Postura De Ciclideos Joia...


Recommended Posts

Viva...

 

Tenho uma aqua grande com cerca de 1000 litros... Já lá tive vários peixes, mas retirei todos e só deixei um oscar com cerca de 10 cm e um pleco com 7 cm.

 

Tenho 150Kg de areia do rio e 100kg de rochas calcárias com montes de buracos e passagens e uns 40kg de pedras lisas "arredondadas" com umas anúbias e velisnérias pelo meio...

 

Este sábado fui ao meu fornecedor para comprar uns ciclideos africanos... (lago malawi) Mas não tinha nada de jeito... E encomendei algumas espécies para introduzir no próximo fim-de-semana...

 

No entanto tinha lá um casal de ciclideos jóia... (sei que são de rio) mas a minha namorada gostou muito deles e lá os trouxe.

 

Quando os pus no aqua estavam pálidos... mas começaram logo a nadar junto ao oscar e a "vasculhar" todos os recantos das rochas...

 

Ao fim de 2 horas (enquanto fui almoçar) estavam com as cores bem vivas e a duas manchas pretas muito "salientes"... A fêmea ficou vermelha... Parecia que ia "rebentar"... Começaram então a fazer o ritual de acasalamento (penso eu de que)... ficavam na vertical com a cabeça para baixo e a "tremer"... Começaram a escavar um buraco enorme por baixo de uma rocha.

 

No dia seguinte... menos de 24 horas de os por no aqua tinha uma postura de ovos na rocha por cima da gruta que escavaram... Agora passam o tempo a andar em círculos por cima dos ovos... Ora o macho... ora a fêmea...

 

Quando o oscar se aproxima eles investem violentamente... o oscar já está todo marcado... Mas não dá luta... Volta as costa e vai-se embora... (grande tótó! :) )

 

Não sei se os ovos estão fecundados... Mas a minha pergunta é a seguinte:

 

Devo mudar os filhotes (se nascerem) para outro aqua?? Será que o oscar os vai comer?? (o oscar persegue tudo o que é pequeno e se mexe!) Ou será que os pais jóias vão acabar por matar o oscar??!? (o oscar é maior que a fêmea jóia... mas mais pequeno que o macho joia)

 

Só outra questão... Quanto tempo é que os filhotes depois de eclodirem demoram a consumir o resto do saco vitelino!? E alimento-os com o quê?

 

Outra coisa que me esquecia... O melhor é esquecer para já a introdução de mais peixes no próximo fim-de-semana... Não é??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E alimento-os com o quê?

 

Outra coisa que me esquecia... O melhor é esquecer para já a introdução de mais peixes no próximo fim-de-semana... Não é??

Sendo esta a única quetão que te consigo responder conm certeza: alimenta as crias com naúplios de artémia nos primeiro meses até poderem comer comida congelada. quanto a introduzir mais espécies no aqua, pelo que sei dos jóias eles são bastante agressivos a defender o seu território em especial a sua prole, por isso acho que não devias colocar mais paixes sob pena de serem atacados.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

Ovos já eram... Foram todos papados... penso que pelos próprios pais...

 

Penso que não deviam de estar fecundados... 4 ou 5 que ainda vi na rocha estavam com um "tufo" de fungos...

 

A fêmea perdeu a sua cor vermelho vivo... e anda agora as voltas no aqua... o macho continua no local da desova... Se calhar gostou dos ovos e quer mais... :twisted:

 

Pode ser que tenha mais sorte da proxima vez...

 

Quanto às fotos... vou por aqui alguma quando tiver mais peixes...

 

Desde já obrigado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ricardo.simoes

 

O projecto não foi abandonado... De facto está a demorar mais que o previsto... uma vez que o projecto foi todo alterado...

Não posso divulgar mais informações para já aqui no fórum...

Mas as novidades são muitas... e penso que vai deixar alguns de boca aberta... principalmente a concorrência...

Aqui pelo fórum fala-se do controlador da IKS... No Brasil fala-se do Aquadyne... Quisemos fazer algo totalmente diferente e inovador... Esperem para ver... banana rock

 

Se quiseres saber mais pormenores (outros interessados podem fazer o mesmo) pode-me contactar por messenger: pedro.malheiro@vizzavi.pt

 

Obrigado pelo interesse...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pocas,

não pretendendo dar asas a pretenciosidades, digo-te: estás a cometer erros basicos na selecção dos habitantes do teu aquário... lamento ter de ser eu a dizer-to, no entanto pretendo apenas "poupar-te trabalhos".

É aconselhavel antes de se adquirir qualquer animal, ponderar essa aquisição. Quando no seu estado adulto os teus joias e oscar possuirão dimenções, uns relativamente ao outro, bastante disquerpantes. Cederes a humores alheios talvez não seja grande ideia! Quanto a esses mbundas são uma compra pouco aconselhavel de momento, exegindo diferentes condições no meio aquático.

Procura informar-te devidamente acerca das espécies que tens em mente alujar. Paciente e meticulosamente se obtêm bons resultados neste hobbie!

 

Boa sorte,

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais