Dúvida Bomba De Ar


Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Quero lançar aqui uma questão porque já ouvi todas as opiniões possiveis e imaginárias.

 

A bomba de ar convém estar ligado quando as luzes estão ligadas ou apagadas??

 

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres por uma, é quando estão apagadas. Mas isso é desnecessário...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem tem sistemas de co2 caseiros bomba de ar a noite da jeito.....

 

Não concordo.

Tenho 100 Litros e nem sequer tenho bomba de ar e os peixes continuam a respirar.

Arejar o aquário à noite só provoca uma maior oscilação do pH. Daria uma descida durante o dia e uma subida durante a noite. Os peixes sentem isso. Mas há por aí muitas discussões sobre isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem tem sistemas de co2 caseiros bomba de ar a noite da jeito.....

 

 

Não vejo porquê. tenho o meu faz uns 4 meses e nunca tive nenhum problema em tê-lo ligado toda a noite...

 

alias, para os meus peixes, noite é da 1 da manhã até ás 3 da tarde...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo porquê. tenho o meu faz uns 4 meses e nunca tive nenhum problema em tê-lo ligado toda a noite...

 

alias, para os meus peixes, noite é da 1 da manhã até ás 3 da tarde...

 

Não quero dizer que ocorram problemas. Só queria dizer que há oscilações maiores no valor do pH (pelo menos 0,3 unidades, mas isso depende do tamanho do aquário).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é malta.

 

A minha bomba ta ligada 24h. não tenho peixes e as minhas plantas pelos vistos não se queixam. O ph da água é que esta alto mas isso e normal

tendo em conta a água da minha zona.

 

De resto não tenho tido problemas. Só quero é mesmo começar a establecer algumas ideias que certas pessoas mandam para o ar.

 

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de ar quando se tem plantas só deve ser ligada à noite, porque durante o dia o oxigénio produzido pela bomba vai retirar co2 às plantas. As vezes também tenho ligada durante a noite, e não tenho variações do ph. A ocorrer pode é ser uma variação que nem seja perceptível.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem fiz pesquiza sobre este assunto em varios forums, até escrevi para uma revista que compro PFK.

Eles dizem que deveria ter sempre bomba de ar para o bem dos peixes, (no meu aqua de criação de guppies onde tenho um "crayfish" tenho sempre a minha bomba ligada), no caso de plantado para ter durante as horas que tenho as luzes apagadas.

 

Isto vindo dos pros! Por isso faço sempre isso, e já tentei sem bomba e noto alguns peixes com problemas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu aconselho ligar a bomba de ar á noite, não só para quem tem cO2 caseiro (ligado 24h), mas também para quem tem cO2 a desligar á noite

 

Não podemos esquecer que as plantas á noite consomem oxigénio, logo ao colocarmos a bomba de ar estamos a favorecer o seu crescimento e não corremos o risco de elas consumirem todo o oxigénio existente no Aqua (isto acho que só mesmo em casos de sobrelotação de plantas)

 

Em relação á variação de pH, está errado dizer-mos que vai haver uma oscilação quando colocamos a bomba de ar á noite, antes pelo contrário, vai estabilizar (com o caseiro), pois ao injectar-mos cO2 durante a noite o pH desce e bastante, há uma grande sobrecarga dele, a libertar temos os peixes, as plantas e o reactor se não contrariar-mos com a bomba de ar...

 

Espero ter sido explicito

Editado por Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vou dar o meu parecer....isto eh assim....para kem tem um plantado com injecçao de CO2 24h ligado e se tiver tampa.....

as plantas fazem a fotossintese durante o dia, ou seja atraves da luz solar, nutrientes e CO2 k absorvem da agua e que eh produzido pelo reactor e pelos peixes...iram alimentar se e libertar oxigenio k eh o suficiente para os peixes, n sendo necessaria a bomba de ar....durante a noite...a plantas fazem a respiraçao, k consiste(tal como nos) na absorçao de oxigenio e libertaçao de CO2, visto k n ha libertaçao de oxigenio, e os peixes, as plantas e o reactor estao a libertar CO2, a concentraçao pode ser fatal para kem tem aquas fechados...dai a utilizaçao da bomba de ar durante a noite....

agora para kem tem um aqua aberto e com algo k faça agitaçao da superficie da agua(por ex:uma cabeça motorizada) na ha a necessidade da bomba de ar

 

espero ter dito tudo certo...mas kem sober de algo k contradiga akilo k disse, eh para isso k ka estou...para aprender

 

carlos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora gostaria tambem de deixar a minha esperiencia (se estiver errada não exitem em criticar).Tenho um aqua fechado de 120 cm (cerca de 200 l uteis) com um filtro externo de 700l/h e Co2 caseiro produzido num kit nutrifin. Não uso bomba de ar nem de dia nem de noite visto que considero que a agitação provocada pela bomba (saida em cascata) fornece o oxigenio necessario ao aquario.

Vou montar uma aquario novo de 100 cm (120l) usado um equipamento semelhante. Neste aquario efectivamente vou usar bomba de ar ligada de noite porque não vou ter a saida do filtro esterno em cascata (este aquario ficará instalado na sala e o barulho da cascata incomoda).

Qual é o vosso comentario a esta opção? A bomba de ar é mesmo necessaria? Sera que a flauta apesar de estar submersa causa agitação suficiente para oxigenar o aquario?

A usar bomba devo te-la sempre ligada ou apenas de noite? Se por um lado estando esta ligada de noite causa variações de PH por outro lado estando sempre ligada não anula o Co2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora gostaria tambem de deixar a minha esperiencia (se estiver errada não exitem em criticar).Tenho um aqua fechado de 120 cm (cerca de 200 l uteis) com um filtro externo de 700l/h e Co2 caseiro produzido num kit nutrifin. Não uso bomba de ar nem de dia nem de noite visto que considero que a agitação provocada pela bomba (saida em cascata) fornece o oxigenio necessario ao aquario.

Vou montar uma aquario novo de 100 cm (120l) usado um equipamento semelhante. Neste aquario efectivamente vou usar bomba de ar ligada de noite porque não vou ter a saida do filtro esterno em cascata (este aquario ficará instalado na sala e o barulho da cascata incomoda).

Qual é o vosso comentario a esta opção? A bomba de ar é mesmo necessaria? Sera que a flauta apesar de estar submersa causa agitação suficiente para oxigenar o aquario?

A usar bomba devo te-la sempre ligada ou apenas de noite? Se por um lado estando esta ligada de noite causa variações de PH por outro lado estando sempre ligada não anula o Co2?

 

 

na minha opiniao, deves ter a bomba de ar nesse aqua...no outro se esta tudo bem eh pk mesmo tendo o aqua fechado, a cascata eh suficiente...

liga a bomba so de noite para n anulares o CO2 durante o dia...e pk o oxigenio libertado pelas platas eh suficiente para os peixes...a noite, ajuda a estabilizar o ph

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, pelo que eu percebi, ainda ha algumas duvidas.

 

Pois eu vou expor o meu caso e vcs digam-me.

Por exemplo, eu tenho um kit de CO2 da Sera com pastilhas efervescentes. Que so meto kando há luz.

Devo ter a bom ba desligadda ou ligada??

 

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, pelo que eu percebi, ainda ha algumas duvidas.

 

Pois eu vou expor o meu caso e vcs digam-me.

Por exemplo, eu tenho um kit de CO2 da Sera com pastilhas efervescentes. Que so meto kando há luz.

Devo ter a bom ba desligadda ou ligada??

mc

arede

Amigo. Isso não traz consequências para os peixes e para o aquário em geral teres a bomba desligada ou não. Só tens é de saber que com a bomba ligada o CO2 que adicionaste sai do aquário mais rapidamente e o pH sobe. Cada vez que ligas o CO2 ou a bomba há uma variação no valor do pH (uns dizem que não é significativa, mas eu sei que é porque tenho um eléctrodo de pH e por isso controlo bem o valor).

Com CO2 o pH desce. Com o arejamento o pH sobe. Por isso se quiseres ter um pH estável deixa estar essas coisas sempre na mesma. Ou ligadas ou desligadas. Foi aqui dito que as plantas de noite libertam co2 e isso baixa o pH. É correcto só que é preciso ter mesmo muitas plantas para se notar essa diferença, enquanto que se tiveres o reactor a funcionar com 1 bolha de 3 em 3 segundos dás logo por isso.

 

Não vais chegar a conclusão nenhuma ao pedires estes conselhos porque já a seguir alguém vai contrariar os meus. É a tua decisão. Lembra-te só que ligar e desligar provoca variações bruscas (e pouco naturais) no pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ja agora aproveito para tirar umas duvidas:

Acrescentando O2 no Aquario altera (aumenta ou reduz) o CO2 ?

- Dá-me a sensação que não simplesmente aumenta o O2, Pois é preciso uma reacção quimica para haver transformação, do O2 em CO2 ou Co2 em O2.

Acrescentando CO2 altera o O2?

-Penso que simplesmente aumenta CO2 e mantem o O2.

Em relação as plantas penso que se ouver mais CO2 ou O2 as plantas aumenta a fotosintese mas na presença da Luz, pois à maior materia para transformar.

Em relação ao CO2 ou O2 penso que tanto respiração dos peixes tanto como a nossa teem uma precentagem (parâmetros) que se considera equilibrada para um bom funcionamento.

Pelo que ao adicionarmos ou consumirmos alteramos essa precentagem, por isso estamos sempre a fazer analizes a agua a tentar que todos os parâmetros se mantenham estabelizados. pois nos nossos aquas comprimimos um bocado grande de natureza.

Gostava que me corrigissem se estou errado.

Saudações

Jose Antonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acrescentamos apenas O2. Acrescentamos ar, e como 20 % é O2 é isso que vai lá para dentro (mais n2 e co2).

 

Quando falamos aqui em co2 estamos a falar de adicionado através de botija de co2 ou outro processo. Nesse caso a sua concentração fica superior ao que é fisicamente natural.

Nesse caso a introdução de ar provoca agitação na água e liberta o co2 que está em excesso em relação à quantidade que seria natural haver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tenho uma dúvida quanto à bomba e ar também. Eu tenho um aqua de 56L e o meu filtro provoca uma boa agitação a superfície. Vou introduzir um sistema de CO2 (caseiro), será realmente nessecário a colocação de de uma bomba de ar?

 

Cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tenho uma dúvida quanto à bomba e ar também. Eu tenho um aqua de 56L e o meu filtro provoca uma boa agitação a superfície. Vou introduzir um sistema de CO2 (caseiro), será realmente nessecário a colocação de de uma bomba de ar?

 

Cumps ;)

nesse caso, n

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguem alguma vez utilizou isto: http://www.sera.de/index.php?id=308&L=1

Eu tou a usar, mas nao sei se tou a usar bem. Akilo gasta-se depressa demais.

mc

arede

 

Já utilizei isso mas nao rende nada, mais vale comprares o sistema de nutrafin que eu comprei e dps usa uma receita caseira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.