Circulação De Agua, Qual A Melhor Forma?


Recommended Posts

Viva Pessoal...

 

Tenho uma duvida que me tem inquietado...

 

Por onde deve entrar a água no aquário depois de sair da sump???

Este fim-de-semana fiz alguns testes... mas todos têm prós e contras... No entanto a minha conclusão não vai de encontro ao que se "lê nos livros"....

 

O aquário tem 200x60x70 cm 850 litros. Sump 100 litros. E bomba circulação de 7500 litros/h

 

1ª versão:

 

Saida da água junto à coluna seca na direcção oposta.

 

aqua1yu8.jpg

 

Este foi o formato que sempre tive... A saida da sump a 15/20 cm da coluna seca. Agitação à superficie é grande... (o que eu não queria... para evitar perder CO2). A eficiencia da filtragem é boa. Mas o facto da Saida e Entrada ficarem próximas levou-me a repensar o sistema.

 

2ª versão:

 

Saida da água do lado oposto e em direcção à coluna seca e junto à superficie.

 

aqua2li6.jpg

 

Esta parece-me ser a versão que mais se vê por ai... No entanto continuo a ter muita agitação à superficie... e a eficiencia de filtragem piora em relação à primeira versão... A velocidade da água à superficie é muito grande e não entra logo pela coluna seca... desce en direcção ao fundo... e a sujidade anda as "voltas" no aquário "mais" tempo.

 

3ª versão:

 

Saída da água do lado oposto e em direcção à coluna seca e a meio da altura do aquário.

 

aqua3td3.jpg

 

Esta versão pareceu-me a pior em termos e eficiencia de filtragem. Formam-se duas correntes dentro do aquário. A agitação à superficie é menor... No entanto a sujidade que vai na corrente que "desce" (que é a que contem mais sujidade) do lado da coluna seca começa-se a depositar rapidamente no fundo...

 

4ª versão:

 

Saída da água do lado oposto e em direcção à coluna seca e junto ao fundo do aquário.

 

aqua4hq5.jpg

 

Esta versão é a que funciona melhor! A filtragem é a mais eficiente. A corrente junto ao fundo não deixa a sujidade acentar e quando a corrente sobe junto à coluna seca a sujidade cai lá para dentro, uma vez que a corrente já tem menos velocidade. A agitação à superficie é a menor em todos os casos, o que também me agrada muito.

No entanto nem tudo são rosas... Durante estes teste o aquário só tinha o areão no fundo e meia duzia de pedras pequenas... Estou a pensar no que irá acontecer quando meter uns calhaus lá pelo meio e também umas plantas à mistura (mas poucas).

Será que o sistema vai deixar de funcionar tão bem?!

 

Eespero não ter chegado a conclusões disparatadas... Mas tinha de fazer estes testes...

 

Quais as vossas opiniões?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só um aviso...

 

As 3ª, e 4ª versões, têm graves problemas no caso de falhar a electricidade :crazyeyes:

A menos que uses no tubo de retorno uma válvula de 1 sentido (é o mesmo que uma anti-retorno dos gases, mas para a água), se falhar a electricidade corres o risco de esvaziar meio aquário (3ª versão) ou o aquário todo (4ª versão).

Em qualquer um dos casos, duvido que a sump consiga suportar tanta água.

 

A entrade de água deverá estar sempre perto da superfície, ou acima desta.

Se estiver acima, no caso de falhar a electricidade, só sobe no último compartimento da sump, a água de está dentro do tubo de retorno. No caso de estar mergulhado, vai fazer sifão e escoar tanta mais água, quanto mais longe da superfície estiver.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: A válvula de 1 sentido pode ser boa, mas também vai induzir uma perda de caudal... se é significativa ou não, isso já não sei.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Luis,

 

Obrigado pela sugestão... Esse é uma problema que me deparei logo no inicio... A ideia da valvula de 1 sentido é boa... no entanto uma valvula desse tipo em série com o tubo de saída faz baixar (e muito) o caudal...

 

No entanto existe uma solução mais inteligente... Por a valvula entre o tubo de saída e o "ar" (atmosfera). O que se pode fazer até com uma daquelas valvulas minusculas usadas nas bombas de ar... Quando o motor está a bombear a água, esta dentro do tubo cria uma pressão bastante maior que a pressão atmosférica e então a valvula fecha. Quando a bomba para, a água "quer" voltar para trás e cria-se uma pressão negativa dentro do tubo (sucção) menor que a pressão atmosférica e então a valvula abre entrando ar até igualar as pressões e a água para!

 

aqua5sj5.jpg

 

Simples e super eficaz...

 

Cumprimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Quando a bomba para, a água "quer" voltar para trás e cria-se uma pressão negativa dentro do tubo (sucção) menor que a pressão atmosférica e então a valvula abre entrando ar até igualar as pressões e a água para!

Eu nunca experimentei, por isso não posso dizer com 100% de certeza que dá ou não dá...

Mas quero alertar para outro facto:

Uma válvula anti-retorno de gases, ainda precisa de um considerável diferencial de pressão para abrir. Não basta que a pressão seja inferior à atmosférica que ela abre logo.

 

E já agora, olha que nem sempre a água a percorrer um tubo, gera um acréscimo de pressão... bem pelo contrário.

 

Mas se já experimentaste, e viste que é eficaz, óptimo.

 

Já agora, se tens uma coluna seca, porque não colocas o retorno por esta? Evitas ter tubos pela parte de fora do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tou mais ou menos na face de pensar a montagem de um aqua também com Sump.

 

Para a saida, não há duvida, coluna seca e ponto.

 

Para a entrada, deparo-me com as tuas dúvidas, por acaso já pensei em algumas que já apresentas-te e ainda na hipotese de colocar a saída directamente pelo fundo do Aqua e a injectar a agua algures perto do fundo.

 

No caso de falta de electricidade, pensei numa válvula anti-retorno colocada na injecção dentro do móvel, agora que esta causa perda de carga e consequente caudal tambem é verdade, mas conheço quem já tenha montado e diz que tá bastante bom.

 

Que pensam do caso?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

Já tenho o meu aqua a trabalhar como o último esquema à uma semana... E esta muito melhor em tudo... A válvula é daquelas de lábio e funciona perfeitamente! Já fiz o teste vezes sem conta (não quero inundar a sala com 1000 LITROS) e a abertura da válvula quando o motor para é muito rápida entrando logo ar...

 

A válvula em série com a saída da bomba (válvula in-line) é uma má ideia porque vai efectivamente reduzir muito o caudal... Tentei uma válvula de 1 polegada (daquelas de esfera e mola) e a saída para de 7000L/h para 4000-4500L/h e a minha bomba ainda tem alguma pressão (7500L/h a 2 metros).

 

No entanto se quiseres manter essa ideia aconselho a meter uma válvula motorizada. Existem essas válvulas para 3/4 de folgada e funciona com uma pilha recarregável de 3 volts. Quando falta a alimentação principal (220 volts) ela fecha automaticamente e abre quando volta a alimentação principal (demora cerca de 10 segundos a abrir totalmente/fechar totalmente). No entanto o problema é mais o preço... cerca de 200 euros! Mas resolve o problema da queda de caudal...

 

(Usa o meu sistema custa 2 euros e funciona sem problemas!! :) )

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pocas, importas-te de explicar melhor wue tipo de válvula é essa?

 

Até que estou interessado em usar o eventual melhor esquema de circulação de água, no entanto acho que talvez fique feiote o tubo de injecção a percorrer o aqua todo.

 

Que acham do primeiro tipo, com as seguintes alterações:

1º - Devido à circulação à superficie, temos de colocar a injecção mais baixa, no entanto temos de ter a Sump calculada para suportar a agua que retornará em caso de falha de energia.

 

2º - Ter uma coluna seca dupla, ou seja a água entrará pela superficie e algures no fundo ou a meio.

 

Col-1.jpg

 

5.jpg

 

Aqua-1.jpg

 

Dá para perceber?

 

Opinem.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva mais uma vez...

 

Com esse sistema tens de ter a sump praticamente com o mesmo tamanho do aquário... que deve ser difícil e despropositado...

 

Ou então tens de por uma válvula motorizada na entrada da sump para fechar quando falha a energia ou desligas a bomba... e uma vez que tens o tubo de entrada no aqua junto ao fundo (pelo menos mais baixo que a superfície) tens duas opções... ou usas o meu sistema... ou adquires mais uma válvula motorizada... :|

 

Essas válvulas não são fáceis de encontrar... Talvez em empresas de industrialização de processos... mas os gajos não gostam de vender só válvulas... vendem soluções... Na empresa onde trabalho temos dessas válvulas importadas do japão.

 

Tas a ver uma torneira daquelas normais tipo jardim com uma esfera furada lá dentro??? É a mesma coisa... só que o que roda a esfera é um motor DC de 3 volts...

 

Essa entrada a meio (ou no fundo da coluna seca) perece-me má! Vais ter sempre a coluna seca cheia de água! Passa a ser uma coluna molhada! help a pressão da água vai faze-la subir até à superfície... inundando a coluna seca... cheers

 

Abraços...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já tinha receio que não me explicasse lá muito bem.

Então é assim:

 

A coluna seca é dupla, ou seja, (1ª Figura) a àgua entra à superficie e algures a meio pelos Furos ou rasgos.

A àgua que entra pelos rasgos, é obrigada a percurrer o canal de 30 mm (2ª Figura - (165-135)) e junta-se com a àgua que entra pela superficie, passando pela "casca interior" da coluna seca e vai prá sump atraves do furo que se vê na 2ª figura.

 

Quando falta a energia, a àgua vai baixar no aqua até ao topo da casca interior da coluna seca, que está ao nivel do fundo dos rasgos da casca exterior da mesma coluna.

 

Para explicar melhor isto tinha de fazer uns desenhecos, mas onde estou agora não dá pra fazer.

 

Vejam lá se dá pra entender, senão eu faço os desenhos mais tarde.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já tinha receio que não me explicasse lá muito bem.

Então é assim:

 

A coluna seca é dupla, ou seja, (1ª Figura) a àgua entra à superficie e algures a meio pelos Furos ou rasgos.

A àgua que entra pelos rasgos, é obrigada a percurrer o canal de 30 mm (2ª Figura - (165-135)) e junta-se com a àgua que entra pela superficie, passando pela "casca interior" da coluna seca e vai prá sump atraves do furo que se vê na 2ª figura.

 

Quando falta a energia, a àgua vai baixar no aqua até ao topo da casca interior da coluna seca, que está ao nivel do fundo dos rasgos da casca exterior da mesma coluna.

 

Para explicar melhor isto tinha de fazer uns desenhecos, mas onde estou agora não dá pra fazer.

 

Vejam lá se dá pra entender, senão eu faço os desenhos mais tarde.

Basicamente é uma coluna seca, com uma camisa no exterior.

Camisa essa que funciona como uma rede, mas que só deixa passar a água por cima (skimming) ou por baixo.

 

Mal o nível de água do aquário chegue à borda da coluna interior, mais nenhuma água vai sair para a sump.

 

Aqui um desenho de seccionamento (desculpem os meus dotes artísticos não serem tão bons quantos os do ric-santos):

 

colunadupla.jpg

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: O nível da água ficou alto na coluna seca, mas foi engano...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu percebo muito pouco de hidráulica, portanto tenho umas dúvidas:

 

1. A água no canal, entre a camisa e a coluna seca, vai estar, fundamentalmente, estagnada. Ou o que é que a faz mexer? Porque o que faz a água entrar na coluna seca é o nível ligeiramente superior da água na borda da coluna interior; ora os rasgos da camisa exterior estão num nível muito inferior.

 

2. A camisa, ou seja a parte exterior, não tem função rigorosamente nenhuma. Ou qual é essa função? Porque com ou sem camisa, quando o nível de água do aquário chega à borda da coluna interior, mais nenhuma água vai sair para a sump.

 

Ou então não entendi nada dos esquemas, que deve ser o mais provável!!! Ric-Santos, explica melhor se for possível!

 

cumps Nuno

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui um desenho de seccionamento (desculpem os meus dotes artísticos não serem tão bons quantos os do ric-santos):

 

colunadupla.jpg

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: O nível da água ficou alto na coluna seca, mas foi engano...

 

Olá , Luís simples e eficaz. . . é isso mesmo.

Aqueles desenhos já tavam feitos para outro propósito, daí que já receava a sua menos fácil compreenção, mas é isso mesmo.

 

nunoni.

 

O teu raciocinio é correcto no geral, mas mais aprofundadamente, os rasgos perto do fundo permitem que a tua coluna seca possa receba àgua do fundo ou meio do aquário e com esta vai algum lixo mais pesado que muito dificilmente poderia chegar à superficie para entrar na coluna por cima.

 

Lembra-te que a pressão da àgua e tanto maior quanto mais fundo estiveres, logo a àgua entrará por baixo e alguma também por cima.

 

Mas já agora que me dizem deste tipo de circulação?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os rasgos perto do fundo permitem que a tua coluna seca possa receba àgua do fundo ou meio do aquário e com esta vai algum lixo mais pesado que muito dificilmente poderia chegar à superficie para entrar na coluna por cima.

 

Lembra-te que a pressão da àgua e tanto maior quanto mais fundo estiveres, logo a àgua entrará por baixo e alguma também por cima.

 

Ai... a pressão ser mais alta no fundo não quer dizer que haja tendência para a água subir... para um flúido ideal a diferença de pressão entre cima e baixo é compensada exactamente pela gravidade - ou seja, não há tendência nenhuma, nem para subir nem para descer. Num flúido real, há resistência extra.

 

Para além disso, a resistência hidráulica é maior se a água tiver primeiro que passar pelos rasgos (onde há perda de carga), depois virar 90º para cima (mais perda de carga), depois atravessar um canal estreito (idem), e finalmente lá em cima virar outros 90º para dentro (aspas), em comparação com a trajectória muito mais simples que é a água subir tudo livremente pelo exterior, e depois virar 90º para dentro. OU seja, o canal não traz vantagens para a circulação da água de baixo para cima, pelo contrário dificulta.

 

Quanto à água que está em cima, essa tem uma resistência muitíssimo mais baixa, portanto praticamente toda a água que entra na coluna seca vem de cima.

 

Ou seja, a água no canal interior vai estar mesmo quase estagnada. Vais criar um foco óptimo para desenvolvimentos de bicheza.

 

O que há a fazer é melhorar a circulação geral do aquário, por ex. como o pocas diz (com muito cuidado com a válvula de não retorno!!!)

 

Mas como disse, percebo pouco de hidráulica, sobretudo sem os meus livros e software ao pé (deixei-os no gabinete)

 

Cumprimentos

 

Nuno

Editado por nunoni
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva mais uma vez...

 

(realmente não tinha percebido o esquema do ric-santos)

 

Afinal parece que o nunoni percebe de hidráulica... :)

 

De facto ele tem razão em tudo o que disse...

 

Só acrescento o seguinte em jeito de conclusão:

 

Não ganhas nada em esses furos (rasgos) em baixo... A água vai subir e vai cair como tinhas previsto... No entanto não tem "força" ascensional... ou seja, se a coluna de água (massa de água) que sobe pelas paredes exteriores da coluna seca não tem caudal para arrastar partículas, não é por furares em baixo que elas vão subir... Ou seja... não ganhas nada...

 

Se queres capturar a água num ponto mais baixo (sem recorrer a outra bomba) podes usar o efeito "venturi" com a água que entra na sump... com se fosse uma trompa de vácuo... Ligas um "T" em série com a entrada na sump e do outro lado desse "T" ligas um tubo que mergulhas até ao local onde queres captar a água e já tens sucção nesse tubo... Proporcional à velocidade com que a água entra na sump. Este sistema funciona e é eficaz... No entanto tens de ter algumas considerações... A secção do tubo de sucção deve ser de pelo menos 1/2 da secção do tubo de entrada na sump senão deixas de ter efeito de "venturi" e a água em vez de sugada é empurrada... e crias uma espécie de recirculação de vasos comunicantes... Um "venturi" mal feito tem efeitos imprevisiveis... As vezes desastrosos bigsmile Falo por experiencia própria!

 

Cumprimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Pocas essa ideia do Venturi ainda não me tinha passado pela cabeça, mas deve funcionar se, como tu dizes, bem feita.

 

Quanto aos rasgos no fundo da coluna seca, . . . uma coisa posso dizer, funcionam, mas como tu também dises, se bem feitos, ou seja.

 

O principio de funcionamento e este.

1º - A bomba está a colucar àgua dentro do aqua;

2º - O nivel de agua dentro do aqua sobe, até que ainge o topo da camisa interior da coluna seca;

3º - Com o constante débito da bomba, o nivel de àgua ultrapassa o topo da coluna e começa a verter para dentro da sump.

4º - O sistema fica em equilibrio dinâmico quando o caudal que a bomba debita no aqua é igual ao caudal que o aqua debita por gravidade na Sump.

 

Até aquí penso que todos concordam, agora o ponto de analise.

 

Como a àgua passa até atingir o interior da coluna seca?

 

Todos sabemos que a àgua irá percorrer o caminho mais fácil, logo aquele que tiver maior àrea de passagem.

Estudando as àreas de passagem, nomeadamente a dos rasgos no fundo e a area do pente no topo da coluna, bem como o eventual desnível que possa existir entre o fundo dos rasgos do pente e o topo da camisa interior da coluna seca.

Podemos fazer com que a àgua suba pelo interior das duas camisas, aspirando lixo.

 

Tou inclinado a fazer um sistema destes, mas num formato circular, ou seja com dois tubos um dentro do outro, em que faço uns cortes no tubo exterior.

 

Onde se vê este sistema muitas vezes é nos aquarios salgados.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ric-santos, agora percebi melhor a tua ideia! E deve funcionar. O único problema que falta resolver é a água no canal, mas abaixo dos rasgos - essa vai estar muito parada. Convém então que os rasgos sejam tão em baixo quanto possível tendo em conta a altura do areão. Cumprimentos Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ric-santos, agora percebi melhor a tua ideia! E deve funcionar. O único problema que falta resolver é a água no canal, mas abaixo dos rasgos - essa vai estar muito parada. Convém então que os rasgos sejam tão em baixo quanto possível tendo em conta a altura do areão. Cumprimentos Nuno

Olá.

 

Fico feliz por me ter conseguido explicar.

 

Tens razão quanto à agua que fica entre as duas camisas abaixo dos rasgos, esse é o principal defeito que tenho verificado nos sistemas que já ví a funcionar, com o passar do tempo acumulam muito lixo.

 

Mas pra evitar isso pensei na seguinte solução.

 

Aplicando numa coluna seca feita com dois tubos, basta colar um anel entre ambos ligeiramente (5 mm por ex.) abaixo dos rasgos. Aí a àgua + lixo mesmo que deposite é muito pouco (5 mm).

 

No caso da Coluna rectangular aplicava o mesmo principio.

 

 

Vejam se dá para perceber pela figura em baixo.

O principal é o desenho à esquerda, onde se vê o separador que deverá ser colano no interior das duas camisas logo abaixo dos rasgos.

Col-Medid-Mtg.jpg

 

Digam qualquer coisa.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

COm este esquema, abaixo dos rasgos escusas de ter camisa exterior! Pode acabar aí mesmo, sempre ganhas algum espaço em baixo. É que, mesmo com esse esquema, a parte em princípio fechada abaixo dos rasgos das duas uma: ou está cheia de ar, que vai levar a alguma flutuação, ou vai ter água, que vai estar totalmente estagnada. Se não for 100% estanque, não é grande coisa. Portanto, acabar a bainha exterior logo abaixo dos rasgos seria uma opção a considerar, uma vez que evita completamente o problema de ter água estagnada. Achas possível em termos de construção? Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

COm este esquema, abaixo dos rasgos escusas de ter camisa exterior! Pode acabar aí mesmo, sempre ganhas algum espaço em baixo. É que, mesmo com esse esquema, a parte em princípio fechada abaixo dos rasgos das duas uma: ou está cheia de ar, que vai levar a alguma flutuação, ou vai ter água, que vai estar totalmente estagnada. Se não for 100% estanque, não é grande coisa. Portanto, acabar a bainha exterior logo abaixo dos rasgos seria uma opção a considerar, uma vez que evita completamente o problema de ter água estagnada. Achas possível em termos de construção? Nuno

 

Isso é verdade, a camisa exterior podia acabar logo ali, ou nascer dalí para cima.

Quanto à construção, se a coluna seca for quadrada, não vejo problema, pois a camisa exterior vai estar fixa nas restantes laterais.

 

O problema é caso de tentar fazer o mesmo sistema no formato circular, onde a fixação dos tubos é apenas no fundo, aí se calhar optava pelo anel.

 

Que achas?

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, podes sempre encher com alguma coisa inerte!

Boas

 

Ora aí está, bem pensado, obrigado.

 

Mas com isto tudo, acabàmos por disperçar o assunto.

 

Se o Pocas me permitir, eu sugeria que podessemos chegar a uma conclusão sobre qual o melhor esuqema de recirculação de àgua, tendo em conta não só todos os aspectos referidos por ele (Pocas) como também um sistema o mais oculto possivel.

 

Pois acham inestéctico os tubos e o aquecedor dentro do aqua com um sistema de filtro externo, se calhar pode não ser lá muito boa ideia colocar tubos visiveis a percorrer o aqua todo.

 

Debrocemos-nos sobre o caso, pois era essa a intenção do Pocas.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

 

ric-santos e nunoni: Tenho seguido as vossas trocas de ideias... E parece-me uma ideia interesante... No entanto, no meu caso já não vou a tempo de alterar a coluna seca. ::D:

 

Tenho feito mais uns testes durante estes dias.. Alguns deles interesantes. Depois posto aqui as conclusões.

 

O aspecto estético também é muito importante para mim. No me aqua todo o equipamento fica dentro da sump... e o tubo que trás a água de volta ao aqua passa por dentro da coluna seca e sai por cima da mesma (junto ao pente). O tubo não se vê, primeiro porque tenho um caixilho de madeira (onde está embutida a iluminação) que não deixa ver a superficie da água, logo esconde o tubo. No meu aqua a unica coisa que se "vê" é a coluna seca a um canto.

 

Vou fazer ainda mais uns testes... e depois posto aqui conclusões juntamente com fotos...

 

Cumprimentos...

 

Até já...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aspecto estético também é muito importante para mim. No me aqua todo o equipamento fica dentro da sump... e o tubo que trás a água de volta ao aqua passa por dentro da coluna seca e sai por cima da mesma (junto ao pente). O tubo não se vê, primeiro porque tenho um caixilho de madeira (onde está embutida a iluminação) que não deixa ver a superficie da água, logo esconde o tubo. No meu aqua a unica coisa que se "vê" é a coluna seca a um canto.

 

Vou fazer ainda mais uns testes... e depois posto aqui conclusões juntamente com fotos...

 

Cumprimentos...

 

Até já...

Boas!

 

Segundo a tua resposta tens o aqua tampado e montado segundo o 1º esquema certo?

 

É que tou inclinado para esse.

 

Vai dando noticias.

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.