Caixas Vodafone


tafa.jp

Recommended Posts

oissssssss

 

estive a ver uns killis e fiquei com o bichino, informei-me e alguem me disse que uma caixa da vodafone e o suficiente para ter um casal destes animalinhos, entao pus maos a obra.

fui a uma lojinha pequena que ha aqui ao pe de mim e comprei este filtro de mochila em 2ª mao

Pic_11501_1.jpg

 

enton na tampa abri uma janelinha para por o filtro

 

Pic_11501_2.jpg

 

e aqui ja com o filtro posto no cubo

 

Pic_11501_3.jpg

 

aida falta fazer uma abertura para nao ter de tirar toda a tampa, mas como so havia um filtro destes, tentei fazer o meu filtro

 

reuni a ferramenta e o que havia la por casa que podesse dar jeito e

voila

Pic_11496_1.jpg

 

marquei a caixa da loja dos chineses a altura do cubo

 

Pic_11496_2.jpg

 

cortei

 

Pic_11496_3.jpg

 

marquei e cortei a porta de acesso ao cubo

 

Pic_11496_4.jpg

 

Pic_11496_5.jpg

 

dois furos e um passa paredes (penso que e assim que se chama) e estao unidos os dois

 

Pic_11496_6.jpg

 

entretanto olhei para o relogio tinha-se acabado o fim de semana.

mas ainda nao decidi que tipo de filtro vou fazer, se o normal de decantaçao ou um baseado no mantelfild (penso que e assim que se escreve) esperem

voltarei a seguir de um pequeno intervalo.

"Do, or do not. There is no try."

Mestre Yoda

 

Joaquim Paulino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas...

 

Para já está tudo direitinho, mas... se já tinhas um filtro de mochila... o que estás a fazer !?!?

 

Também estou curioso para ver o que vai sair daí !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Cá para mim, ele está somente a aumentar o volume de filtração.

Até está bem pensado, assim coloca termostatos (se precisar) e mais matérias filtrantes na "sump" externa, e mete o filtro de cascata a sugar a água do último compartimento e a deitar directamente para o aquário.

 

Pelo menos é o que eu penso que está aqui a ser feito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nao... e afinal alguém me diz quanto custa mais ou menos um filtro destes é que também vou precisar de um parecido para un nano que estou a pensar montar?

Já agora um nano com 20 de comp*15larg*20alt está fixe não? Tou a pensar em colocar este meu 1º nano numa impressora, a sério ja agora responda-me p.f...Cumprimentos para toda a gente!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal!

 

Cá para mim, e pelo que eu percebi, ele vai montar mais que um nano.. daí o segundo filtro..

(ou não :D)

Só esperando para ver...

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Acho que está a ficar muito porreiro, tenho umas caixas para aqui e também ando a pensar numa coisa dessas, apesar de ainda não perceber algumas coisas que o nosso amigo está a fazer.

Espero para ver e boa sorte com o projecto!!

Vai dando notícias

 

 

Abraço

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oissss

 

 

pesso desculpa por ainda nao ter posto os avanços deste fim de semana mas talvez amanha (problemas de ordem tecnica).

 

dfilp Postado Mar 18 2007, 10:49 AM

Boas Pessoal!

 

Cá para mim, e pelo que eu percebi, ele vai montar mais que um nano.. daí o segundo filtro..

(ou não )

Só esperando para ver...

(Alguem me ensina a fazer um quote como deve ser)

 

sim estou a fazer dois, como so arranjei um filtro de mochila tive de inventar.

o que tem o filtro de mochila ja tem plantas e red cheries e esta a bombar mas cheguei a conclusao de que nao e grande coisa pois nao da par por um termostato (fica feio)

 

o 2ª feito com a caixa por fora ja da para esconder o termostato.

nao te posso dizer o preço do filtro de mochila, pois nao sei o meu custou 3 euros mas foi em 2º mao nao encontrei novos

 

78609_p1181753.jpg

 

este e o meu proximo projeto com 4 caixas 1 delas vai servir de swap

espero que gostem

 

 

 

Abraços Jp

"Do, or do not. There is no try."

Mestre Yoda

 

Joaquim Paulino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma pergunta: isso era para fazer um efeito tipo cascata certo??

Pelo projecto que fizeste parece-me....

Pois também tive essa ideia.... acho que seria algo de genial não?

devido a nunca ter visto um aqua assim....

Tipo tenhu um filtro num aqua de agua fria e pensei que assim aumentaria a capacidade do aqua e poderia por um igual...(a capacidade dele é de 60L/Hora.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

oisss

 

aqui estao os projetos dois ja acabados

 

1º projecto filtro de mochila

 

o filtro e a caixa

 

Pic_11501_1.jpg

 

a abertura para o filtro

 

Pic_11501_2.jpg

 

aqui ja com o filtro posto

 

Pic_11501_3.jpg

 

o cubo depois de montado fiz uma pequena porta de acesso, para nao ter de estar a tirar a principal

 

Pic_11501_4.jpg

Pic_11501_5.jpg

 

este projeto e giro mas qualquer tentativa de por um termostato fica feio o que nos leva ao 2º projecto

 

temos o material

Pic_11496_1.jpg

 

a caixa da loja dos chinezes pronta para ser cortada

 

Pic_11496_2.jpg

 

ja esta cortada

 

Pic_11496_3.jpg

 

a abertura que e igual a do primeiro projecto

 

Pic_11496_4.jpg

Pic_11496_5.jpg

 

a ligaçao do cubo ao (swap) se é que se pode chamar assim, e feita atravez de duas porcas e um tubo roscado em pvc que estao na foto do material

e por aqui que vai entrar a agua

 

Pic_11496_6.jpg

 

o elemento filtrante

 

Pic_11496_8.jpg

 

Pic_11496_9.jpg

 

aqui o elemento ja dentro do filtro, o elemento sai para cima tem uns pequenas peces em plastico coladas ao filtro que nao o deixam muvimentar-se

 

pode-se ver ja o furo de saida e a bomba motorizada

 

Pic_11496_10.jpg

 

e aqui ja com o filtro, este filtro e de 150 w e e muito grande ja comprei no jumbo um de 25 w com 21 cm que e prefeito, perfeito, perfeito

 

Pic_11496_11.jpg

 

todo fechado

 

Pic_11496_12.jpg

 

e o 3ª projeto ja em curso

 

a ideia

 

Pic_11610_1.jpg

 

o teste

 

Pic_11610_2.jpg

 

a marcaçao no acrilico

 

Pic_11610_3.jpg

Pic_11610_4.jpg

 

 

o projecto ja esta um pouco mais avançado fotos em breve

"Do, or do not. There is no try."

Mestre Yoda

 

Joaquim Paulino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tafa,

 

Agora já entendi !! São dois projectos !!

Estão espectaculares !!

 

Trabalho XA-LEN-TE !!!!!!

 

Só uma ideia, no primeiro podias usar um termostato pequeno (tipo os das tartarugueiras) e colocá-lo enterrado deitado no areão !! Assim ficava escondido e só se via o fio eléctrico a sair !! bigsmile

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tafa, primeiro de tudo, não leves a mal, mas acho que tens aí um erro gravíssimo :roll:

 

Tu fazes a ligação dos aquários superiores aos seguintes por meio de um tubo no fundo, certo?

 

Qual é o problema? Mesmo que a bomba esteja sempre a funcionar, tens de garantir que o caudal de entrada de água no aquários mais alto, é exactamente igual ao de saída, e isto em cada um dos 4 cubos que usas :shock:

 

Se a bomba parar de trabalhar, é simples deduzir que o aquário mais baixo e a sump vão transbordar.

 

O meu conselho é que coloques os tubos de saída de água de cada aquário, o mais ao cimo possível.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A ideia parece interessante e deve ficar muito bonito a funcionar!

Pelo que estou a perceber do projecto tenho a mesma dúvida que o Luis. Se a água passa de um cubo para o outro pelo fundo, vai continuar a sair até que o nivel de água nos dois cubos seja o mesmo (por gravidade) com ou sem bomba. Não sei se vais conseguir equilibrar o sistema tão bem que os caudais sejam iguais, e basta um variação para destabilizar o sistema.

Acho que se a passagem de água for feita pelo topo, tipo cascata ou com tubo será mais simples porque como a bomba "rouba" água ao cubo mais baixo e deita-a no de cima, desde que haja água no sistema este nunca pára, qualquer variação é equilibrada quando o cubo mais alto enche à altura da saida de água.

 

Mas acho a ideia MUITO interessante e um excelente tópico DIY... Deu-me umas ideias!

 

Cumprimentos,

 

Ricardo M.

Ricardo M. Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabens tafa.jp tenho um cubo desses da optimus e queria fazer algo do genero para por Red´s,o meu cubo so tem um senao mito pequeno,tem um pequenissimo furo respiradouro no fundo,naa que nao se resolva com um pouco de silicone claro.

Agora uma duvida,essa cabeca motorizada tem que vazao?nao fica com uma corrente muito forte para um nano tao pequeno?

Cumprimentos e avanca com esse teu novo projecto esta a ficar interessante.

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Os meus parabens tafa.jp tenho um cubo desses da optimus e queria fazer algo do genero para por Red´s,o meu cubo so tem um senao mito pequeno,tem um pequenissimo furo respiradouro no fundo,naa que nao se resolva com um pouco de silicone claro.

Melhor que silicone é cola para acrílico. Uma gota basta. Todos os meus foram fechados assim.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

... e eu que não me calo !! ;)

 

Eu fechei o furinho do meu com um autocolante que vinha na caixa para selar a mesma. Até hoje, ainda não alaguei o escritório !! :?

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a bomba parar de trabalhar, é simples deduzir que o aquário mais baixo e a sump vão transbordar.

 

Concordo,pela lei da gravidade poderas ter problemas se é que nao tens já solucao para isso e nao disseste nada.

 

Olá de novo.

Melhor que silicone é cola para acrílico. Uma gota basta. Todos os meus foram fechados assim.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Mas como tenho em stock o silicone para aquas o mesmo terá que servir para o efeito,a nao ser que a aderencia nao seja perfeita,surgiu agora a duvida :S

O que acham?

 

A minha duvida subsiste,gostaria de saber qual a capacidade da bomba usada,teria que ser de um vazao muito baixo,mas qual?

Cumprimentos

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Concordo,pela lei da gravidade poderas ter problemas se é que nao tens já solucao para isso e nao disseste nada.

Mas eu já disse...

 

O meu conselho é que coloques os tubos de saída de água de cada aquário, o mais ao cimo possível.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

Mas eu já disse...

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas,

Fui mal intrepretado Luis,eu estava-me a dirigir ao tafa.jp,pois a tua opiniao eu ja tinha lido,o amigo tafa é que poderia ja ter solucao para o problema que eventualmente podera surgir e nao ter relatado a mesma.A falar tudo se resolve help

Agora outra coisa que como nao sou entendido nao referi e estava á espera que alguem o fizesse...Se as dimensoes da caixa da Vodafone forem iguais ás da Optimus terá entao um volume de 15 l +-,seriam esses 15 l brutos suficientes para um casal de killies?Visto que possivelmente ainda levará areao e mais qualquer coisa ficará com um volume menor que os 15 l correcto?

Cumprimentos

Pedro

-----------------------------

Cumprimentos

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oiss

 

como estao a dizer a agua cai sair a cerca de 1,5/2 cm do topo do cubo, por isso cada cubo vai levar cerca de 5 lts que é o que leva o que tem o filtro de mochila (ja com areao e plantas), o outro leva mais um pouco ceca de 6 e qualquer coisa lts.

 

por isso 5+5+5=15 lts e prevejo que o quarto cubo (swap) leve um pouco menos talvez 4 lts mas tudo anda a volta dos 20 lts.

 

ja a resposta a a bomba, sim ela e muito potente mesmo no minimo tinha muita força (nova) nas tinha la um aquario que tinha uma velhinha e ficou exelente um caudal mesmo bom

 

para a cascata penso que nao vai ser problema pois vai ter de subir a agua a uma altura de cerca de 40 cm o que vai diminuir o caudal mas logo se ve.

 

o projeto da cascata esta mais avançado mas o megagaleria e uma seca nem sempre consigo la por as fotos ja tenho uma data delas mas.............

 

vamos ver para quando

 

jp

"Do, or do not. There is no try."

Mestre Yoda

 

Joaquim Paulino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó xôr Paulino, essa mania das invenções vem do tempo em que tinha-mos de andar a bater chapas para desenrascar anilhas de freno para o dreno do motor do Fiat? (aquele que ia sempre com os porcos cada vez que se tirava a cauda ao avião?)

 

 

Está um projecto muito engraçado, sim senhor, vai concerteza ficar um mini sistema porreiro!

 

Abraço deste besunta

 

Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

oissssss ppll

 

Um granda abraço vicente

 

 

apos um atraso ca esta a continuaçao do projecto, para quem tem dois filhos e alguns aquarios para tratar o tempo e sempre escasso, mas aqui vai o seguimento da cascata

 

 

 

o acrilico ja cortado e com as traves tambem em acrilico (acrilico de 2,5 cm )

 

Pic_11610_5.jpg

 

as traves

 

Pic_11610_6.jpg

 

toda a estrutura principal montada

 

Pic_11610_7.jpg

 

 

e agora as saidas de agua espero que gostem da soluçao

 

Pic_11610_8.jpg

Pic_11610_9.jpg

 

ainda so estao presas com fita adsiva mas penso que ja posso esboracar as caixas

"Do, or do not. There is no try."

Mestre Yoda

 

Joaquim Paulino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais