Iluminação Falhada


Recommended Posts

Malta

 

Para um aqua com 100 comprimento x 50 largura x 60 altura, qual é a iluminação ideal para um plantado?

 

O cálculo proposto por este link - http://faq.thekrib.com/pt/plant-lighting.html - não é muito claro. Se fizer as contas com as medidas do aqua em m dá um numero ridiculo (<1); se fizer as contas com as medidas do aqua em cm dá 6 000 Watts... bang

 

 

 

A minha experiencia actual está a ser um desastre cabecadura Tenho Akadama como substracto, e 2 x 39W (AQUA BLUE SPEZIAL)

 

Nos 2 ultimos meses comecei a juntar CO2 e não noto grandes diferenças nas plantas. Só nas algas e nos caracóis... desses há muitos...

 

 

Agradeço a vossa ajuda. Já não sei o que fazer.

 

J Rosa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta

 

Para um aqua com 100 comprimento x 50 largura x 60 altura, qual é a iluminação ideal para um plantado?

 

J Rosa

 

 

Olá

 

 

vais precisar de focos de luz em vez de lampadas tubulares que difundem a luz para todos os lados.

provavelmente uma daquelas calhas com 4 lampadas de iodetos metálicos será o mais indicado. 4x70W ou 4 x150w.

 

o preço (e o consumo) é proporcional à potência, que por sua vez é proporcional ao tamanho do aquário. Um aquário desse tamanho vendido com lampadas de 39W provavelmente faz sentido se for para manter plantas pouco exigentes, como anúbias, fetos... isto resulta bem se o teu aquário for de laguna africana, não um plantado à japonesa.

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá estive a ver o site - quem traduziu não percebeu que as medidas no inicial são em polegadas!!! Ou seja, pegas nos tais 6000 e divides por 2.54 ao cubo, dá 366!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta

 

Para um aqua com 100 comprimento x 50 largura x 60 altura, qual é a iluminação ideal para um plantado?

 

O cálculo proposto por este link - http://faq.thekrib.com/pt/plant-lighting.html - não é muito claro. Se fizer as contas com as medidas do aqua em m dá um numero ridiculo (<1); se fizer as contas com as medidas do aqua em cm dá 6 000 Watts... bang

A minha experiencia actual está a ser um desastre cabecadura Tenho Akadama como substracto, e 2 x 39W (AQUA BLUE SPEZIAL)

 

Nos 2 ultimos meses comecei a juntar CO2 e não noto grandes diferenças nas plantas. Só nas algas e nos caracóis... desses há muitos...

Agradeço a vossa ajuda. Já não sei o que fazer.

 

J Rosa

 

 

Boas ds9.

 

A teoria aponta para 1 Watt/L como iluminação suficiente para um aqua plantado.

Sendo assim para a tua situação necessitarias de 300W de Luz.

 

Na prática, estou muito satisfeito com 0,5W/L. :)

A dimensões do meu aqua plantado são 200x50x60 e está iluminado com 2 HQI de 150Watt.

 

Também eu no princípio tive dificuldades em iluminar o aquário de forma a mantê-lo correctamente plantado.

A maior dificuldade prende-se com a altura dos nossos aqua. 60 cm de coluna de água retiram grande parte da luminosidade, e para manter plantas rasteiras (riccia, Hemiantus, Glosso...) pessoalmente só consegui excelentes resultados com a substituição das fluorescentes por Iodetos Metálicos.

 

 

Quanto ao problema das algas, cuidado com os níveis de Nitratos e Fosfatos. bang (É luta difícil de travar.

Cuidado também com alguns adubos que andam por aí (apresentam vestígios de Azoto e o Fósforo).

Terás de os controlar se quiseres acabar com elas.

 

Este teu problema também foi o meu em tempos. Estou certo de que se controlares estes parâmetros e se puderes trocar

o teu sistema de iluminação terás o problema resolvido. :wink:

 

Cristóvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

A teoria aponta para 1 Watt/L como iluminação suficiente para um aqua plantado.

Depende... das plantas (qualidade e quantidade), da altura do aquário, e do tipo de lâmpada, entre outros...

 

Quanto ao problema das algas, cuidado com os níveis de Nitratos e Fosfatos. jcb_sterb029.gif (É luta difícil de travar.

Cuidado também com alguns adubos que andam por aí (apresentam vestígios de Azoto e o Fósforo).

Terás de os controlar se quiseres acabar com elas.

Espero que quando falas em "controlar", estejas a falar de manter esses nutrientes dentro dos níveis correctos, que são obviamente diferentes de zero... (digo isto, porque a mim pareceu-me que dizes que eles são os causadores de algas, e que devem ser mantidos a zero).

 

É minha opinião que temos mais problemas a nível de algas, com carências de Nitratos e/ou Fosfatos do que com excessos destes... mas isto são opiniões.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que quando falas em "controlar", estejas a falar de manter esses nutrientes dentro dos níveis correctos, que são obviamente diferentes de zero... (digo isto, porque a mim pareceu-me que dizes que eles são os causadores de algas, e que devem ser mantidos a zero).

 

Luís Fortunato

 

 

Tens razão! Desculpem se não fui claro. cabecadura

Quando falei em controlar estes parâmetros, referia-me a mantê-los nos valores de referência:

 

NO3: 10 - 20 mg/L

PO4: +/- 0.5 mg/L

 

Cristóvão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É minha opinião que temos mais problemas a nível de algas, com carências de Nitratos e/ou Fosfatos do que com excessos destes... mas isto são opiniões.

 

É a tua, é a minha e é a correcta.

 

As algas aparecem em força com carências, pois as plantas abrandam e as algas tem uma janela de acção, sendo que numa situação de excesso (sem entrar em exageros alarmantes) as algas simplesmente não conseguem aparecer em força visto que as plantas estão a "bombar" em excesso :lol: Claro que para isto acontecer é preciso excesso de nutrientes por um lado, iluminação adequada e um bom nível de co2.

 

Não é a toa que existem métodos de fertilização que se baseiam neste excesso, sendo um dos casos a ada, é facil de ver isso no caso desta ultima, bom co2, boa iluminação, e nutrientes sempre presentes.

Editado por nos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos, eu escrevi desta forma, porque quase sempre uma carência de um deles, por impedir que se consumam todos os outros, leva a um excesso do outro.

 

Ou seja, geralmente, se tivermos uma carência de PO4, por todos os outros nutrientes não serem assimilados, o NO3 vai aumentar (se não fizermos TPA's, claro está).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ds9.

 

A teoria aponta para 1 Watt/L como iluminação suficiente para um aqua plantado.

Sendo assim para a tua situação necessitarias de 300W de Luz.

 

Na prática, estou muito satisfeito com 0,5W/L. bang

A dimensões do meu aqua plantado são 200x50x60 e está iluminado com 2 HQI de 150Watt.

 

Também eu no princípio tive dificuldades em iluminar o aquário de forma a mantê-lo correctamente plantado.

A maior dificuldade prende-se com a altura dos nossos aqua. 60 cm de coluna de água retiram grande parte da luminosidade, e para manter plantas rasteiras (riccia, Hemiantus, Glosso...) pessoalmente só consegui excelentes resultados com a substituição das fluorescentes por Iodetos Metálicos.

Quanto ao problema das algas, cuidado com os níveis de Nitratos e Fosfatos. ;) (É luta difícil de travar.

Cuidado também com alguns adubos que andam por aí (apresentam vestígios de Azoto e o Fósforo).

Terás de os controlar se quiseres acabar com elas.

 

Este teu problema também foi o meu em tempos. Estou certo de que se controlares estes parâmetros e se puderes trocar

o teu sistema de iluminação terás o problema resolvido. bang

 

Cristóvão

 

 

 

Ola eu vou faser o meu aqua agora mais dia menos dia vou faser com 180X60X60 ou 180X50X60, tou com uma duvida, qual a altura minima para por as HQI da agua do aqua. quero por discos e algumas planta numa raiz e no fundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.