Superpopulação


Recommended Posts

Bom dia, eu gostava de montar um aquário de 60cm, 54L, e estava a pensar em conchiculas. Fui me informar numa loja onde vendem tanganyikas. Tive a conversar um bom bocado, e a tirar algumas dúvidas. Estranhei uma hipotese que o senhor me propos uma solução, mas que até faz algum sentido: Como eu lhe estava a falar dos meus peixes preferidos (neolamprologus brichardi e o neolamprologus tretocephalus) ele disse que por exemplo eu podia por 4 casais, dois de cada especie, no meu modesto aquário. O senhor falou-me sobre a população e eu até estou disposta a tentar, mas primeiro gostava de saber uma opiniao vossa.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, eu gostava de montar um aquário de 60cm, 54L, e estava a pensar em conchiculas. Fui me informar numa loja onde vendem tanganyikas. Tive a conversar um bom bocado, e a tirar algumas dúvidas. Estranhei uma hipotese que o senhor me propos uma solução, mas que até faz algum sentido: Como eu lhe estava a falar dos meus peixes preferidos (neolamprologus brichardi e o neolamprologus tretocephalus) ele disse que por exemplo eu podia por 4 casais, dois de cada especie, no meu modesto aquário. O senhor falou-me sobre a população e eu até estou disposta a tentar, mas primeiro gostava de saber uma opiniao vossa.

 

Obrigado

 

O senhor estava a brincar contigo. N. brichardi num aquário desses só mesmo um casal.

 

Jacinto

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O senhor estava a brincar contigo. N. brichardi num aquário desses só mesmo um casal.

 

Jacinto

 

 

Num aquário destes só um casal? Mas.. então? Será que posso colocar um casal de N. Brichardi com dois casais de N. Tretocepahlus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Parece que não me fiz entender. A colocares brichadi tem mesmo de ser só o casal. Um casal de brichardi formado num aquário desses mata tudo o que mecha.

 

Jacinto

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu ja tive 2 casais de brichardis, em conjunto com outros brichardis, num aqua de 80 cm e não tive problemas, reproduziram se várias vezes, ao ponto de não saber o que fazer com tanto brichardi.

è claro vão defender o território dos outros, mas se tiveres " grutas" ou simplesmente pedras ( eles escravam o areão de baixo das pedras), cada casal acaba por ter o seu espaço e defende lo, cabo aos outros não entrar nesse espaço.

 

cumprimentos,

 

 

Sónia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu ja tive 2 casais de brichardis, em conjunto com outros brichardis, num aqua de 80 cm e não tive problemas, reproduziram se várias vezes, ao ponto de não saber o que fazer com tanto brichardi.

è claro vão defender o território dos outros, mas se tiveres " grutas" ou simplesmente pedras ( eles escravam o areão de baixo das pedras), cada casal acaba por ter o seu espaço e defende lo, cabo aos outros não entrar nesse espaço.

 

cumprimentos,

Sónia

 

E eu já tive 4 juvenis que depois de ter um casal formado em pouco tempo matou os outros dois. Nunca mais consegui introduzir peixes nesse aquário. Ou melhor, tudo o que lá entrou morreu. Por isso ...

 

 

Jacinto

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se calhar quando adicionaste outros peixes ao aquário eram apenas, um dois individuos

e nao um numero maior, de modo a que as investidas nao se virassem apenas contra um individuo. Não sei se me estou a fazer entender...

 

Acham que era um aquário em que eu devia arriscar?

 

Já agora, as pessoas que já tiveram brichardis podiam-me dizer como definiriam esse peixe, se não fosse muito chato. (É o meu peixe favorito)

 

Obrigado pelas vossas opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesses visto um brichardi a atacar outro peixe talvez te convencesse mas nada como experimentares. Só te digo que um brichardi quando ataca não é apenas para lhe morder no rabo e não é um ataque esporádico. É um ataque sério e continuado para matar.

Mas já que insistes. Força.

 

Jacinto

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tivesses visto um brichardi a atacar outro peixe talvez te convencesse mas nada como experimentares. Só te digo que um brichardi quando ataca não é apenas para lhe morder no rabo e não é um ataque esporádico. É um ataque sério e continuado para matar.

Mas já que insistes. Força.

 

Jacinto

 

Obrigado pela tua opinião... Se calhar e pondo as coisas nesses termos vou esquecer os brichardis por um momento. Não quero estar a matar animais só por pura curiosidade se as coisas correm bem ou nao. Visto que tens experiencias vou assumir que é o melhor a fazer. Se me pudesses só resposnder a mais uma coisa: achas que a parte de manter dois casais de neolamprologus tretocephalus num aquário de 60 cms. Pareces já estar cansado com as minhas duvidas... não é por mal, mas é só curiosidade.

 

Obrigado pela paciencia e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Neolamprologus tretocephalus é uma espécie que nunca mantive e quando assim é não costumo pronunciar-me. De qualquer modo podes fazer uma pesquisa nos profiles do cichlid forum e lá informam que o peixe é "Highly agressive" tanto em temperamento como com os peixes da mesma espécie e que chega aos 15 cm. Por esta informação parece-me miuto dificil manter a espécie num aquário de 60cm.

 

Jacinto

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Neolamprologus tretocephalus é uma espécie que nunca mantive e quando assim é não costumo pronunciar-me. De qualquer modo podes fazer uma pesquisa nos profiles do cichlid forum e lá informam que o peixe é "Highly agressive" tanto em temperamento como com os peixes da mesma espécie e que chega aos 15 cm. Por esta informação parece-me miuto dificil manter a espécie num aquário de 60cm.

 

Jacinto

 

 

Sim, eu tb li isso, mas procurei por outros sites que diziam que é um animal bastante calmo, podendo tornar-se violento e agressivo se algum animal o atacar. Em relação ao comprimento diziam que apesar de poder atingir 15 cms, é uma situação muito rara, mantendo o tamanho em cerca dos 10 cms máximo no individuo adulto.

 

É por isso que estava à espera de alguém que já os tivesse mantido. O senhor da loja que frequênto também me disse o mesmo, que eram peixes muito calmos. Mas pronto, espero por alguém que tenha algo a acrescentar. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

sinceramente penso que sobre esta questão o Jacinto já disse tudo o que era essencial saber. Jamais poderemos esperar que, embora colocando muitas rochas e esconderijos, este tipo de peixes se comportem da mesma forma em aquários de dimensões diferentes (como é o caso do aqua de 80 cm com o aqua de 60 cm!). Relativamente aos neolamprologus tetrocephalus achas que mesmo atingindo somente 10 cm de comprimento, tens condições para manteres um casal num aquario tão pequeno?! Que qualidade de vida terão? Acho que devias apostar nos conchículas, os lamprologus similis por exemplo. Mas como é óbvio, não passa de uma mera opinião.

 

Um abraço,

Editado por marcomonteiro

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Por norma os tretocephalus são muito agressivos! Até acredito que conseguisses manter os peixes em jovens, mas a partir do momento em que os peixes começam a ficar na idade e altura de reprodução...de certeza que ficas só com um macho!

 

As indicações do Ad Konings são as mesmas que disse atrás. Que um casal por tanque e nunca mais que isso! Mesmo assim, este aquario deve ter à volta de 80cm/1m (o que eu acho pouco, mas é o que ele indica...). Em todo o caso, ele diz que não é uma especie facil de manter.

 

Se quiseres teres uma experiecia com brichardi, acho que o aquario é suficiente para um casal. Mas também não dá para muito mais que isso...

 

Podes sempre optar pelos conchicolas...não é de todo uma opção menos interessante.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De uma forma geral todos os peixes do tanganika são bastante agressivos e de calmos pouco ou nada têm.

Acredito que um casal de tretocephalus seja calmo num aquário de 2m, sem outros peixes com os quais tenham que dividir território.

 

Da minha experiência com tanganikas, sempre que atacam outro peixe é com intenção de matar, justificando plenamente o facto de não serem indicados a iniciados. 60cm é um convite à carnificina excepto se os peixes a colocar forem conchiculas e mesmo estes devem ser cuidadosamente escolhidos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu punha já de parte a hipótese dos tretocephalus a não ser que arranjes um casal já definido e adulto, o que me parece muito difícil. Mesmo assim são peixes extremamente agressivos como já aqui foi dito e o aquário é pequeno para eles.

 

Eu tenho 2 num aquário de 2 metros e eles simplesmente não se podem ver um ao outro senão há logo pancadaria da grossa.

 

Para esse aquário apostava num pequeno grupo de similis, multifasciatus ou um casal/trio de signatus.

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais