Corydoras Pygmaeus


josé mendonça

Recommended Posts

hoje tive a sorte de poder observar uma fêmea a depositar ovos na parte inferior das folhas de algumas plantas, a pouca altura do substrato; enquanto isso, 3 machos (dedução minha, claro :D ) andavam completamente doidos a roçarem-se nela, seguramente a fertilizarem os ditos ovos.

o que me chamou a atenção foi a actividade desenfreada destes 4 pelo aquario fora, o que os tornou ainda mais engraçados do que aquilo que já são no seu comportamento normal :D

 

na eventualidade de haver aguem interessado, aqui ficam alguns dados:

- aqua 40L densamente plantado + 4 troncos c/ musgo e riccia

- temperatura - 26º/27º

- ph 7.4/7.5

- gh 3.4

- kh 1.7

- manutenção: tpas 25% 2Xsemana, c/ sifonagem do substrato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá luis!

 

tenho um cardume de 7, mas partilham o aquário com alguns iriatherinas e tanicthys... os primeiros têm umas bocas minúsculas, mas os segundos já são muito vorazes, por isso, receio pela sobrevivência dos alevins (no caso dos ovos eclodirem, o que ainda não aconteceu)... a ver vamos :D

de qualquer forma, depois dos ovos desaparecerem, não vou sifonar o substrato nos proximos tempos.. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe, também já tive uma postura das pygmeus quando me iniciei com a aquariofilia, mas não se safou nenhuma..e os adultos acabaram por morrer gordos e inchados...nunca percebi bem porquê..

 

Por isso boa sorte p'ra tua criação...

Muitas TPA's e comidinha da boa.

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus Corydoras paleatus encheram-me os vidros de ovos. Retirei alguns com um cartão plastificado para dentro da maternidade, daquelas de plástico com ranhuras. Eclodiram, mas os alevins foram desaparecendo... eram tão pequenininhos que devem ter passado pelas ranhuras da maternidade, não vejo outra hipótese. Para a próxima, se houver próxima, vou arranjar uma rede o mais fina possível para fazer uma 'creche' e manter alguns ovos sem hipótese de fuga depois de eclodidos.

Os que não retirei dos vidros foram desaparecendo, e vi que pelo menos alguns foram comidos pelos próprios corys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bernardo e cuddlefish: os ovos dos meus, já desapareceram, pelo menos das folhas onde eu vi serem postos... o que quer dizer que foram comidos, ou eclodiram, na melhor das hipóteses....

amanhã vou fazer outra tpa, tendo novamente o cuidado de não aspirar o substrato.

devia ter retirado as folhas com os ovos e colocá-las no aqua dos reds, mas agora já é tarde...lol de facto eles devem ser tão minusculos que la talvez se safassem... (como eu hoje fiz com uns alevins novos - vide 'apostas aceitam-se' em 'peixes e invertebrados')

se tiver novidades, eu continuo esta telenovela... :wink:

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Li em tempos que berlindes eram uma optima solução. Num dos cantos do aquario o areao era substituido por berlindes, os ovos por sua vez eram lá depositados, as ranhuras entre eles criavam um optimo refugio para os pequenos.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Li em tempos que berlindes eram uma optima solução. Num dos cantos do aquario o areao era substituido por berlindes, os ovos por sua vez eram lá depositados, as ranhuras entre eles criavam um optimo refugio para os pequenos.

 

Cumps

 

 

É mais ou menos o mesmo que se faz para criar danios zebra ;)

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais