Hemianthus Cuba (preciso De Ajuda!)


barrote_T4

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Gostava que me dessem uma dica, como é que vc´s prendem a Hemianthus cuba?

 

Eu bem que tento prende-la ao areão mas nao consigo obter resultados convincentes... Ajudem-me...

 

Abraços

 

Hugo

Editado por barrote_T4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Convem ter um areão fino para a cuba mas segue este exemplo que foi dado pelo membro Coimbra para plantar Articularia. O exemplo serve tambem para a hemianthus

 

EDIT:

Parece que o "showtopic=58680#" não mostra o tópico em questão

 

-Dividi em doses (molhos) sempre de forma a que as raizes ficassem para baixo.... e plantei....

-Por cima "polvilhei" com areia com areia superfina (de forma a areia preencher os espaço entre as raizes ), daquela areia branca "dos rios" do Filipe Oliveira (para melhor saberes o que estou a falar...)

 

Naturalmente enraizou e espalhou-se de "forma circular" tendo como ponto de origem o molho inicial....depois...

 

(o "polvilhanço" aconteceu por várias vezes....)

Editado por p_g_almeida
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Convem ter um areão fino para a cuba mas segue este exemplo que foi dado pelo membro Coimbra para plantar Articularia. O exemplo serve tambem para a hemianthus

Não concordo totalmente... a HC não necessita de areão fino.

Consegues muito bem fazer um tapete com substracto até de 6-7 mm (Akadama normal).

 

E já agora... por experiência própria, eu acho que a Hemianthus não deve ser plantada em molhos, mas sim pé a pé.

Dá mais trabalho, é verdade, mas assim o tapete cresce uniformemente, sem qualquer tipo de problema.

 

E o que são os problemas?

 

cabecadura Se plantas um molho, dificilmente conseguirás enterrar de modo adequado todas as raízes que fazem parte do molho. Isso faz com que os pés que não ficaram bem enterrados, se soltem facilmente. Eles podem nem soltar-se completamente do molho, mas criam um espaço vazio entre a planta e o substracto, elevando-se relativamente ao resto dos pés que ficaram mais bem presos.

 

bang Quase sempre quando plantas um molho, o que acontece é que só as plantas da periferia crescem radialmente (para os lados), começando a cobrir os espaços restantes de substracto disponíveis. Os pés do centro do molho vão crescer preferencialmente para cima, mais uma vez, formando irregularidades abruptas no relevo do tapete (não digam que é natural, porque fica mesmo feio).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não concordo totalmente... a HC não necessita de areão fino.

Consegues muito bem fazer um tapete com substracto até de 6-7 mm (Akadama normal).

Boas

Pois aqui expliquei-me talvez mal... estava me a referir ao areião do rio, aquele bem grosso que normalmente se encontra nas lojas de animais.

Isso de plantar pé a pé não leves a mal mas cá em casa não há pachorra nem costas para tal… :lol:

Molhos de 4 ou 5 pés é o que normalmente uso para plantar hemianthus mas concordo que pé a pé deve ser melhor…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis Fortunato, tens toda a razão quando dizes que se se plantar em molhos, e foi o que fiz, as que ficaram devidamente enraizadas crescem para cima, pois é o que me está a acontecer. As da periferia como não ficaram bem enraizadas estão efectivamente a crescer para os lados mas não enraizadas, ficando facilmente susceptiveis aos ramirezis as arrancarem.

 

Agora minha dúvida é a seguinte, visto que este fds pretendo solucionar a questão, devo de plantar cada pé com o auxulio de uma pinça? ou existe uma solução mais adequada?

 

Abraços a todos e obrigado pelas respostas

 

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sim... com uma pinça.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com o Luis, quando comprei um vaso separei em cerca de 7 porçoes e plantei assim, deixei mesmo alguma la agarrada para se fixar melhor e numa "almofada" de hemianthus ate usei um grampo daqueles de plastico transparente, vinha sempre tudo ao cimo.

 

tirei tudo, separei em pes de cerca de 2cm e plantei assim, agora ta tudo a ganhar folhas novas e runners :P

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer isso esse fim de semana, hoje cheguei a casa e la tava a boiar no cimo do aquario.

 

Agora as que tão enraizadas estão a crescer para cima, o que se deve de dever ao facto explicado pelo luis.

 

Vou planta-las com o auxilio de uma pinça, mas agora surgiu outra dúvida. Até que máximo de pés posso plantar juntos? Ou devo mesmo plantar pé a pé? Que distância devo deixar entre eles?

 

Abraços a todos

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, para além da hemianthus ter sido mal plantada (erro meu mas enfim) os meus Ramirezis estão sempre a arranca-la aos pedaços.

Todos os dias á tarde tiro do aqua bocados que eles arrancam durnte o dia, não tarda nao tenho hemianthus cuba...

 

Existe alguma incompatibilidade que eu não saiba entre esta planta e estes peixes?

 

Esclarecam-me pq estou a tentar ter um tapete e não consigo pq estes tipos arrancam me tudo.

 

Abraços!!!

 

 

Obs: No caso de haver incompatibilidade acham que tb haverá com a glosso???

 

 

Hugo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Aproveito este tópico para me lamentar e dizer que esta magnifica planta "cuba" é ara mim a mais dificil de fazer crescer.

a sua manutenção é fácil mas faze-la crescer é o arco dos trabalhos.

 

No aquário em estado imerso... cresce muito lentamente, apesar de mgotes de luz e co2.

No estado emerso igual.

 

É uma chatice.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol... De facto não é planta mais rápida... mas também não é das mais lentas... Qual é a comparação?

comecei com um pot à 15 dias em cultivo emerso... agora tenho 2 potes.

 

Com a eleocharis sp mini... comecei com 1 pote, tenho 5 agora. LOL e no entanto, muitas vezes a cuba é referida como tendo um crescimento mais rápido que a eleocharis.

 

Algures no site da trópica, há um artigo sobre a cuba... em que dizem a dado momento que em 3-4 semanas, se forma um tapete. Eu só gostava que me dissem é como?????

 

Tipo: que substracto? que concentrações de nutrientes?

 

Porque bem: no meu cultivo emerso, o "bicho" tá a ser bombardeado com 18h de luz diárias, cerca de 15000 lumens de uma lâmpada de crescimento de 5000k de temperatura de cor.

Bem... se calhar a temperatura não é a melhor... ando ali nos 28-30ªC, o que pode atrasar o crescimento... mas a comparar com a eleocharis... NADA A VER. sensibilidade à temperatura, velocidade de adaptação, tamanho das raízes, susceptibilidade a musgos, algas e outras chatices. Neste aspecto, a eleocharis é uma máquina de combate.

 

Mas o que chateia é a velocidade de crescimento, tipicamente lenta.

 

Há muitos relatos, por ex, que dizem que nitratos >20 ppm's atrasam o crescimento da "baby", outros que dizem o excel acelera em muito o crescimento (nunca experimentei mas duvido)...

 

No meu caso, continua a ser uma planta desafio a nível do crescimento.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Aproveitando o tópico, tive a ver o método de DSM (Dry-start method) e vou segui-lo já que vou começar do 0

Parece-me o mais correcto mesmo para corrigir alguma irregularidade :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já experimentei cultivar H.C.''Cuba'' na forma emersa com terra normal, e sim, demora muito tempo. Utilizando Akadama, a planta propaga-se muito mais rapidamente.

 

Na foRma submersa, acho que a rapidez de crescimento é média. A Glossostigma é quanto a mim mais rápida a fechar.

 

Há um substrato na Aquaplante que é bom para a ''Cuba'' propagar-se rapidamente, são umas bolas escuras, muito leves, desculpem mas não sei o nome...

 

Depois tudo depende como já falamos do substrato, e da luz, CO2 e nutrientes. E como o Luis Fortunato disse, plantar pé a pé, efectivamente é o ideal. Demora mais mas o tapete fica muito mais homogéneo e a planta propaga melhor.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato da Sera espero ser suficiente :)

 

Alguem que plantou a Cuba de forma emersa, colocou as gotas de micros e macros?

 

O substrato fertil nao é suficiente para enrraizar a planta?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu na forma emersa, já plantei com terra como disse, mas para bons resultados Akadama é o ideal, e eu misturava com um pouco de húmus, muito pouco. Pulverizava com água e algumas vezes misturava um fertilizante orgânico que arranjei, para plantas de vaso. Depois é ver o desenvolvimento e a cor da planta, de modo a ver o que necessita.

 

As minhas levam sol directo de manhã, e indirecto o resto do dia.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais