O Meu Nano Reef


lenitita

Recommended Posts

Boas!

 

Das opções que o Luis Rodrigues deu, eu só escolheria 1 das duas primeiras! O ideal é a loja aceitar de volta, mas deve ser dificil, por isso, deixem os animais num aqua de alguém, que tenha um sistema estavel para depois irem lá buscar!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 107
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas.

 

Quanto tempo passou entre as fotos e a introdução da euphyllia? Ela tá a abrir timidamente. Se puderes dá-lhe alguma alimentação para ela ir arrebitando (artémia ou mysis congeladas ou então phytoplancton líquido).

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O enigma dos calhaus está desvendado.

Citando Luis Rodrigues :

Bem, pronto, não há muito a comentar. Tem àgua e 2 calhaus

Citando Octopus :

Lena, o senhor da " Quadro Vivo " deve considerar que essa rocha é morta, porque não se mexe

 

Agora, finalmente, depois de ter conhecimento de uma montagem da " Quadro Vivo ", vou passar ao ataque.

Venderam dois calhaus como rocha morta. Subir o Ph, Ah ! Etc. Epa ! Até que não fica mal....... ! Pois não. Fica péssimo.

Vocês, já jantaram num restaurante que tinha um aquário. Não está muito bonito, mas, não está mal de todo. Esse aquário, anteriormente, era um aquário de marisco. Santolas, sapateiras, lagostas, navalheiras. O Restaurante, antes de ser do Tommy, era do meu amigo Fernando. Imaginem, que um dia vai lá um gajo fazer a manutenção, a pagantes, e, eu estava lá. Perguntei o que ele estava a fazer. Ele respondeu que estava a fazer a manutenção. Manutenção????? Mudou uns litritos de àgua, fingiu que fazia uns testes, bebeu uns copos e foi embora. Quem estava de serviço ao balcão, nesse dia, era o genro do patrão. O César. Se aquilo era manutenção, eu era o Mao Tsé Tung. Agora, descobri isto, e acho que conhecem o aquário. Vão a galeria, marisqueiras, e................ vejam.

http://www.quadrovivopetshop.net/

Estas fotos eram do início da montagem. Se vissem como estava durante e no fim, decerto seríam clientes assíduos e de ouvir conselhos da " Quadro Vivo ". Por mim, o conceito de 2 calhaus, tomou outro sentido. O sentido de dizer o que penso, o que observo, o que tenho a criticar, etc. Já agora, presumo que o senhor da " Quadro Vivo " também aconselhou a introduzir, já, 2 Ocellaris.

A euphilya não abre mais pois existe demasiada corrente no aqua...

Presumo que, também foi o dito senhor que opinou. O que aqui dizemos, não serve de nada. Logo, os nosso comentários, são desnecessários.

Acho que sim. Aconselho a " Quadro Vivo " a quem não lhes quer largar a porta e deixar lá o dinheiro. Recomendo vivamente esta loja. Eu, não percebo nada do assunto. Os iluminados que se cheguem à frente. Tenho pena que não tenham visto ao vivo, o aquário de marisco do ex-Golfinho, agora, Barriguitas.

Já agora, só me falta entar na dita loja e venderem-me um Ocellaris, como sendo um Clarkii. Ok ! É um palhaço e pronto. Depois, eu é que tenho mau feitio.

Já agora, o senhor sabe distinguir um Turbo dum Nassário ? E um búrrié ? Se calhar, é um burro com ie, ( injecção electrónica ).

Não há pachorra para este tipo de lojas, vulgo, vendedores. A loja não tem cúlpa. Resume-se a um espaço físico

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vieste atacar a "Quadro Vivo" sem necessidade, viemos para o fórum pedir opiniões e ajudas de todos, se as querem dar muito bem e agradece-mos muito, nunca aqui dissemos que a loja X ou Y é melhor ou pior que as vossas opiniões, acho que estamos aqui todos para nos ajudar-mos, sem confusões e intrigas...

 

Os Ocellaris foram colocados sim, mas não por indicação de ninguém foi o meu marido que me quis fazer uma surpresa, nunca foi mencionado onde os mesmos foram adquiridos...

 

Quanto à euphilya eu propria constatei o motivo pelo qual a mesma não abria, bastou para isso desligar temporariamente uma das bombas, e neste momento ter uma das rochas a protege-la um pouco da corrente...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

De facto, ataquei a Quadro Vivo, e não a vocês. Depois de vos venderem os dois calhaus e de eu ter visto a jabardice de "pseudo-manutenção" que fizeram no aquário da marisqueira, não me restam muitas dúvidas, em relação a essa loja.

A das intrigas, de facto, não percebi.

Abraço e Beijinhos,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tal como já disse, colocar vivos com pouco tempo de maturação....é arriscado! Acho que os palhaços vão-se safar, mas a Euphyllia....talvez!

Acho bem as pessoas virem para o fórum pedir opiniões, só assim podem saber das coisas correctamente, porque algumas lojas nem sempre dizem o que é certo!

Todos nós temos uma loja ou outra preferida, onde vamos lá, gastamos dinheiro e recolhemos opinões, mas acho que devemos sempre verificar as opiniões dadas, pois quando se tem um negócio a gerir....sempre se pode dar uma opinião virada mais para o negócio!

Aconcelho a todos vivamente a verem os vivos que existe nas lojas, e se não conhecerem nada deles que não os comprem, pesquizem e informem-se, e só depois é que o devem comprar! Muitas vezes, por desconhecimento ou má fé, os vendedores vendem vivos que dizem ser calmos e faceis de manter e depois a coisa não é bem assim!

Para finalizar.....meus amigos, para alguma coisa serve este fórum....tirem opiniões e avaliem as vossas compras antes de as fazerem! Estamos aqui todos para nos ajudarmos e devemos saber aceitar todas as opiniões que são dadas para nosso bem, até mesmo as que nos doem ouvir!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do Pedro e acrescento 2 coisinhas:

 

tambem a nos que estamos a tentar ajudar frustra quando as pessoas vão e fazem um erro que já os tinhamos alertado para não fazer.

 

quem nunca comprou um peixe/coral por impulso que atire a primeira pedra!!!

 

enfim, passemos á frente:

 

Vão mantendo actualizado o topico com o estado dos animais

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do Pedro e acrescento 2 coisinhas:

 

tambem a nos que estamos a tentar ajudar frustra quando as pessoas vão e fazem um erro que já os tinhamos alertado para não fazer.

 

quem nunca comprou um peixe/coral por impulso que atire a primeira pedra!!!

 

enfim, passemos á frente:

 

Vão mantendo actualizado o topico com o estado dos animais

 

abraço

É mesmo o que o Luis disse!!!! Eu comprei peixes no inicio que passado uns dias... :oops: Mas nessa altura nem sabia o que era o fórum!

Mas agora, sempre (quase sempre ::D: ) que compro alguma coisa, faço-o ponderadamente!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

 

quem nunca comprou um peixe/coral por impulso que atire a primeira pedra!!!

 

...

 

 

Concordo plenamente, não olhando a "temas" (salgado/doce), acho que já todos compramos um peixito ou outro ser vivo para o aquario porque já não tinhamos paciencia para esperar os restantes dias de cilclo....

 

Quanto aos peixes, ainda ontem os vi e continuam activos e aparentam estar bem. É coisa que decerto eles não vão repetir, não digo pelas criticas mas por saberem o risco que correm.

 

Haja saude! banana rock

 

Boa Pascoa!

Vânia Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

como vão so peixinhos e coral?

 

 

Os peixinhos estão óptimos e o coral também, está mais aberto após te-lo resguardo um pouco.

 

Para quem ainda não souber vou-me desfazer de todo o material de água doce...vou apenas ficar com o nano.

Editado por lenitita

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para ajudar o meu nano, em casa fizemos um escumador DIY, não é a coisa mais bonita e perfeitinha, mas está a fazer o seu trabalho dentro das suas possibilidades, pois é algo muito simples.

 

Os meus palhacinhos estão bons e recomendam-se e a minha euphilya está mais bonita que nunca.

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

para ajudar o meu nano, em casa fizemos um escumador DIY, não é a coisa mais bonita e perfeitinha, mas está a fazer o seu trabalho dentro das suas possibilidades, pois é algo muito simples.

 

Os meus palhacinhos estão bons e recomendam-se e a minha euphilya está mais bonita que nunca.

 

Já estavas era a pôr uma foto do dito cujo... :P

 

Tenho andado nas últimas noites a ver esquemas e fotos de escumadores DIY, mas ainda não percebo bem a união do colector e do copo. E o octopus até diz num post que tem um tubo ladrão nos copos dos escumadores dele... cheers suponho que serve para escoar o lixo se o copo encher e ele não estar para ter trabalho a esvaziá-lo.

 

É que já tenho os meus escalares a desovar a torto a direito, o aqua está com a água límpida, plantas a crescer a todo o vapor, estou a começar a recolher informação sobre salgados.

Tenho tempo. Para já, sigo este tópico e o do octopus.

 

Já tive o meu aqua de água doce de 150cm no meio da sala, durante 1 mês, só com água, plantas e areão. Antes disso, esteve semanas só com água. Suponho que devo ter a paciência necessária.

 

Como tenho um aqua de 60cm desactivado, está na hora de recolher informações. É que nem peixes quero, só ando interessado em rochas, alguedo e corais, TPA´s, areia, bombas...ou seja, tudo com muita calma, apenas recolha de dados e práctica.

 

Já agora, num nano deste tamanho do da lenitita, sump exige-se ou só com TPA´s certinhas a coisa vai lá? É que num nano destes, só se fosse com um sistema de overflow para a sump, o furar o aqua já colado, não me agrada lá muito o risco...

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

o escumador foi feito com os seguintes materiais:

 

1 garrafa de 1,5L

1 caixa de cds

tubo

1 bomba de ar

1 pedra difusora em balsa

 

não é muito sofisticado mas está a ajudar bastante.

 

Cortamos a garrafa na base, colocamos a caixa de cds invertida pelo gargalo da garrafa, ficando o mesmo mais alto que a base do copo (caixa de cds), colocamos a balsa no fundo, onde a água entra para a garrafa, a qual está ligada à bomba de ar, faz bastantes bolhas e a dita "porcaria" sobe para o copo.

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a que distância fica a base da garrafa do areão? A que distância fica a linha de superficie da água no aqua, do gargalo da garrafa?

Uma foto ou um link de um esquema já montado, talvez ajudasse. Já montei conforme as indicações, agora ficaram estas dúvidas... :D

 

Ah, e sempre julguei que era 1 Nemo, 1 anémona...2 não vão disputar a anémona até 1 deles morrer?

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

são dois nemos, e uma euphilya (não é uma anémona)...

 

em relação ao território, não tenho tido problemas e já vai quase um mês...depois segundo o que tenho lido os palhaços são peixes que trocam de sexo sempre que verifiquem necessidade disso...

se por exemplo eles tiverem vindo para o aqua com 2 machos, um deles pode ter virado para femea, e agora são casal.

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Digamos então que são amigos de sexos diferentes, já que para serem casal, não basta estarem no mesmo aqua...

 

Mais estranho acho não ter nenhuma anemona aí e eles não se engalfinharem. Sempre pensei que tinham uma relação simbiótica, palhaços e anémonas. Aliás, mostra isso mesmo no filme do Nemo...ou será que não se pegam EXACTAMENTE por não terem anémona?

 

A minha mulher tem um primo que tinha uma rica anémona no aqua. Comprou 2 palhaços. Teve de dar 1 ao fim de uns tempos, andavam sempre pegados, ainda se matavam.

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

os palhaços nem sempre fazem simbiose com anemonas. No caso de não haver nenhuma no aquario, eles ou não fazem simbiose com nada ou optam por corais de tentaculos grandes, como a euphilia, xenias, sarcos, enfim o que eles acharem correcto.

 

A especie de palhaços escolhida pela Lenitita é bastante pacifica. Dá para manter varios juntos.

 

Talvez o problema do teu primo seria a especie.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica a ficha técnica dos meus palhacinhos.

 

 

Família: Pomacentridae

 

Nome Científico: Amphiprion ocellaris Cuvier, 1830

 

Sinónimos: Amphiprion melanurus , Amphiprion bicolor

 

Distribuição Geográfica: oceano Índico Oriental, arquipélago Indo-Australiano, Filipinas, ilhas Ryu Kyu, sul do Japão e zona meridional do mar da China, em recifes de coral.

 

Comprimento Máximo: 15cm (menores em aquário)

 

Água: temperatura a aproximadamente 26ºC, salinidade 32 a 35‰ ou densidade entre 1,022 e 1,024 (à temperatura recomendada).

 

Alimentação: artémia, camarinha, pedaços de camarão, minhocas

 

Esta é uma espécie que se adapta bem ao aquário comunitário, tal como as outras espécies do mesmo género que vulgarmente se designam pelo nome geral de peixes-palhaço. A particularidade mais interessante destes peixes é a sua capacidade de estabelecer uma relação de simbiose com as anémonas (anémonas tropicais dos géneros Stoichactis e Radianthus) as quais são urticantes para os outros peixes. Os peixes-palhaço, sendo imunes às anémonas, podem viver junto a estas, sob a sua protecção, compensando-as com os restos da sua própria alimentação. Como as outras espécies de peixes-palhaços, são territoriais. Os casais vivem junto a uma anémona ou definem o seu território junto a uma concavidade da rocha, que defendem dos outros peixes, podendo-se tornar agressivos para com aqueles que se aproximam demais, incluindo os da própria espécie.

 

O dimorfismo sexual não é muito evidente mas os machos são mais pequenos do queas fêmeas. Nos peixes-palhaço verifica-se que os jovens começam por ser machos tornando-se fêmeas posteriormente. Por exemplo, quando a fêmea do casal morre, o macho que ficou só, pode mudar de sexo e admitir um jovem macho como seu parceiro.

 

O acasalamento e as posturas são frequentes em cativeiro. Éassim possível criar as larvas até ao estado adulto, desde que se possuam os alimentos adequados.

 

As posturas são feitas sobre uma pedra junto à anémona mas podem mesmo ocorrer na ausência desta. Os ovos são protegidos e arejados pelos pais e eclodem cerca de uma semana depois, ao fim da tarde, algum tempo após a iluminação ser desligada. Nesta altura podem-se colher as larvas para um pequeno aquário com água do aquário dos progenitores, sem filtro de fundo mas com um pequeno filtro interior a ar comprimido e ainda com renovação da água, gota a gota. A alimentação é feita inicialmente com Brachionus plicatilis, um pequeno protozoário que se alimenta de microalgas, à medida que as larvas vão crescendo é necessário fazer uma transição gradual para os náuplios de artémia.

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E novidades?

 

Os vivos estão porreiros?

 

A manutenção?

 

Nesta altura de vida do aqua, devem estar a aparecer algas de todas as cores, certo?

 

Boas...os vivos estão óptimos, muito giros e recomendam-se...

 

Em termos de algas, agora estão verdes...a rocha morta está a ficar cheia de coralina...

Helena Covas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.