Filtro Externo, Filtro Uv E Reactor Co2


Recommended Posts

Boas.

 

Mais um projecto DIY aqui do Je que quero compartilhar com todos. Queria também que dessem opiniões sobre o resultado final da coisa, criticas e sugestões para o melhor funcionamento da "jingajoga".

 

Aspecto geral:

 

fur001.jpg

 

- Como se pode depreender pela foto, trata-se nada mais nada menos que a ligação em linha de um Filtro externo, neste caso um EHEIM Ecco 2232 em vias de ser trocado por mais potente, um Filtro UV "home made" e um reactor CO2 também feito "à lá unha".

 

 

Saída filtro externo/entrada filtro UV:

 

fur002.jpg

 

- Como se pode ver pela foto, o sistema ainda não está em funcionamento. Ainda há umas arestas a limar, por isso "peço" a vossa ajuda com sugestões. Legenda: A -Torneira Eheim, macho, que irá ligar directamente na saída do filtro externo; B - Torneira também macho, da mesma marca, que posteriormente irá ligar no final de toda esta linha. O facto de ter colocado estas torneiras, possibilitamente "desligar", ou melhor anular, o filtro UV e/ou o Reactor de CO2, se fôr necessário, para manutenção ou limpeza, sem que os outros componentes deixem de cumprir a(s) sua(s) função.

 

 

Saída filtro UV/Entrada Reactor CO2:

 

fur003.jpg

 

- Legenda: C - saída de água do filtro UV; D - Entrada água Reactor CO2. Entre "C" e "D" vai ser colocada mais uma torneira dupla, da Eheim, para possibilitar desligar o Reactor de CO2, sem que os outros dois filtros tenham de ser desligados também.

 

 

Reator CO2:

 

fur004.jpg

 

- Este é o Reactor CO2 propriamente dito, também DIY, como quase tudo qpresentado neste Post. A entrada de CO2, por botija pressurizada, far-se-á no lado direito na foto, onde está a legenda "Entrada CO2". Este reator já foi "discutido" num Tópico do fórum. Caso estejam interessados podem consultar Aqui.

 

 

Saída para o aquário:

 

fur005.jpg

 

- Esta é a etapa final desta "montagem em linha". Em "F" temos o par da torneira Eheim que foi colocada na entrada do sistema, "A".

 

Para que tudo fique a funcionar em pleno, basta desligar a torneira "B" e ligá-la à torneira "F", e a torneira "A" fica à saída do filtro esterno, anteriormente ocupada pela torneira "B". Claro está que no Reactor de CO2, no tubo branco do lado direito "Entrada CO2", irá ser ligada uma válvula anti retorno que por sua vez irá ter ligado a si a garrafa de CO2.

 

Acho que fui explicito em relação à explicação do funcionameto desta "trapalhada" toda, e pedia, aos que tiverem interesse nisso como é óbvio, que me dessem as vossa opinão, criticas, sugestões ou mesmo nas orelhas se assim o entenderem. Brevemente colocarei na secção "DIY" tanto o "Filtro UV" como o "Reactor de CO2", para aqueles que como eu, já andaram a ver navios nestas coisas. Felizmente tive, e tenho, bons colegas marinheiros e marés com pouca ondulação. Assim aprendemos todos mais um pouco... o saber não ocupa lugar, com diy's é sempre a amealhar! (até rimou!! ).

 

Cumps

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

3 coisas Davs.

 

banana rock Parabéns pelo projecto, e também por o partilhares com a malta.

 

:( Esse balastro CCG agarrado ao filtro UV :? Não haverá problemas de aquecimento, e haver deformações no PVC?

De resto, deixa-me a dizer que a ideia de ligar por um T (foi isso que eu percebi) o filtro UV, é boa (se bem que a sua saída deveria ir directamente para o aquário, e não para a entrada de água novamente). Passo a explicar...

Acho que é bom ter uma bifurcação no fluxo de água de retorno. Por um lado, usando simples torneiras podes controlar o caudal de água que passa pelo filtro UV, sem teres que usar uma bomba dedicada para o filtro UV. Por outro, obviamente que vais perder um pouco de caudal. Acho que não deves ligar o filtro UV em paralelo (usando 2 T's) em relação ao retorno de água para o aquário; creio que pode haver estagnação de água...

 

yikes O reactor de CO2... eu acho que deve ser montado assim como o tens, mas com a água a fluir no sentido descendente, assim as bolhas sobem e por apanharem a água em sentido contrário dissolvem-se mais facilmente... há quem defenda que não se deve usar matérias inertes nesses reactores, pois contribuem sempre para uma perda de caudal, sem contar que acumulam detritos (sempre... quem é que não tem as mangueiras de retorno sujas, passado algum tempo?). E que também tornam a regulação (visual) mais complicada.

 

Por agora é só :wink:

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabéns pelo projecto, e também por o partilhares com a malta.

 

De parabéns vou ficar quando estiver a funcionar em pleno, a assim o espero. Partilhar é o meu nome do meio.

 

 

 

Esse balastro CCG agarrado ao filtro UV yikes Não haverá problemas de aquecimento, e haver deformações no PVC?

 

Realmente é uma questão que nem passou pela cabeça, tenho de admitir... Liguei-o à cerca de 10 minutos, para ver se aquecia a ponto de deformar o PVC. Comparei entretanto com outro filtro UV que fiz à tempos, com "corpo" em alumínio, e que não tem o balastro quente, apenas está morno! Possivelmente pelo facto de o alumínio dissipar parte do calor irradiado pelo balastro. Se verificar que daqui a umas horitas a temperatura está muito alta, tenho de proceder à troca por um electrónico ou arranjar outra solução.

 

 

 

De resto, deixa-me a dizer que a ideia de ligar por um T (foi isso que eu percebi) o filtro UV, é boa ...

 

Devo-me ter explicado mal... não vou fazer com ligação em T's. É directo mesmo. Do filtro externo passa para o UV, do UV para o Reactor e em seguida para dentro do aquário. Daí aquelas torneiras duplas "manhosas". Posso anular uma das coisas sem desligar as outras duas. Como uma imagem vale por mil palavras:

 

Como está actualmente e à direita como irá ficar:

 

fur002.1.jpgfur006.jpg

 

Como se pode ver, a única operação a fazer é desligar a saída do filtro externo e ligar à entrada do filtro UV. O tubo que se desligou do filtro externo vai por sua vez ligar à saída do reactor e CO2. Assim sendo, a água passa do aquário para o filtro externo, em seguida para o filtro UV, depois para o reactor de CO2 e retorna para o aquário filtrada, esterlizada e com o CO2 dissolvido.

 

 

 

...obviamente que vais perder um pouco de caudal.

 

Se não for muito significativo, acho que não há motivos de preocupação. Se o caudal reduzir drasticamente, tenho de fazer um "tunning" à bomba do filtro externo.

 

 

 

O reactor de CO2... eu acho que deve ser montado assim como o tens, mas com a água a fluir no sentido descendente, assim as bolhas sobem e por apanharem a água em sentido contrário dissolvem-se mais facilmente...

 

Será? Não quero contrariar ninguém, mas pelo que me apercebo, estando a entrada de CO2 na parte de baixo do reactor, se a água entra por cima, o gás é imediatamente "empurrado" para fora do reactor pela pressão da água! Não anda aos "trambolhões" nas cerâmicas de modo a dissolver-se melhor. Ou estarei a ver mal a coisa? O CO2 não sai assim com tanta pressão da botija de maneira a contrariar a corrente da água. Acho, e digo acho porque na prática se verá, que assim será a melhor solução. Entra em conjunto com a água, tem de percorrer todo o reactor e consequentemente os obstáculos que tem dentro dele.

 

 

 

...há quem defenda que não se deve usar matérias inertes nesses reactores, pois contribuem sempre para uma perda de caudal, sem contar que acumulam detritos (sempre... quem é que não tem as mangueiras de retorno sujas, passado algum tempo?). E que também tornam a regulação (visual) mais complicada.

 

A perda de caudal terá de ser "estudada" depois de colocar tudo em funcionamento, é inevitável. Acumulação de detritos nas mangueiras de retorno, é como todos sabem, uma das causas para que o caudal dos filtros reduza drasticamente. Como limpo frequentemente tantos as mangueiras de entrada como as de saída, mais uma ou duas coisas para limpar não fazem mal, é só mais uns minutos que passam.

 

 

 

Por agora é só :(

 

Venha a próxima banana rock

 

 

 

Cumps

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reactor de co2 só tem um "pequeno" pormenor que faz toda a diferença e que já foi aqui referido, a entrada e saída de agua têm de estar invertidos, senão estás a perder eficiência e bastante diga-se de passagem, e a entrada de co2 a uns cms do topo do reactor. Assim o co2 quando sai apanha um turbilhão de agua em espiral e lá se vai a bolha :P

Como está ele sai mais rapidamente e facilmente do reactor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Devo-me ter explicado mal... não vou fazer com ligação em T's. É directo mesmo. Do filtro externo passa para o UV, do UV para o Reactor e em seguida para dentro do aquário. Daí aquelas torneiras duplas "manhosas". Posso anular uma das coisas sem desligar as outras duas. Como uma imagem vale por mil palavras:

Ok... já percebi.

Quando li "anular uma das coisas..." pensei que falasses em trancar os módulos separadamente, sem ter que desligar o filtro da corrente.

 

Será? Não quero contrariar ninguém, mas pelo que me apercebo, estando a entrada de CO2 na parte de baixo do reactor, se a água entra por cima, o gás é imediatamente "empurrado" para fora do reactor pela pressão da água!

E a impulsão da bolha? :P

 

Por acaso esqueci-me de referir um pormenor importante.

A secção do reactor de CO2 deve ser mais larga que os tubos que estão ligados a este, pois haverá uma diminuição de caudal ao passares de uma secção pequna para uma grande, o que fará que a bolha não seja logo empurrada para baixo.

 

Como o nos referiu, se a água está a circular de baixo para cima, e obviamente a impulsão faz com que as bolhas se desloquem de baixo para cima também, elas saíem disparadas pelo reactor fora.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Podes sempre arranjar uma caixa de derivação para fios de electricidade (ou lá como se chama), fazer uns furos e colocar o balastro lá dentro.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso esqueci-me de referir um pormenor importante.

A secção do reactor de CO2 deve ser mais larga que os tubos que estão ligados a este, pois haverá uma diminuição de caudal ao passares de uma secção pequna para uma grande, o que fará que a bolha não seja logo empurrada para baixo.

 

Há sempre uma diminuição de caudal, quer se passe de secção grande para pequena quer seja ao contrário (as diminuições são muito parecidas mas não exactamente a mesma). O que querias dizer parece-me que é que há uma diminuição da velocidade, que será dada primeiro pela diminuição de caudal, segundo e muito mais importante pelo aumento da secção.

 

Em qualquer caso o efeito é exactamente o que referes, o de menor arrasto das bolhas de CO2.

 

Note-se que cada um destes filtros leva a uma diminuição do caudal. Por isso, quem tiver um filtro que esteja dimensionado para o seu aquário, mas perto do limite, pode ter problemas: primeiro, quando o filtro e/ou tubagens está sujo, o caudal fica menor que o aconselhável. Depois, se tiver estes aparelhos ligados ao filtro, em cada um perde-se caudal, e subitamente, mesmo com o filtro limpo, a filtragem biológica deixa de ser suficiente. Se for esse o caso, é aconselhável ter uma bomba de água dedicada ao UV e CO2. Se o filtro estiver mais "às largas", então não haverá problema - excepto claro que se o caudal for grande demais o UV não vai ser suficiente porque a velocidade da água vai ser tão grande que o UV não tem tempo de a esterilizar convenientemente. Isso pode ser resolvido com os tais Ts (um antes do filtro UV, outro depois, de modo a regular à vontade do freguês o caudal que passa pelo UV), mas é outra perda de caudal em cada T. Se o novo filtro que meteres for muito potente, e o UV não (para um Eheim 2232 já tens que ter uns 9 ou 15 W para esterilizar a água!), então o UV vai ajudar no controlo da turvação e das algas, mas nem todos os bichinhos maus (virus, bactérias) vão morrer; aí, convém teres o UV ligado 24h/dia, o que é pouco eficiente, no fundo está ligado muito tempo para compensar o caudal muito elevado. Mais valia ter uma bomba de caudal mais baixo, ou os Ts se pusres um filtro com caudal maior, em que alguma perda não seja crítica!

 

Resumindo: se tiveres um sistema bem dimensionado acho que tens aí um belo sistema (sobretudo se o UV for com tubo de quartzo), parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Reactor de co2 só tem um "pequeno" pormenor que faz toda a diferença e que já foi aqui referido, a entrada e saída de agua têm de estar invertidos,...

 

Acho que já percebi o problema. Assim sendo terei apenas de trocar a saída com a entrada ficando o CO2 na parte de baixo. Certo ou terei também o passar para a entrada, que depois de modificado o Reactor, ficrá na parte superior?

 

 

 

Como o nos referiu, se a água está a circular de baixo para cima, e obviamente a impulsão faz com que as bolhas se desloquem de baixo para cima também, elas saíem disparadas pelo reactor fora.

 

Acho que está respondida a minha questão que pus ao amigo "nos" no parágrafo acima. Nunca pensei que funcionasse melhor deste modo, mas os mais "experts" têm razão. Primeira alteração a fazer ao "projecto".

 

 

 

Podes sempre arranjar uma caixa de derivação para fios de electricidade (ou lá como se chama), fazer uns furos e colocar o balastro lá dentro.

 

Enquanto respondia ao tópico, ontem, o filtro UV ficou ligado sensivelmente 20 minutos. O aquecimento do balastro foi de tal modo, que ao colocar o dedo em cima para ver como estava, queimei a ponta do dedo... quem me manda ser estúpido? O tubo PVC não sofreu danos, menos mal. Essas caixas de derivação, também são em plástico, tenho receio que derretam. Ou arranjo um balastro electrónico (mais €€ e não estou para aí virado), ou então coloco-o numa pequena chapa de alumínio com um dissipador acoplado, e em último caso, com uma ventoínha, tipo a dos processadores. Isso aqui por casa é mato!

 

À noite já faço as alterações necessárias e ponho em funcionamento para ver no que dá.

 

"Aguardam-se" mais sugestões, opiniões ou críticas.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Há sempre uma diminuição de caudal, quer se passe de secção grande para pequena quer seja ao contrário (as diminuições são muito parecidas mas não exactamente a mesma). O que querias dizer parece-me que é que há uma diminuição da velocidade, que será dada primeiro pela diminuição de caudal, segundo e muito mais importante pelo aumento da secção.

Exacto Nuno. Obrigado pelo reparo.

 

Caudal, fluxo, velocidade por área... :oops: Tenho de ir rever esses conceitos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu ja tive o meu sistema ligado assim, ao principio não notei grande redução de caudal no filtro, mas passado um tempo reparei que a comulação de lixo nos tubos de saida para o aqua era maior, até que por fim tive que limpar o filtro externo, (causando um maior desgaste) .Acabei por desistir, optei por adicionar uma powerand (filtro interior) com o filtro UV e o CO2!

Também reparei que utilizando o filtro UV durante as 24h enfraquecia as defesas dos peixes.

Cumps

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Note-se que cada um destes filtros leva a uma diminuição do caudal. Por isso, quem tiver um filtro que esteja dimensionado para o seu aquário, mas perto do limite, pode ter problemas: primeiro, quando o filtro e/ou tubagens está sujo, o caudal fica menor que o aconselhável. Depois, se tiver estes aparelhos ligados ao filtro, em cada um perde-se caudal, e subitamente, mesmo com o filtro limpo, a filtragem biológica deixa de ser suficiente. Se for esse o caso, é aconselhável ter uma bomba de água dedicada ao UV e CO2. Se o filtro estiver mais "às largas", então não haverá problema - excepto claro que se o caudal for grande demais o UV não vai ser suficiente porque a velocidade da água vai ser tão grande que o UV não tem tempo de a esterilizar convenientemente. Isso pode ser resolvido com os tais Ts (um antes do filtro UV, outro depois, de modo a regular à vontade do freguês o caudal que passa pelo UV), mas é outra perda de caudal em cada T. Se o novo filtro que meteres for muito potente, e o UV não (para um Eheim 2232 já tens que ter uns 9 ou 15 W para esterilizar a água!), então o UV vai ajudar no controlo da turvação e das algas, mas nem todos os bichinhos maus (virus, bactérias) vão morrer; aí, convém teres o UV ligado 24h/dia, o que é pouco eficiente, no fundo está ligado muito tempo para compensar o caudal muito elevado. Mais valia ter uma bomba de caudal mais baixo, ou os Ts se pusres um filtro com caudal maior, em que alguma perda não seja crítica!

 

 

 

O filtro em questão, o Eheim Ecco 2232, faz 400 L/hora. O aquário leva 160 Litros reais e é um plantado médio. Por aquilo que tenho lido, num plantado, o filtro pode ser de menor caudal que num aquário normal. Se depois de colocar em funcionamento todo o sistema, verificar que há uma perda significativa de caudal, das duas uma, ou um filtro mais potente ou uma bomba de retorno. Acho que uma Eheim 1005 resolve a questão. Faz 270 L/hora. Esta última hipótese implica mais dois tubos dentro do aquário… o que queria evitar. O melhor que tenho a fazer é medir o caudal agora, que está só o filtro externo em funcionamento, e depois de tudo ligado, medir de novo. Aí ficam tiradas todas as dúvidas que possa ter. A limpeza do filtro externo, faço-a todas as semanas, assim como a toda a tubagem.

 

A lâmpada UV que utilizo, é de 15 Watts. O filtro UV em si tem uma capacidade de quase 1 Lt no seu interior. Acho que é um volume de água suficiente para que ele cumpra a sua função. No outro aquário, Malawi de 200 Lts, tenho um filtro idêntico, da mesma potência, que está ligado 30 minutos em cada 2 horas. Cheguei a esta conclusão experimentando várias combinações, e ficou com esta, desde há 3 meses sensivelmente. A limpeza que faço é com a mesma periodicidade que no plantado, uma vez por semana, incluindo tubagem completa.

 

 

 

 

Eu ja tive o meu sistema ligado assim, ao principio não notei grande redução de caudal no filtro, mas passado um tempo reparei que a comulação de lixo nos tubos de saida para o aqua era maior, até que por fim tive que limpar o filtro externo, (causando um maior desgaste) .Acabei por desistir, optei por adicionar uma powerand (filtro interior) com o filtro UV e o CO2!

Também reparei que utilizando o filtro UV durante as 24h enfraquecia as defesas dos peixes.

 

 

 

Acho que esta questão está em parte respondida mais acima. Contudo, acho bem que coloquem as experiências que tiveram com sistemas deste género ou similares.

 

O tempo de utilização do filtro UV é muito relativo, conforme já foi dito neste tópico. Uns autores sugerem as ditas 24 horas por dia, enquanto outros apenas alguns minutos em cada hora. Pessoalmente acho que cada caso é um caso, e nada melhor que colocar em funcionamento e ir verificando os benefícios do dito filtro, procedendo às alterações, relativamente ao tempo que fica ligado.

 

 

 

Já está extensa esta resposta e assim sendo vou tratar dos meus bichinhos. Obrigado pelas respostas dadas até aqui, e se acharem por bem que há alguma coisa mais a alterar, não se acanhem! Gosto, gostamos, de "vos ler".

 

 

 

Cumps

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá!

 

Eu da parte técnica pouco percebo, só queria ,relativamente à difusão do CO2, dizer que no mundo vivo sempre que há necessidade de serem efectuadas trocas gasosas (Guelras, alvéolos/capilares pulmonares, atc) os sistemas existentes funcionam em contra-corrente! Essa é uma forma de processar as trocas gasosas que permite maior eficiencia pois permite que o gás encontre líquidos (sangue/água, por exemplo) cada vez com menor concentração nele e permite uma dissolução quase completa!

 

Não é por acaso que a Natureza adoptou essa forma em quase todos os animais! bigsmile

 

Quanto ao resto, muitos parabéns pelo sistema!

 

Nota-se que tens muita imaginação e destreza manual!

Editado por zpoliveira

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Tenho andado a adquirir material para o meu primeiro aquário 100x30x40 que vai levar cerca de 90/100 lts de água (vai ser um comunitário plantado).

O filtro externo que vou utilizar é um Sicce Genio 1 (que está dentro da caixa original desde 1999), com um caudal de 450 lts/h.

Na semana passada adquiri um filtro UV-C Multimax 5W através da loja online SeaHorseShop.com. Estou a pensar usá-lo em série com o filtro externo.

Depois de ver o projecto deste tópico, também achei interessante colocar um reactor daquele género para trabalhar com CO2 caseiro, mas estou com medo de perder muito caudal.

O melhor será utilizar uma bomba externa só para o reactor de CO2, não acham? Ou esqueço o reactor e faço a injecção de CO2 através de difusor?

Também me lembrei de colocar o reactor de CO2 em série com o filtro externo e usar uma bomba só para o filtro UV. O problema é que nesta última situação a água que vai entrar no UV não está a ser filtrada e por isso pode levar lixo para dentro deste.

 

Gostava de saber a vossa opinião.

 

Obrigado.

 

Nuno Mota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Tenho andado a adquirir material para o meu primeiro aquário 100x30x40 que vai levar cerca de 90/100 lts de água (vai ser um comunitário plantado).

O filtro externo que vou utilizar é um Sicce Genio 1 (que está dentro da caixa original desde 1999), com um caudal de 450 lts/h.

Na semana passada adquiri um filtro UV-C Multimax 5W através da loja online SeaHorseShop.com. Estou a pensar usá-lo em série com o filtro externo.

 

 

Boas

 

Espero que esse comunitário/plantado seja em breve alvo das "criticas" pelos menbros deste fórum.

Quanto à utilização desse filtro UV em série com esse filtro externo, desaconselho. Uma simples razão: a lâmpada tem uma potência "fraca" para tanto caudal de água. A solução ideal será a utilização de uma bomba independente para o UV.

 

 

Depois de ver o projecto deste tópico, também achei interessante colocar um reactor daquele género para trabalhar com CO2 caseiro, mas estou com medo de perder muito caudal.

O melhor será utilizar uma bomba externa só para o reactor de CO2, não acham? Ou esqueço o reactor e faço a injecção de CO2 através de difusor?

 

Quanto à utilização do "reactor externo", aconselho, tenho tido óptimos resultados com menos "desperdício"de CO2. quanto ao CO2 do tipo caseiro, acho que irá funcionar do mesmo modo. Não acho que seja preciso uma bomba externa, isto é claro, se injectares o CO2 à saida do filtro externo.

 

 

Também me lembrei de colocar o reactor de CO2 em série com o filtro externo e usar uma bomba só para o filtro UV. O problema é que nesta última situação a água que vai entrar no UV não está a ser filtrada e por isso pode levar lixo para dentro deste.

 

Ora aí está, até que concordas com o que escrevi acima. Quanto ao entrar "lixo" dentro do UV, porque não está em linha com o filtro externo, é de facto um factor negativo, tens de limpar com maior frequência. Os meus filtros UV são limpos quinzenalmente. Além disso ficas com mais dois tubos dentro do aquário, o que estecticamente não fica muito bem, mas enfim, não se pode agradar a todos.

Esta é a minha opinião, pode ser que haja outros menbros que discordem com aquilo que disse, mas para isso é que serve este espaço, para "discutir" opiniões.

 

Cumps

 

47.gif Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Espero que esse comunitário/plantado seja em breve alvo das "criticas" pelos menbros deste fórum.

Quanto à utilização desse filtro UV em série com esse filtro externo, desaconselho. Uma simples razão: a lâmpada tem uma potência "fraca" para tanto caudal de água. A solução ideal será a utilização de uma bomba independente para o UV.

Quanto à utilização do "reactor externo", aconselho, tenho tido óptimos resultados com menos "desperdício"de CO2. quanto ao CO2 do tipo caseiro, acho que irá funcionar do mesmo modo. Não acho que seja preciso uma bomba externa, isto é claro, se injectares o CO2 à saida do filtro externo.

Ora aí está, até que concordas com o que escrevi acima. Quanto ao entrar "lixo" dentro do UV, porque não está em linha com o filtro externo, é de facto um factor negativo, tens de limpar com maior frequência. Os meus filtros UV são limpos quinzenalmente. Além disso ficas com mais dois tubos dentro do aquário, o que estecticamente não fica muito bem, mas enfim, não se pode agradar a todos.

Esta é a minha opinião, pode ser que haja outros menbros que discordem com aquilo que disse, mas para isso é que serve este espaço, para "discutir" opiniões.

 

Cumps

 

47.gif Davs

 

Olá Davs

 

Acho que vou seguir o teu conselho. Vou comprar uma bomba com um caudal de cerca de 200 l/h ou menos para trabalhar com o filtro UV. Para além disso acho que vou construir um pequeno filtro, com o mesmo recipiente com que tu construiste o reactor (filtro de máquina de lavar loiça?), onde lhe meto uma esponja ou outra matéria filtrante para não ter que limpar o UV de 15 em 15 dias. A minha dúvida é onde ligar esse pequeno filtro. Será à saída da bomba de circulação e em seguida o filtro UV? Isto é, ligo ambos os filtros no tubo "out"?

 

Agradeço a tua opinião.

 

Nuno Mota

Nuno Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais