Urgente


Recommended Posts

Boas

 

Tenho o meu aquario ha 2 meses e comprei o filtro da Eheim 2232 ate aqui tudo bem só q agora reparei que o filtro não está a bombear a agua como de inicio, agora mal se nota a agua a ser bombeada o que será ? Eu estive a ver os tubos e reparei q estao um pouco sujos mas é normal só não percebo como é q passado 2 meses ele deixou de bombear a agua até o vidro de tras esta a ficar verde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho o meu aquario ha 2 meses e comprei o filtro da Eheim 2232 ate aqui tudo bem só q agora reparei que o filtro não está a bombear a agua como de inicio, agora mal se nota a agua a ser bombeada o que será ? Eu estive a ver os tubos e reparei q estao um pouco sujos mas é normal só não percebo como é q passado 2 meses ele deixou de bombear a agua até o vidro de tras esta a ficar verde.

eu tambem sou iniciado nisto mas deixa-me perguntar-te se já limpaste o material filtrante do filtro.

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho o meu aquario ha 2 meses e comprei o filtro da Eheim 2232 ate aqui tudo bem só q agora reparei que o filtro não está a bombear a agua como de inicio, agora mal se nota a agua a ser bombeada o que será ? Eu estive a ver os tubos e reparei q estao um pouco sujos mas é normal só não percebo como é q passado 2 meses ele deixou de bombear a agua até o vidro de tras esta a ficar verde.

 

 

Boas,

 

Já o abristes para ver como está?

Pode estar compactado por falta de limpeza.

O periodo de funcionamento do filtro nada diz pois depende em muito da fauna que possuis e o que eles poluem. ::D:

 

Cumps.,

 

Cristóvão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

seguramente os materiais filtrantes estão saturados e consequentemente, o fluxo da água diminui... ou seja, tens o filtro entupido! isso quer dizer que está na hora da manutenção! ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Além da limpeza do vaso do filtro, há que limpar o interior dos tubos, das torneiras e da flauta por onde sai a água para o aqua. As matérias filtrantes devem ser bem limpas, de modo a tirar aquela pasta que fica depositada ao fim de algum tempo. Atenção à cultura de bactérias! Não as mates com água directamente da torneira. Se ao fim deste tempo todo ainda não o limpas-te deve estar num lindo estado! Desmonta também o rotor, cuidado com o veio de cerâmica, e limpa tudo muito bem com uma pequena escova, tipo escova de dentes. Para a limpeza dos tubos, compra um escovilhão próprio para o efeito. Encontras nas boas lojas de aquariofilia. Depois de limpar os meus tubos e torneiras com o dito escovilhão, ao fim de 3 meses de funcionamento do filtro, nem imaginas a "porcaria" que de lá saíu! Depois de colocado novamente em funcionamente parecia novo! O caudal de água aumentou e de que maneira!

Claro está que a periocidade de limpeza dos filtros externos depende da fauna qie tens, como já algué o referiu. Pessoalmente limpo os meus, três filtros nos respectivos aquários, uma vez por semana. Parece pouco tempo, mas depois é que vêm os resultados. Água sempre limpa, parâmetros impecáveis, ( salvo raras excepções ), fauna e flora a agradecer. É tudo uma questão de hábito e a "perda" de uma horita ou duas para essa tarefa. Não custa nada.

 

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o fluxo diminuiu, quer dizer que chegou a hora de uma boa limpeza.

 

Em primeiro lugar, comprar as esponjas (azul e branca), pode ser que as consigas limpar, mas pode ser que tenhas que substituir. Em qualquer dos casosa mais tarde ou mais cedo tens que substituir portanto não faz mal ter de reserva.

 

Em princípio ao fim de 2 meses não será necessário substituir; se for (em geral a branca, que fica por cima de tudo, é a mais sensível), quer dizer que houve alguma grande porcaria (género planta podre ou peixe morto que ficou no aquário) que lá foi parar.

 

Convém aproveitar para limpar os tubos. Para isso, nada melhor que uma escovinha ligada a um fio de nylon comprido, enfia-se o fio de nylon pelo tubo até sair pelo outro lado, e depois puxa-se o fio a escova vai andando e limpando. Isto é vendido mesmo pela eheim custa uns 2 ou 3 euros. Eu faço isso com o tubo dentro de um alguidar com água quente, ajuda.

 

Não stresses, é normal!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o fluxo diminuiu, quer dizer que chegou a hora de uma boa limpeza.

 

Em primeiro lugar, comprar as esponjas (azul e branca), pode ser que as consigas limpar, mas pode ser que tenhas que substituir. Em qualquer dos casosa mais tarde ou mais cedo tens que substituir portanto não faz mal ter de reserva.

 

Em princípio ao fim de 2 meses não será necessário substituir; se for (em geral a branca, que fica por cima de tudo, é a mais sensível), quer dizer que houve alguma grande porcaria (género planta podre ou peixe morto que ficou no aquário) que lá foi parar.

 

Convém aproveitar para limpar os tubos. Para isso, nada melhor que uma escovinha ligada a um fio de nylon comprido, enfia-se o fio de nylon pelo tubo até sair pelo outro lado, e depois puxa-se o fio a escova vai andando e limpando. Isto é vendido mesmo pela eheim custa uns 2 ou 3 euros. Eu faço isso com o tubo dentro de um alguidar com água quente, ajuda.

 

Não stresses, é normal!!!

 

 

Obrigado pelas respostas rapidas mas nunca pensei que 11 peixes ( 2 limpa vidro, 2 corydoras, 5 neons negros e 2 ramiezis) e as respectivas plantas num aquario de 80 x 30 x 40 me provocassem esta "sujidade" num curto espaço de tempo mas se vocês dizem q é normal já fico mais calmo, bem sendo assim vou por mãos a obra vou ver se as mangueiras esta entupidos e ver o estado do filtro.

 

mais uma vez obrigado

Claudio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas rapidas mas nunca pensei que 11 peixes ( 2 limpa vidro, 2 corydoras, 5 neons negros e 2 ramiezis) e as respectivas plantas num aquario de 80 x 30 x 40 me provocassem esta "sujidade" num curto espaço de tempo mas se vocês dizem q é normal já fico mais calmo, bem sendo assim vou por mãos a obra vou ver se as mangueiras esta entupidos e ver o estado do filtro.

 

mais uma vez obrigado

Claudio

 

Não são só os peixes que poluem, também o excesso de comida e folhas soltas podem entupir a entrada do filtro e/ou compactar as massas filtrante ::D:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são só os peixes que poluem, também o excesso de comida e folhas soltas podem entupir a entrada do filtro e/ou compactar as massas filtrante ::D:

 

 

ja estive a ver o filtro e a origem do problema está nas mangueiras só têm porcaria, agora só me resta as limpar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claudio,

 

há varios factores que podem retardar o entupimento do filtro, como tpas muito frequentes, sifonagem do areão em cada uma, remoção de folhas velhas, etc... enfim, há que estar sempre muito atento e não descurar a manutenção regular do aquário.

agora já sabes :wink:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A porcaria não é culpa das mangueiras, e o verde no vidro também não é culpa do filtro. :P

 

Tanto uma coisa como a outra indicam que estás a fazer uma manutenção insuficiente para a realidade do teu aquário...

Ou comida a mais, ou TPAs a menos, não sei... mas esse verde vem de nitratos e/ou fostatos a mais, e para isso não há filtro que te salve. :) Só o empenho na tua rotina de manutenção.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A porcaria não é culpa das mangueiras, e o verde no vidro também não é culpa do filtro. :P

 

Tanto uma coisa como a outra indicam que estás a fazer uma manutenção insuficiente para a realidade do teu aquário...

Ou comida a mais, ou TPAs a menos, não sei... mas esse verde vem de nitratos e/ou fostatos a mais, e para isso não há filtro que te salve. :P Só o empenho na tua rotina de manutenção.

 

 

Boas

 

Eu faço TPAs semanais sse calhar não faço a nivel de percentagem o suficiente, como eu costumo dizer é com os erros que se aprende este fim de semana vai ser dedicado ao aquario, vou limpar o vidro, as mangueiras e o filtro.

 

Mais uma vez obrigado

 

Claudio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.