Dissecação/vermes Intestinais


Esgalha

Recommended Posts

tive o meu primeiro surto de vermes intestinais, nematodes, tenias, vermes anelados, whatever, há uma série de meses atrás, senão há um ano já.

 

N consegui identificar com exactidão o verme, mas pareceu-me uma capilaria. Usei pipertox na comida e flubendazol na água (devia ter sido fenbendazol, mas n consegui arranjar esse ).

Como os peixes pareceram melhor, fiquei descansado pq provavelmente até tinha acertado com a identificação e medicação.

 

Ha uns meses atrás começaram outra vez com os mesmo sintomas, vi um dos peixes a evacuar um dos vermes e lá voltei a medicação durante um periodo mais alargado de tempo.

N surtiu efeito e desde então ja usei o pipertox, flubendazol, flagyl, alho, nipurfirinol devido a alguns surtos exteriores de infecção bacteriana e nada resulta.

 

Entretanto o unico peixe que apresentava já sintomas avançados de doença, acabou por morrer este fim de semana. Pedi ajuda a uma amiga que é veterinária para necropsiar o peixe, pq adorava este peixe e custava-me um bocado ir retalha-lo todo, por isso limitei-me a tirar as fotos.

Dentro dentro do intestino encontramos mais um verme que essa minha amiga vai tentar identificar ao microscopio, antes de continuar a fazer mais qualquer tipo de medicação.

 

Desconfio que o peixe apesar de debilitado por causa da tenia, tenha morrido de infecção secndária, uma vez que tinha a bexiga nadatória completamente inchada.

 

a quem interesse, ficam aqui as fotos da dissecação e do nematode, que por acaso é mais pequeno do que os outros que eles de vez enqunado evacuavam naturalmente.

Se alguem tiver sugestões ou comentarios a fazer agradecia, pq devo ter o aquário completamente minado desta (palavra censurada) e já n sei o que fazer. Apesar de ainda ter esperanças que ao microscopio se consiga ver alguma coisa e tirar algumas conclusões.

 

Porra, quem é que tem tenias no aquário... só eu...

Espero que com estas aventuras ao menos aprenda qualquer coisa, mais que n seja como tratar este tipo de casos e se for caso disso, que alguns de vocês benificiem com este post tb.

Só quem já teve de batalhar com vermes sabe o que isto custa, a nivel de trabalho, tempo, dinheiro e frustrações.

 

DSC_1232.jpg

 

DSC_1235.jpg

 

DSC_1237.jpg

 

DSC_1239.jpg

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Praziquantel, mais concretamente SERA TREMAZOL, em 2 ou 3 dias ficas com os animais limpinhos.

 

vê o topico Aquariofilia.net > ÁGUA DOCE > DOENÇAS E PRAGAS - Discu Com Ténias Urgente

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Praziquantel, mais concretamente SERA TREMAZOL, em 2 ou 3 dias ficas com os animais limpinhos.

 

vê o topico Aquariofilia.net > ÁGUA DOCE > DOENÇAS E PRAGAS - Discu Com Ténias Urgente

 

 

pois ia ser a minha proxima aposta, o praziquantel, ou entao tentar mandar vir fenbendazol de qualquer lado.

na altura ainda procurei medicamentos para tenias, mas n descobri nada, n sabia que a Sera tinha um e vai ser esse provavelmente que vou experimentar agora.

 

de qualquer dsa formas vou aguardar as conclusões da analise microscopica, e logo ver que raio de bicho este é, pq existem varias espécies e todas requerem um tratamento especifico.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive agora a ver e o Tremazol é para vermes de guelras e pele e planarias mais propriamente. vermes anelados anelidios, n sei bem, se calhar é diferente.

e sendo especifico para guelras e pele, será que tem influência no aparelho digestivo?

 

http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...mp;t=temartic_e

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse foi o topico original.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...;hl=fenbendazol

 

ja tenho fotos em microscopio que ponho mais tarde... afinal n tem nada a ver com capillaria...

 

ainda aguarda identificação.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui ficam as fotos do verme em questão.

tal como desconfiava, o peixe já estava com uma septicemia jeitosa, portanto morreu quase de certeza de infecção, que terá surgido pelo estado debilitado em que o verme o deixou.

 

 

 

DSC01716.jpg

 

DSC01715.jpg

 

DSC01713.jpg

 

DSC01710.jpg

 

DSC01712.jpg

 

DSC01717.jpg

Editado por Esgalha
smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não consigo ver as fotos , mas tu dizes vermes anelados anelidios,ora bem vermes anelidios ou anelar são as ténias , cestodos intestinais, são divididos por vários aneis que se chamam proglotides , estas contem os ovos , que sao libertados pelas fezes , estes por sua vez eclodem e podem afectar outros animais ...

 

geralmente quando há uma infestaçao por tenias , estas após se libertarem do seu hospedeiro , deixam pequenas feridas internas causadas pelos ganchos que usam para se agarrar , e estas feridas podem causar uma infecçao mortal, por isso apo´s o tratamento com o praziquantel deve se aguardar uns dias e depois aplicar flagyl na comida ( se comerem ) para combater essa infecçao...

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou então tentar o praziquantel.

A comer estão todos, apesar de alguns já começarem a mostrar sinais de perda de peso.

É estranho n estares a ver as fotos :\

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não consigo ver as fotos pq estou no trabalho e algumas coisas estam limitadas, tudo depende do sitio onde tens as fotos, se as tivesses no www.imagestation.com já as conseguia ver... mas não faz mal vejo no fim de semana no pc do meu cota.

 

Olha faz tambem uma pesquisa na net por Tapeworm e ténia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9nia )

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro fazes o Tremazol , uns dias depois fazes o flagyl, e um mes e meio depois aconcelho a fazer novamente o tremazol, pois podem ter ficadao alguns ovos viáveis da tenia e há a possibilidade de ficarem novamente infestados atraves de fezes anteriores que contenham ovos.

Faz o tratamento a todos os peixes no aquario principal, e depois fazes muitas tpas, no medicamento dizem para fezer tpa de 80% , mas como é impossivel por causa do equilibrio fazes tpas no maximo de 40% a 50% sem alterares os parametros da água

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se calhar faço é o tremazol durante um mês e meio inteiro... assim como assim, mesmo que rebente os parametros da água, vou compensando com mudas de água, e de qualquer das formas aquele aquário vai passar a salgado, por isso é curar os peixes e despacha-los para o outro aqua, se ficarem curados.

 

de certeza que o tremazol actua internamente tb? onde posso comrpar, já agora, que vou já tratar disso hoje.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca durante esse tempo todo, o tratamento com tremazol é de apenas 6 a 8 horas no máximo, pois a partir desse periodo o prazi perde a eficácia e apenas polui a água, e depois é hora de tpa.

 

tenho a certeza que o tremazol é eficaz pois eu usei e fiquei espantado com os resultados pois um dos meus discus expeliu cerca de uma dezena de tenias, após 24horas do tratamento , como é obvio expeliu-as mortas.

tenta ter cuidado com os animais , faz de maneira que não stresses os animais.

 

Esse é dos males que melhor se tratam , por isso tenta ter alguma paciencia.

 

Podes comprar isso em lojas que vendam coisas da Sera, mas tens de ter em conta que esse medicamento apenas foi lançado este ano, por isso alguns vendedores podem não ter

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois,bem me parecia que n conhecia praziquantel sob a forma de medicamento dedicado a aquariofilia... granda rombo na carteira.

 

o que eu queria dizer n era durate 1 mês e meio diariamente... acho que isto se usa uma vez e uma semana depois. se calhar faço essas duas vezes, e n sei se prolongue. nas semanas seguintes, logo vejo.

 

hoje já o vou meter na água.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
nunca durante esse tempo todo, o tratamento com tremazol é de apenas 6 a 8 horas no máximo, pois a partir desse periodo o prazi perde a eficácia e apenas polui a água, e depois é hora de tpa.

 

tenho a certeza que o tremazol é eficaz pois eu usei e fiquei espantado com os resultados pois um dos meus discus expeliu cerca de uma dezena de tenias, após 24horas do tratamento , como é obvio expeliu-as mortas.

tenta ter cuidado com os animais , faz de maneira que não stresses os animais.

 

Esse é dos males que melhor se tratam , por isso tenta ter alguma paciencia.

 

Podes comprar isso em lojas que vendam coisas da Sera, mas tens de ter em conta que esse medicamento apenas foi lançado este ano, por isso alguns vendedores podem não ter

 

onde é que se compra esse tal tremazol e quanto custa? ando aqui as voltas com vermes intestinais com os meus cicledeos e nao ha meio..ha usei lombricur e uma embalagem inteira de flagyl e a (palavra censurada) dos escalares continuam a expelir vermes estou a começar a perder a paciencia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

vai á farmácia e pede tenilvet ou droncit

faz exatamente o mesmo efeito

 

e qual a dosagem e aplicação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenilvet muito bom, eles na farmácia só me vendiam caixas de 50 e ficava nuns 30€, então comprei num veterinário uma caixa com 4 comprimidos custou-me 3€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

vai á farmácia e pede tenilvet ou droncit

faz exatamente o mesmo efeito

 

Olha Zé que o tenil vet a mim já não me faz efeito :(

 

Usei o Tremazol e aprovou como diz o João Costa.

 

É caro mas muito concentrado dá para muitas vezes, mas aconselho a fazer só um tratamento e depois outro passado um mês, aquilo é forte.

 

Pode ser dos meus discus que já comeram muito medicamento lá pelos asiáticos bigsmile

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quanto é que custa o tremazol?

e quantos ml tem

 

cá para baixo ainda não vi disso á venda

 

Zé, não há muito disso á venda, não...

estou a pensar em aproveitar uma proxima importação à aquaristic para mandar vir, vou mandar-te mp

 

Abraço

Fausto

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há uma loja em alges que tem, é ao lado dos bombeiros chama-se D'Estimaçao, em frente ao polidesportivo de miraflores....

 

D´Estimação

 

Avenida dos Bombeiros Voluntários, 76-A

1495 Algés

 

Tel.: 214.100.515

Fax: 214.100.515

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito importante é também saber porque raio as Ténias aparecem, certo? Elas não vêm do nada!

 

Esgalha,

 

Qual a alimentação dos teus Discus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois não, elas vêm do coraçao de boi, das papas que contem coraçao de boi, pois estas num dos seus estados de vida alojam-se no coraçao de boi

 

wikipedia

 

Ora aí está algo que não sabia! E no Fígado?

 

São estas trocas de ideias que fazem dos nossos peixes mais saudáveis!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais