Malawi's Rock Resort


Ricardo Antunes

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Depois de muito tempo de pesquisa, escolha, espera e disponibilidade vou arrancar com o meu projectito.

Vou montar um aqua de 120x55x55 para Malawi.

 

Neste momento estou a aguardar a conclusão da construção do aquário, no entanto, já conclui o móvel do aquário e já tenho o background 3D pronto para quando chegar o aqua.

 

Móvel

 

Pic_9205_23.jpg

 

 

Aquario:

Medidas 120x55x55 - vidro 12 mm

Iluminação: Arcadia 120 --> 2 - 30w

Aquecimento: Jaeger 200w

Filtragem: Eheim Professional III 2080

 

Substrato:

Areia de Silica Branca 15 Kg

Areia de Coral 18 Kg - granulometria de 1 mm

 

Decoração:

Background 3D da Back to Nature

Rochas apanhadas em Sintra pelo Bruno Nogueira

 

Fauna (não vou querer colocar muitos peixes):

- Pseudotropheus Saulosi (1 macho e 3 fêmeas)

- Cynotilapia Hara Galireya Reef (1 macho e 1 fêmea)

- Cynotilapia Afra Cobwe (1 macho e 2 fêmeas)

- Pseudotropheus Elongatus Neon Spot (1 macho e 1 fêmea)

 

Possível Flora (porque ainda não sei se vou ter plantas):

- Valisnerias Gigantea

- Anubias Barteri

 

Irei postando actualizações deste tópico.

Como é óbvio fico aguardar opiniões, observações e sugestões vossas para melhorar o projecto.

 

Até breve.

Cumpts

Editado por Ricardo Antunes

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • Replies 232
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas pessoal.

 

Finalmente o aquário chegou e já estou no processo de montagem do background 3D da Back to Nature.

Neste momento as peças estão a secar da lavagem e prestes a ser coladas.

 

Este fim de semana colocarei fotos da evolução deste projectito.

 

Entretanto gostaria que alguns de vocês comentasse as espécies que escolhi, de modo a que possa ter a certeza da compatibilidade das mesmas.

Para além disso gostaria de colocar mais uma espécie para além daquelas, acham que é demais? Posso arriscar mais um par ou um trio? De que espécies (tenho escolhido espécies que não atinjam mais que os 9/10 cm)?

 

Ficarei a aguardar os vossos comentários.

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim,mandavas um MP ao aquaben a alertá-lo para vir dar uma vista de olhos no teu tópico. Ele sabe muito mesmo... E está quase sempre disponível.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, tas bem?

 

Desde já os meus parabéns e maiores felicitações para esse projecto, estou ansioso pra ver o resultado final!

Verifiquei que tens um termostato de 200W para o teu aqua, o que acho que será muito fraco para essa litragem. Revê essa situação. ;)

Relativamente às espécies considero os saulosi uma boa escolha, os elongatus neon spot são magníficos (tenho um casal há mais de um ano e não causam qualquer problema) e as cynotilapias... enfim, todos nós já conhecemos o "mau feitiozinho" dessas nossas amigas! ;)

Quanto à flora, e apenas na minha opinião, acho que devias de facto apostar nessas valisnérias e anubias, pois um aquário com alguma vegetação é digno de se ver.

 

Boa sorte para o projecto e assim que puderes coloca algumas fotos para o pessoal matar a curiosidade.

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Marco.

 

Se tu estás ansioso imagina eu!!! ;)

 

Relativamente ao termostato também já tinha pensado nisso, no entanto, e se a memória não me falha, tenho um termostato novinho em folha de 100 ou 150 watts (é aqui que a memória falha).

Talvez seja boa ideia usar também este. Devo colocá-los em pontos opostos de modo a distribuir melhor o calor? Ou a sua posição é irrelevante?

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ricardo,

 

quando o termostato não é suficiente para a litragem do aqua significa que irás ter zonas mortas no que respeita a aquecimento da água. Desta forma, o ideal será colocares em cantos opostos para cobrir as zonas que não são aquecidas, o que com a ajuda da circulação permitirá o aquecimento total da água do teu aquário. Atenção à temperatura que o termómetro indicará, no caso de colocares apenas um termómetro. Contudo, a variação não será assim tão relevante.

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Continuo a aguardar comentários vossos acerca da minha escolha das espécies e de uma outra espécie que possa colocar.

Comentem à vontade...todos os comentários são bem vindos. ;)

 

Olá Ricardo, tas bem?

 

Desde já os meus parabéns e maiores felicitações para esse projecto, estou ansioso pra ver o resultado final!

Verifiquei que tens um termostato de 200W para o teu aqua, o que acho que será muito fraco para essa litragem. Revê essa situação. :wink:

Relativamente às espécies considero os saulosi uma boa escolha, os elongatus neon spot são magníficos (tenho um casal há mais de um ano e não causam qualquer problema) e as cynotilapias... enfim, todos nós já conhecemos o "mau feitiozinho" dessas nossas amigas! banana rock

Quanto à flora, e apenas na minha opinião, acho que devias de facto apostar nessas valisnérias e anubias, pois um aquário com alguma vegetação é digno de se ver.

 

Boa sorte para o projecto e assim que puderes coloca algumas fotos para o pessoal matar a curiosidade.

Abraço,

 

 

Oi mais uma vez Marco.

Não fazia ideia que as Cynotilapias podiam ser tão beras como dizes...no entanto, posso abrir mão da Cynotilapia Afra Cobwe. Agora da Cynotilapia Hara Gallireya Reef é mais complicado pois acho o peixe fantástico.

 

Tenho uma mini lista de espécies para colmatar a possível saída da Cynotilapia Afra Cobwe e também para a 5ª espécie que estou a pensar adicionar (opinem):

 

- Pseudotropheus Perspicax Red Top Ndumbi (par) - acho que é um pouco pró bera

- Metriaclima Estherae Minos Reef (trio) - têm o inconveniente de poderem ficar grandes

- Pseudotropheus sp.Polit (par) - forte hipótese e provavelmente irei adquirir ao Marco Monteiro

- Pseudotropheus Flavus (par) - não conheço muito, vou pesquisar

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ricardo,

 

 

quando comentei o difícil feitio das cynotilapias não foi com o intuito de te fazer desistir! :( Eu tambem tenho um casal de afras cobwe, no entanto são aquelas que têm um comportamento mais complicado no meu aqua. De qualquer forma não desisto facilmente de as ter, a não ser que algum dia aconteça algo mais sério! ;)

 

 

Um abração,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi mais uma vez Marco.

 

Não se trata de uma questão de desistir...mas sim porque na lista inicial tinha duas espécies do mesmo tipo (Cynotilapia), no entanto, não quer dizer que não inclua o Cynotilapia Afra Cobwe no final.

 

Acaba por ser um caso que ainda estou a estudar.

De qualquer das formas também gosto bastante do flavus. Conheces alguma coisa desta espécie?

Outra hipótese poderá ser o Polit.

 

Cumtps

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Como prometido seguem fotos da evolução.

 

Até agora não evoluiu grande coisa mas ficam algumas fotos.

 

Aqua vazio:

Pic_9205_32.jpg

 

Pic_9205_33.jpg

 

A colagem do primeiro de 4 módulos da Back to Nature (que custaram os olhos da cara)

 

Pic_9205_34.jpg

 

É só artimanhas para o manter fixo ao vidro enquanto o silicone seca (esquemas à Maguyver)

 

Outra perspectiva:

 

Pic_9205_35.jpg

 

Cumpts

E aguardem por mais evoluções com as respectivas fotos.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Ricardo, tud bem?

 

Tenho a certeza que esse fundo da Back to Nature vai ficar magnífico.

Relativamente à tua questão sobre o flavus, tens aqui uma ficha com as características gerais da espécie:

 

Flavus

 

Outro pseudotropheus muito porreiro também é o Crabro, aqui tens a ficha:

 

Crabro

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Como prometido aqui ficam mais fotos da evolução do Malawi's Rock Resort...neste momento vai no segundo módulo.

Amanhã terei de comprar mais silicone para avançar com os restantes.

 

Chega de conversa e vamos às fotos:

 

2º Módulo:

 

Pic_9205_36.jpg

 

Panorâmica com os dois módulos:

 

Pic_9205_37.jpg

 

Pic_9205_38.jpg

 

P.S. - Continuo a aguardar mais opiniões sobre as espécies que mencionei e as que tenho como substitutas do Afra Cobwe ou para adicionar mais uma espécie.

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Tenho andado ocupado e sem grande tempo para actualizar este tópico. No entanto, os 4 módulos da Back To Nature estão colados...vou apenas dar mais esta semana para o silicone ter pelo menos 1 semana de secagem e no fim de semana pedras, areia e água lá para dentro.

 

Entretanto ficam algumas fotos com a colagem dos 2 últimos módulos.

 

3º Módulo:

 

Pic_9205_39.jpg

 

4º Módulo:

 

Pic_9205_40.jpg

 

Pic_9205_1.jpg

 

E agora uma geral com os 4 módulos:

 

Pic_9205_3.jpg

 

No próximo fim de semana prometo actualizações do áqua

 

Cumpts

Editado por Ricardo Antunes

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal.

 

Apenas uma actualização no setup do aqua:

 

Aquario:

Medidas 120x55x55 - vidro 12 mm

Iluminação: Arcadia 120 --> 2 - 38w

Aquecimento: Jaeger 200w, Jaeger 100W

Filtragem: Eheim Professional III 2080

 

Substrato:

Areia de Coral 35 Kg - granulometria de 1 mm

 

Decoração:

Background 3D da Back to Nature

Rochas apanhadas em Sintra pelo Bruno Nogueira (não chegam, tenho de arranjar mais pedras parecidas)

 

Fauna (não vou querer colocar muitos peixes):

- Pseudotropheus Saulosi (1 macho e 3 fêmeas)

- Cynotilapia Hara Galireya Reef (1 macho e 1 fêmea)

- Pseudotropheus Elongatus Neon Spot (1 macho e 1 fêmea)

- Melanochromis cyaneorhabdos (1 macho e 1 fêmea)

- Maylandia aurora Tumbi Point (1 macho e 1 fêmea - opcional, será uma 5ª espécie que ainda não sei se vou ter)

 

Possível Flora:

- Valisnerias Gigantea

- Fetos de Java

- Anubias Barteri

 

Agradecia que opinassem na escolha das espécies e na introdução (ou não) de uma 5ª espécie.

Ficarei a aguardar sugestões.

 

Cumpts.

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Enquanto ninguém se digna a ajudar-me com as questões das espécies (com excepção do marco) que coloquei, vou actualizando o tópico ;)

 

Neste momento o aqua já tem algumas pedras e areia, no entanto, ainda não coloquei a areia toda uma vez que, faltam-me arranjar mais uns calhauzitos.

 

Se tudo correr como previsto este fim de semana o aqua já terá toda a areia e pedras que pretendo e como claro água.

 

Neste momento está assim:

 

Pic_8524_18.jpg

 

Uma foto mais perto das pedras:

 

Pic_8524_19.jpg

 

Uma foto geral do aqua:

 

Pic_8524_20.jpg

 

Perspectiva Frontal:

 

Pic_8524_21.jpg

 

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo, tudo bem?

 

Esse projecto promete, sim senhor! cheers

 

Relativamente à tua escolha de espécies penso que não terás problema (digo penso porque com mbunas é sempre complicado, como tu já sabes perfeitamente). O Melanochromis que escolheste, conhecido também por Melanochromis Maingano, não têm tendência para defender territórios específicos pelo que não deverá criar conflito, no entanto, é sempre bom colocar um único macho no mesmo aqua. De resto só o tempo dirá como se relacionarão os futuros habitantes do teu aqua, pois todos nós guiamo-nos sempre pelas características gerais de cada espécie, pelo que nunca deveremos esquecer que cada um deles, por si só, possui também a sua própria personalidade (muito vincada nalguns casos :P ).

 

Abraço e boa sorte para o teu aqua,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo.

Esse projecto promete, só acho em relação ao background que vai ficar muito artificial, com essas rochas suspensas, o que é uma pena porque a textura das mesmas é bastante boa, mas coladas ao vidro com esses espaços pelo meio, terão pouco a ver com a realidade.

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia João.

 

Relativamente à tua opinião do background tenho de respeitá-la, gostos não se discutem :? . No entanto, digo-te que a minha ideia não é conseguir à risca (ou na perfeição) o habitat natural em Malawi, porque realidade Malawi só mesmo em Malawi :? ...pelo menos é a minha opinião, ainda que os amantes destes peixitos tentem ao máximo criar aquários o mais parecido possível com certas zonas do lago (o que é óptimo).

No meu caso em particular a ideia era não ter o vidro traseiro completamente 'nu' e vai daí tive a ideia de colocar estes módulos. Encontrei um exemplo na net que gostei muito e tentei montar um aqua minimamente parecido mas que tivesse o meu toque pessoal (esta noite colocarei o exemplo, tá prometido :D ).

 

Relativamente aos espaços e peças suspensas de que falas, se repares bem na maior parte de todos os aquários com backgorund 3D todos eles têm peças suspensas e espaços entre os módulos (ainda que os meus módulos tenham espaços mais largos).

 

A única forma de poder diminuir os espaços ou simplesmente não tê-los de todo, seria amontoar pedras da areia até ao vidro fazendo uma rampa de pedras e sem background...mas confesso que não me agrada nada colocar esse tipo de pressão sobre o vidro (ainda que existam alguns exemplos bem engraçados).

 

Resumindo, agradeço o teu comentário como é óbvio (todos os comentário e críticas são bem vindos), mas o meu objectivo era ter um aqua com rocha (mas não em exagero) e com mais algo de diferente dos aquas mais comuns (como por exemplo um background 3D). Em relação aos espaços que referes entre os módulos acho que vou tentar encontrar uma solução para disfarçar mais esses mesmos espaços (talvez umas valisnérias grandes :? ).

 

Continua a comentar sem qualquer problema tás à vontade.

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Neste fim de semana tivemos evoluções. Actualmente o aqua já está com água, rocha, areia, algumas plantas e a ciclar.

 

As fotos estão tiradas mas ainda as tenho de reduzir no tamanho e alocá-las nos respectivos URLs. Está prometido que mais logo colocarei as fotos para as vossas críticas.

 

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

a ideia de colocares as Valisnerias Gigantea nos espaços que ficam entre os módulos era exactamente aquilo que eu ia opiniar :)

Acho que vai ficar um aquário espectacular e acima de tudo com algo muito importante: de acordo com o teu gosto! Acho que o importante é de facto construirmos um aqua que seja do nosso agrado, afinal de contas somos nós que todos os dias disfrutamos deles nas nossas casas.

Aguardamos pelas fotos. Força com isso!

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar que devias mandar MP ao aquaben. Ele costuma estar disponivel e assim ficavas com uma ideia certa daquilo que podias colocar...

 

E só uma coisa, que se calhar até não gostas de ler, mas é uma opinião e acho que é para isso que se posta nos foruns...

 

Esse fundo... IRRA QUE FOI CARO PRA BURRO! Era isto... Mas como cada um sabe o que fazer do seu €, fizeste bem. É bonito mas, e não sei se já tinha dito isto, FOI CARO PRA BURRO! :)

 

 

See ya.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Ricardo,

Quando me referia a realidade, não me referia a realidade malawi, referia-me a não ser real calhaus andarem a flutuar na água como se de bolas de sabão se tratassem. Era só uma opinião. Para mim não faz sentido aparecer um calhau aqui, outro ali sem qualquer união ou noção de sustentabilidade, mas esta é só a minha modesta opinião, opinião essa que até poderá só ser válida para o meu conceito estético.

Força com isso.

Um abraço

 

João Marques

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

a ideia de colocares as Valisnerias Gigantea nos espaços que ficam entre os módulos era exactamente aquilo que eu ia opiniar :)

Acho que vai ficar um aquário espectacular e acima de tudo com algo muito importante: de acordo com o teu gosto! Acho que o importante é de facto construirmos um aqua que seja do nosso agrado, afinal de contas somos nós que todos os dias disfrutamos deles nas nossas casas.

Aguardamos pelas fotos. Força com isso!

 

Abraço,

 

Oi Marco.

 

De facto a minha ideia principal é mesmo essa...criar um aquário que me agrade a mim essencialmente, depois como o próprio ditado diz : "não se pode agradar a gregos e a troianos" :)

 

Quanto às valisnérias sem dúvida que vão dar um outro ar à coisa...mas estas apenas as vou conseguir colocar no próximo sábado.

 

Um abraço

 

Continuo a achar que devias mandar MP ao aquaben. Ele costuma estar disponivel e assim ficavas com uma ideia certa daquilo que podias colocar...

 

E só uma coisa, que se calhar até não gostas de ler, mas é uma opinião e acho que é para isso que se posta nos foruns...

 

Esse fundo... IRRA QUE FOI CARO PRA BURRO! Era isto... Mas como cada um sabe o que fazer do seu €, fizeste bem. É bonito mas, e não sei se já tinha dito isto, FOI CARO PRA BURRO! biggrin

See ya.

 

Oi Ricardo.

 

Quanto ao mp para o aquaben...já o enviei da primeira vez que sugeriste...no entanto o aquaben referiu que não Malawi não é a sua especialidade.

Quanto ao que referes do preço...ya...foi de facto carote :) . Mas aparentemente o material de que é feito revela durabilidade. A ver vamos. lol

 

Bom dia Ricardo,

Quando me referia a realidade, não me referia a realidade malawi, referia-me a não ser real calhaus andarem a flutuar na água como se de bolas de sabão se tratassem. Era só uma opinião. Para mim não faz sentido aparecer um calhau aqui, outro ali sem qualquer união ou noção de sustentabilidade, mas esta é só a minha modesta opinião, opinião essa que até poderá só ser válida para o meu conceito estético.

Força com isso.

Um abraço

 

João Marques

 

Grande João.

 

A tua opinião, pelo menos nos meus tópicos, será sempre válida e respeitada...e como tal...tás completamente à vontade para comentar.

Mas digo-te já que confesso que provavelmente o aquário com os módulos possa parecer bem melhor ao vivo que em foto...talvez te convide a vires cá a casa ver o aqua e beber uma cervejola para te mudar a opinião (suborno :crazyeyes: )

 

De qualquer forma quase que aposto que após colocar as valisnérias a preencher os espaços entre os módulos comeces...se calhar...a ter uma visão mais agradada da coisa.

 

Para finalizar continuem a comentar à vontade sempre que acharem necessário, quantos mais comentários melhor...mais ideias são trocada e com tudo isto o resultado final será sempre para melhor.

 

Um abraço a todos.

Cumpts

APC #164

Ricardo Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais