Aquario Com Ou Sem Travamentos?(ajuda)novidades


Recommended Posts

Ola a todos tenho um amigo que trabalha numa vidraceira,é ele que me vai fazer o aquario.

o aquario e para ciclideos.tem 120*40*55.(comp*larg*altura)o vidro de fundo vai ser com 12mm,e os restantes 10mm.

Agora a minha duvida e, se para estas dimensôes,e esta espressura de vidro e preciso levar algum tipo de travamentos.

aguardo ansioso pelas vossas sabias respostas,e obrigado a todos por me ajudarem nesta duvida.

Editado por afonso500

Rui Afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Deu asneira!!

 

 

Olá,

 

 

Fiz o calculo do teu aqua a nivél de vidro e agua em 3D. O peso aproximado do vidro+agua vai andar pelos 280kg. Com a parede de 550mm de altura, eu aconselho-te a colocar travas a toda a volta de 10mm, +/- a 20mm dom topo, para ficares com 500mm de altura de agua.

 

Se precisares de + ajuda, é só dizer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mario,entâo se a altura fosse 50cm,ja não era preciso levar travamentos? :mrgreen: Epa isto e assim esse meu amigo vai-me fazer o aquario a um preço muito,muito mas muito especial,acho que nem paga o vidro(50 euros),mas tambem nao gostava de abusar das amizades com os travamentos,ele disse-me que não era preciso.

OK tambem tenho um amigo que trabalha em aluminio,que me faz um caixilho para o aqua.sera que assim fica mais rebusto?e esqueço os travamentos?

ainda bem que tenho amigos em todo o lado. :Fade-color

como vosses, meus amigos que tambem me estam a ajudar....lol

Editado por afonso500

Rui Afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mario,entâo se a altura fosse 50cm,ja não era preciso levar travamentos? :mrgreen: Epa isto e assim esse meu amigo vai-me fazer o aquario a um preço muito,muito mas muito especial,acho que nem paga o vidro(50 euros),mas tambem nao gostava de abusar das amizades com os travamentos,ele disse-me que não era preciso.

OK tambem tenho um amigo que trabalha em aluminio,que me faz um caixilho para o aqua.sera que assim fica mais rebusto?e esqueço os travamentos?

ainda bem que tenho amigos em todo o lado. :Fade-color

como vosses, meus amigos que tambem me estam a ajudar....lol

 

 

 

Eu tenho um 1200x500x600 com as mesmas espessuras do teu (10 paredes 12 fundo) e meti-lhe travamentos. Fala com teu amigo vidraceiro. Pede-lhe que te corte 2 rectangulos em vidro de 10mm de 1180x50 e 2 de 380x50. atenção que é preciso fazer um chamfre de +/- 5mm nos travamentos para ter espaço para o silicone que cola os vidros do aqua. Colas-os a 20mm do topo do aqua. Por este trabalho (facilimo para um vidraceiro) e se lhe deres uma ajuda, mesmo que te leve um pouco mais caro (de 50€ passará a quanto... 60?), eu ficava mais descansado ...

Fazer um caixilhoem aluminio? não ganhas nada em rigidez, visto que, caso o vidro frontal faça um arco de , imagian, 5mm a meio, o aluminio mesmo que seja em L ou em T, vai tender smpre a fletir e acompanhar a deformação. A travessa como tem uma espessuar e largura maior, e sendo do mesmo material (vidro), não permitirá essa deformação.

 

Se quiseres posso enviar-te os desenhos técnicos da construção do aqua + travamentos. Posso enviar-tos em dwg ou dxf e podes vêlos em autocad um em algum viewer tirado da net.

 

 

 

 

Mário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Pelo menos travamentos franceses deves colocar. Um aqua com essas dimensões em vidro de 10mm é mais do que seguro com travamentos franceses. Eu acabei de construir um com 1300x515x515, e foi feito com vidro de 8mm, ai coloquei travamentos franceses e transversais. E o aquario ficou 5 estrelas. Coloco a foto para teres uma ideia.

 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_11446_3.jpg

 

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os vidros laterais e frontais, assentam no vidro da base ou ficam colados ao lado da base?

Pergunto pois segundo um outro forum portugues, os calculos apresentados por uma pessoa que julgo ser entendida no assunto, o ideal seria colar os vidros frontais e laterais, nas laterais do vidro base, pois o silicone teria uma acção mais forte e duradora em relação à pressão exercida pela àgua.

Que opinam sobre este detalhe?

 

Fiquem bem.

Editado por Escova
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que deve ser feito como o menbro Escova disse (vidros frontais até ao fundo e a base cola nos frontais). Existe algures neste forum um tópico sobre este assunto que menciona o porquê mas já não me lembro.

 

Também acho que as travessas deveriam ir até ao fim do frontal e colar nos laterais. Os laterais também deveriam ter travessas coladas aos frontais e às travessas frontais.

 

O que aham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que deve ser feito como o menbro Escova disse (vidros frontais até ao fundo e a base cola nos frontais). Existe algures neste forum um tópico sobre este assunto que menciona o porquê mas já não me lembro.

 

Também acho que as travessas deveriam ir até ao fim do frontal e colar nos laterais. Os laterais também deveriam ter travessas coladas aos frontais e às travessas frontais.

 

O que aham?

Bom dia,

O importante é respeitar os 4 pontos de força, para isso as travessas francesas têm de preencher pelo menos 70 % do comprimento total do vidro frontal e traseiro. Quanto às transversais divides o comprimento total do vidro da frente ou de trás por quatro, e é ai mais ou menos que colas os transversais às francesas e aos vidros. Isto para aquarios até 1500, a partir dai começam a haver algumas alterações, que já passa por exemplo por três travamentos transversais divididos por três, etc.

Isto é o que fui lendo por ai, e me foi ensinado pela vidromuldura e pelo eduardo teles da redfish, que faz aquas com 2 metros em vidro de 10mm e ficam para durar, apliquei esses conhecimentos à minha primeira construção 1330x515x515 e ficou bastante bom.

 

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok pessoal ja percebi,que e melhor por travamentos,mas agora tenho aqui uma duvida:

sendo este aquario destinado so para ciclideos,vou por muita rocha,muita rocha mesmo,ou seja o volume da aqua vai ser muito menos,o peso do aqua e que vai ser pesado para (caraças).

qual e a função dos travamentos?

e pela pressão da agua,qu esta dento do aquario?

e com travamentos vou ter alguma dificuldade em por lá a rocha...tamos a falar de grandes calhaus...e o aqua so tem 40 largura....obrigado

Rui Afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os travamentos servem exactamente para que o vidro não sofra deformação na zona central da frente e traseira, que é ai que os aquas podem ceder. Quanto ao espaço, acho que ficas com bastante espaço para pores calhaus à tua vontade. O aqua actual que eu tenho é de 1000x400x500, tem a mesma profundidade do teu, e espaço é o que não falta para entrar e sair calhaus ... é obvio que tudo tem um limite.

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos com isto tudo esqueçi-me de referir....que o aquario vai assentar numa estrutura de ferro feita em catoneira de 5cm,ou seja vai ficar lá como uma luva...claro com um tampo e uma placa de esferofite.a estrura tem 2mm a mais para não ficar muito junto,sera que a estrutura ja por si não faz tambem uma especi de travamento??(desculpa lá ser uma melga)

Rui Afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos. Chamo-me Paulo e faço aquarios já a algum tempo e ja vendi alguns aqui p o forum.

Em relaçao a este aquario na minha opiniao nao precisa de travessas a francesa. Ja fiz um de 2metros por 60cm de altura e 60cm de largura e nao pus travessas a francesa e ainda hoje esta a funcionar plenamente. Acho as travessas a francesa uteis mas com vidro de 10 ou 12 mm nao é necessario, é preferivel colocar umas calhar de aluminio(formato em L) em todo o aqua e fica muito bonito e super seguro e as travessas a francesa ficam feias e inesteticas...é apenas uma opinião d quem ja fez varios...o importante tb é como disse um membro que o vidro frontal e traseira tem de colar nao em cima do vidro de fundo mas sim lateralmete a este e só os laterais é que ficam em cima do vidro do fundo e por dentro do vidro frontal e traseiro.

Se precisarem de ajuda digam.Atençao ao tipo de silicone usado pq é muito importante...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...o importante tb é como disse um membro que o vidro frontal e traseira tem de colar nao em cima do vidro de fundo mas sim lateralmete a este e só os laterais é que ficam em cima do vidro do fundo e por dentro do vidro frontal e traseiro.

...

 

Boas, podias explicar o porque dos vidros laterais ficarem em cima da base? ...

Uma vez que os frontais ficam colados ao lado, nao seria tambem de colar os laterais ao lado da base?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

POIS E...POIS E...as vezes o barato pode sair caro, ja chegou o aquario amigos,120*40*56(altura)vidro de 10mm,e o fundo de 12mm....sem travamentos,preço 50 euros.(fixe).como combinado.

Agora a parte menos gira ...o vidro frontal e o trazeiro foram colados em cima do vidro de fundo,os laterais foram colados tambem em cima do vidro do fundo e entre o vidro frontal e o de traz.ok.

A parte menos gira para mim foi uma cola "especial"da wurth que cola ate de baixo de agua.....não conheço.

Eu estou a pensar em por umas cantoneiras em aluminio a volta do aquario,o aquario em si fica assente num movel em cantoneira.se o aquario fosse para vosses o que faziam mais?para reforçar?por silicone preta em abundancia em cima daquela cola?ajudem-me please. :roll:

Editado por afonso500

Rui Afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com essa cola "especial" ... especial é silicone para aquários e mesmo assim há várias qualidades.

Essa cola eu não conheço, mas de certeza não colava o meu aquário com isso.

Acho melhor informares-te acerca dessa cola ... não arrisques.

Fica bem

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pior ainda meus amigos.....um dos lados tem 40 cms certos o outro lado tem 40cm certos na parte inferior,mas cá em cima tem 39,8mm, :( hummm....não sei, não sei o que posso fazer????ponho silicone propria em cima daquela cola?tento desmontar?sei lá .

Ja sei o que estam a pensar...por 50 euros queria o que? cabecadura .

Não a serio se vós dessem um aquario como este o que e que vosses faziam para reforçar e ficar descansado com isto???sera que aqueles 2mm de diferença são muito importantes?ajudem-me please,please.

Editado por afonso500

Rui Afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se puderes ter o aquario isolado, enche-o todo e deixa-o ficar uns 2 ou 3 meses pra ver o q dá...

Estar a tentar descolar os vidro... não sei se consegues pois se essa cola for forte vai partir o vidro.

Adiferença de tamanho dos vidros... se for tudo bem colado, não tens problemas, nao te esqueças que o aquario tem que ficar muito bem nivelado.

Nunca se deve usar cola em aquario, pois o silicone é elastico, e a cola não.

Mas eu pesquisava as caracteristicas da cola na net ou contactava o fabricante pra saber q cola é essa e se da pra aqurios, eles melhor que ninguem devem saber isso. Pede pra falar com alguem do dpto tecnico e não com os vendedores... esses dizem sempre que é o melhor do mundo sem saberem o que estão a falar... já se sabe como é...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

 

E já agora, que tipos de silicone especifico para aquarios vocês conhecem??!!

Eu pessoalmente conheço o da Rhodia ( Rhodia Aquarium) usei-o na montagem do meu aquario de 1mt e digo-vos que fiquei bastante satisfeito, os vidros mal contactam, passsados uns minutos pareciam não querer descolar mais!!! - a secagem é rápida, uma das coisas que li sobre a cola foi que está preparada para aguentar grandes pressões, já não me lembro quantos kg/cm2!!

 

Abraço

saiph

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

 

E já agora, que tipos de silicone especifico para aquarios vocês conhecem??!!

Eu pessoalmente conheço o da Rhodia ( Rhodia Aquarium) usei-o na montagem do meu aquario de 1mt e digo-vos que fiquei bastante satisfeito, os vidros mal contactam, passsados uns minutos pareciam não querer descolar mais!!! - a secagem é rápida, uma das coisas que li sobre a cola foi que está preparada para aguentar grandes pressões, já não me lembro quantos kg/cm2!!

 

Abraço

saiph

 

Boas

DANA LIM por exemplo ( 20kg/cm2 ), mas há muitas mais.

Um abraço

Um abraço

 

João Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

um aquario de 150x50x60 (comp,larg,alt) com vidro de 13mm necessita de travamento? deram-me um orçamento com essas medidas a um preço muito convidativo Mas queria a vossa opinião pelo facto de não ter travessas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
um aquario de 150x50x60 (comp,larg,alt) com vidro de 13mm necessita de travamento? deram-me um orçamento com essas medidas a um preço muito convidativo Mas queria a vossa opinião pelo facto de não ter travessas

 

Ta mais que seguro!!!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no AKI há uma silicone que é barata e diz que é própria para aquários. Por precaução, podes meter silicone em todos os cantos, de modo a isolar essa cola. Não vejo que não resulte, e ficas com um aquário grande a um preço fantástico.

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou fazer um aqua de 120 x 50 x 50 com vidro de 0.8 e disseram que não era preciso travamento.Ou é melhor meter algum tipo de travamento ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.