Utilização De Co2


Recommended Posts

Boas

 

Como todos sabem, a utilização de CO2 nos nossos aquários, principalmente plantados, tem vindo a ser cada vez mais utilizada., com benefícios óbvios para a flora. Como utilizo uma botija pressurizada, e a carga da mesma nem é cara nem barata, é um roubo, decidi rentabilizar ao máximo a utilização do dito CO2.

 

Assim sendo, depois de muito pesquisar na Net, cheguei à conclusão que um "reactor" ou "difusor" de CO2 são imprescindíveis. Difusor já utilizo há muito tempo, mas estou em crer que há muito desperdício do precioso gás. Decidi então optar por um "reactor"! Como é hábito meu, gosto de fazer, quando possível, as minhas "engenhocas". O dito reactor ficou com este aspecto:

 

 

 

 

 

co201.jpgco202.jpg

 

Foi construído com um filtro de máquina de lavar louça, o qual tinha matéria filtrante no seu interior, que entretanto já se gastou. Vai ser ligado em série com o filtro externo, para evitar ter mais tubos de saída e entrada de água, o que se torna inestético. Como mostra a legenda na foto da direita, o CO2 irá ser injectado directamente na entrada de água deste reactor, isto depois da saída de água do filtro externo.

 

1ª Dúvida – Utilizei no interior deste reactor cerâmicas que também utilizo no filtro exterior de maneira a que o CO2 tenha mais "obstáculos" a percorrer, facilitando a sua dissolução. Será boa ideia ou nem por isso? Deverei deixar ficar o interior vazio?

 

 

 

 

O tubo de saída de água, que vem do filtro, está mesmo à superfície da água, como documentado em foto abaixo:

 

co203.jpg

 

 

2ª Dúvida – A água, ao sair assim tão perto da superfície, não irá libertar o CO2 nela dissolvido rapidamente, sem que as plantas tenham acesso a ele? Ou estarei a cometer uma grande calinada? Em Química sempre fui um aluno mediano…

 

 

 

 

Concluindo, são estas as minhas dúvidas em relação a este caso. De certo que por aqui no fórum haverá mais membros interessados em rentabilizar ao máximo o CO2, que já puseram em prática um projecto como este ou semelhante. Brevemente colocarei na secção "DIY" todos os passos para a construção deste "reactor", se acharem que é uma mais valia para o fórum e seus membros.

 

 

 

Desde já agradeço antecipadamente as respostas dadas ou simplesmente o interesse por este tópico.

 

 

 

 

 

Cumps

 

 

 

 

 

Davs

Editado por Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da ideia mas ocorreu-me uma questão...

 

as secções de entrada e de saída do reactor têm secção bastante mais pequena que a do tubo por onde a água passa do filtro para o áqua. Tal não levará a um maior esforço por parte do filtro para empurrar a água para dentro do reactor?

 

Se for uma questão disparatada, ignorem :)

 

É que acho que pode danificar o motor do filtro... ou então não!!! LOL

 

Se for aprovada a ideia, aviso já que vou fazer um!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Axo que tem duas desvantagem a ser corrigidas:

 

1ª Se a pressão da agua for maior que a pressão do CO2 ha a possibilidade de entrar agua para o sistema do CO2 (pôr valvula anti-recuo axo que se chama assim).

2ª Como e mto perto da superficie ha pouco comtacto com a agua. (Colocar a saida da agua do filtro, o mais dentro possivel do aquario)

 

A vantagem é haver pressão entre a agua e o CO2 fazendo que se dissolva mais rapidamente na agua antes de entrar no aqua.

Cumps

Jose António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da ideia mas ocorreu-me uma questão...

 

as secções de entrada e de saída do reactor têm secção bastante mais pequena que a do tubo por onde a água passa do filtro para o áqua. Tal não levará a um maior esforço por parte do filtro para empurrar a água para dentro do reactor?

 

Se for uma questão disparatada, ignorem :)

 

É que acho que pode danificar o motor do filtro... ou então não!!! LOL

 

Se for aprovada a ideia, aviso já que vou fazer um!

 

 

Boas

 

A secção de entrada deste reactor é de 8,8mm, a de saída, embora esteja na foto uma mais estreita, é para modificar para a mesma secção da entrada. Seccções de entrada e saída do filtro são de 9,8mm como se verifica nas fotos abaixo:

 

 

Entrada no "reactor", 8,8mm:

 

co204.jpg

 

 

 

 

Saída/entrada do filtro externo, 9,8mm:

 

co205.jpg

 

 

 

Creio que não seja 1mm de diferença que fará o filtro trabalhar em esforço... A questão não é de modo nenhum disparatada, tem a sua razão de ser. ::D:

 

Entretanto vou continuando a limar umas arestas deste "projecto".

 

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Axo que tem duas desvantagem a ser corrigidas:

 

1ª Se a pressão da agua for maior que a pressão do CO2 ha a possibilidade de entrar agua para o sistema do CO2 (pôr valvula anti-recuo axo que se chama assim).

2ª Como e mto perto da superficie ha pouco comtacto com a agua. (Colocar a saida da agua do filtro, o mais dentro possivel do aquario)

 

A vantagem é haver pressão entre a agua e o CO2 fazendo que se dissolva mais rapidamente na agua antes de entrar no aqua.

Cumps

Jose António

 

 

 

Boas

 

Resposta à 1ª desvantagem: - A válvula anti retorno, está montada no sistema que tenho actualmente em funcionamento, difusor. Será posteriormente colocada na entrada de CO2 no "reactor". Off Topic: Aconselho vivamente a colocar válvulas anti retorno, ou anti-recuo, em qualquer sitema de "ar" que esteja ligado ao aquário, seja ele de CO2 ou as bombas de ar que geralmente utilizamos! Previnem-se algumas pequenas/grandes inundações, sem falar no material estragado e peixes a "nadar em seco", na pior das hipóteses.

 

Resposta à 2ª desvantagem: - Resolve-se bem, basta "esticar" o tubo de despejo da água mais para o fundo do aquário. É mesmo esta uma das dúvidas que tinha e que pretendia que me esclarecessem, como me fez ver o amigo jose antonio.

 

"Precisam-se" mais feedbacks ::D: .

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande DAVS mais um exelente diy!!!

 

acho que deves mesmo afundar um pouco mais a entrada de agua no aqua.

 

e uma coisa importante ver se consigo esplicar

 

a entrada de agua no reactor deve ser feita de cima pra baixo, onde tens a entrada de co2 ligas a entrada de agua e metes o reactor com essa parte para cima saindo por baixo directo ao aqua, este movimento da agua contrario a do co2 vai obrigalo a dissolver-se melhor, no interior do reactor eu esprimentava por um daqueles puff`s de tomar banho tipo rede dos berlindes mas essas ceramicas tambem devem resultar

 

confuso ::D:

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

grande DAVS mais um exelente diy!!!

 

acho que deves mesmo afundar um pouco mais a entrada de agua no aqua.

 

e uma coisa importante ver se consigo esplicar

 

a entrada de agua no reactor deve ser feita de cima pra baixo, onde tens a entrada de co2 ligas a entrada de agua e metes o reactor com essa parte para cima saindo por baixo directo ao aqua, este movimento da agua contrario a do co2 vai obrigalo a dissolver-se melhor, no interior do reactor eu esprimentava por um daqueles puff`s de tomar banho tipo rede dos berlindes mas essas ceramicas tambem devem resultar

 

confuso :wink:

 

Boas

 

 

Excelente é se funcionar como o projectado, mas tudo indica que sim. Quanto ao "afundar" a entrada de água, depois do filtro, acho que é ponto assente.

Confuso? Nem por isso! Percebi à primeira! Ou sou muito esperto ou pensamos do mesmo modo confuso. A entrada de CO2, ficando a 90º em relação à entrada de água, isto no "reactor", faz com que o gás leve um "sopapo" da água ao passar, dissolvendo-o logo no ínicio, penso eu de que. As cerâmicas servem como já o disse anteriormente, para "obrigar" o gás, que ainda escapou ao "sopapo", a ser dissolvido na água. Até chegar ao aquário, ainda tem de percorrer cerca de 80cm. Se alguma bolha ainda restar, acho que este percurso a irá dissolver. Só depois de colocar todo o sistema em funcionamento, puderei constatar, ou não, se foi "tempo perdido" ou não. Perdido nunca será porque assim não caio nos erros 2ª vez, e partilho informação com os restantes membros deste magnifico fórum.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
excelente trabalho... vou tentar seguir o teu DIY mas ainda tenho duvidas no material a usar

 

 

Tom Barr num artigo interessante considera que o sistema de misturar co2 na agua através de reactor externo igual ao teu, acaba por não ser tão eficiente como o sistema de mrico-bolhas.

a ver se encontro o link...

mas que outros digam da sua justça. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DAVS tava a pensar utilizar tb co2 no meu... poix que não utilizo agora :S.... quanto é que isso te ficou tudo? €? e a garrafa aguenta-se pa quanto tempo?

 

Cump. e continuação de excelentes DIY :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DAVS tava a pensar utilizar tb co2 no meu... poix que não utilizo agora :S.... quanto é que isso te ficou tudo? €? e a garrafa aguenta-se pa quanto tempo?

 

Cump. e continuação de excelentes DIY :P

 

 

Boas

 

Comprei um conjunto completo, ( entenda-se botija de 500gr, manómetros com reguladores, difusor de cerâmica, mangueira e válvula anti retorno ), na Aquaristic. Imgem abaixo:

 

co2_komplettanlage_500_p1.jpg

 

Coloquei aquando da instalção uma electroválvula para que se desliga-se automaticamente. Este conjunto custou na altura 110,00€. Agora estão mais baratas, como podes ver aqui. Durou-me sensivelmente 2 meses, mas antes de se acabar por completo, arranjei uma botija de 7 Kgs, que ainda tenho em funcionamento. Cálculos por alto, este de 7 Kgs, darão para 2 anos, mais coisa menos coisa. Abotija de 7Kgs não faço a miníma ideia de quanto custará! Foi-me oferecida já cheia.

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este sistema tem uma desvantagem, que é devido a o CO2 ser pouco solúvel na água; o CO2 entra junto com água cheia de movimento, e aí é muito fácil ele "deslilgar-se" da água e fugir... ou seja, CO2+agitação=nada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este sistema tem uma desvantagem, que é devido a o CO2 ser pouco solúvel na água; o CO2 entra junto com água cheia de movimento, e aí é muito fácil ele "deslilgar-se" da água e fugir... ou seja, CO2+agitação=nada

 

Boas

 

Quanto ao ter desvantagem, não é isso que noto! Tenho indicador de CO2 da Sera, e depois de começar a utilizar este "reactor externo", tive de reduzir a saída de CO2 na botija, porque me indicava CO2 a mais, assim como os peixes andavam à tona de água. Agora está no nível correcto, pelo menos é que "diz" o indicador da Sera, e os peixes já se comportam normalmente. Mas cada caso é um caso, e eu, estou a dar-me bem com este "reactor externo".

 

Cumps.

 

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tenho um reactor muito parecido com esse e acho que é do mais eficiente que pode haver.

Tenho o meu tambem ligado à saida do filtro com a agua a sair para o aqua via tubo esburacado, por muito co2 que se perca nesta saida, a agua fica mesmo assim tao carregada de co2 que tenho dificuldade em manter o pH a cima dos 6.5 (sai da torneira a 8.5). Para 300L tenho 1 bolha de 3 em 3 segundos.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este sistema tem uma desvantagem, que é devido a o CO2 ser pouco solúvel na água; o CO2 entra junto com água cheia de movimento, e aí é muito fácil ele "deslilgar-se" da água e fugir... ou seja, CO2+agitação=nada

 

errado!!!

 

o co2 só se liberta se essa agitação for a superficie, logo se a entrada de agua estiver submersa e sem apontar para cima(tona d´agua) não há libertação de co2

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boa tarde a todos .

 

 

Tenho umas duvidas , a saida de agua que vem do filtro fica emersa ou submersa ?

O tubo do co2 deve ser colocado em que parte do tubo da saida de agua?

Penso que se o tubo de saida de agua ficar submerso,nao irá haver agitaçao de agua ,o que por sua vez irá provocar falta de o2 no periodo sem luz(ajudado pela injecçao de c02).

 

Eu digo isto por experiencia propria ,devido a ter-me caido o tubo de saida de agua, ficando submerso , e no outro dia tinha os peixes á tona de agua ( 2 mortos ):Fade-color .

Voçes têem alguma bomba de ar a funcionar a noite?

 

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boa Tarde ,gostava de ver a minha duvida acima respondida se nao se importarem.

 

Obrigado

 

 

Boas

 

Desde já as minhas desculpas por só agora responder, mas como não recebi nenhum mail de notificação deste tópico, ( por vezes o fórum prega destas...), não reparei que havia uma dúvida.

 

Cá vai:

 

 

Tenho umas duvidas , a saida de agua que vem do filtro fica emersa ou submersa ?

 

A saída de água do filtro fica debaixo de água mesmo. Se ficar acima do nível de água, vai haver de certo algum CO2 que se vai evaporar de imediato.

 

 

O tubo do co2 deve ser colocado em que parte do tubo da saida de agua?

 

Vamos a ver se consigo perceber e se me consigo explicar. Uma imagem vale por mil palavras, logo repara na foto abaixo:

 

co202.jpgco201.jpg

 

No tubo preto com a legenda "Entrada H2O" entra a água que sai do filtro externo. No tubo mais pequeno, branco, com a legenda "Entrada CO2" entra o CO2 proveniente da botija. Na foto do lado direito pode-se ver as ditas entradas, e no lado oposto, o tubo branco de medida média, chamemos-lhe assim, onde sai a água com o CO2 já dissolvido. Acho que era esta a dúvida que tinhas, se não for tenta explicar melhor.

 

 

Penso que se o tubo de saida de agua ficar submerso,nao irá haver agitaçao de agua ,o que por sua vez irá provocar falta de o2 no periodo sem luz(ajudado pela injecçao de c02).

 

Eu digo isto por experiencia propria ,devido a ter-me caido o tubo de saida de agua, ficando submerso , e no outro dia tinha os peixes á tona de agua ( 2 mortos ).

Voçes têem alguma bomba de ar a funcionar a noite?

 

A saída de água faz circulação suficiente para haver agitação de água durante o dia, pelo menos tenho assim há já uns meses e não tenho tido baixas. Durante a noite tenho uma bomba de ar em funcionamento, de modo a fornecer à fauna e flora o oxigénio que deixou de ser produzido pelas plantas.

 

Depois de uma leitura mais atenta a esta última dúvida, ficou-me a impressão que julgas que o facto de haver CO2 injectado, a pressão de saída de água será maior! Se assim fosse, estava a injectar CO2 a mais! São apenas umas bolhas por segundo que se misturam com a água! O Co2 não é metido à pressão, tipo compressor! Pareceu-me que tinhas essa ideia, apenas isso.

 

Mais uma vez peço desculpa por não ter respondido antes, mas mais vale tarde que nunca, fizeste bem em 41.gif

 

 

 

Cumps.

 

Davs

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,grato pelas respostas as duvidas foram dicipadas.Nao tens nada que pedir desculpa,as vezes è dificil ver novos posts dado que a ultima resposta tinha sido a duas semanas ,eu è que agradeço a tua disponibilidade(e idea do reactor).

 

 

Um abraço help

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.