Malawi's Rock Resort


Ricardo Antunes

Recommended Posts

Oi João

 

Obviamente que será algo que deverei analisar e se for caso disso encontrar uma solução caso esteja a perder rendimento no aquecimento da água. No entanto, quando chegar o Eheim 2080 vou colocar a terceira mangueira dentro de um dos módulos...só ainda não decidi se será no que está em fotografia ou se será no outro (para já aponto para o que está em fotografia).

Deste modo o filtro estará praticamente a sugar água "quentinha" e haverá circulação da água pelo fundo do módulo (que tem uma grelha).

 

É esperar para ver.

 

Um abraço.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 232
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Oi pessoal mais uma vez.

 

Preciso de uma ajuda vossa...

 

Estou a pensar em adquirir 2 ancistrus e nas lojas aqui da redondeza não tenho encontrado. Pretendo adquiri-los porque sempre fazem alguma limpeza e para acelerar o ciclo do azoto.

 

Conhecem alguma loja que os costume ter?

 

Ficarei a aguardar sugestões vossas.

 

Cumpts.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps : atençao os ancistrus porque devido a areia de coral o ph sobe como tu sabes para a casa dos 8 e e muito elevado para a maior parte desta raça., eles sao oriundos de aguas a rondara casa dos 6.2 a 7.5 .

CORPO DA POLICIA MARÍTIMA PORTUGUESA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo eu tenho 1 colega meu que tem ancistrus o casal dele tb alevins e a 1 loja ao pé de minha casa que tb tem a venda dos amarelos e dos castanhos. Eu tenho 1 amarelo e 1 castanho a 6 meses e nunca tive problema com nenhum e estão no meu aqua de ciclideos tenho tb 1 gold nugget pleco e esta tudo na boa. Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ps : atençao os ancistrus porque devido a areia de coral o ph sobe como tu sabes para a casa dos 8 e e muito elevado para a maior parte desta raça., eles sao oriundos de aguas a rondara casa dos 6.2 a 7.5 .

 

Olá oscarwild

 

Antes de mais obrigado pelos comentários. As actualizções não tarda estarão aqui.

Relativamente aos ancistrus...são de facto de águas mais macias, no entanto, vão me dar imenso jeito, uma vez sempre vão limpando alguma coisa e para além de que não poderei ter as neritinas (que era o que preferia).

 

Um abraço.

 

Boas Ricardo eu tenho 1 colega meu que tem ancistrus o casal dele tb alevins e a 1 loja ao pé de minha casa que tb tem a venda dos amarelos e dos castanhos. Eu tenho 1 amarelo e 1 castanho a 6 meses e nunca tive problema com nenhum e estão no meu aqua de ciclideos tenho tb 1 gold nugget pleco e esta tudo na boa. Fica bem

 

Olá Ricardo.

 

Esse teu colega está a vendê-los? Que tamanho têm? Preço?

Essa loja onde fica? É que os gold nugget já m passaram pela cabeça, no entanto, costumam ser carotes.

 

Quando puderes dá-me estas informações, ok?

 

Um abraço

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite gente.

 

Infelizmente as valisnérias gigantea que tinha reservado foram vendidas a outra pessoa (rica reserva)...enfim. Só 5ª feira terei as ditas valisnérias.

 

No entanto, achei que podia melhorar o aqua um pouquito e vai daí coloquei mais uma anúbiazita e mais o feto de java.

 

Seguem as fotos

 

Com a actínia e com as duas novas plantas:

 

Malawi_Rock_Resort61.jpg

 

Uma foto de ladecos:

 

Malawi_Rock_Resort62.jpg

 

Lado direito onde coloquei as duas plantas, bola vermelha - novas plantas, bola verde - onde vou colocar algumas valisnérias:

 

Malawi_Rock_Resort63.jpg

 

Frontal apenas com a luz branca:

 

Malawi_Rock_Resort64.jpg

 

P.S. - Hoje fiz uma muda de água de 50%, tinha os nitratos nos 60mg/l...não sei se é preocupante tendo em conta que apenas tem uma semana...mas achei melhor diluir aqueles nitratos.

Seguem os parâmetros antes da muda de água para comentarem e ajudarem:

 

Ph - 8,1

Gh - 10

Kh - 4

NH4/NH3 - 0,03

NO2 - 0,3mg/l

NO3 - 60mg/l

 

Irei medir amanhã para ver como estão as coisas.

Ficarei a aguardar as vossas opiniões.

 

Cumprimentos para todos

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

 

Aqui está um projecto feito com cabeça tronco e membros.

Vamos lá ver se consegues baixar esses valores de compostos nitrogenados até sábado. Estou com pena dos meus meninos aí. Se for preciso adia-se a entrega dos peixes (que estão mesmo reservados).

 

Jacinto

Jacinto Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jacinto, tudo bem?

 

Pois é...esta muda de água é precisamente para que os valores que apresentei baixem drásticamente para que possa receber os teus saulosis e a partir daí controlá-los melhor.

 

Já agora aproveito para vos perguntar a todos...o que poderá ter causado aquele aumento de nitratos em apenas uma semana?

 

P.S. - Jacinto guarda-me esses peixes pois deles não abro mão :wacko:

 

Um abraço.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui vai um cumprimento de um vizinho de Tercena! :wacko:

 

Não tenho conhecimentos suficientes para te ajudar a perceber o pico de nitratos mas não queria deixar de dizer que tenho acompanhado e vou continuar a acompanhar este teu projecto!

 

Acho que o trabalho feito até aqui é excelente e desejo-te os maiores sucessos!

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ta bue da loooooouuuuucccccccoooooo para que e que serve a lampeda azul agora so faltam os peixoes

 

Olá toyota (por acaso o meu carro é um corolla)

 

Obrigado pelo comentário.

 

Como não sei se a tua pergunta quanto à lâmpada actínia é na brincadeira :wacko: ...mas respondo na mesma. Normalmente há quem a use como moonlight para o efeito noite, no meu caso será para realçar o bonito azul dos mbunas.

 

Um abraço

 

Ora aqui vai um cumprimento de um vizinho de Tercena! :)

 

Não tenho conhecimentos suficientes para te ajudar a perceber o pico de nitratos mas não queria deixar de dizer que tenho acompanhado e vou continuar a acompanhar este teu projecto!

 

Acho que o trabalho feito até aqui é excelente e desejo-te os maiores sucessos!

 

Um abraço!

 

Olá vizinho :blush:

 

Obrigado pelo comentário...de facto tenho tentado fazer as coisas com calma, cabeça tronco e membros. Posso dizer-te que esta ideia, que este aquário está a ser "montado" à cerca de uma ano. Começou na minha cabeça, depois pesquisar, pesquisar, pesquisar...mais tarde começar de facto a comprar as coisas e montar o aqua.

Se me permitem a falta de modéstia...estou bastante satisfeito com o resultado...está melhor do que pensei que fosse ficar.

 

Um abraço

Editado por Ricardo Antunes

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá toyota (por acaso o meu carro é um corolla)

 

Obrigado pelo comentário.

 

Como não sei se a tua pergunta quanto à lâmpada actínia é na brincadeira :wacko: ...mas respondo na mesma. Normalmente há quem a use como moonlight para o efeito noite, no meu caso será para realçar o bonito azul dos mbunas.

 

Um abraço

Olá vizinho :blush:

 

Obrigado pelo comentário...de facto tenho tentado fazer as coisas com calma, cabeça tronco e membros. Posso dizer-te que esta ideia, que este aquário está a ser "montado" à cerca de uma ano. Começou na minha, depois pesquisar, pesquisar, pesquisar...mais tarde começar de facto a comprar as coisas e montar o aqua.

Se me permitem a falta de modéstia...estou bastante satisfeito com o resultado...está melhor do que pensei que fosse ficar.

 

Um abraço

 

 

 

 

 

nao era brincadeira e que eu sou novato na aquariofilia eu nao tenho carro so tenho mota porque gosto mais

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguem os parâmetros antes da muda de água para comentarem e ajudarem:

 

Ph - 8,1

Gh - 10

Kh - 4

NH4/NH3 - 0,03

NO2 - 0,3mg/l

NO3 - 60mg/l

Esses parâmetros estão estranhos... esse no3 ou veio com as plantas (estariam adubadas?) ou então a água já vinha com nitratos o que não é muito bom.

Atenção é a esse valor de KH porque está muito baixo e pode originar uma queda de ph com o amadurecimento do aquário. Idealmente esse KH deveria andar pelos 8 pelo menos. Experimenta adicionar um bocado de bicabornato de sódio (soda da cozinha, compras nos hipermercados no corredor dos bolos normalmente) na água para subir o KH.

E muita atenção aos valores de amónia. Em ph 8 0,25 de amónia já é muito perigoso.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nuno.

 

Realmente não sabia que seria possível que os nitratos pudessem vir com as plantas, não me parece que estivessem adubadas. Quando as comprei estavam naqueles vasos tradicionais que as lojas vendem com aquelas esponjas esquisitas mas consegui tirá-las quase todas.

 

Quanto à água da torneira quando medi não encontrei nitratos mas vou voltar a fazer esse teste.

 

Quanto à amónia está ainda nos 0,03mg/l. Ainda não chegou aos 0,25.

 

Que mais aconselhas a fazer... para além de mudas de água.

 

Um abraço.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

 

Ainda no seguimento deste assunto dos parâmetros, para combater os nitratos servem as simples TPAs? Ou há algo mais que se possa fazer.

A água da torneira sai sem amónia e os nitratos são irrelevantes, se verificar que o nitratos surgem devido às plantas as TPAs vão resolver? Retiro as plantas? Há algo que se possa fazer às plantas?

 

Agradecia que quem soubesse me pudesse ajudar.

 

Ficarei então a aguardar as vossas ajudas.

 

Obrigado.

 

Cumpts.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá gente.

 

Boas notícias.

 

Neste momento são estes os parâmetros da água:

 

- Ph: 8,0

- Gh: 8

- Kh: 5 (vou ter de melhorar este)

- NH4/Nh3: 0

- NO2 - 0

- NO3 - 10 mg/l (já desceu)

 

Apenas tenho um problema...a água da minha torneira está sair com nitratos entre os 5mg e os 10mg.

O que fazer nestas situações?...Com certeza que alguém já passou por isto...Há algum produto ou substância que se possa usar na água do aquário para acabar com os nitratos?

 

Estes 10mg/l de nitratos ainda são muito preocupantes?

 

Ficarei a aguardar notícias vossas.

 

Cumpts.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

10mg/l de nitratos em mbunas não é critico e estando o aquário a ciclar é normal que existam.

 

Nitratos em excesso já sabes que dão origem a algas mas mais uma vez os mbunas tratam do assunto.

 

Em relação à água vir com nitratos, é algo a vigiares. Por agora poderá ser efeito das chuvadas recentes que tenham arrastado alguns nutrientes do solo para os rios e daí para o abastecimento publico.

 

Agora se queres diminuir os nitratos tens duas hipóteses:

1- TPA's mais regulares

2- Meter plantas de crescimento rápido (as valisnerias são porreiras para esse efeito, quando finalmente chegarem às tuas mãos)

 

Em termos de "escala" de preocupações nos africanos o parâmetro mais critico é mesmo a amónia devido ao ph mais elevado. depois os nitritos e só por fim os nitratos cuja toxicidade é baixa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Nuno.

 

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Estamos sempre a aprender.

Bem me parecia que os 10mg/l não seria para alarme, se até a água engarrafada que bebemos tem nitratos...enfim.

De facto já tinha pesquisado a questão da redução de nitratos através das plantas de crescimento rápido...e sim...esperemos que desta vez as valisnérias cheguem à minha mão...senão nem sei o que faço :) .

 

Um grande abraço e mais uma vez obrigado. :D

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se,pre tive vontade de montar um africano.

e este aqua, faz.me ter cada vez mais vontade de usar o pequeno que aqui tenho.

 

Parabens está a ficar uma locura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais