O Meu Tanganica


Recommended Posts

Bom dia! tenho um aquário de 54Lts... pois é eu sei... é pouco.

 

Mesmo assim gostava que me ajudassem a escolher os peixes e a decoração do aquário de modo a que os peixes vivam felizes e saudáveis.

 

O Peixe que eu gostava de colocar principalmente é um casal de Neolamprologus brichardi. Já me estive a informar e se calhar ficam um pouco apertadinhos... Estive a ver mais peixes no cichlid-forum.com, site recomendado para CA, que entre eles se destacaram os seguintes: Julidochromis ornatus e transcriptus; Lamrpologus Brevis, multifasciatus, ocellatus, simillis; Neolamprologus signatus e o brichardi; e depois encontrei estes peixes muito curiosos tanganicodus irsacal e o eretmodus cyanostictus.

 

O que é que eu posso fazer daqui?

Como é que teriam de estar dispostas as pedras e as conchas e os espaços abertos de modo a delinear bastante os limites de territórios e evitar conflitos em que resultassem mortes?

Estive à procura de peixes gato que se dessem em ph de 8.6 e ouvi falar dos CAE, reusulta?

E aquelas luzes azuis, para que servem e como e onde se arranjam?

 

Desculpem as dúvidas.Aguardo ansiosamente uma resposta... entretanto vou ver se encontro mais algumas coisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que aí não vão haver territórios, porque só vais poder por um casal ou um trio. E é pouco, mas quem sou eu para falar, eu tinha um casal de Kribs em 20 litros...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que com brichardis deve ser um monoespecie....

 

Tive a ver as coisas e pensei nesta combinação. em que havia um casal de neolamprologus brichardis e dois casais de julidochromis transcriptus... O que acham? Penso que os NB ocupem a zona mais superior do aquário enquanto que os JT fiquem na zona mais inferior. Se fossem estes peixes eu construiria uma parede atrás do aquário e no meio deixaria uma parte livre, só com areia. O que acham?

 

Obrigado... e aguardo respostas:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

já tive brichardis e transcriptus num aqua de 120 lt com rochas no lado esq.e no lado dtº cada especie ocupou o seu lado

 

mas quando se encontravam dava sempre porrada os brichardi perseguiam as julies até conseguirem matar a maior depois os outros nem das rochas saiam só para comer e muito rápido tive que tirar as julies pois nem as conseguia ver.

Por isso aconselho para esse tamanho monoespecie.

 

Na minha opinião o que ficava ai bem são conchicolas tenho lamprologus brevis são um espectaculo depois de formarem casal

é sempre a abrir com filharada.tem é que estar sozinhos.

 

cumps

 

FR

 

PS: se quiseres brevis posso arranjar alguns juvenis (tens é que preparar o aqua com areia no fundo e algumas conchas)

Editado por francisco redondo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Penso que o aquario que tens é 60x30x30 o que é deveras pequeno para um verdadeiro tanganyika.

Mas falando no que tens:

 

-brichardi é um erro. Esses 60x30 que tens de fundo é mais ou menos a área que um casal ocupa a criar. Como eles criam com muita facilidade vais ter um problema muito grave se tiveres lá outros peixes.

A meu ver são uma especie magnífica, no entanto, precisam de aquarios bem grandes. Eu tenho um mono especie com 180L e acho pequeno para eles. O verdadeiro comportamento deste peixe apenas surge em colonias grandes, o que ocupa MUITO espaço.

 

-julies só aconselhava se fosse um mono especie, são peixes muito territoriais, que em criaçam são extremamente agressivos. Não aconselho de todo a estarem acompanhados num aqua desse tamanho.

 

-gobies (tanganicodus irsacal ou eretmodus cyanostictus) não parece solução para um aquario desses. Por duas razões: precisão de espaço para nadar e de água de extremamente boa qualidade, com muito oxigénio. Algo muito difícil de conseguir num aquário com litragem tão baixa.

 

-conchicolas a meu ver, é a solução mais viável. No entanto como mono-especie. Podias criar uma colonia de smilis ou multis (mais sociáveis que outros) com uns 6peixes (2machos e 4femeas). Desta forma podes observar o verdadeiro comportamento de um peixe (que é o mais interessante do tanganyika) e ter criação.

Para um aquario deste tipo podias deixar com umas pedras pequenas a dividir grupos de conchas de forma a separar um pouco mais os dois machos. De resto, não precisava de mais nada.

 

-em relação à luz azul, podes encontra-la em quase todas as casas de aquariofilia, serve para 2 coisas: melhorar as cores de alguns peixes face ao azul e simular a profundidade da coluna de água. No entanto, na maioria dos casos é acompanhada por uma outra luz clara. Assim ves melhores os peixes e eles também estão bem.

 

Antes de decidires lembra-te que um mau dimensionamente de um aquario com peixes de tanganyika resulta sempre no mesmo fim: a morte de peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem muito obrigado pelas vossas opiniões... Mesmo assim... Não gostava de desistir de pelo menos uma Neolamprologus Brichardi fêmea, sozinha. E juntando a essa gostava de uns JT (talvez dois casais e mais duas fêmeas?).

 

Se esta combinação resultasse manteria a mesma forma das pedras que tinha referido no outro post certo? Onde é que eu poderia encontrar os JT, visto serem peixes que nunca vi?..

 

Preferia comprar a alguem aqui do fórum que tivesse criação própria. Se estes peixes não forem boa ideia, irei partir para os conchicolas e teria muito gosto em comprar-te alguns Brevis.

Só preciso de esvaziar o meu aquário, que depois as pedras e a areia eu já tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem muito obrigado pelas vossas opiniões... Mesmo assim... Não gostava de desistir de pelo menos uma Neolamprologus Brichardi fêmea, sozinha.

Não. Não deves manter peixes solitários, porque nunca sabes o que pode resultar. O mais provável é o peixe morrer porque precisa de outros da mesma espécie para conviver.

 

E juntando a essa gostava de uns JT (talvez dois casais e mais duas fêmeas?).

Esquece. Quando as julies formarem casal o seu primeiro passo irá ser matar todos os restantes porque o espaço é pouco. Depois de teres eclosão dos ovos terás um brutal problema de sobrepopulação porque as julies reproduzem-se muito.

 

Se estes peixes não forem boa ideia, irei partir para os conchicolas e teria muito gosto em comprar-te alguns Brevis.

Para esse aquário de 54L os conchiculas são mesmo a única opção viável no meu entender.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Posso te ofereçer uns bichardis com 3 meses, mas ficas ja avisado que o pessoal tem razão.

Tens é que os vir buscar a minha zona.

Cumps

Jose António

 

obrigado pela oferta..... mas vou recorrer aos conchiculas... Fica para quando comprar casa e pude comprar um aquário maior.

 

Estive a ver os conchiculas e estou muito interessado no lamprologus similis... Deste tipo de peixes só da para manter uma especie certo?

 

Já agora existe alguem que faca criacao destes peixes e que tem a amabilidade de me vender dois casais?

 

Visto que os L. Similis são carnivoros que peixe escolher para me tratar das algas? Ou melhor o que usam?

 

 

Obrigado pelo vosso interesse...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver os conchiculas e estou muito interessado no lamprologus similis... Deste tipo de peixes só da para manter uma especie certo?

No teu aquário sim. Se fosse um aquário maior já poderias ter mais espécies.

 

Visto que os L. Similis são carnivoros que peixe escolher para me tratar das algas? Ou melhor o que usam?

Pomaceas :) não chateiam os similis e têm a vantagem de quando morrerem as conchas servem de casa aos similis.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem estar a querer ser chato, mas estive a ver na net e encontrei este peixe: Paracyprichromis nigripinnis, que cresce 10cm. Como não arranjei nenhuma informacao sobre compatibilidade vinha perguntar se esse peixe, podia ser mantido solitário e com companheiros como os brevis.

 

Quando puder deixo aqui fotos do aquário.

 

E obrigado pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem estar a querer ser chato, mas estive a ver na net e encontrei este peixe: Paracyprichromis nigripinnis, que cresce 10cm. Como não arranjei nenhuma informacao sobre compatibilidade vinha perguntar se esse peixe, podia ser mantido solitário e com companheiros como os brevis.

 

Quando puder deixo aqui fotos do aquário.

 

E obrigado pela atenção

 

Se for para o aqua de 60 litros... mete só uma colónia ou casal de conchiculas.

 

Os paracypris são peixes de cardume, ficam com mais de 10 cm, são peixes que gostam de nadar, no mínimo um aqua de 200 litros.

 

Deixo-te uma ficha deles http://www.ciclideos.com/especie-48.html

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais