Recommended Posts

Boa escumação, melhores condições do sistema e um bom setup e nunca terias o problema. O desnitrificador vai-te acabar com o sintoma mas nao com o problema.

 

e um desnitrificador é um aparelho que demora a arrancar, pode nao ser facil de afinar e que se "crasha" pode ser problematico.

 

nao queres por o setup para se discutir possiveis outras soluções ou melhorias ou mudanças de praticas?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o mesmo problema num (em dois aquários) aquários. Não sei como resolver o problema. Tenho tentado (quase tudo. A unica diferença entre os dois é a fonte de luz: num iodetos e no outro fluorescente. O com iodetos é que tem problemas com essas algas. Acho que começou com a utilização de agua do mar para as sustituições mensais. Penso que o problema será fosfatos. Já tentei colocar doses grandes de Caleurpa para competir cm as finas tipo abelo, mas nada feito.... .

Isto para concordar com o 'post' anterior acerca do desnitrificador. É uma máquina complicada de afinar e manter a funcionar. Tenho um desactivado depois de perceber que seria melhor controlar o Azoto de outra forma. Atenção a camarões. São os primeiros a dar o sinal que o desnitrificador está a funcionar mal.

 

Por mim estou a tentar fazer desbastes (retirar) as algas com muita frequencia (o que significa retirar nutrientes do aquário) reduzi as horas de luz (também mudei as lampadas porque estava com medo que fosse do espectro estar já alterado - nada), passei a fazer água de substituição só com água de osmose e evitar dar comida que se disperse muito e gere muito desperedício. Resultados? pois é não sei. Não são taõ rápidos como desejaria, mas vão-se controlando. Tento manter os corais escovados (com escova de dentes) para evitar que as algas tomem conta de tudo.

 

Desnitrificador? Se os corais moles e duros estão com bom aspecto e se existem camarões saudáveis, eu diria que não será execesso de azoto que causa o excesso de crescimento. Eu apostaria no Fósforo, tal como disse acima.

 

Boa sorte

 

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E por acaso têm algum peixe herbívoro nesses aquários?

Eu acabei sempre com essas "algas cabelo" após a introdução destes peixes...

 

Tenho tido Hepatus (ambos comidos por uma anémona carpete... alimentação de qualidade!) e tenho um Zebrassoma. Este ignora as algas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ignora as algas ou ignora-as só quando tu apareces em frente ao aquário?

 

Experimenta estares dois dias sem alimentar os peixes, em princípio as algas TIPO CABELO começarão a desaparecer. E num aquário de 120 podes/deves ter outro cirurgião de uma espécie que não cresça demasiado!

Mas diz-nos o teu setup para ver se descobrimos a falha que está a provocar essas algas...

 

P.S.: A anémona carpete tem palhaços residentes? Se ela come os hepatus porque não tirá-la...? Mas isso claro que é gosto pessoal, pela carteira e mais importante pela vida dos hepatus... Pelo menos não coloques mais hepatus enquento tiveres a anémona já que tem gostos "requintados".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ignora as algas ou ignora-as só quando tu apareces em frente ao aquário?

 

Experimenta estares dois dias sem alimentar os peixes, em princípio as algas TIPO CABELO começarão a desaparecer. E num aquário de 120 podes/deves ter outro cirurgião de uma espécie que não cresça demasiado!

Mas diz-nos o teu setup para ver se descobrimos a falha que está a provocar essas algas...

 

P.S.: A anémona carpete tem palhaços residentes? Se ela come os hepatus porque não tirá-la...? Mas isso claro que é gosto pessoal, pela carteira e mais importante pela vida dos hepatus... Pelo menos não coloques mais hepatus enquento tiveres a anémona já que tem gostos "requintados".

 

Obrigado pela dica, vou experimentar pô-los de jejum.

O Zebrassoma quase que ignora as algas. Come-as de preferencia quando se está a limpar o vidro, mas não as cabelo (essas tiro-as para fora nas limpezas). A história dos Hepatus é estúpida, porque o primeiro a se comido convivia há 4 anos com anémona. Mas numa limpeza profunda do aquário (por casa da porcaria das algas) retirei as rochas quase na totalidade deixam-o apenas umas por detrás da anémona. O resto pode imaginar-se... na confusao...! a culpa nunca será da anémona e o culpado sei quem é e vejo-o ao espelho diariamente. O segundo era inexperiente. Essa anémona tem um palhaço residente. Tenho outro aquário com diveras anemonas (estão permanentemente a duplicarem-se, com excepção de uma outra carpete) e, até hoje, ninguem se queixou. É prático quando morre alguém da água doce.

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais