Ramirezi


João Araújo

Recommended Posts

Boas

como novato que sou nos ramirezis surge a questão do costume, tenho um casal ou tive azar? bang

 

Um dos ramirezis (o da esquerda na primeira foto) tenho quase a certeza que é macho, antes de o comprar estive a observa-lo na loja e era o que saía sempre vencedor dos confrontos mano-a-mano entre os que me pareceram machos.

O segundo ramirezi quando estava na loja tinha as cores muito esbatidas e não se metia na confusão e pareceu-me uma fêmea, mas mal chegou ao aquário ganhou 2 manchas pretas fortes nos lados.

 

1ª razão porque acho que é um casal: na loja, o primeiro ramirezi "metia-se" com todos os machos, e desde que está no aquário não vi nenhuma luta.

 

2ª razão: andam sempre os dois juntos.

 

Pic_9868_17.jpg

 

O segundo ramirezi:

Pic_9868_18.jpg

 

 

Se alguém me conseguir identificar o sexo destes ramirezis agradecia!

 

Cumps

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo as minhas pesquisas, penso que seja uma fêmea (corrijam-me se estiver errada), até porque estou a pensar em adquirir um casal de ramirezi's e ainda não os consigo diferenciar muito bem!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

era mais facil se soubessemos a idade aproximada deles....mas a primeira vista o primeiro parece um macho e o segundo, uma femea...isto guiado pelo comprimento da barbatana dorsal na parte da frente, mas fica atento se a "femea" ganha uma coloraçao em tons de cor de rosa claro na zona da barriga

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens aí duas gajas, a barbatana dorsal nos machos é comprida, e nas femeas curta, e como apresentam pontos azuis na mancha preta são femeas, pois o machos nao têm esses pontos azuis sobre a mancha e tb sao mais amarelados no corpo e tb as femeas têm apenas uma tira preta na barbatana dorsal e os machos geralmente têm 3

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

obrigado pelas respostas, no entanto surgiram novas informações que me fazem pensar que afinal tenho 2 machos...

o ramirezi da segunda foto está agora igualzinho ao outro, apenas mais pequeno e costuma andar atrás do outro a chateá-lo, a única diferença entre estes "confrontos" e os que eu vi no aqua da loja, é que na loja os ramirezis punham-se frente a frente, e no meu aqua o dito ramirezi (da segunda foto) vem sempre por trás do outro e "bica-o" na zona a meio do dorso...

 

Cumps

JFFA

 

PS: _pinguim_: a idade deles não sei mas o maior tem cerca de 4cm (incluindo a cauda)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens aí duas gajas, a barbatana dorsal nos machos é comprida, e nas femeas curta, e como apresentam pontos azuis na mancha preta são femeas, pois o machos nao têm esses pontos azuis sobre a mancha e tb sao mais amarelados no corpo e tb as femeas têm apenas uma tira preta na barbatana dorsal e os machos geralmente têm 3

 

Ola

quanto as 2 primerias características tens razão agora quanto aos machos serem amarelados ora vê a primeira foto

as fêmeas também lutam?

 

mais logo tento tirar fotos melhores

 

 

Abraço

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja n sei o k dizer.....esse eh o tamanmho kuase adulto n cresce muito mais....mas uma coisa, eh certo....nao tens dois machos

 

espera mais uns tempitos....pois se ainda forem novos, n se vao reproduzir...e assim das mais tempo para as cores e barbatanas se evidenciarem

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

quanto as 2 primerias características tens razão agora quanto aos machos serem amarelados ora vê a primeira foto

as fêmeas também lutam?

 

mais logo tento tirar fotos melhores

Abraço

JFFA

 

O que é que tem a primeira foto???

São amareladas até ao centro , e o resto do corpo não é amarelado , no entanto nos machos é, por isso acho que tens aí duas fêmeas.

 

Mas se tens duvidas faz pesquisas intensivas na net que encontras bastante info sobre o diformismo sexual do ramirezi, tens é que fazer a pesquisa com o nome cientifico do animal....

 

até apostava contigo que tens ai duas femeas, logo verás quando começarem as duas a desovar feitas malucas e o proteger os ovos nao fecundados.

 

Eu tinha duas lésbica, que quando uma desovava a outra guardava os ovos e vice versa, e nao deixavam os machitos aproximarem-se para a fecundaçao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Na minha opinião, tens aí dois machos!

 

Os machos tem uma coloração amarela na barriga, enquanto nas fêmeas é um rosa que se distingue perfeitamente. Ambos tem as barbatanas dorsais longas, enquanto que as fêmeas tem-nas mais curtas.

 

Eu tenho duas fêmeas no meu aqua e também andam sempre às turras uma com a outra e incluindo com o meu único macho. Uma vez vi o macho a cortejar uma fêmea e aquilo parecia mais uma luta "mano a mano" do que uma corte, exceptuando algumas subtilezas na forma como se aproximavam um do outro e pela forma como o macho se apresentava lateralmente à fêmea.

 

 

Tenho aqui umas fotos das minhas fêmeas para veres as diferenças..apesar de não ser lá muito boa fotógrafa...

 

dsc02330gifqt1.jpg

 

93205897pt9.jpg

 

47863267du0.jpg

 

As minhas fêmeas são mais redondinhas porque são a variante "Balão" no entanto a forma de distingui-los é igual.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumpts Sara Pardal

Como a velocidade da luz é maior que a do som, algumas pessoas parecem inteligentes.. até se lembrarem de abrir a boca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito o topico para colocar a mesma questao! Será que tenho uma ou um?

 

Nao sei se se vê nas fotos mas tem os 3 primeiros raios maiores que os restantes, tem as barbatanas da barriga enormes, uma tem mais de 3,5 cm e uma barbatana caudal em leque enorme. Mas tem pintas dentro da mancha preta que as vezes desaparece!

 

Sempre pensei que fosse um macho, pq tem algumas das caracteristicas de macho e um comportamento muito engraçado que era lutar com ele proprio contra o vidro quando via o seu reflexo. Comprei-lhe uma femea, esta sim com todas as caracterisricas de femea incluindo a barriga rosada, e os problemas começaram! Passou a "correr" atras da nova, a toda hora, as vezes dá-lhe com cada tok que a outra fica literalmente de lado, faz a vida negra a todos os residentes incluindo a coridoras e ottos.

 

Nunca pensar que quando compra-se a femea fizessem logo postura, mas ando a achar muito estranho as turras a toda a hora!!!

 

As fotos

 

HPIM1474.jpg

 

HPIM1473.jpg

 

HPIM1472.jpg

 

 

Ajuda?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito o topico para colocar a mesma questao! Será que tenho uma ou um?

 

Nao sei se se vê nas fotos mas tem os 3 primeiros raios maiores que os restantes, tem as barbatanas da barriga enormes, uma tem mais de 3,5 cm e uma barbatana caudal em leque enorme. Mas tem pintas dentro da mancha preta que as vezes desaparece!

 

Sempre pensei que fosse um macho, pq tem algumas das caracteristicas de macho e um comportamento muito engraçado que era lutar com ele proprio contra o vidro quando via o seu reflexo. Comprei-lhe uma femea, esta sim com todas as caracterisricas de femea incluindo a barriga rosada, e os problemas começaram! Passou a "correr" atras da nova, a toda hora, as vezes dá-lhe com cada tok que a outra fica literalmente de lado, faz a vida negra a todos os residentes incluindo a coridoras e ottos.

 

Nunca pensar que quando compra-se a femea fizessem logo postura, mas ando a achar muito estranho as turras a toda a hora!!!

 

As fotos

 

HPIM1474.jpg

 

HPIM1473.jpg

 

HPIM1472.jpg

Ajuda?!?

[/E uma femea

cumps Daniel

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Boas!

 

Na minha opinião, tens aí dois machos!

 

Os machos tem uma coloração amarela na barriga, enquanto nas fêmeas é um rosa que se distingue perfeitamente. Ambos tem as barbatanas dorsais longas, enquanto que as fêmeas tem-nas mais curtas.

 

Eu tenho duas fêmeas no meu aqua e também andam sempre às turras uma com a outra e incluindo com o meu único macho. Uma vez vi o macho a cortejar uma fêmea e aquilo parecia mais uma luta "mano a mano" do que uma corte, exceptuando algumas subtilezas na forma como se aproximavam um do outro e pela forma como o macho se apresentava lateralmente à fêmea.

Tenho aqui umas fotos das minhas fêmeas para veres as diferenças..apesar de não ser lá muito boa fotógrafa...

 

dsc02330gifqt1.jpg

 

93205897pt9.jpg

 

47863267du0.jpg

 

As minhas fêmeas são mais redondinhas porque são a variante "Balão" no entanto a forma de distingui-los é igual.

 

Espero ter ajudado.

 

Cumpts Sara Pardal

 

bem, este topico ja é antigo... mas nao podia deichar passar.....

 

nas fotos, vejo sempre um casal e nao duas femeas, talvez por isso digas que ha bulha...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveito o topico para colocar a mesma questao! Será que tenho uma ou um?

 

Nao sei se se vê nas fotos mas tem os 3 primeiros raios maiores que os restantes, tem as barbatanas da barriga enormes, uma tem mais de 3,5 cm e uma barbatana caudal em leque enorme. Mas tem pintas dentro da mancha preta que as vezes desaparece!

 

Sempre pensei que fosse um macho, pq tem algumas das caracteristicas de macho e um comportamento muito engraçado que era lutar com ele proprio contra o vidro quando via o seu reflexo. Comprei-lhe uma femea, esta sim com todas as caracterisricas de femea incluindo a barriga rosada, e os problemas começaram! Passou a "correr" atras da nova, a toda hora, as vezes dá-lhe com cada tok que a outra fica literalmente de lado, faz a vida negra a todos os residentes incluindo a coridoras e ottos.

 

Nunca pensar que quando compra-se a femea fizessem logo postura, mas ando a achar muito estranho as turras a toda a hora!!!

 

As fotos

 

HPIM1474.jpg

 

HPIM1473.jpg

 

HPIM1472.jpg

Ajuda?!?

 

80% de certeza que é um macho...

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
comõ é que se poem fotos aqui, nao consigooo podem me ajudar???

 

Boas,

Lê isto aqui que ajuda bastante: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=23730

Eu prefiro o Photobucket, mas tens aí um lista de outros sites para alojar as fotos.

 

Cumps e Feliz Natal,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos , espero esclarecer a todos com estas 3 caracteristicas que ao longo de algum tempo , vi que são as mais fiáveis.

 

1- A segunta espinha da barbatana dorsal do macho tem de ser maior.

2- A fêmea tem de ter o abdomen rosado ( maturidade sexual)

3- A fêmea tem pintinhas azuis , as brilhantes na mancha preta redonda a seguir á barbatana dorsal e o macho , especialmente as variantes selvagens não. Esta hipotese varia muito nos de cativeiro, mas as 3 juntas é 100% certo para distinguir ambos.

 

 

Espero que tenha ajudado.

 

 

um abraço,

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais