Envernizar Rocha Calcária!?


Recommended Posts

Viva,

 

Fui hoje apanhar umas rochas a montejunto (moro nestas bandas) daquelas bem esboracadas para por no aqua... Como se sabe este tipo de rocha é muito calcária e a água aqui da zona já tem o pH bem alto (+-8,2).

 

Como não quero aumentar mais o pH... posso ou não envernizar as rochas!?

Verniz normal de cantaria (daquele de construção civil exterior) ou outra coisa qualquer para impermeabilizar a rocha?

 

Sei que já existiu um tópico sobre o assunto... Mas já alguem experimentou?

 

Alguem tem conhecimentos no assunto? Qualquer ajuda será bem-vinda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O pH da água da tua zona é alto, porque de certeza que já tem elementos calcários dissolvidos...

 

E como felizmente o pH não é aditivo, se quiseres ter o pH da água em 8,2, podes colocar perfeitamente as rochas calcárias directamente (dá-lhes uma lavadela primeiro) dentro do aquário que o pH não subirá (no máximo aos 8.4 +/-).

 

Certezas, certezas, mede o KH e GH da tua água para podermos ajudar melhor.

 

Outro teste que podes fazer, é colocar uma dessas pedras dentro de um balde com água da tua zona, uma bomba de ar ou um pequeno filtro para ter corrente, e esperares uns dias e voltares a medir o pH. Verás que andará à volta dos 8.2/8.4.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

Tudo isso é verdade... Tenho um aqua mais pequeno com rochas calcárias e o pH vai até 8,4... no entanto se deixar algum tempo sem fazer TPAs o pH vai subindo... Já cheguei a ter 9,0... Depois das TPAs volta sempre para +-8,2 (o pH da água da minha zona varia muito... entre 7,6 e 8,2)

 

No entanto no aqua onde quero por as novas rochas quero ter um pH entre 7,5 e 8,0... pelo que não quero por lá cerca de 100Kg de rocha calcária!! Daí a minha questão acerca de envernizar/impermiabilizar as rochas...

 

Qualquer ajuda é bem-vinda...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daí a minha questão acerca de envernizar/impermiabilizar as rochas...

A não ser que uses um verniz especial para estar em contacto com a água e totalmente inerte não me parece que seja segura essa tua opção.

As rochas vão estar em contacto com a água, vão crescer algas nelas, os peixes vão sempre lá debicar qualquer coisa. Eu não confiava.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Além de que se a rocha for daquelas esburacadas torna-se impossivel impermeabilizar totalmente a rocha.Porque não usar rocha inerte?Eu também não arriscava a meter verniz num aquario por mais que me dissessem que fosse seguro......

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.