Incio é Sempre O Mais Complicado! Ajuda Sff


Ripley

Recommended Posts

Ola a todos :D, perciso da vossa ajuda/opinião:

Esta quarta-feira passada, foi me oferecido um aquario (Kit-completo) da Aquarium Systems, um MIRABELLO MIR30 (Agua-Quente) e desde ai que tenho lido... lido.. e lido.. e aprendido algumas coisas, mas neste momento para evitar erros perciso da vossa ajuda, pelo que ja sei trata-se de um aquario pequeno por isso não é o ideal, mas mesmo assim quero fazer deste pequeno aquario uma coisa interssante, ja que até vai ficar no meu quarto.

 

O aquario veem equipado com:

2 Lâmpadas-VISI-LUX SUN 11W

1 Filtro-Mira Filter, Duetto(velocidade min. 18l/h e velocidade max. 55l/h)

1 Termostato-VISI-Therm

Dimensões: 42.6 x 26.3 x 35 (30L)

Comprei então para o filtro as seguintes massas filtrantes:

Zolith;

Carvão; (ja vinha equipado com ele)

Absorbex;

 

Desde que está montado, apenas teem agua e areão proprio para plantas (aquele preto), este mesmo passando 2as vezes por agua ele continua a largar aquele pô escuro que suja os vidros e mantem pô sobre o areão, a 1ªDuvida é se devo ou nao ligar o filtro, pois nao quero para o proximo mes ter de trocar ja as massas, e quero ter agua cristalina.

 

A ideia da qualidade da agua irá ser manter os seguintes parametros, e aqui está a minha 2ª duvida pois nao quero encher com demasiadas pedras ou troncos, perfiro com plantas, mas se as pedras e outros.. ajudarem a manter os paramentros pq. não?!

25ºC

Iluminação de 12 / 14 Horas

Amonia = 0

Nitritos = 0

Nitratos = 0

PH = 7 Neutro

 

Quantos aos peixes ja conheço a regra do "1litro por cada 1cm de peixe", a ideia não é encher de peixes pq. nem sequer dá mas sim dar lhe alguma vida, se me souberem aconselhar que tipo de peixes posso por agradecia, peço o mesmo quanto as plantas queria fazer 3 planos com a seguinte (pequenas,medias, e grandes)!!! se souberem indicar nomes para pesquisar.. tambem ajudava :lol:

 

PS:(Ele teem uma grande desvantagem a meu ver, é que o proprio aquario teem um sistema tipo 3 em 1 lol, ligas a ficha e tens tudo a funcionar, nao ligas a ficha

ta morto) :roll:

 

Obrigado então a quem ler o topico e me consiga ajudar, se faltar alguma coisa que percisem saber, disponham ! :o

 

Ricardo, Abraço ! :puppydogeyes:

Editado por Ripley
maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atencao..tens ai uma regra incompleta....eh um litro por cada cm de peixe EM ADULTO em relaçao ao po do areao...aconselho te a tirares toda a agua e todo o areao e a lava lo numa bacia as vexes k forem necessarias para k o areao deixe de deitar detritos....em relaçao a pedras e tronco, sim, acho(pode ser a minha opiniao) dao um ar mais natural a coisa e as pedras ajudam a aumentar o ph da agua e como tu keres faxer um plantado irao com certeza injectar CO2 o k fara com k o ph diminua, ai entra as pedras calcarias para manter os niveis do ph estaveis...em relaçao aos peixes primeiro k tudo...equipa de limpeza(corydoras, ottos,sae,plecos)n estes todos, mas uma seleccçao, dpois podes colocar tb umas ampularias(caracol maçã) e uns camaroes (cardinas japonicas, red cherrys), outros peixes ja depende oum pouco dos teus gostos....o resto vou deixar para os mais entendidos

boa sorte e bem vindo ao vicio

espero ter ajudado

carlos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá mr. ripley! :D

 

aqui vai uma ajudinha:

 

- em primeiro lugar, devias ter lavado melhor o areão... nunca se consegue a 100%, fazer com que ele deixe de soltar pó, mas quantas mais vezes for passado por água, menor a sujidade que deixa depois;

- o filtro é ligado logo após a montagem, mas deves substituir o carvão por outro material filtrante, pois este irá absorver os nutrientes de que as plantas precisarão para se desenvolverem... (o carvão só é necessário quando quiseres retirar da água algum resto de medicamento, depois dum tratamento a uma eventual doença dos peixes...);

- deves plantar logo de início porque as plantas só ajudam a estabelecer o equilibrio biologico, mas 12 a 14h de luz é demais! 10 horas chegam perfeitamente, tanto mais que tens 22w de luz, que deve ser +/- o volume real da água (lembra-te que à capacidade do aquário tens que descontar o areão, elementos decorativos, como pedras ou troncos e o espaço sem água, na parte de cima...); ora como a regra de ouro para os plantados é de 1W/L, tu estás lá :x

- não conheço esse modelo de aquário, mas quando dizes que tiras a ficha da tomada, isso inclui o filtro? e o termostato? estes dois equipamentos têm que estar sempre ligados...

- quanto a pedras, troncos, plantas ou peixes e invertebrados, só dependerá do que quiseres mesmo fazer com o aquario, pois como sabes, as necessidades da fauna são específicas... de todas as formas, tem bem presente que não deves povoar o aquario antes do 1º. mês, enquanto o ciclo não estiver completo, senão o mais certo, é teres logo um desgosto, para começar...

 

se tiveres duvidas relativamente a algo que disse, apita :)

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação que pretendes é demasiada, se os parâmetros da água estiverem bons para as tuas plantas, vais ter uma grande probabilidade de te aparecerem algas. 12h de iluminação no máximo, 14 é demais. Outra coisa, lê uns tópicos sobre o ciclo do azoto, pois teres amonia,nitratos e nitritos a zero é barraca. Testa o pH da tua água da torneira após repousar cerca de 24 horas. Deves adaptar os teus peixes à água e não o contrário, logo só deves decidir que peixes por quando tiveres esse valor. Força nisso e bem-vindo.

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º que tudo obrigado pelas vossas dicas iniciais, Carlos, J.Mendonça, e ohxuxa !

 

Ja tirei a agua e fiz a limpeza do areao, está semana agora quando ph normalizar, compro então algumas plantas para ver a reaçao das mesmas.

 

Quanto ao carvão vou então retirar mas fico na dúvida com o que vou substituir?! :D

 

Quanto a luz, vou então passar para as 10horas para ver com o tempo o que acontece!

 

"Não conheço esse modelo de aquário, mas quando dizes que tiras a ficha da tomada, isso inclui o filtro? e o termostato? estes dois equipamentos têm que estar sempre ligados..."

 

Sim ao puxarmos a ficha ele desliga em simultaneo o filtro e o termostato, obviamente que nao vou desligar, vou simplesmente tentar cumprir o horario para as plantas na parte da iluminação que inflizmente funciona com um interruptor(vou ter de usar um alarme lol) :x

 

Obrigado mais uma vez, agora quando tiver o aquario povoado, visualizo aqui umas fotos!

 

Abraço, Ricardo.

maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem sempre tens de usar alarme, facilmente podes colocar um cronometro no interruptor que o liga e desliga automaticamente, mas penso que as coisas não têm que ser assim tão rigidas, alias lembra-te que os dias do ano não têm todos o mesmo período de luz. Cumps

Editado por ohxuxa
tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, como fiquei de colocar as fotos aqui está as novidades desde a ultima semana da montagem a introdução das plantas e peixes.

 

1103072354qu0.th.jpg

1303070002nf0.th.jpg

 

 

Com praticamente uma semana feita, aqui estão os resultados:

 

 

1603071919vg9.th.jpg

1603071921jx5.th.jpg

1603071924jn9.th.jpg

 

Agora é esperar que as plantas cumpram a sua funçao e crexam.

O unico senão durante estes dias tem sido a anubia, que adora sair do areao e subir a superficie.

Ja o PH baixou depois da introdução do "Neutral Regulator" (7.0), enquanto os Nitrites mantem nos 0.1 e uma Temperatura de 25ºC

 

Peixes:

2 Mollys

2 Corydoras

1 Peixe Gato

 

Quanto as fotos foram por telemovel daí aquela má imagem.

 

Um abraço, Ricardo :).

Editado por Ripley
maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá ricardo!

 

não devias ter introduzido peixes já!... com certeza já aqui leste que o ciclo do azoto leva +/- 1 mês a completar e tu só tens o aquário montado há 1 semana.... se os teus peixes sobreviverem, considera-te muito sortudo...

o teu ph neutro está bom para os corydoras, mas as mollies preferem água alcalina... (quanto ao peixe gato, não sei que espécie é, pois tudo o que tens bigodes é chamado de gato...)

relativamente à anúbia, prende o rizoma com fio de nylon à pedra da frente e ela nunca mais se solta, pois como planta epífita que é, irá lançar raízes que a agarrarão à dita pedra.

 

boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá ricardo!

 

não devias ter introduzido peixes já!... com certeza já aqui leste que o ciclo do azoto leva +/- 1 mês a completar e tu só tens o aquário montado há 1 semana.... se os teus peixes sobreviverem, considera-te muito sortudo...

o teu ph neutro está bom para os corydoras, mas as mollies preferem água alcalina... (quanto ao peixe gato, não sei que espécie é, pois tudo o que tens bigodes é chamado de gato...)

relativamente à anúbia, prende o rizoma com fio de nylon à pedra da frente e ela nunca mais se solta, pois como planta epífita que é, irá lançar raízes que a agarrarão à dita pedra.

 

boa sorte!

 

José tens toda a razão quanto a introdução dos peixes, mas na loja aconselharam-me a introduzir ja os peixes para facilitar o ciclo do azoto e sem menosprezar tudo o que tenho aprendido com voces arrisquei, espero que nao mas, caso morram (apesar de não mostrarem sintomas para isso, plo menos ja) aguardo então por melhores condiçoes..

Quanto ao peixe-gato é um limpa vidros todo preto com pintas brancas (pequenino), mas vai crexer e nessa altura vou ter de o trocar provalvemente, quando conseguir tiro umas fotos.

Obrigado pela dica para á anúbia :)

Abraço, Ricardo.

maxlogolowgg9.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.