com algumas plantas aquáticas (IKEA) (neste momento tenho 4 no aq), ponho alface lá dentro, viro com a boca enterrada no areão e fica com o buraco no fundo do vaso virado para cima; 15 minutos depois lá estão os gajos a trepar os vasos e a ir lá para dentro para papar a alface....troco a papa todas as noites, mando os caracoizitos fora e.....voilá.

É preciso paciência e esforço, é verdade, mas que resulta, resulta e s/ químicos na água.

Comprar bótias só para comer os caracóis não parece boa ideia: são bichos que não gostam de estar sozinhos, são sensíveis a variações de nitratos, crescem bastante, detestam plantados e gostam mais da comida que lhes damos do que caracóis, quando se habituam :blush: (sai o tiro pela culatra)....

Editado por pat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Infelizmente, tb tenho caracois no meu aqua banana rock

Como não sou muito apologista da utilização de quimicos, o que faço para os manter, mais ou menos... controlados é quando faço TPA´S com a ponta da mangeira, sugá-los para fora.

Claro k há sempre uns quantos que ficam, mas é um numero muito mais reduzido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.